Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferece vagas para cursos do segundo ciclo em Saúde, incluindo primeira turma de Medicina

31 de Outubro de 2013, 16:32, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a existência de vagas para os concluintes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) a serem preenchidas no segundo semestre de 2013. As vagas são para os cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, com 10 vagas cada, e para a primeira turma do curso de Medicina da UFRB, que inicia com a oferta de 30 vagas.

Podem concorrer às vagas estudantes da UFRB que tenham concluído o BIS nos semestres 2012.1, 2012.2 e 2013.1, e tenham cursado com aprovação as disciplinas Morfofuncionais I, II e III, Biointeração e Aspectos Fisiopatológicos e Farmacológicos do Processo Saúde e Doença. A seleção garante ao estudante o direito de ingressar no segundo ciclo de estudos, conferindo-lhe uma segunda diplomação.

A inscrição será realizada no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAC), do Centro de Ciências da Saúde, campus de Santo Antônio de Jesus, no período de 04 a 06 de novembro. Os interessados devem solicitar ao NUAC e apresentar, no ato da inscrição, via atualizada do Histórico Escolar, completo e oficial, e Declaração de Concluinte de Curso, expedida pela Coordenação do Curso.

O resultado será divulgado até o dia 06 de dezembro no site Processo Seletivo – Prosel www.ufrb.edu.br/prosel e afixado nos quadros de avisos do NUAC. Não será fornecido resultado por telefone.

Os candidatos classificados no limite de vagas deverão confirmar sua matrícula no dia 09 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus de Cruz das Almas. O estudante convocado que não efetivar a matrícula perde o direito à vaga.

Confira o Edital Nº 25/2013 – Acesso aos cursos do segundo ciclo após BIS.

 



Procurador da UFRB lança livro de estudos sobre Direito Público

30 de Outubro de 2013, 16:42, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Carlos Valder do Nascimento, é autor do primeiro volume de uma série de Estudos de Direito Público. O livro teve sua publicação neste mês de outubro pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O lançamento aconteceu dias após o autor defender o título de doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Intitulada "Adequação do Sistema Tributário Nacional à ordem econômica e social: uma proposta de reforma tributária". A tese, de acordo com Nascimento, contribui na medida em que tenta racionalizar o sistema tributário, diminuindo seu peso sobre os trabalhadores. "Acredito que o melhor é descentralizar e fixar efetivamente, como substrato econômico para tributação, a renda e não o consumo. No Brasil, o cidadão paga 60% da renda total da tributação em consumo e 20% em renda. A proposta é inverter esta ideia, reduzindo consideravelmente a tributação sobre o consumo", explica.

O autor também é professor da UESC. Em sua opinião, sua tese de doutorado reflete sua dedicação ao ensino e a pesquisa, além de ser fruto da junção da atividade técnica e acadêmica. Em outubro, houve ainda o lançamento do Tratado de Direito Administrativo, Editora Saraiva, volumes 1 e 2, livros em que Nascimento dividiu a coordenação junto aos autores Adilson Dallari e Ives Martins.



UFRB realiza II Fórum Internacional 20 de Novembro

30 de Outubro de 2013, 9:55, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A UFRB realizará entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a segunda edição do Fórum Internacional 20 de Novembro e a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos. O tema geral desse ano é “Populações Negras e a Sociedade do Conhecimento no Século XXI”.

O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade. Integrando o II Fórum 20 de Novembro, acontece o VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. A programação inclui apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas. São esperados cerca de mil participantes, entre pesquisadores brasileiros, de países da África e da diáspora, como Estados Unidos, Costa Rica, Cuba. Durante o encontro, algumas dessas personalidades serão agraciadas como o Prêmio Mário Gusmão, em reconhecimento pela contribuição aos direitos das comunidades negras.

Pesquisadores e artistas - Entre os palestrantes, estão nomes destacados das reflexões étnicos-raciais, como Edson Cardoso, Joelzito Araújo, Rita Batista, Nilma Lino Gomes, Wlamyra Albuquerque, José Carlos Limeira, Walter Fraga, Vanda Machado, Ekedi Sinha da Casa Branca, além do angolano Camilo Afonso e o moçambicano Severino Ngoenha, lideranças quilombolas, jovens do hip hop, entre outros pesquisadores. Também já está confirmado o show gratuito do cantor carioca Luiz Melodia, dia 22 de outubro, às 20h30.  

Inscrições - Ainda estão abertas as inscrições de trabalhos a serem apresentados nos GTs; além das seleções do Prêmio Damário Dacruz de Fotografia; do Concurso de Literatura: Contos, Crônicas e Poemas; e Prêmio Lélia González, para pesquisas que tratem da temática geral do Fórum 2013 ou abordem traços biográficos de Lélia González ou de assuntos e temas pesquisados pela ativista e intelectual das questões raciais no Brasil e do feminismo negro. As inscrições podem ser feita no site: http://ufrb.edu.br/forum

 



I Seminário Resíduos Sólidos e Sustentabilidade é realizado na UFRB

30 de Outubro de 2013, 8:52, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

O I Seminário de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade do Território do Recôncavo foi realizado no auditório da Reitoria da UFRB, campus de Cruz das Almas, em 22 de outubro. O evento foi promovido pelo Colegiado Territorial do Território do Recôncavo (CODETER), Assessoria para Assuntos Territoriais da UFRB e Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da UFRB.

A mesa de abertura contou com a participação do Reitor Paulo Gabriel Nacif que apontou a importância da UFRB sediar a discussão, promovendo diálogos entre a academia, os poderes públicos, os movimentos sociais e a sociedade. O Reitor comentou sobre o aspecto simbólico do resíduo sólido, resultante da sociedade capitalista, de consumo intenso e falou da co-responsabilização de todos os cidadãos no enfrentamento destes desafios que levará, em última instância, a mudanças profundas nos organismos e nas culturas dos diversos povos.

A Coordenadora da INCUBA, professora Tatiana Veloso, também presente no encontro, falou do compromisso da universidade com a questão dos resíduos. Em sua opinião, é fundamental o desenvolvimento de projetos com foco na inclusão social e na economia solidária, cuja articulação envolva ensino, pesquisa e extensão. Já o agente de desenvolvimento territorial pela Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), João Carlos, expôs a importância do debate para que os municípios conheçam a realidade e se organizem para o desafio de constituírem os planos municipais de resíduos sólidos, com prazo até 2014. Representando o Prefeito de Cruz das Almas, o Secretário de Políticas Institucionais, Josoaldo Cardoso, falou da responsabilidade dos municípios com a gestão dos resíduos e sobre as ações que Cruz das Almas desenvolve junto à Câmara de Vereadores e a UFRB.

Convidado como palestrante, o Deputado Estadual e Relator do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos na Bahia, Marcelino Galo, apresentou os principais aspectos e discutiu o projeto de lei. O Deputado alertou para o papel dos Consórcios Públicos Municipais como organismos políticos capazes de gerenciar uma política que "só se afirma se desenvolvida, no mínimo, em âmbito micro-regionais, regionais, territoriais". O Projeto de Lei será colocado para votação na próxima semana, na Assembléia Legislativa. "Um bom projeto. Caso aprovada a Bahia terá uma lei avançada, construída democraticamente", afirma.

Em destaque no seminário, a fala do membro do Movimento Nacional dos Catadores, João Paulo. Ele situou os presentes quanto ao nível de organização e ação do movimento que já constituiu grandes redes nacionais de organização e mercado em torno dos resíduos. Incluídos na Lei como ator fundamental da rede necessária à gestão sustentável dos resíduos, o Movimento afirmou sua disponibilidade para atuar em processos locais educativos, organizativos e comerciais.

Representações de 15 municípios também estiveram presentes no seminário, sendo 11 do Território do Recôncavo (Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Sapeaçu, Dom Macedo Costa, Santo Amaro, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Saubara, Maragojipi, São Sebastião do Passe, Conceição do Almeida), além de Salvador, Feira de Santana, Valença e Amargosa. Representes do poder estadual vinculados a SEPLAN e a SEAGRI e as instituições UNICAFES, DISOP BRASIL, Movimento de Mulheres do Recôncavo, associação BURITI, o Pet Socioambiental e a Hand Social também estiveram presentes..

Informações: Valdíria Rocha

{gallery}noticias2013/seminario-res-solidos{/gallery}

 



Reitor da UFRB abre Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável em Moçambique

29 de Outubro de 2013, 20:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Soledade Nacif, foi responsável pela comunicação inaugural da II Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade Pedagógica de Moçambique, nesta terça-feira, 29 de outubro.

A Conferência acontece na cidade de Nampula e segue até o dia 31 de outubro, sob o tema “Desenvolvimento Local Sustentável: o Futuro que Queremos, Temos que Construir Hoje”. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente da Universidade Pedagógica (CEDECA) em parceria com a Delegação da Universidade Pedagógica em Nampula e da Faculdade de Ciências Sociais.

Ele se realiza num momento importante uma vez que Moçambique tem recebido uma série de investimentos em áreas como mineração, agronegócios e portos e necessita construir processos que permitam que o desenvolvimento do País não crie grandes passivos socioambientais. Em consonância com estas questões, a palestra do reitor Paulo Gabriel teve como tema "Políticas de Desenvolvimento Territorial".

Segundo o reitor, a UFRB tem avançado de forma consistente nas suas relações com universidades moçambicanas. “A participação nesta Conferência reafirma o quão estratégico é esse processo para a administração central da nossa Universidade”, disse.

Acompanhe mais notícias sobre o evento no site da Universidade Pedagógica de Moçambique.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres