Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB capacita terceirizados sobre combate ao racismo e segurança da informação

30 de Novembro de 2023, 18:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu, no mês de novembro, duas capacitações para terceirizados do campus de Cruz das Almas. A primeira delas foi a Oficina do Programa de Combate ao Racismo Institucional; e a outra ação tratou de segurança da informação.

A oficina que tratou do combate ao racismo aconteceu nos dias 10 e 17, tendo como público-alvo porteiros e vigilantes da UFRB. Participaram mais de 120 funcionários, divididos entre os dois dias. Cada encontro possui quatro etapas: apresentação do conceito de racismo; dinâmicas com o público; identificação de situações de racismo no ambiente de trabalho; e sugestões de combate. 

A realização desse curso é uma promoção da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e da Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO) e faz parte de um conjunto de oficinas do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). O objetivo é capacitar colaboradores para que identifiquem situações de racismo presentes na Universidade e saibam atuar diante delas.

A ampliação do público-alvo e a oferta da oficina em outros campi estão nos planos dos organizadores, como aponta Denize Ribeiro, pró-reitora da PROPAAE. “A gente pretende alcançar e ir identificando situações de racismo, como ele se apresenta, pra gente poder também através das políticas afirmativas desenvolver ações e políticas de combate [ao racismo institucional]”, afirmou. 

combate racismo1

Evento de Segurança da Informação 

O evento “Segurança da Informação - você sendo um firewall humano” aconteceu no dia 18 de novembro, no campus de Cruz das Almas. A realização foi do Núcleo de Segurança da Informação, da  Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC). A atividade foi voltada para os servidores terceirizados da vigilância, portaria e limpeza da UFRB. Estiveram presentes 67 participantes.

A ação teve o objetivo de ajudar a promover uma visão mais ampla sobre a segurança da informação, reforçar a cultura institucional nesse aspecto, reduzir dúvidas sobre o assunto, além de chamar a atenção sobre as responsabilidades quanto ao sigilo e a proteção de dados institucionais. 

O título do evento foi escolhido para estimular nos participantes um comportamento de “firewall humano" — firewall é um dispositivo de segurança que faz um filtro de quem é permitido ou não acessar uma rede —, ou seja, remete à ideia de usuários mais atentos e alertas quanto aos perigos do mundo digital. 

Segundo a COTEC, estuda-se a possibilidade de realizar outros eventos para abranger a participação de mais colaboradores terceirizados.



Sistema de videomonitoramento reforça segurança da UFRB em Cruz das Almas e Feira de Santana

30 de Novembro de 2023, 16:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Durante as 24 horas do dia e em todos os dias da semana, câmeras de vigilância captam a movimentação da  comunidade acadêmica e do público que frequentam os campi de Cruz das Almas e de Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As imagens são transmitidas para uma central de monitoramento e acompanhadas pelos olhos atentos de uma equipe qualificada em Circuito Fechado de Televisão (CFTV). A implantação da central de monitoramento – de responsabilidade da Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (PROAD) –  visa proporcionar maior segurança por meio da prevenção. 

São 96 câmeras no Campus de Cruz das Almas; outras quatro estão no Campus de Feira de Santana. Os equipamentos fazem a captação das imagens em alta qualidade; quatro deles são do tipo longo alcance, do modelo PTZ. Na central de monitoramento, os operadores conseguem manusear as câmeras com o auxílio de joystick e girá-las em 360 graus, possibilitando, assim, a cobertura de uma área maior  e com mais precisão.

Desde março, quando as câmeras foram instaladas, situações como furtos, vandalismos e pichações já foram evitadas. A prevenção é possível graças à rapidez com que os operadores conseguem reportar situações anormais à supervisão da vigilância, via rádio. Avisada sobre a ocorrência, a equipe da vigilância é capaz de agir com agilidade e eficácia no local.

Jarbas Queiroz dos Santos, coordenador da CSO, relata que, além do cuidado com o patrimôio e com a segurança das pessoas que frequentam a UFRB, o monitoramento ininterrupto também dificulta a soltura e o abandono de animais nas dependências da Instituição. Segundo ele, a central “tem ajudado bastante, é um trabalho preventivo muito importante. A comunidade ganha em segurança, mas também evitamos diversas situações anormais. Já notamos a redução das ocorrências”.

O coordenador disse ainda que a expansão do serviço da CFTV já está nos planos da administração. “As câmeras já estão adquiridas, já chegaram. Estamos com projeto de expansão, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec), para instalação em outros campi. A previsão é que a gente faça isso logo no início de 2024”, informou Jarbas.



Câmara aprova projeto de lei que extingue lista tríplice para nomeação de reitores e reitoras

30 de Novembro de 2023, 12:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã dessa quarta-feira (29), o relatório da deputada Ana Pimentel (PT-MG) pela aprovação do Projeto de Lei 2.699/2011, que trata sobre a nomeação de dirigentes das universidades federais. Pelo texto, no lugar da lista tríplice, passarão a ser encaminhados ao Ministério da Educação apenas os nomes do(a) reitor(a) e do(a) vice-reitor(a) eleitos(as) pela comunidade acadêmica.

Segundo a relatora, o momento é um marco para todos que defendem a autonomia nas universidades federais e o respeito à escolha democrática dos dirigentes. “Esse projeto garante que a decisão da comunidade acadêmica seja referendada, de fato, pelo presidente da República”, comemorou.

O deputado Patrus Ananias (PT-MG), que relatou a proposta na Comissão de Educação, também celebrou a aprovação do projeto. “Estamos muito felizes. É uma conquista histórica para a educação superior brasileira, para as universidades federais, e que fortalece os conselhos universitários, possibilitando, também, a participação da sociedade nessa decisão”, declarou.

A presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), classificou a aprovação como uma grande vitória das universidades federais. “Essa decisão faz com que as universidades tenham, de fato, a autonomia para escolher o reitor ou reitora. É uma grande vitória, especialmente por tudo que passamos nos últimos anos”, celebrou.

A proposta recebeu o apoio da Andifes e, antes de ser tratada no Congresso Nacional, foi debatida com o Ministério da Educação, com o Ministério das Relações Institucionais, com parlamentares e com entidades representativas da Educação.

O projeto é terminativo na CCJ, o que significa que não precisará passar pelo Plenário da Câmara antes de iniciar a tramitação no Senado Federal.

Com informações da Andifes.



UFRB abre seleção para coordenador de tutoria para atuar em cursos EaD

29 de Novembro de 2023, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga a abertura de processo seletivo destinado à ocupação de vaga de Coordenador(a) de Tutoria para atuar nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É oferecida uma vaga.

As inscrições acontecem no período de 1º a 7 de dezembro, pela página da SEAD.

O selecionado será bolsista vinculado ao UAB/CAPES, com lotação na Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade, no Campus Cruz das Almas.

Para concorrer à vaga como Coordenador(a) de Tutoria I, o candidato deve comprovar experiência mínima de três anos no magistério superior e ter graduação em qualquer área; como Coordenador(a) de Tutoria II, precisa comprovar experiência mínima de um ano no magistério superior, graduação em qualquer área e mestrado.

Dentre outros requisitos, para ocupar a vaga, é preciso ainda ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de coordenadoria com carga horária mínima oito horas por semana para atividades presenciais; ter disponibilidade para realizar atividades de acompanhamento nos Polos de Educação a Distância, conforme necessidade da SEAD e dos Centros de Ensino; e não possuir vinculação a outro programa de bolsa cujo pagamento seja realizado pelo Sistema de Gestão de Bolsas (SGB) da CAPES/FNDE.

O valor mensal da bolsa para Coordenador(a) de Tutoria I é de R$ 1.850 e para a de Coordenador(a) de Tutoria II é de R$ 1.550. 

O Processo Seletivo tem validade de dois anos, prorrogável por igual período

Leia o Edital.



Estudantes da UFRB representarão o Brasil em conferência da ONU, em Dubai

28 de Novembro de 2023, 17:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Duas estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram selecionadas para integrar a delegação que representará a juventude brasileira na 28ª Conferência das Partes (COP28) das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas da Organização. Samara Assunção e Mirela Coelho, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energias Sustentáveis (Cetens), Campus de Feira de Santana, irão participar do evento, que acontece de 30/11 a 12/12 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A viagem foi financiada por meio de campanha de arrecadação on-line e de ajuda de custo da Universidade, através da Reitoria.

Samara e Mirela fazem parte de uma delegação de 14 jovens do Engajamundo, uma rede de ativismo que se dedica às pautas de justiça climática, gênero e desenvolvimento sustentável. O grupo, composto por ativistas de várias regiões do Brasil, foi escolhido para representar o país na COP28. Na bagagem dos jovens brasileiros, para discussão com os líderes mundiais, estão pautas da transição energética; da educação climática; e da ratificação, por parte do Brasil, do Acordo de Escazú para criação de mecanismos para proteção das pessoas que lutam pelos territórios.

Estudante de Engenharia de Energias e bacharela em Energia e Sustentabilidade, Samara conta que o interesse pelo ativismo ambiental começou em 2019, quando surgiu a oportunidade de participar do Climate Week, evento regional promovido pela ONU e realizado em Salvador. No Cetens, o contato com o curso e com pessoas envolvidas com a temática ambiental tornou o engajamento ainda mais contundente e ela começou a participar de programas climáticos. 

“Além de ter conhecido as pessoas do Engajamundo dentro da UFRB, também tenho contato dentro do curso com vários temas que fazem intersecção com o que a gente trabalha no Engajamundo e dentro do meu ativismo, como por exemplo, energia renovável, que é uma pauta que a gente leva para a COP. Porque a gente acredita que a transição energética deve ser feita com equidade e não somente uma transição em que 100% das pessoas de países desenvolvidos tenham acesso à energia, enquanto outros países tenham apenas 17%, como é o caso de Niger, na África”, relatou a estudante.

A experiência do trabalho com o ativismo climático e a participação anterior na COP — a primeira foi em 2021, em Glasgow, na Escócia — levam Samara a analisar previamente o cenário desta edição, a qual, segundo ela, apresenta dificuldades, como certas mudanças na estrutura do evento e a escolha do país sede: “Infelizmente a gente já tem notícias ruins no espaço para a sociedade civil porque o Brasil tinha dois espaços: um para a sociedade civil e outro para a delegação, o governo. Mas, neste ano, reduziram a um espaço só, oficial, daí a gente teve que disputar espaço de fala com as empresas. Outra dificuldade é em relação ao país. O Emirados Árabes é um país bastante conservador, tem leis bastante conservadoras. Muitos desafios para além da conferência”, afirmou.  

COP28

A 28ª edição da Conferência das Partes irá discutir os impactos das mudanças climáticas. As missões da COP28 serão focadas nas agendas de transição energética e na proposição de ações de adaptação e redução de danos causados pelas mudanças climáticas.

O evento reúne autoridades oficiais dos países que participam da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) e ativistas climáticos de organizações da sociedade civil.

Acesse o perfil oficial do Engajamundo nas redes sociais e conheça mais sobre o trabalho do grupo.

Assista ao vídeo da reportagem da CNN Brasil sobre a COP28:



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog