Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudantes de Nutrição da UFRB realizam feira de alimentos funcionais

31 de Março de 2014, 11:29, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Estudantes do curso de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizaram a II Feira de Tecnologia de Alimentos Funcionais, na sexta-feira, 21 de março, em Santo Antônio de Jesus. A atividade foi desenvolvida para a disciplina Tecnologia de Alimentos, orientada pelo professor Ferlando Lima.

Os stands foram montados na Praça Padre Mateus, onde os estudantes apresentaram para o público o resultado do trabalho de cada grupo durante a disciplina. Os visitantes puderam experimentar diversos alimentos funcionais, produtos que, além da nutrição básica, possuem propriedades que previnem doenças. “Os estudantes são estimulados a desenvolver esses produtos no laboratório, utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina. Após a produção, eles precisam constatar a aceitação do público, e esse é um dos objetivos da Feira. O outro é permitir a interação entre a comunidade santoantoniense e os estudantes”, disse o professor Ferlando Lima.

Um dos produtos apresentados na Feira foi uma bebida levemente gaseificada, feita com o mel do cacau, soro do queijo, poupa de goiaba, água com gás e açúcar. “Essa bebida se caracteriza como funcional por conter licopeno, uma substância presente na goiaba que atua como antioxidante no organismo e na age na redução do risco de câncer de próstata no homem e de mama na mulher. Além disso, o soro do queijo é rico em peptídeos bioativos, que diminuem o risco do aumento da pressão arterial e de doenças cardiovasculares”, explicou o estudante Pedro Taddei.

Em outro stand, o público pode experimentar um bombom com concentrado de licopeno, o pigmento natural encontrado em frutas vermelhas. “O nosso produto é destinado tanto ao público masculino quanto ao feminino. Usamos no nosso concentrado a melancia, a goiaba vermelha e o mamão papaia. O diferencial é o uso da alfarroba, um produto bem semelhante com o chocolate, no entanto, com um teor de gordura muito baixo”, esclareceu a estudante Jamille Souza.

A estudante Daniele Pereira disse que o teste de aceitação realizado com o público é uma etapa fundamental para a atividade. “A opinião da população é de extrema importância, pois irá contribuir para que melhoremos ainda mais esses produtos e para que possamos desenvolver outros alimentos funcionais”, afirma.

Gabriel Cruz, morador de Santo Antônio de Jesus que visitou a Feira, aprovou os produtos funcionais desenvolvidos pelos estudantes. “Eu achei o sabor do cacau com a goiaba muito bom, e o doce também estava muito gostoso. Caso esses produtos estivessem no mercado, eu compraria, com certeza”, declarou.

Texto de Uilson Campos, estudante de Jornalismo da UFRB



UFRB realiza seleção para coordenadores do Programa Universidade Para Todos

31 de Março de 2014, 10:27, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a seleção de Coordenadores de Área para o Projeto Universidade Para Todos (UPT), em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Serão oferecidas 10 vagas para professores, técnicos administrativos e pós-graduandos da UFRB, para atuarem como Coordenadores de Área para as seguintes disciplinas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira – Espanhol, História e Geografia, conforme Anexo I do Edital Nº 008/2014.

As inscrições serão realizadas no período de 01 a 04 de abril, nos Centros de Ensino da UFRB. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, anexar os documentos exigidos e entregar no campus da UFRB em Cruz das Almas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou em Amargosa, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

O Coordenador de Área em atividade será remunerado com recursos do contrato firmado entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a UFRB, com bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00. O período de vigência das bolsas será de oito meses.

Inscrições para Estagiários UPT - A PROPAAE informa que, em virtude da greve dos servidores técnicos administrativos da UFRB, as inscrições do Edital Nº 007/2014 para Estagiários de Apoio Escolar do UPT foram adiadas até o dia 01 de abril. Os estudantes de graduação da UFRB interessados devem entregar a documentação exigida na sala 10 do CCAAB, no Campus de Cruz das Almas.

Confira na íntegra o Edital Nº 008/2014 e o Edital 007/2014.

Mais informações no site www.ufrb.edu.br/propaae.



UFRB suspende primeira etapa da matrícula web 2014.1

28 de Março de 2014, 15:51, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica que está suspensa a primeira etapa da matrícula web para o semestre 2014.1, em virtude da greve dos servidores técnico-administrativos da universidade. A primeira fase da matrícula para os estudantes veteranos estava prevista para o período de 01 a 13 de abril de 2014. 

Também está suspenso o prazo para os estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula comparecerem aos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino da UFRB, a fim de regularizarem sua situação acadêmica. O Edital de Retificação da Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2013.2 foi divulgado pela SURRAC nesta sexta-feira, 28 de março de 2014. 

Os novos prazos para a primeira etapa da matrícula web 2014.1 e para a regularização da situação acadêmica dos estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula 2013.2 serão divulgados posteriormente pela SURRAC. Os estudantes devem ficar atentos às novas publicações no Portal da UFRB.



Palestra na UFRB orienta estudantes sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha

28 de Março de 2014, 15:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu na manhã da última quinta-feira (27), no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, uma palestra com Raquel Alves, representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O encontro informou aos estudantes sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha no programa Ciências Sem Fronteiras.

O DAAD é uma associação de universidades da Alemanha responsável por intermediar a relação entre instituições de ensino da Alemanha e o governo brasileiro no programa Ciências Sem Fronteiras, juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo Raquel Alves, a relação de intercâmbio entre universidades e pesquisadores dos dois países existe a mais de 40 anos e o interesse das universidades alemãs com as universidades brasileiras vêm crescendo. “O Ciências sem Fronteiras ajudou muito, com ele a visibilidade das universidades brasileiras para as universidades alemãs aumentou bastante e o contrário também vem acontecendo”, informou.

A representante explicou os requisitos e etapas necessárias na participação do programa. Apresentou também as vantagens o funcionamento do sistema de ensino superior da Alemanha que destina 10% de suas vagas para estrangeiros. No Programa Ciências Sem Fronteiras, o DAAD aplica o teste de proficiência - que também pode ser feito em escolas credenciadas - e ainda promove a formação linguística do estudante que não atingir o nível básico do alemão com uma vaga em curso intensivo do idioma na Alemanha de até seis meses, antes de concorrer uma vaga em uma universidade. Atualmente, o programa oferece oportunidades de intercâmbio nas categorias graduação sanduíche e doutorado pleno para as áreas de engenharias, ciências naturais e tecnológicas. Segundo ela, o DAAD também oferece oportunidades de bolsas para outras áreas fora do programa.

Sibele Tozetto, chefe do núcleo de intercâmbio com Europa e Estados Unidos da SUPAI, disse que os estudantes da UFRB têm opções de estudos em diversas universidades alemãs que participam do programa Ciências Sem Fronteiras. Além disso, há outras oportunidades por meio dos convênios da UFRB e instituições alemãs. “A palestra foi muito positiva porque a Alemanha oferece muita possibilidade e DAAD um apoio com curso de alemão e bolsas, para depois pleitear a vaga e isso claro promove crescimento profissional e de conhecimento para nossos estudantes e técnicos”, destacou Sibele.

“A palestra aumentou minha vontade de ir pra Alemanha e me motivou bastante”, pontuou Milane Santos, estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ela contou sua vontade de ir para Alemanha e Canadá, países tradicionais na área de engenharia e inovação. Já o superintendente Gabriele Grossi agradeceu a presença da representante na UFRB e ressaltou aos estudantes a importância de aproveitar ao máximo as palestras que contam com informações importantes. 



UFRB convoca estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula

25 de Março de 2014, 15:47, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os estudantes sujeitos a o cancelamento de matrícula para que compareçam aos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino até o dia 14 de abril, a fim de regularizar sua situação acadêmica.

Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2013.2 foi divulgado pela SURRAC nesta terça-feira, 25 de março. A convocação é referente aos alunos atingidos pelo Artigo 65 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFRB, que descreve as possibilidades de desligamento do discente do curso de graduação da instituição.

A SURRAC informa que o discente interessado deve instruir processo de permanência de curso e apresentar defesa. “A falta de apresentação do processo de defesa por parte do aluno ou o indeferimento de sua defesa implicará no cancelamento de sua matrícula conforme do disposto no Artigo 65 do Regulamento”, destaca o Edital 05/2014.

As instruções para abertura do processo de permanência constam no anexo I do Edital.

Dúvidas sobre a convocação podem ser encaminhadas para os emails dos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, a saber: ccaab.gta.nuapac@ufrb.edu.br, cfp.gta.nuapac@ufrb.edu.br, ccs.gta.nuapac@ufrb.edu.br, cetec.gta.nuapac@ufrb.edu.br, cahl.gta.nuapac@ufrb.edu.br.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres