Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Prorrogadas até 31 de maio primeira etapa da matrícula web 2015.1 da UFRB

29 de Maio de 2015, 18:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), informa que a primeira etapa da matrícula web 2015.1 no Portal Acadêmico, foi prorrogada até as 23:59 do dia 31 de maio.

Nesta fase participam todos os estudantes dos cursos de graduação a partir do segundo semestre letivo. Os alunos calouros do período 2015.1 não participam da matrícula web, uma vez que serão automaticamente matriculados em disciplinas do primeiro semestre do curso.

É importante ressaltar que, caso encontre dificuldades no processo de matrícula, a SURRAC informa que está disponível o tutorial de acesso ao Portal Acadêmico. O documento orienta os discentes a adquirir o primeiro acesso e também a recuperação de usuário e senha.

Para dúvidas relacionadas a oferta de disciplinas e o acesso, o aluno deve enviar preencher o formulário disponível na página da Surrac e aguardar resolução ou retorno. Só serão respondidas dúvidas enviadas por este formulário eletrônico.

Processo de permanência - Os estudantes atingidos pelo Artigo 65 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFRB e, portanto, sujeitos ao cancelamento de matrícula não poderão solicitar matrícula em disciplinas via web. De acordo com o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2014.2, os interessados devem instruir Processo de Permanência no Curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino até o dia 09 de junho, a fim de regularizarem sua situação acadêmica.



SiSU 2015.2: MEC divulga cronograma e UFRB anuncia oferta de 885 vagas

29 de Maio de 2015, 18:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 29 de maio, o edital com as regras e cronograma da segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 8 e 10 de junho através do site do SiSU e são gratuitas. Apenas podem se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2014 e que obtiveram nota diferente de zero na prova de redação.

Os candidatos devem escolher duas opções de cursos, além da modalidade de concorrência. As notas de cortes para cada curso são informadas uma vez por dia com base no número de vagas disponíveis e no total de inscritos. Durante o período de inscrições é possível mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O resultado da chamada única será publicado em 15 de junho e as matrículas estão previstas para os dias 19, 22 e 23 de junho. Desde a primeira edição de 2015, não há segunda chamada pelo SiSU. As demais convocações serão realizadas através das listas de espera de cada universidade. Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do SiSU entre os dias 15 e 26 de junho.

SiSU na UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 885 vagas no Processo Seletivo - Prosel 2015.2 pelo SiSU. As vagas estão distribuídas em 18 cursos nas áreas de Artes, Humanidades e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Saúde e Formação de Professores.

Assim como no processo seletivo anterior, há a reserva de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa.

Mudança nos cursos de saúde

A partir deste semestre, 2015.2, há uma mudança para os cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia, ofertados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus. Os ingressantes destes cursos deverão obrigatoriamente cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) como primeiro ciclo de formação. Já para aqueles que ingressarem no BIS não é mais assegurado vagas nos cursos do segundo ciclo, somente por meio de processo seletivo de Portador de Diploma.

Confira as Vagas Ofertadas pela UFRB para 2015.2 e o Termo de Participação da UFRB no SISU 2015.2.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB lança oitavo volume da Revista Extensão

28 de Maio de 2015, 19:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), lança o volume VIII da Revista Extensão. A publicação conta com artigos e relatos de experiências que denotam a diversidade de temas, metodologias, resultados e campos de atuação em que se efetivam a Extensão Universitária no Brasil. Nesta edição, as ilustrações são de autoria do poeta, educador e xilógrafo pernambucano, Marcelo Soares.

A Revista possui periodicidade semestral e tem como compromisso consolidar as ações extensionistas, validando o conhecimento tradicional associado ao científico. “A Revista Extensão configura-se como uma importante iniciativa de sistematização escrita da diversidade “pulsante” que estrutura parte do pensamento que reflete a interlocução universidade / comunidade”, destaca o pró-reitor de Extensão, Jean Adriano Barros.

Em 2013, a Revista Extensão foi avaliada numa das mais altas categorias de qualidade de periódico científico definida pela Capes, o Qualis B5. Publicada online, o leitor pode ter acesso em PDF ou fazer o download gratuito. 

Confira a Revista Extensão.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/proext



UFRB sedia Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Recôncavo Baiano

28 de Maio de 2015, 19:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou na última terça-feira, 26, o VIII Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Território do Recôncavo Baiano. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Setorial de Cruz das Almas e contou com a participação de apicultores e meliponicultores da região, além de alunos de graduação e pós-graduação e técnicos da Universidade.

O encontro foi promovido pelo Núcleo de Estudo dos Insetos (INSECTA) da UFRB, que há mais de 20 anos realiza diversas pesquisas com abelhas e outros insetos no Território do Recôncavo da Bahia. “Desenvolvemos atualmente na Baía do Iguape uma pesquisa com própolis, porque houve uma redução das áreas de matas na região e, com isso, diminuiu a oferta de néctar e pólen, que é a base do mel. O objetivo é que os produtores possam retirar outros produtos da criação de abelhas”, afirma o professor Carlos Alfredo de Carvalho, coordenador do INSECTA.

Segundo o professor, o evento teve como objetivo debater temas de relevância para a atividade apícola e meliponícola da região, tais como: cooperativismo, associativismo e a importância da Organização Social para a atividade apícola, fomento para a criação de abelhas no Estado da Bahia e articulação e captação de recursos para apicultores e meliponicultores. “O Território do Recôncavo tem pequenos produtores que utilizam a atividade apícola e meliponícola como complementação de renda. Essa atividade é importante por que está ligada diretamente a agricultura familiar e a sustentabilidade”, complementa Carvalho.

O presidente da Associação de Apicultores do Recôncavo (AAR), Valmir José, acredita que a relação de proximidade com a Universidade ajuda a inserir novas técnicas de manuseio e o tratamento adequado dos insetos. Ele acrescenta: “a parceria da associação com a UFRB existe há mais de seis anos. Começou com a análise do mel colhido nas comunidades e agora está sendo realizada uma pesquisa com própolis e os insumos das abelhas”.

O evento contou com a presença de diversas associações baianas na área e a participação de professores e pesquisadores de outras instituições. Também foram representados no encontro a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE).    

Saiba mais sobre o INSECTA no site: www.insecta.ufrb.edu.br.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2015/encontro-apicultores{/gallery}



MEC lança Coletânea Desafio da Sustentabilidade com boas práticas de gestão

28 de Maio de 2015, 14:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar a Coletânea “Desafio da Sustentabilidade”, resultado de uma consulta pública ocorrida entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015. Durante aproximadamente 90 dias de consulta, foram reunidas mais de 18 mil ideias referentes à busca de soluções para a redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino.

Foram 9,6 mil ideias sobre energia e mais de 8,6 mil referentes a água. Todas as Instituições Federais de Ensino aderiram ao desafio (63 Universidades Federais e 40 Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), totalizando mais de 13 mil usuários participantes no Brasil e em mais outros 22 países.

As ideias foram selecionadas e analisadas por uma equipe de especialistas nas áreas hídrica e energética, que verificou a viabilidade e o custo das ideias com base em critérios técnicos. O grupo de trabalho composto por 4 (quatro) moderadores e 14 (quatorze) técnicos foi dividido em 2 (dois) subgrupos, sendo eles Água e Energia Elétrica, de acordo com suas áreas específicas de atuação.

A Coletânea, produzida mediante a participação social, pretende auxiliar gestores e usuários das instituições públicas de ensino, sem prejuízo dos demais setores da sociedade, a adotarem boas práticas para redução do consumo de água e energia elétrica em seus ambientes institucionais.

Confira a Coletânea Desafio da Sustentabilidade.

Com informações do MEC.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres