Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota da UFRB sobre a aprovação do Projeto de Lei do Marco Temporal (PL 490/2007)

31 de Maio de 2023, 19:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

UFRB diz NÃO ao Marco Temporal!

Parlamentares da bancada ruralista aprovaram no último dia 30/05/2023, o texto-base do Marco Temporal. O Projeto de Lei Marco Temporal (PL 490/2007) representa uma grande ameaça aos direitos dos povos indígenas.

O Marco Temporal estabelece que a demarcação dos territórios indígenas deve considerar a área ocupada pelos povos originários até a promulgação da Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988. A medida fragiliza a política de proteção ambiental, limita processos demarcatórios, impedindo o reconhecimento das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos originários, possibilita a revogação de territórios já demarcados, fortalecendo o agronegócio e a bancada ruralista.

Ameaças aos direitos dos povos indígenas avançam no Congresso Nacional e são preocupantes, pois reforçam a política de genocídio, desmatamento, mineração ilegal, destruição de aldeias, expulsão de seus territórios, tentativas de apagamentos de suas identidades e memórias, produzindo vulnerabilidade social e jurídica, condições vivenciadas cotidianamente pelos povos originários e legitimadas pela omissão e abandono do Estado brasileiro.

O Marco Temporal é um marco anti-indígena!



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento de Nicea Quintino Amauro

31 de Maio de 2023, 18:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Nicea Quintino Amauro, ativista negra, doutora em Ciências (USP), ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), ex-coordenadora Executiva do Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) e conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), na área de educação.

Nicea era professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contribuiu para adequação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área das Relações Étnico-Raciais e deixa um importante legado de luta por igualdade racial e de gênero.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos(às) amigos(as) e familiares.



ADAB vistoria animais apreendidos pela UFRB no Campus Cruz das Almas

29 de Maio de 2023, 19:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Animais apreendidos pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Campus Cruz das Almas foram vistoriados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) no dia 22 de maio.

A fiscalização recorrente da ADAB tem o objetivo de verificar se os animais estão vacinados, além de identificar os proprietários e responsabilizar o descaso na maneira que eles vêm sendo criados, colocando em risco o rebanho da UFRB.

Gilson Araújo Santos, técnico de fiscalização da ADAB, relatou a importância do controle dos animais. "Estes animais apreendidos são passíveis de doenças. Os bovinos: aftosa, brucelose, raiva, que são obrigatórias a vacinação e os equinos: Mormo e AIE (anemia infecciosa dos equinos) que devem ser submetidos a exames", disse.

De acordo com Gilson, "a pretensão é fazer uma fiscalização periódica. Os criadores que deixarem os animais soltos dentro da Universidade serão submetidos a multas, os animais serão apreendidos e levados ao órgão competente".

Ações da UFRB

Desde 2020, a UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), tem realizado ações contra a soltura de animais externos de grande porte no Campus Cruz das Almas. A presença desses animais traz prejuízos patrimoniais e acadêmicos enormes, acidentes diversos, bem como riscos de propagação de enfermidades no rebanho da instituição, podendo também contaminar pessoas.

Mais informações em: ufrb.edu.br/portal/noticias/6598-ufrb-realiza-acao-contra-soltura-de-animais-de-grande-porte-no-campus-cruz-das-almas.



Grupo PET Educação e Sustentabilidade da UFRB seleciona bolsistas no Campus Amargosa

29 de Maio de 2023, 19:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Grupo PET Educação e Sustentabilidade, vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), divulga seleção de novos bolsistas e voluntários. As inscrições podem ser realizadas de 5 a 9 de junho de 2023, por meio do envio da documentação obrigatória descrita no Edital Nº 22/2023 para o e-mail: [email protected].

Serão oferecidas oito vagas de ampla concorrência, sendo cinco na condição de bolsistas, no valor mensal de R$700,00, e três vagas para voluntários. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de Licenciatura do Centro de Formação de Professores (CFP), entre o segundo e o antepenúltimo período letivo de integralização dos componentes curriculares. É preciso ter rendimento igual ou superior a 6,0 e não possuir vínculo empregatício,  além de outros requisitos previstos no edital.

O processo seletivo será realizado em três etapas: a primeira consiste na avaliação do memorial, a segunda, de caráter eliminatório, consistirá na elaboração de um texto escrito versando sobre a temática "Educação e Sustentabilidade" com, no mínimo, duas laudas e, no máximo, trÊs laudas e a terceira etapa será constituída por uma entrevista, de caráter classificatório. Essa fase contará com a presença da comissão avaliadora do grupo PET - Educação e Sustentabilidade de forma remota via Google Meet.

O resultado da homologação será publicado até dia 10 de junho, no site do Grupo PET Educação e Sustentabilidade. As etapas posteriores serão divulgadas conforme as datas de realização, a publicação do resultado final será no dia 22 de junho de 2023.

Confira o Edital Nº 022/2023 - Seleção Grupo PET Educação e Sustentabilidade.



UFRB seleciona alunos especiais para mestrados em Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana

29 de Maio de 2023, 17:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processos seletivos para alunos especiais para os mestrados em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap); em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS); e em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID); com ingresso no semestre correspondente a 2023.2.

Os mestrados são oferecidos nos campi de Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana, respectivamente. Aluno especial é o aluno não matriculado regularmente no curso de mestrado que, em decorrência de processo seletivo específico, tem o benefício de se matricular em componente curricular isolado para o qual prestou seleção.

As inscrições acontecem exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB. Para ter acesso ao SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) é obrigatório o candidato ter o cadastro na plataforma Gov.br.

Arqueologia e Patrimônio Cultural 

São disponibilizadas trinta vagas. Poderão participar do processo seletivo para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), no Campus Cachoeira, graduadas ou graduandas de qualquer área. Para as graduandas, a previsão de conclusão da graduação deverá ocorrer em período anterior à data prevista para efetivação da matrícula no Programa. Candidatos estrangeiros somente poderão participar do processo seletivo com o diploma de graduação devidamente revalidado no Brasil. 

As inscrições acontecem de 29 de maio a 26 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB

O PPGap tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização. 

Confira o Edital Nº 04/2023.

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgap.

E-mails: [email protected]  e [email protected].

Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social

Poderão concorrer as vagas de aluno especial no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, no Campus Cruz das Almas, os candidatos portadores de diploma do ensino superior, que sejam servidores públicos federais, estaduais ou municipais atuantes na gestão do serviço público; profissionais que atuam ou queiram ingressar na gestão pública municipal, estadual ou federal, que pretendem se especializar em gestão pública; profissionais atuantes em organizações do terceiro setor voltadas para a ação pública; prestadores de serviços públicos; consultores credenciados e servidores das agências federais e estaduais no exercício de atividades delegadas. 

As inscrições acontecem de 5 a 15 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB

São ofertadas duas vagas para cada componente curricular optativo integrante das três linhas de pesquisa do Programa: Gestão em Segurança Social; Gestão de Políticas Ambientais; e Gestão em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O processo seletivo será composto de uma única etapa denominada Avaliação da Carta de Motivação: avaliação de caráter eliminatório e classificatório em que será avaliada a conformidade da estrutura e conteúdo da Carta de Motivação as orientações indicadas no edital. 

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS), tem por objetivo qualificar, em nível de Mestrado Profissional, os quadros técnicos responsáveis pela gestão de políticas públicas em órgãos governamentais e não governamentais, visando a otimização das práticas administrativas para a melhoria da produtividade das diversas políticas públicas, face às especificidades dos ambientes político, econômico, social e institucional. A capacitação dos gestores de políticas públicas no âmbito do Programa é realizada na perspectiva de consolidar o conhecimento, as habilidades, as ferramentas e técnicas de planejamento à execução, controle, avaliação e também ao desenvolvimento de estudos profissionais, técnicos e pesquisas que favoreçam maior e melhor conhecimento e aperfeiçoamento dos processos e produtos da gestão de políticas públicas e segurança social. 

Confira o Edital Nº 02/2023

Mais informações em ufrb.edu.br/mpgestaoppss

E-mail: [email protected]

Educação Científica, Inclusão e Diversidade 

Poderão concorrer as vagas do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, no Campus Feira de Santana, os licenciados ou bacharéis da área de Educação. São disponibilizadas no máximo dez vagas por componente curricular. 

As inscrições acontecem de 26 de maio a 16 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB. 

O objetivo do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade é fomentar o desenvolvimento de novas práticas educacionais, por meio da socialização dos conhecimentos específicos das linhas de pesquisa, utilizando a investigação científica para criar metodologias inovadoras e propostas educativas que incidam diretamente na qualidade da educação. 

Confira o Edital Nº 03/2023.

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgecid.

Email: [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog