Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota de suspensão da divulgação da última chamada do SiSU 2015.1

26 de Junho de 2015, 18:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Em razão do Movimento de Paralisação dos Servidores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), resolve suspender a divulgação da última chamada do Cadastro Seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2015, marcada anteriormente para o dia 29 de junho de 2015. A nova data deverá ser divulgada após o término da greve.

Na ocasião, a PROGRAD informa ainda que a data do Cadastro Seletivo para ingresso no segundo semestre de 2015 também será divulgada após o término da greve.

Confira a nota oficial na íntegra.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel



UFRB abre seleção para ingresso no curso de Especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional

19 de Junho de 2015, 14:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional, no segundo semestre de 2015. O curso é ofertado pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Prefeitura Municipal de Muritiba e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Serão ofertadas no total 40 vagas, das quais 17 serão distribuídas da seguinte maneira: 05 para servidores da UFRB; 02 para FAPESB; 05 para EMBRAPA e 05 para funcionários da Prefeitura Municipal de Muritiba (BA). As demais 23 vagas serão destinadas ao público em geral. Os candidatos devem possuir certificado de conclusão de curso ou diploma de nível superior, com formação em quaisquer áreas do conhecimento, desde que seja devidamente registrado por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de julho, presencialmente, via Correio - exclusivamente por meio de remessa via SEDEX, ou por procuração. Todos os documentos deverão ser entregues ou enviados para Secretaria da Pós-Graduação do CCAAB, localizada no campus de Cruz das Almas.

A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação do Currículo Lattes, histórico escolar e carta de intenção elaborada pelo mesmo, de caráter eliminatório, e entrevista para os candidatos aprovados na primeira etapa, de caráter classificatório.

Sobre o curso - Tem como finalidade desenvolver nos participantes uma visão integrada do processo de cultura da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e do Desenvolvimento Regional, como suporte para a vantagem competitiva e criação de valor, habilitando-os para assumir cargos de direção e operacionalização, seja no ambiente dos setores públicos e/ou privados.

Confira o Edital.

Mais informações na página: www.ufrb.edu.br/gestaodainovacao



UFRB promove estágio em assentamentos rurais e comunidades quilombolas

18 de Junho de 2015, 18:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

No período de 05 a 18 de junho, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) em assentamentos rurais e comunidades quilombolas dos territórios do Portal do Sertão e do Recôncavo da Bahia.

A atividade, contemplada pelo Edital Proext/MEC/SESu 2014/2015, contou com a participação de 20 estudantes dos cursos de Agroecologia, Agronomia, Direito, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, História e Educação do Campo da UFRB e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

De acordo com a professora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB, Tatiana Velloso, coordenadora geral do projeto, o objetivo do EIV foi possibilitar aos estudantes de graduação uma formação humanista, a partir da vivência nos assentamentos de reforma agrária e comunidades quilombolas. “Dessa forma, contribuímos com a articulação da extensão universitária com o ensino e a pesquisa sobre a realidade agrária brasileira”, apontou Tatiana.

As fases de planejamento e de preparação do estágio interdisciplinar de vivência ocorreram em Feira de Santana e Cruz das Almas, a partir de oficinas e de rodas de conversas sobre as temáticas que envolvem a questão agrária brasileira, economia política, gênero e feminismo, povo negro e questão agrária, juventude, agitação e propaganda e projeto popular. 

A preparação e a avaliação foram momentos de formação e de socialização da vivência dos estagiários nas comunidades quilombolas de Lagoa Grande, do município de Feira de Santana, e Kaonge e Engenho da Ponte, de Cachoeira, e no acampamento Mocó do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, em Feira de Santana.

O projeto contou também com a coordenação dos discentes Janderson Santana dos Santos, Joelton Belau da Silva, Journei Pereira dos Santos, Rafael Guimaraes Farias, Ramon Alves Malta, Santiago Matos Ferreira Primo, Talita Conceição da Silva, Tamara Rangel de Lacerda e Ubirajara Silva de Oliveira, da UFRB, e Thays Santos, do Centro Público de Economia Solidária (CESOL – Recôncavo).

Confira fotos do estágio:

{gallery}noticias2015/estagio-vivencia{/gallery}



Integração entre Cultura e Universidade é tema de reunião interterritorial na UFRB

17 de Junho de 2015, 18:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Reuniram-se na última segunda-feira, dia 15 de junho, com o reitor em exercício da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sílvio Soglia, as representantes territoriais de Cultura do Vale do Jiquiriçá, Ayala Silva, e do Recôncavo, Shagaly Ferreira. O objetivo foi discutir ações de parceria para fortalecimento das políticas territoriais de cultura nos territórios de identidade onde a UFRB encontra-se instalada.

Também participaram do encontro a assessora institucional, Valdíria Rocha, o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Danillo Barata, e o coordenador de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Alessandro Correia.

Os representantes da Universidade destacaram a sensibilidade que a instituição apresenta para o setor cultural, demonstrada, principalmente, com a criação do CECULT – o campus mais recente da UFRB, que se encontra em funcionamento em Santo Amaro, e que, segundo o reitor Sílvio Soglia, tem gerado expectativas positivas para a consolidação do setor de formação na área da cultura.

Extensão em Cultura

Outro destaque foi a proposta de ampliação da participação social e territorial na gestão dos projetos de extensão em cultura, que tem como objetivo aproximar, cada vez mais, a Universidade da sua comunidade externa. Sobre o tema, a Assessora Valdíria Rocha indicou o formato de um fórum permanente para que essa integração seja efetivada.

Cientes da necessidade de avanços na área da formação cultural contínua, as representantes pautaram a importância da promoção de cursos de extensão na área, tendo como público alvo a comunidade cultural da sociedade civil e também os gestores culturais do poder público. “A extensão universitária é sempre um caminho para aproximar as discussões propostas no âmbito acadêmico e os saberes perpetuados pelos mestres da cultura. Com a interação dessas perspectivas, alcançaremos um trabalho em rede extremamente frutífero”, destacou Shagaly Ferreira, que discutiu ainda, a possibilidade de mestres da cultura popular atuarem como educadores em parceria com professores nas salas de aula.

Planejamento

Danillo Barata e Alessandro Correia abordaram a necessidade de serem trabalhados projetos estruturantes nos territórios, de modo que todas as atividades planejadas e desenvolvidas assegurem o princípio da continuidade das políticas culturais.

Por conta das ações de planejamento exigidas para essas atividades, o reitor Sílvio Soglia destacou que a reunião proposta pelas representantes ocorreu em um momento oportuno. “Esse é um período importante para serem pautadas tais ações e acredito que a iniciativa do fórum seja a mais democrática para o avanço nas ações parceiras”, pontuou.

Outros encontros foram agendados com a intenção de que mais representações dos territórios se integrem na mesma proposta. Além do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá, a UFRB também está inserida no Território do Portal do Sertão, com o campus de Feira de Santana.



UFRB reabre inscrições para vagas do curso de Engenharia Civil

17 de Junho de 2015, 13:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga que foram reabertas as inscrições para o processo seletivo de acesso ao segundo ciclo para concluintes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, referente ao semestre letivo 2015.1. São disponibilizadas 10 vagas para o curso de Engenharia Civil. 

A inscrição poderá ser realizada no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), no período de 17 a 20 de junho. O candidato deverá entregar a ficha de inscrição e os demais documentos listados no edital.

O resultado será afixado nos quadros de avisos do NUAAC e divulgado na página dos Processos Seletivos da UFRB até o dia 26 de junho. A matrícula será no dia 29 de junho.

Confira o Edital Nº 21/2015 - Reabertura Acesso ao Curso de Engenharia Civil após a Conclusão do BCET

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres