Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Proext promove III Ciclo de Apresentações de Estudantes de Extensão na UFRB

29 de Janeiro de 2016, 14:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de extensão (Proext), promoveu na última quinta-feira, 28, no Anfiteatro da Reitoria o III Ciclo de Apresentações de Estudantes de Extensão. O evento contou com a participação de 86 bolsistas vinculados ao Programa Institucional de bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) e Proext/MEC-SESu.

A mesa de abertura contou com as presenças do reitor, Silvio Soglia; da vice-reitora, Georgina Gonçalves; do Coordenador de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), Emanoel Luis; das representantes dos Colegiados Portal do Sertão e Recôncavo, Isabel Santos e Rosana Vieira; do Diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), Danillo Barata; e da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso.

Durante a mesa o reitor destacou a evolução das atividades extensionistas e a importância de fazê-las com qualidade. “Passamos por algumas fases, já conseguimos definir o que é extensão e estruturar a pró-reitoria, agora nosso desafio é ampliar essas atividades para integrar outros setores da UFRB. Fazer extensão é fundamental para integrar Universidade e Comunidade e o nosso compromisso é avançar com qualidade”, afirmou.

Na sequência da programação houve um café da manhã com produtos da agricultura familiar e em seguida a conferência com o tema “Extensão Universitária: Território Educativo” ministrada pro Marcelo Rocha, Mestre em Planejamento Territorial; e apresentação cultural. Durante o evento também ocorreram apresentações de trabalhos, 35 pôsteres e 51 comunicações orais.

A pró-reitora de extensão, Tatiana Velloso, destacou a importância do evento para trocar experiências e debater a extensão universitária. “Temos que fazer o esforço para assegurar a materialização de ações concretas, focadas no desenvolvimento territorial, popularização e avanço das ciências", disse.

{gallery}noticias2016/iii_ciclo_proext{/gallery}



Programa Idiomas sem Fronteiras seleciona estagiários

28 de Janeiro de 2016, 12:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A seleção para estágio no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas de 28 de janeiro a 16 de fevereiro. São ofertadas duas vagas, uma com bolsa e outra voluntária ou para bolsistas da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) vinculados a projetos.

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados na UFRB, que possuam conhecimento de língua estrangeira inglês com certificação comprobatória e com conhecimento de programas de computação e navegação em internet. As inscrições são feitas online. Serão analisados os seguintes documentos: a) histórico escolar; b) certificação de conhecimento de língua estrangeira (preferencialmente o TOEFL-ITP). Em seguida, será realizada uma entrevista com o candidato, no dia 17 de fevereiro, de 8h às 12 h, na sede da Coordenação do Idiomas sem Fronteiras/SUPAI, campus Cruz das Almas.

A seleção é feita pelo projeto Idiomas sem Fronteiras e Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI).

Mais informações: Edital Nº 01/2016 IsF/SUPAI.



Simpósio discute atendimento qualificado de enfermagem às pessoas que vivem com hipertensão e diabetes

27 de Janeiro de 2016, 20:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 Foi realizado no último dia 14 de janeiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o evento Assistência de enfermagem em foco: Um debate sobre o atendimento qualificado de enfermagem às pessoas que vivem com hipertensão e diabetes em Santo Antônio de Jesus.

O evento foi realizado através de três mesas temáticas e contou ainda com a participação de enfermeiras das unidades de saúde da família de Santo Antônio de Jesus, que supervisionam alunos estagiários de enfermagem da UFRB e das componentes da disciplina Estágio Supervisionado na Atenção Básica

Segundo a estudante de enfermagem Karoline de Almeida Leite, estagiária da USF e membro da comissão organizadora do evento, a realidade das USF de Santo Antônio de Jesus, é que grande parte da população atendida convive com uma dessas doenças ou ambas. “É de grande importância a realização do simpósio devido à alta prevalência de pessoas que vivem com hipertensão e diabetes no município e o acompanhamento de enfermagem dos mesmos faz-se necessário no sentido de reduzir e intervir em complicações inerentes a estes agravos”, aponta.

A iniciativa foi promovida pela turma do Estágio Supervisionado I na Atenção Básica em parceria com a Unidade de Saúde da Família Antônio André de Souza Filho (URBIS III). O evento discutiu ainda orientações e abordagens na promoção de uma consulta de enfermagem eficaz às pessoas que vivem com hipertensão e/ou diabetes.

Saiba mais - A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são de fácil diagnóstico e podem ser tratadas, trazendo ao paciente a chance de seguir com qualidade de vida a partir de novos hábitos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, estes problemas de saúde são considerados Condições Sensíveis à Atenção primária, ou seja, um bom acompanhamento desses pacientes ainda na Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), evita hospitalizações e mortes por complicações.

 



Nova direção do CCS toma posse

27 de Janeiro de 2016, 19:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A nova direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tomou posse em cerimônia realizada no Centro de Ensino, na última terça-feira, 26 de janeiro. A diretora Flávia Henrique e a vice-diretora Regina Lucena foram conduzidas aos cargos pelo reitor Silvio Soglia.

 “Desse lugar, o que contribui ao projeto de bem viver é estar a serviço do que é público, de cumprir com entusiasmo e compromisso acadêmico e ético-político uma função pública em uma instituição tão estruturante quanto é a Universidade”, relatou a diretora Flávia Henrique. Ela agradeceu aos professores, técnico-administrativos e estudantes pelo apoio no projeto “o CCS sou eu, é você, somos nós”. “Para alcançar o lugar que precisamos e almejamos, nós CCS, dependemos, sobremaneira, de nossa ação coletiva, cooperativa e coordenada. Assumimos a gestão como uma prática relacional e, nesse sentido, confiança e cooperação enquanto bases da solidariedade social são condições tão necessárias quanto intervenções nas estruturas organizacionais e de infraestrutura”, apontou.

A nova diretora do CCS possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2014). Em seu discurso, ela ainda ressaltou que “a nossa gestão estará orientada pela decisão de imprimir não apenas direcionalidade técnica, mas também política às nossas práticas, a partir da defesa e afirmação da Saúde e Educação como direitos de cidadania, de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e de uma formação em saúde que responda aos desafios postos à consolidação do Sistema único de Saúde, o SUS”.

Já a vice-diretora Regina Lucena, que é biomédica e doutora em política social, em seu discurso de posse, falou sobre a alegria em fazer parte do projeto de luta em defesa da universidade pública. Destacou ainda: “elaboramos um programa que aponta direções para o fortalecimento da gestão, tendo como objetivo a inauguração de uma nova institucionalidade que permita avançar em quesitos como cultura do planejamento, comunicação e transparência e a busca do atendimento de necessidades sociais da região do Recôncavo”.

O reitor Silvio Soglia agradeceu as contribuições da direção anterior e também parabenizou a nova equipe e comunidade acadêmica pelo processo de escolha da direção. Além dele, fez parte da mesa de cerimônia de posse o professor Luiz Favero, diretor do CCS entre os anos de 2008 e 2015, do vice-diretor cessante Fabio Santos e do chefe de gabinete da prefeitura de Santo Antônio de Jesus, Jorge Bulhões.

Eleita pela comunidade acadêmica do CCS, a nova diretoria assume para o quadriênio 2016-2019. Confira fotos da cerimônia:

{gallery}noticias2016/posse-ccs{/gallery}



UFRB divulga comissão de julgamento da Chamada Pública para doação de terreno em Feira de Santana

27 de Janeiro de 2016, 13:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Portaria Nº 62/2016, de 26 de janeiro de 2016, constituiu Comissão de Julgamento do Edital Especial de Chamamento Público Nº 01/2015 para seleção de uma doação não onerosa, pura, sem encargos ou condição, de imóvel(eis) particular(es) para a instalação do seu campus Universitário na cidade de Feira de Santana, Bahia.

A Comissão atuará no credenciamento, julgamento e classificação das propostas em reunião pública no dia 27 de janeiro de 2016, às 10h, no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, no campus de Cruz das Almas.

Confira a Portaria Nº 62/2016 na íntegra.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres