Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga seleção para Professor Formador do PARFOR 2017.1

24 de Março de 2017, 19:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o processo seletivo  para professor formador no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no período letivo 2017.1.  

São ofertadas vagas nas disciplinas de Psicologia da Educação, Alfabetização e Letramento na Educação do campo e Libras, ambas com carga horária de 68h para o curso de Licenciatura em Pedagogia com ênfase em educação do Campo do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), localizado no município de Feira de Santana. Os critérios da seleção, atribuição de professores e formadores e a documentação exigida constam no Edital nº13/2017 PARFOR/PROGRAD.

As inscrições ocorrem no prazo de 30 de março a 06 de abril na Secretaria do PARFOR no prédio da Reitoria no Campus Cruz das Almas ou na sala da PROGRAD/NUPROP.

A seleção será realizada através de análise de currículo e a classificação obedecerá à pontuação em ordem decrescente obtida pelo candidato. O resultado da seleção está previsto para o dia 19 de abril.

Confira o Edital nº13/2017 PARFOR/UFRB.

Formulário de Inscrição.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/parfor.



UFRB promove evento #vaidebike2017 no dia Mundial da Água

24 de Março de 2017, 18:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 22 de março, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cruz das Almas, a terceira edição do Vai de Bike em comemoração ao dia Mundial da Água.

O evento, fruto da parceria da Logística Sustentável com o Núcleo de Meio Ambiente e Assessoria de Comunicação (Ascom), reuniu dezenas de participantes da comunidade acadêmica e cidadãos do município preocupados com as questões ambientais.

 As atividades foram abertas com uma passeio ciclístico no campus com visitas à nascentes da área. A iniciativa foi coordenada pela o Núcleo de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF) e pela Associação Ecológica Buriti. “A atividade foi um sucesso. Estamos muito satisfeitos com a realização da pedalada pois ela alcançou o objetivo de promover bem estar, saúde e sustentabilidade, em uma data importante na qual acontece pedaladas em vários lugares mundo. Todos que participaram puderam verificar que as nascentes da UFRB precisam de um trabalho de revitalização, e que o Núcleo de Meio Ambiente já está atento a essa questão”, comentou o servidor Leandro Barreto, um dos organizadores do evento.

No período da tarde foi realizada a apresentação do coral e em seguida a representante da reitoria no evento, Valdiria Rocha; deu as boas-vindas ao público da palestra sobre o uso da água mineral, ministrada pela professora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB, Rosa Alencar. Logo após ocorreu a Mesa Redonda "Águas da UFRB: a situação das nascentes do Campus Cruz das Almas".  A mesa contou com a participação do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas, Pedro Melo, o deputado estadual Marcelino Galo (PT), e os professores Jesus Manuel Delgado e Renato Almeida.

O deputado estadual Marcelino Galo falou de sua satisfação em participar das atividades e frisou a importância do evento na conscientização ambiental. “A vinda e a participação da sociedade civil nesse espaço de discussão é essencial para conscientizar e construir ações efetivas e ambientalmente sustentáveis. Temos o desafio com as próximas gerações de recuperar de nossas bacias hídricas, promover a recomposição das matas ciliares, inibir o desmatamento e o desperdício de água ocasionado, sobretudo, pelo uso extensivo da agricultura de grande porte”, disse.

Confira fotos do evento.

{gallery}noticias2017/vaidebike{/gallery}



Pró-Reitoria de Extensão da UFRB institui Conselho Superior do MEASB

23 de Março de 2017, 14:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) instituiu nesta quarta-feira, dia 22, a primeira composição do Conselho Superior do Memorial do Ensino Superior Agrícola da Bahia (MEASB). Órgão deliberativo que compõe a gestão do Memorial, o Conselho recém-criado tem a função de acompanhar todas as matérias pertinentes à gestão do acervo do MEASB.

O Conselho Superior do MEASB, regulamentado pela Resolução nº 42/2012 do Conselho Acadêmico da UFRB, é composto por representação da PROEXT, docentes de Museologia, Agronomia, Pedagogia e História e técnicos. A cadeira reservada para representação estudantil aguarda indicação da categoria.

A gestora do MEASB, Maitê Rangel, avalia que a experiência vai colaborar com a consolidação e expansão do Memorial. “O Conselho agrega múltiplas áreas do conhecimento e setores da Universidade, o que cria um espaço para a articulação de uma política de preservação patrimonial que possa ir além do Memorial”, afirma Maitê.

O MEASB, sediado no campus de Cruz das Almas, possui um rico e diversificado acervo, com peças datadas do século XVIII ao XX.  Foi criado em 2004 com a missão de proteger e divulgar a história do ensino agrícola no Recôncavo da Bahia. As coleções estão parcialmente disponíveis a pesquisas e abertas aos estágios curriculares nas áreas de Museologia e História.

Com informações da PROEXT.



CNPq e FINEP apoiam eventos nacionais e mundiais de ciência, tecnologia e inovação

23 de Março de 2017, 14:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a chamada pública de apoio a eventos nacionais ou mundiais que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ao todo, estão destinados R$ 17 milhões para essa ação, com valor máximo de até RS 150 mil por projeto.

Serão contemplados eventos a serem realizados no Brasil, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, todos relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos deverão ser inseridos em três Linhas de Pesquisa:

  • Eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área,promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que sejam realizados periodicamente e que tenham abrangência nacional ou internacional;
  • Eventos de abrangência regional, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que estejam em suas primeiras edições (com histórico inferior a dez anos);
  • Eventos mundiais, realizados no Brasil.

A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas de acordo com o período de realização do evento:

  • CRONOGRAMA 1: Para eventos das linhas 1 e 2 que serão realizados no período de 01/07/2017 a 31/12/2017 e para eventos da linha 3 que serão realizados no período de 01/07/2017 a 30/06/2018.
  • CRONOGRAMA 2: Para eventos das linhas 1 e 2 que serão realizados no período de 01/01/2018 a 30/06/2018 e para eventos da linha 3 que serão realizados no período de 01/07/2018 a 30/06/2019.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Veja mais detalhes na íntegra da Chamada.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq



UFRB divulga seleção para docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras

23 de Março de 2017, 13:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público que estão abertas até o dia 05 de abril as inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. São ofertadas 09 vagas para as áreas de Serviço Social, Artes, Comunicação, Direito, História e Pedagogia. O regime de trabalho e as titulações exigidas estão especificados em edital.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve entregar a documentação na sala da Gerência Técnica, localizada no Quarteirão Leite Alves, 2º andar, no CAHL, de forma presencial ou por procuração. Os horários de atendimento são das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Podem se inscrever somente candidatos brasileiros ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 10 a 13 de abril, no CAHL. Os candidatos que não comparecerem até o horário acima estipulado serão eliminados do certame. A média final mínima para a aprovação será 7,00. O resultado será divulgado até o dia 03 de novembro, internamente no âmbito da unidade e com posterior divulgação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

Após a convocação, que será efetuada por telefone e e-mail, o candidato terá cinco dias úteis para se apresentar no Núcleo de Gestão de Ingresso e Movimentações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), para assinatura do contrato temporário. A vigência será de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ser inferior a 30 dias e em caso de renovação não poderá ultrapassar a vigência de 24 meses.

Confira na íntegra o Edital Interno N° 01/2017 – CAHL.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres