Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB descobre duas novas espécies de mandioca em parceria com a Embrapa

31 de Julho de 2014, 9:32, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Pesquisa desenvolvida por professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria científica com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas, descobriu mais duas novas de espécies de mandioca (gênero Manihot). As novas espécies são Manihot bellidifolia P. Carvalho & M. Martins e Manihot longiracemosa P. Carvalho & M. Martins, que ocorrem na Chapada Diamantina. Essa descoberta pode contribuir para o melhoramento da raiz, sobretudo no combate às doenças comuns nas lavouras, como a mosca-branca.

Segundo o pesquisador Márcio Lacerda Lopes Martins, professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB-UFRB), a Manihot bellidifolia recebeu esse nome graças à beleza de suas folhas e pode ser reconhecida pelo formato das folhas e da brácteas, folhas modificadas, que recobrem suas flores. Já a Manihot longiracemosa foi assim chamada devido ao peculiar comprimento do seu racemo, conjunto de flores, características que a diferem das demais espécies da região.

De acordo com o professor, as novas espécies estão sendo cultivadas nas áreas experimentais da UFRB e da Embrapa, e estão disponíveis para serem usadas nos programas de melhoramento da mandioca. “Além do interesse em usar as espécies silvestres no combate a doenças da mandioca, o projeto tem o interesse em buscar variedades que possam ser cultivadas em ambientes com temperaturas extremas (muito quentes ou muito frias) e com escassez de água”, esclareceu.

O artigo com o resultado da pesquisa foi publicado na revista Systematic Botany, Volume 39, nº 2, mês de junho. Trata-se da segunda publicação do projeto "Conservação de Espécies Silvestres do Gênero Manihot (Euphorbiaceae, Magnoliophyta) do Nordeste e Centro-Oeste Brasileiro", desenvolvido desde 2010 e que, em 2011, publicou o primeiro artigo na revista Phytotaxa. No período de 2010 a 2014 foram feitas expedições de coleta de espécies silvestres de Manihot, ou mandiocas-bravas, em 14 estados brasileiros, sob a coordenação do pesquisador Carlos Alberto da Silva Ledo, da Embrapa.

Até o momento, foram encontradas cerca 50 espécies distintas e catalogadas provavelmente 15 novas, ou seja, nunca antes batizadas cientificamente. “Segundo critérios da International Union for Conservation of Nature (IUCN), as espécies são consideradas ameaçadas e a manutenção tanto na UFRB quanto na Embrapa torna-se importante para auxiliar a elaboração de programas de conservação em seus locais de origem”, ressaltou Martins.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e tem coordenação do professor da UFRB, Paulo Cezar Lemos de Carvalho.

 {gallery}noticias2014/manihot-novas-especies{/gallery}



UFRB convoca candidatos aprovados na 3° chamada da Lista de Espera SiSU 2014.1

30 de Julho de 2014, 17:03, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os candidatos classificados na terceira chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014.1 para realizarem as matrículas. A documentação deve ser entregue em 01 de agosto.

Os classificados devem comparecer no prédio da SURRAC, campus de Cruz das Almas, no dia e horários divulgado no edital, conforme escalonamento. Para os candidatos selecionados por reserva de vagas (Lei. 12.711/2012) é necessário apresentar a documentação complementar também descrita no edital.   

A matrícula poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído, o qual deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos. Os estudantes já matriculados em cursos de graduação da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula.

Confira a Relação de Aprovados - 3ª Chamada - Cadastro Seletivo 2014.1

Veja também o Edital N°009/2014 de Convocação de Candidatos Reclassificados no SiSU - Lista de Espera 2014.1

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



UFRB lança agenda com tema “Moradas da Arte no Recôncavo”

30 de Julho de 2014, 14:54, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Agenda será distribuída para servidores docentes e técnico-administrativos

Em comemoração aos nove anos de sua criação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa a distribuir nesta quarta-feira, 30 de julho, agenda com o tema “Moradas da Arte no Recôncavo”. O tema visa explorar os lugares históricos e artísticos presentes nas cidades do Recôncavo, região cuja cultura e história servem de referencial para a missão e o compromisso social da UFRB.

“Para a UFRB, estar no Recôncavo é compreender esta região com um espaço de saber e conhecimento. A história e a cultura deste lugar são referenciais do nosso compromisso e da nossa alma como instituição de ensino. Nesta agenda, temos uma amostra disso através dos espaços de cultura e arte selecionados para ilustração”, diz o reitor Paulo Gabriel Nacif, no texto de apresentação da agenda.

A história de moradas como Casa da Cultura Galeno D’Avelírio (Cruz das Almas), Parque Histórico Castro Alves (Castro Alves), Teatro Dona Cano (Santo Amaro), Memorial Escola Agrícola (Cruz das Almas), Casa do Duca (Amargosa), Cine Teatro Rio Branco (Nazaré das Farinhas), Pouso da Palavra (Cachoeira), Centro Cultura Danneman (São Felix), Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus (Santo Antonio de Jesus), Casa do Samba (Santo Amaro) e Fundação Hansen Bahia (Cachoeira) é apresentada no início de cada mês.

Distribuição - A agenda será distribuída gratuitamente para todos os servidores docentes e técnico-administrativos da UFRB. Para tanto, a Assessoria de Comunicação está enviando o material para os Centros de Ensino e demais unidades administrativas. 

 



SEAD abre novo processo seletivo para tutores

30 de Julho de 2014, 11:30, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o processo seletivo de tutores. As vagas de caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são para atuar no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), desenvolvidos na modalidade à distância.

São concedidas 16 bolsas de tutores para desenvolvimento das atividades nos oito cursos: Gerações da EAD e Interfaces do AVA-Moodle; Educação Online; Legislação, Regulação e Direitos Autorais em EAD; Produção Científica e Textos Interativos para EAD; Currículo e Didática para EAD; Planejamento e Avaliação em EAD; AVA-Moodle para Gestores em EAD; AVA-Moodle para Professores e Tutores em EAD.

A inscrição para a seleção, disponível desde 24 de julho, pode ser feita até 06 de agosto. Será realizada uma fase eliminatória e classificatória. Os resultados serão divulgados no dia 10 de agosto, na página da SEAD e as atividades serão iniciadas no segundo semestre letivo de 2014.

É necessário possuir formação ou estar vinculado a programa de pós-graduação na área do curso em que pleiteia a atuação e disponibilidade de horário para trabalho com 20 horas semanais. Entre as atribuições, os tutores selecionados deverão colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes e mediar à comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes.

Confira o Edital 005/2014.

Mais informações na página da SEAD.



PROPAAE divulga edital para Programa de Desenvolvimento Acadêmico em Línguas

28 de Julho de 2014, 11:15, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

As inscrições para o Programa de Desenvolvimento Acadêmico em Línguas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão abertas até o dia 30 de julho. Os cursos de inglês e espanhol são ofertados nos campi  de Cruz das Almas, Santo de Antônio de Jesus, Cachoeira e Amargosa 

As inscrições devem ser feitas através do formulário online disponível no site da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) www.ufrb.edu.br/propaae. Os servidores e a comunidade externa só poderão concorrer se não tiverem cursado o nível intermediário ou avançado dos cursos oferecidos no edital. Para os estudantes, a exigência é que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da UFRB. Não será cobrada taxa de inscrição. 

Ao todo, são 5 turmas para o curso de inglês e 5 turmas para o curso de espanhol. Cada curso possui 50 vagas sendo que destes, 20 são para cadastro de reserva. Das 30 restantes, 20 vão ser destinadas aos discentes, 5 para servidores e 5 à comunidade externa. Os resultados serão divulgados no dia 31 de julho. Os candidatos selecionados deverão se apresentar na PROPAAE em Cruz das Almas ou nos Núcleos da PROPAAE em cada Centro da UFRB, no dia 01 de agosto, com cópia do RG e CPF, além de comprovante de matrícula (para estudantes da UFRB).

O início dos cursos está previsto para 04 de agosto de 2014 e seguirá o calendário da UFRB. O programa é uma ação conjunta da PROPAAE, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e da Superintendência de Assuntos Internacionais. 

Confira o Edital 017/2014 - Programa de Línguas UFRB



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres