Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB prorroga inscrições para 190 vagas em 4 cursos de Educação do Campo até 7 de março

28 de Fevereiro de 2023, 14:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a abertura de edital do vestibular destinado a selecionar candidatos para ingresso nos cursos de graduação na Educação do Campo da UFRB, em Regime de Alternância, no semestre 2023.1, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana. 

As inscrições dos interessados foram prorrogadas até o dia 07 de março, no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel

Para o vestibular em Educação do Campo são oferecidas 190 vagas distribuídas em quatro cursos: Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias, a ser ministrado no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, com 80 vagas; e Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática, com 40 vagas; e Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, com 40 vagas; e Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos, com 30 vagas, os três últimos cursos a serem ministrados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. 

O processo seletivo é destinado a pessoas que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, e que preferencialmente, estejam enquadradas em ser professor em exercício na educação básica em escolas do campo, que não possua formação inicial ou adequada, de acordo com a Lei 9394/1996; e/ou resida e/ou exerça atividades no campo ou pertença aos povos do campo. 

Para efeito do processo seletivo, entende-se por Povos do campo, os povos e comunidades tradicionais, comunidades camponesas, acampados e assentados de reforma agrária, os agricultores familiares e os povos da floresta. Esses se constituem em identidades como as diversas etnias de povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades de pescadores, comunidades de fundos e fechos de pasto, os assentados e os acampados da reforma agrária, os caiçaras, faxinais, povos de religião de matriz africana e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir de modos de vida e trabalho no campo, incluindo os trabalhadores assalariados rurais sem terra. 

Escolas do campo são aquelas situadas em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo (Decreto Nº 7.352, Art. 1º, II). 

Provas 

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cursos, será constituída de duas partes, entregues simultaneamente aos candidatos. A Prova Objetiva e Redação. 

A prova do vestibular para Educação do Campo será realizada no dia 02 de abril, nos municípios de Amargosa, Cícero Dantas, Feira de Santana, Rui Barbosa, Seabra e Valença.  

Todas as atividades de aplicação das provas seguirão as recomendações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19 UFRB e do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 dos locais onde ocorrerão as provas. 

O resultado da seleção com os nomes dos aprovados será divulgado no dia  20 de abril (Resultado da 1ª Chamada), disponível no endereço eletrônico de Processos Seletivo da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.  

Confira o Edital nº 002/2023 e a Prorrogação das Inscrições.

Mais informações em ufrb.edu.br/portal/prosel.



Editora da UFRB publica obras da Coleção 15 Anos de Ações e Políticas Afirmativas

28 de Fevereiro de 2023, 13:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) publica sete obras da Coleção 15 Anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB. As obras foram submetidas pelo Edital EDUFRB n° 04/2020, em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE). 

Para Rosineide Mubarak, Superintendente da Editora da UFRB, "A parceria da EDUFRB com a PROPAAE na divulgação de saberes, vivências e experiências da comunidade acadêmica, ratifica a relevância e o compromisso da UFRB com as ações afirmativas".

Confira as obras:

  •  “Brincadeira de negão: masculinidades negras no Recôncavo da Bahia”, de Beatriz Giugliane e Osmundo Pinho (organizadores); 
  • “Juventudes negras na TV baiana”, de Mario Gonzaga Junior (autor);
  • “Diálogos Interseccionais a partir das margens”, de Taline Oliveira, Denize Ribeiro e Jessica Bruno (organizadoras); 
  • “Mulheres rurais na Bahia: lutas e conquistas”, de Tatiana Veloso e Eliene Gomes (organizadoras); 
  • “Psicologia em epistemologias negras: ações afirmativas na universidade”, de Regina Marques, Luiza Rodrigues de Oliveira e Dolores Cristina Gomes Galindo (organizadoras);
  • “Presença e permanência de estudantes negras(os) no CAHL/UFRB”, de Julieverson Carvalho (autor); e
  • “As políticas afirmativas na UFRB: percurso, dobras e pontes”, de Ana Rita Santiago, Rosangela da Silva e Ronaldo Barros (organizadores).

"Essa iniciativa, em parceria com a Editora UFRB, visa promover o enfrentamento ao apagamento histórico do patrimônio cultural, artístico, político e científico da comunidade negra e reconhecer e divulgar as pesquisas científicas, inovações pedagógicas e tecnológicas, experiências de extensão que fomentem as políticas de ações afirmativas", afirma Carlos Alberto Santos de Paulo, pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, e complementa que "vislumbra a incorporação das Políticas de Ações Afirmativas como Linha editorial da EDUFRB, com a expectativa de consolidar e ampliar o interesse da comunidade pela produção e disseminação de obras com temáticas altamente relevantes à sociedade brasileira como Ações Afirmativas, Racismo, Branquitude, Relações étnico-raciais, História, Arte, Literatura e Culturas Afro-brasileiras e Africanas".

Os trabalhos são de autoria de professores, pesquisadores e egressos da UFRB, que submeteram as obras em 2021. Em 2022 a Editora iniciou o processo de avaliação, apreciação pelo Conselho, revisão e diagramação. As obras inéditas em formato e-book já estão disponíveis para download gratuito no site da editora.

“Estas publicações se inserem no âmbito dos esforços empreendidos pela gestão para dar visibilidade às pesquisas e produções acadêmicas de nossa comunidade. Também amplia a projeção da EDUFRB no cenário nacional”, afirma o reitor da Universidade, Fábio Josué e complementa: "a publicação destas obras no âmbito da coleção, materializa a experiência da UFRB na realização de políticas afirmativas pioneiras, que tanto têm contribuído para a inclusão social e a promoção da diversidade no Recôncavo”.

 



Professores, técnicos e estudantes podem submeter propostas ao edital de apoio a eventos da UFRB

28 de Fevereiro de 2023, 13:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura  (PROEXC), divulga o Edital de Apoio a Eventos Acadêmicos. Toda a comunidade acadêmica da Universidade pode submeter propostas até o dia 15 de março, no menu seleções do e da PROEXC, de acordo com as regras do Edital PROEXC 02/2023.

Serão financiados diárias e materiais de consumo para 30 propostas de eventos acadêmicos, previstos para o período entre abril e junho de 2023. O valor total do edital é de aproximadamente 30 mil reais.

Cada evento vai receber um kit de material de consumo - com bloco, caneta e pasta. Os produtos gráficos do kit fazem parte da série Territórios em Arte da PROEXC/UFRB, que estampa, na capa dos impressos, obras de artistas da região.

O edital de apoio a eventos busca promover o desenvolvimento dos saberes por meio de ações que tenham como objetivo produzir, sistematizar, criticar, atualizar, proteger, salvaguardar, integrar, divulgar e difundir o conhecimento.

Em caso de dúvidas, a equipe do Núcleo de Gestão de Recursos da PROEXC disponibiliza o email [email protected] e o whatsapp (75)999781101 para esclarecimentos. Todas as etapas da seleção devem ser acompanhadas no menu “seleções” na página da PROEXC.

Confira o Edital PROEXC 02/2023.



UFRB realiza colação de grau de concluintes da turma de Pedagogia do Parfor

28 de Fevereiro de 2023, 12:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Vinte e três concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do município de Castro Alves, participaram da cerimônia de colação de grau, na noite do dia 24, no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas. As professoras licenciadas fizeram parte da turma do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), vinculada ao Centro de Formação de Professores (CFP), da UFRB. A Turma 2018 do Parfor teve aulas ministradas por professores do CFP, em escola publica, no próprio município de Castro Alves, pela primeira vez. 

O Parfor é um programa emergencial criado em 2008, em colaboração com as Secretarias de Educação dos estados e municípios e as instituições de nível superior, para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).  

Por meio do programa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) financia a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade. 

Participaram da solenidade, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué, a pró-reitora de Graduação (PROGRAD), Karina Cordeiro; a diretora do Centro de Formação de Professores (CFP), Creuza Souza Silva; a coordenadora institucional do Parfor e coordenadora pedagógica da turma, professora Fátima Aparecida Silva; a secretária de Educação e o de Esporte e Lazer do município de Castro Alves, Fernanda Brito Carvalho e Jadson Soares, respectivamente. 

Estiveram presentes na solenidade, professores da rede municipal de Castro Alves; servidores, técnicos e professores da UFRB; os professores da turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves, as concludentes, os familiares e convidados. 

As oradoras da turma foram as concludentes Deijane Machado de Moura e Joelia Ribeiro Mascarenhas que proferiram o discurso. A formanda Taíle Carvalho Brito Barros proferiu o juramento do Curso de Pedagogia. 

O reitor, Fábio Josué, destacou que o Parfor se iniciou em 2009, na UFRB, e suas ações se estenderam até 2018. “Com a formatura das cursistas do município de Castro Alves são 250 professoras e professores de mais de 15 municípios da Bahia que se formaram pela nossa instituição”. Fábio Josué destacou também o objetivo do PARFOR em estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde os professores e professoras trabalham como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.  

Até o ano de 2018, a UFRB ofereceu cursos de licenciaturas do Parfor onde os professores da Educação Básica se deslocavam para os Campi de Amargosa, Cruz das Almas e Feira de Santana para participar das aulas presenciais. Em 2018, a Capes divulga o Edital Nº 19/2018, que indicou que as instituições de ensino superior deveriam “propor a implantação das turmas especiais, preferencialmente, nos municípios onde houve maior concentração da demanda”.  

Segundo a professora Fátima Aparecida, com essa nova normativa, diversas reuniões foram realizadas entre a Coordenação Institucional do PARFOR/UFRB, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Direção e professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP), Coordenações Institucionais do PARFOR das IES Baianas e Secretaria de Educação de Castro Alves, para atenderem a demanda de 31 professores e professoras do município de Castro Alves para o Curso de Licenciatura em Pedagogia.  

“Neste contexto a UFRB, em 2018, apresentou para Capes uma proposta de implantar no município de Castro Alves, uma Turma do Curso de Licenciatura Pedagogia do CFP”, descreveu Fátima Aparecida sobre o processo de implantação da turma que foi “a primeira experiência da UFRB em oferecer uma turma de um curso com as aulas presenciais ministradas em uma escola municipal”. “Esta turma foi organizada a partir das vagas remanescentes do curso diurno do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) e iniciou as atividades em outubro 2018 e finalizou em dezembro de 2022”, explicou Fátima. 

As concludentes foram Ana Lucia Barreto dos Santos, Ana Paula Santos Silva, Barbara de Souza Santos Silva, Dalva Souza Silva, Deijane Machado de Moura, Edna Maria de Souza, Eriene Olimpia Rabelo, Helenita Soares Nascimento, Isabel Lima de Jesus, Ivonete da Silva, Jamile Mota dos Santos Rodrigues, Jamille Gomes Silva, Joelia Correia Oliveira, Joelia Ribeiro Mascarenhas, Marceli Ramos Mendes, Marta Cristina Goncalves da Cunha, Nara Rubia Lopes Medeiros, Paula Santana dos Santos, Silvia Maria Pinheiro dos Santos, Taíle Carvalho Brito Barros, Valdineia Jesus dos Santos, Valquiria Costa de Jesus e Vanessa Costa Santana.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2023/parfor{/gallery}



UFRB divulga resultado do Sisu 2023.1; pré-matrícula on-line até 8 de março

28 de Fevereiro de 2023, 12:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os candidatos que se inscreveram na edição 2023.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir a relação de aprovados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, dia 28, no site sisu.mec.gov.br.

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 28 de fevereiro a 8 de março, no Sistema de Matrícula da UFRB (desative o bloqueio pop-ups no navegador).

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, com data ainda a ser definida.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 04/2023 e no tutorial no final da matéria.

Lista de Espera

As vagas remanescentes do Sisu 2023.1 serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 28 de fevereiro a 8 de março.

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 04/2023.

Confira a relação de aprovados.

Confira as etapas e documentos para a matrícula de acordo com a modalidade do candidato.

Acesse diariamente o hotsite do Sisu na UFRB: ufrb.edu.br/sisu.

Receba as novidades do Sisu da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog