Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

I Congresso Estudantil da UFRB segue até domingo

29 de Agosto de 2013, 15:27, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Teve início nesta terça-feira, 27, e segue até domingo, 1º de setembro, o I Congresso Estudantil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CONEUFRB). Com o tema Movimento Estudantil: Autonomia e Co-Governo para a Construção da Universidade Popular, o evento tem como metas a institucionalização da entidade de representação estudantil e o estabelecimento de diretrizes que irão balizar as ações do coletivo nos próximos anos.

Na mesa de abertura realizada na quarta-feira, 28, o reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif saudou os estudantes e desejou sucesso no decorrer do evento. “É uma honra para a Universidade vivenciar a capacidade de organização de seus estudantes em torno de um Congresso autônomo e soberano”, disse. A pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago; o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros; o presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), David Romão, e os estudantes Cláudio Lisboa, Fidel Marx e Talita Silva também compuseram a mesa.

Em seu discurso, o presidente da APUR ressaltou a importância da implantação do Diretório Central dos Estudantes da UFRB e do processo de responsabilização e valorização da juventude. “Tenho certeza que esse Congresso vai trazer contribuições fundamentais para a conquista de melhorias em toda a Universidade”, disse Romão. O pró-reitor Ronaldo Barros também reconheceu o papel dos estudantes na conquista de uma educação de excelência para todos. “Esse segmento tem sido fundamental para balançar a estrutura das velhas escolas que ainda não perceberam que para ter equidade é preciso uma administração democrática e participativa”, defendeu.

Os estudantes Cláudio Lisboa, Fidel Marx e Talita Silva comemoraram a marca de mil inscrições alcançada pelo I CONEURFB e aproveitaram para convocar os estudantes que ainda não estão engajados com o evento. Ao longo do Congresso, diversos espaços propõem a troca de saberes e a formação dos participantes. Estão previstas oficinas, vivências, grupos de discussão e trabalho, espaços autogestionados, momentos culturais, além de um ato público que irá transpor os portões da Universidade para manifestar solidariedade às lutas sociais.

A plenária final acontece no dia 1º, no campus de Cruz das Almas. É neste espaço em que serão apresentadas e votadas as teses e contribuições relativas às políticas e diretrizes do Movimento Estudantil, bem como o estatuto da entidade de representação dos estudantes, garantindo uma atuação voltada para os interesses e necessidades apontadas pelos próprios universitários.

Confira fotos da mesa de abertura:

{gallery}noticias2013/congresso-estudantil{/gallery}

 



UFRB sedia I Ciclo de Seminários sobre a Universidade Moderna e os desafios contemporâneos

29 de Agosto de 2013, 11:18, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O I Ciclo de Seminários sobre a Universidade Moderna e os desafios contemporâneos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve sua abertura na última quinta-feira, 22 de agosto. O auditório da Reitoria, campus de Cruz das Almas, foi o palco do primeiro encontro, de um total de seis.

"A nossa proposição e nossa iniciativa é abrir um espaço de conhecimento crítico. Tentar ser transversal e multicampi, como é a proposta da própria UFRB", falou Bruno Durães, professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e um dos organizadores do I Ciclo de Seminários. "Nossa questão central aqui é fundamentar o debate, gerando, dessa maneira, um ganho dialético e qualitativo para a universidade", completou.

Além de Durães, a mesa de abertura contou com a participação do reitor Paulo Gabriel Nacif, que destacou a importância do evento para o entendimento e superação dos desafios de uma universidade, e do vice-diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Celso Oliveira. Este último falou da expectativa do ciclo de seminários para alcançar o melhor caminho para a Universidade em sua totalidade.

Após a mesa de abertura, o Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, professor Paulo Denisar, palestrou sobre o tema "A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos". Ao seu lado, o professor do CAHL, Diogo Valença, atuou como debatedor do seminário. O evento contou ainda com uma apresentação musical da servidora técnica-administativa, Kareen Mendes, e do músico Abel Lôbo.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2013/ciclo-seminario-universidade{/gallery}

 

 



UFRB sedia I Ciclo de Seminários da Universidade Moderna e os desafios contemporâneos

29 de Agosto de 2013, 11:18, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O I Ciclo de Seminários da Universidade Moderna e os desafios contemporâneos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve sua abertura na última quinta-feira, 22 de agosto. O auditório da Reitoria, campus de Cruz das Almas, foi o palco do primeiro encontro, de um total de seis.

"A nossa proposição e nossa iniciativa é abrir um espaço de conhecimento crítico. Tentar ser transversal e multicampi, como é a proposta da própria UFRB", falou Bruno Durães, professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e um dos organizadores do I Ciclo de Seminários. "Nossa questão aqui é fundamentar o debate, gerando assim uma proposta qualitativa para a universidade", completou.

Além de Durães, a mesa de abertura contou com a participação do reitor Paulo Gabriel Nacif, que destacou a importância do evento para o entendimento e superação dos desafios de uma universidade, e do vice-diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Celso Oliveira. Este último falou da expectativa do ciclo de seminários para alcançar o melhor caminho para a Universidade em sua totalidade.

Após a mesa de abertura, o professor da Universidade Federal de Alfenas, Paulo Denisar, palestrou sobre o tema "A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos". O evento contou ainda com uma apresentação musical da servidora técnica-administativa, Kareen Mendes, e do músico Abel Lôbo.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2013/ciclo-seminario-universidade{/gallery}

 

 



I Encontro de Ética na Pesquisa em Debate é realizado na UFRB

28 de Agosto de 2013, 9:07, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), em parceria com a Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA), promoveu o I Encontro de Ética na Pesquisa em Debate, no auditório da reitoria, no dia 20 de agosto. O evento, que contou com a participação da comunidade acadêmica, teve como convidado central o professor da Universidade de Brasília e Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Cláudio Lorenzo.

"A Ética na Pesquisa: a importância do CEP e CEUA na Universidade" foi o tema da palestra de abertura. Nela, Lorenzo elencou três eixos que devem fundamentar a pesquisa com seres humanos. O primeiro: a obtenção de consentimento, cujo processo de informação é essencial. Nesta questão, ele ponderou que o documento de participação, apesar de importante, não é suficiente. Segundo ele, o pesquisador tem o dever de explicar todos os aspectos aos sujeitos envolvidos, fator ainda mais importante quando considera-se o grande número de analfabetos funcionais presentes no país. Ele completou com mais dois pontos: a minimização de riscos e a maximização dos benefícios.

Lorenzo completou com a necessidade das Instituições de Ensino Superior produzirem conhecimento referente à ética da pesquisa. Para isso, ele destacou o papel dos comitês de ética das Universidades, os quais, em sua opinião, devem ter uma atividade voltada para a educação e estímulo do envolvimento da comunidade acadêmica.

"Espero que possamos avançar sobre esse debate na UFRB, pois a ética é um princípio fundamental dentro das Universidades", destacou o reitor Paulo Gabriel Nacif na mesa de abertura do evento. Ao seu lado, o palestrante Claudio Lorenzo; a coordenadora do CEUA, professora Cecília Poy; a coordenadora do CEP, Deisy Santos; representantes das Pró-Reitora de Extensão, Cláudio Manuel, e da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Franceli Silva.

O evento contou também com apresentações do CEP e CEUA, além de oficinas. A atuação do CEP na pesquisa das áreas sociais e humanas foi o tema de outra palestra feita por Claudio Lorenzo no mesmo dia.

{gallery}noticias2013/i-encontro-etica-debate-pesquisa{/gallery}



UFRB oferece atendimento nutricional gratuito através do PROSAJ

27 de Agosto de 2013, 16:09, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para atendimento nutricional gratuito através do Programa de Promoção da Saúde em Santo Antônio de Jesus (PROSAJ). O serviço está disponível para toda a comunidade acadêmica e para residentes no município de Santo Antonio de Jesus e região circunvizinha.

Dentre as modalidades de atendimento oferecidas pelo PROSAJ destacam-se a atenção nutricional e o acompanhamento ambulatorial individualizado. O público-alvo são adolescentes, adultos e idosos, expostos ou não ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, assim como indivíduos portadores de Hipertensão, Obesidade, Diabetes Mellitus e/ou Síndrome Metabólica.

O acompanhamento ambulatorial é realizado por estudantes do curso de Nutrição da UFRB, sob a supervisão das professoras Clotilde Oliveira e Judelita Cunha e coordenação da professora Priscila Costa. As consultas são realizadas no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, campus de Santo Antonio de Jesus. O espaço está estruturado com um ambulatório e uma sala para realização de atividades de educação em saúde.

Os atendimentos seguem protocolos específicos e incluem a triagem nutricional, avaliação da composição corporal, avaliação nutricional, aconselhamento alimentar e plano alimentar. O agendamento das consultas é realizado através do e-mail prosaj.atendimento@gmail.com ou pessoalmente às segundas-feiras, das 13h às 17h, na sala do PROSAJ.

Sobre o programa

O PROSAJ se constitui em um Programa de Extensão Interdisciplinar de caráter permanente e integrativo das ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis. Além de promover assistência nutricional à população, o PROSAJ se constitui em um espaço privilegiado para a produção, apropriação e transmissão do conhecimento em saúde.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres