Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Centro de Referência Esportiva na UFRB seleciona estagiário de Futsal

28 de Julho de 2015, 18:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A coordenação do Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRERB) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital de seleção para uma vaga de auxiliar-estagiário de Futsal. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 28 de julho e 05 de agosto, na sede administrativa do CRERB, no Campus da UFRB em Cruz das Almas, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Para concorrer é necessário ser estudante regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Educação Física cursando entre o 2º e 5º semestre. O estagiário irá desenvolver as atividades entre 2015 e 2016 e deverá auxiliar no planejamento, execução e avaliação das atividades esportivas. A carga horária semanal é de 20 horas.

O processo seletivo consistirá de análise de documentação e comprovação de requisitos para a função, e atividade de avaliação interativa que acontecerá na área de esporte do Campus de Cruz das Almas, no dia 06 de agosto de 2015 das 14 às 17h. O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 07 de agosto.

O Centro de Referência Esportiva do Recôncavo é uma parceria da UFRB e Associação Cultural G.U.E.T.O, com patrocínio PETROBRAS e apoio da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas.

Confira o Edital Nº 01/2015 - CRERB.

Mais informações pelo telefone (75) 3621-3903.



UFRB completa 10 anos de criação nesta quarta-feira, dia 29 de julho

28 de Julho de 2015, 18:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Federal do Recôncavo comemora conquistas no Ensino, Pesquisa, Extensão e Inclusão Social

10 anos de história. Esta é a marca que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcança nesta quarta-feira, dia 29 de julho de 2015. Criada a partir da Lei Nº 11.151, a primeira universidade federal do interior da Bahia já nasceu grande: com cinco centros de ensino em quatro cidades do Estado. Um resultado da ampla mobilização da sociedade baiana e em especial da população do Recôncavo.

Os números da evolução da UFRB surpreendem. Sua trajetória é marcada por conquistas no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e, principalmente, vem ganhando destaque no cenário nacional pela sua política de Inclusão Social, sendo a primeira universidade do país a ter uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas. Foi o sucesso do programa de inclusão da UFRB, que teve início já no primeiro ano da universidade, que levou o ex-reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif a assumir em 2015 a Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

“Não tenho dúvidas que hoje, todos, mesmo aqueles que se colocaram sistematicamente contrários a qualquer expansão, consideram que os campi e centros da UFRB, com suas conquistas e desafios, constituem-se em patrimônios inestimáveis para o Recôncavo e para o Brasil”, disse Nacif, em sua mensagem de despedida, após ter ocupado o cargo de reitor pro tempore e ter sido eleito reitor por duas vezes consecutivas desde a criação da universidade.

Universidade da expansão - Segundo dados do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a UFRB cresceu mais de 200% em área construída em dez anos de existência. A instituição conta hoje com sete centros de ensino em seis cidades do Recôncavo, onde circulam mais de 10.800 estudantes, dos quais mais de 90% são da Bahia. Só neste ano, foram ofertadas mais 2.340 vagas na graduação, com reserva especial para estudantes surdos, indígenas aldeados e remanescentes de comunidades quilombolas. 

Para a estudante de Psicologia e integrante da gestão do Coletivo Central de Estudantes (CCE), Alanie Ramos, os discentes dispõem de um sentimento de pertencimento. “Uma característica forte da UFRB é o seu compromisso com a comunidade do Recôncavo. Nossos processos de aproximação com a lógica acadêmica se dão em imersão na cultura e nas referências do lugar, isso é a prova do respeito da instituição pela comunidade do entorno. Eu me orgulho profundamente de fazer parte dessa história. A UFRB é sem dúvidas a minha segunda casa”, conta.

A universidade já conta com 16 convênios internacionais e mais de 130 grupos de pesquisa, sendo premiada pela inserção de egressos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na pós-graduação. Foi a primeira instituição de ensino superior da Bahia a ganhar em 2013 o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mantém pelo 4º ano consecutivo a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), pontuação que a coloca entre as melhores do Brasil.

Dívida histórica - Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Luciana Alaíde, com esta trajetória de conquistas e preparada para novos desafios, a UFRB tem cumprido seu objetivo de garantir educação pública, inclusiva e de qualidade aos moradores do Recôncavo e à sociedade brasileira. “Considero que a UFRB foi uma conquista para o interior da Bahia e hoje representa o maior investimento federal no Recôncavo, com impacto importante no fomento da economia, cultura, educação”, afirma.

O técnico-administrativo, ex-militante do movimento estudantil e membro da seção local do sindicato de sua categoria, Elielson Aquino, também destaca o impacto da UFRB na interiorização do ensino superior. “Nestes 10 anos da UFRB, aqueles que tiveram oportunidade de acompanhar seu crescimento, reconhecem que ela representa a possibilidade de mais acesso ao ensino superior para a população do interior de nosso Estado, que tanto sofreu com a falta de instituições deste tipo”, disse.

Consolidação - Sobre os desafios para os próximos 10 anos, o novo reitor da UFRB Silvio Soglia cita pelo menos três: continuar garantindo um padrão de qualidade acadêmica compatível com as exigências da contemporaneidade e com a dinâmica do conhecimento, de modo que as inovações pedagógicas sejam aprofundadas; ampliar o acesso de cidadãos do interior da Bahia, em especial, da região do Recôncavo e do Vale do Jiquiricá ao ensino superior e, por fim, vincular-se profundamente à sociedade civil organizada, a fim de produzir conhecimento capaz de contribuir para a solução de problemas locais, regionais e nacionais urgentes e a interferir efetivamente na superação de distintas modalidades de exclusão.



UFRB reabre inscrições para professor efetivo do CECULT

28 de Julho de 2015, 18:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a reabertura do Edital Nº 03/2015 referente ao Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). São ofertadas cinco vagas para professor Assistente A em regime de dedicação exclusiva para as áreas: Eletrônica para as Artes, Iluminação cênica, Percussão, Regência e Figurino e Indumentária.

As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 17 de agosto na página eletrônica de concursos da UFRB. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, disponível no site, e enviar à Gerência Técnica Administrativa do CECULT, em Santo Amaro, via SEDEX, acompanhado dos demais documentos exigidos no edital. A taxa é de R$ 90.

As provas serão realizadas a partir do dia 1º de setembro. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página de concursos da UFRB.

Confira o Edital Nº 03/2015 e a Reabertura das Inscrições - Edital Nº 03/2015.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



CAHL divulga seleção para professor substituto na área Arte e Patrimônio

28 de Julho de 2015, 18:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital interno para contratação de professor substituto para a área do conhecimento Arte e Patrimônio. As inscrições podem ser realizadas de forma presencial ou por procuração até o dia 7 de agosto na sala da Gerência Técnica do CAHL, no Quarteirão Leite Alves, em Cachoeira. A taxa é de R$ 60.  

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: prova didática, com peso seis, e entrevista, com peso quatro. As salas onde ocorrerão as etapas e a lista de inscrições homologadas serão divulgadas dia 11 de agosto. As provas serão realizadas a partir do dia 17 de agosto nas dependências do Centro de Ensino. O resultado será divulgado internamente no âmbito da unidade e na página de concursos da UFRB até o dia 21 de agosto, tendo posterior publicação no Diário Oficial da União (D.O.U). 

Confira o Edital Interno Nº 04/2015 - CAHL.

Mais informações:  www.ufrb.edu.br/concursos.



Governo da Bahia, UFRB e Embrapa assinam cooperação para fortalecimento da Agricultura Familiar

28 de Julho de 2015, 17:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Foto: Marta Medeiros/SDRO Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou nesta segunda-feira, dia 27, um termo de Cooperação Técnica e Científica entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Embrapa visando o fortalecimento da Agricultura Familiar no Território do Recôncavo.

A assinatura ocorreu durante a solenidade de inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), instalado no município de Cruz das Almas, que deverá atender cerca de 30 mil famílias de agricultores familiares do Território.

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; o diretor executivo da CAR, Wilson Dias; o coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), Orlando Pereira; o reitor da UFRB, Silvio Soglia; o chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Renhardt, entre outras autoridades.

De acordo com o reitor da UFRB, Silvio Soglia, a ideia é a partir da parceria entre as instituições compor grupos de trabalho para fazer o diagnóstico e propor intervenções junto às comunidades rurais do Recôncavo para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. As cadeias produtivas beneficiadas serão a fruticultura tropical e a mandiocultura.

A cooperação intitulada Projeto Recôncavo está inserida no âmbito do Bahia Produtiva e deverá atingir com ações de extensão tecnológica mais de 3 mil famílias rurais nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Sapeaçu. As comunidades serão contempladas com agroindústrias de beneficiamento de frutas e de mandioca, centros de referência de manejo e unidades do Reniva.

O Bahia Produtiva atua em mais de 400 municípios da Bahia e é um programa da CAR, empresa vinculada à SDR, para desenvolver projetos de inclusão sócioprodutiva, acesso aos mercados, abastecimento de água, entre outras ações. O projeto beneficia agricultores familiares, empreendedores da economia popular, famílias reassentadas, indígenas, quilombolas e comunidades de fundos de pasto. Até 2021, serão investidos US$ 260 milhões, sendo parte desses recursos oriundos do Banco Mundial e parte do Governo do Estado.

Com informações da SDR e CAR.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres