Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudantes da UFRB partem em caravana para Brasília, DF

30 de Dezembro de 2022, 16:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Seminário Nacional Darcy Ribeiro, organizado pela Universidade de Brasília – UnB no contexto da posse do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, motivam a viagem de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo para Brasília, nesta última semana de 2022.

Apesar de todos os ataques sofridos nos últimos quatro anos, a universidade pública brasileira se mostra confiante na mudança para o novo governo federal, que toma posse a partir de 1° de janeiro de 2023. O tema da recomposição orçamentária das universidades será tema do Seminário a ser realizado na UnB.

"Estamos na estrada rumo a esse momento histórico, por acreditar que muito em breve a recomposição de verbas para a Educação vai se concretizar. Os cortes fragilizaram a nossa permanência, mas seguimos de pé e esperançosos", explica o Produtor e Agente Cultural Ominjarê, um dos coordenadores da caravana.

Segundo a coreógrafa baiana e futura bacharela interdisciplinar em Cultura, Antonia Lyara, caminhar ao lado de estudantes de todo Brasil neste momento tão simbólico é muito importante e representa organização estudantil para pautar um novo tempo de investimentos na Ciência, na Pesquisa e na Extensão. "São áreas que transformam o país", completa Lyara.

O grupo se organizou para essa Caravana com o apoio logístico da UFRB, o suporte da Universidade de Brasília na acomodação e se preparam para uma programação de 4 dias na cidade. O retorno será dia 2 de janeiro.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, esteve com o grupo na partida da viagem, parabenizou a articulação discente e reforçou a importância da união dos estudantes na luta pela recomposição das verbas das universidades federais.



Docentes da UFRB tem projeto sobre biocombustíveis aprovado pelo CNPq

21 de Dezembro de 2022, 14:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e ao Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), tiveram o projeto de pesquisa “Produção de biodiesel, biometano e DME a partir de biomassas da região do semiárido baiano e avaliação de desempenho em motores de ignição por compressão” aprovado no Edital CNPq 18/2022 - Hidrogênio - Combustível do Futuro.

O objetivo do trabalho é a avaliação, produção e análise de desempenho, emissões e caracterização de material particulado em motores de ignição por compressão de biodiesel; biogás e dimetil éter (DME) a partir de biomassas residuais ou nativas, disponíveis na região do semiárido baiano.

A região possui rica e diversificada matriz de espécies nativas de biomassa, com grande potencial para produção de biocombustíveis. Outra fonte de biomassa são os resíduos de frigoríficos da região destinados para biocombustíveis de melhor desenvolvimento tecnológico, que contribuem para a redução da dependência de combustíveis fósseis e das emissões de poluentes, buscando a utilização sustentável de biomassa para a geração de energia.

Participam do projeto a professora Carine Tondo Alves (Engenharia de Energias) e os professores Felipe Andrade Torres (Engenharia Mecânica) e Luciano Hocevar (Engenharia de Energias).

Edital CNPq 18/2022 - Hidrogênio - Combustível do Futuro

O edital do CNPQ apoia projetos de pesquisa que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, de pesquisadores ligados à Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), isoladamente ou em parceria com empresas.

Com objetivo de solucionar gargalos e consolidar a base tecnológica das cadeias de valor de combustíveis sustentáveis de baixa intensidade de carbono para o setor de transporte, obtidos a partir de matérias-primas sustentáveis ou de resíduos/rejeitos que possam propiciar a redução das emissões de poluentes e de gases do efeito estufa e promover a sustentabilidade em toda a cadeia de produção e uso, alinhado ao Programa Combustível do Futuro e a Iniciativa Brasileira do Hidrogênio, bem como as diretrizes estabelecidas para o Programa Nacional do Hidrogênio.

Confira o resultado do edital.



UFRB abre inscrições para 183 vagas de graduação para segundo ciclo e similares

19 de Dezembro de 2022, 14:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de 183 vagas em 19 cursos para o segundo ciclo dos cursos de graduação, com ingresso no semestre 2022.2,previsto para iniciar em 1 de fevereiro de 2023.

A inscrição deve ser feita no site de Processos Seletivos, no período de 2 a 4 de janeiro de 2023. 

O processo seletivo é destinado aos candidatos que tenham concluído um dos Bacharelados Interdisciplinares e similares da UFRB.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 9 de janeiro, no site de Processos Seletivos.

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 055/2022.

Acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

Receba as novidades dos Processos Seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Vagas Ofertadas



Professor da UFRB tem canção gravada pelo violonista e compositor Guinga

19 de Dezembro de 2022, 13:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}NwL0HEPNem8{/youtube}

O professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Anderson Brasil teve sua canção “Barqueiro Negro”, em parceria com o cineasta Celso Prudentes, gravada por Guinga, um dos principais violonistas e compositores da música popular Brasileira, considerado um dos maiores e mais importantes nomes da música mundial na contemporaneidade. A música, que foi apresentada na 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine) pelo próprio Guinga, matiza uma poesia que transversaliza o atlântico negro, concebendo influências que perpassam Dori Caimmy e Ivan Lins, trazendo ainda uma das cantoras mais importantes do cenário musical atual, a cantora Ilessi.

O professor Anderson Brasil atua no curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, do Centro de Culturas, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), lecionando as disciplinas Violão, Harmonia e História da Música. Possui pesquisas publicadas acerca de questões emergentes, como a vulnerabilidade social e a violência que está presente em muitas comunidades tradicionais e periféricas em todo o Brasil, buscando em sua tessitura sociomusical o combate à “folclorização” de saberes e crenças das populações tradicionais. Os seus livros, “Batucando aqui, trabalhando ali” e “Música e periferia”, denunciam a violência que alcança os negros brasileiros por meio de concepções literárias visceralmente brasileiras.

Anderson Brasil - Foto: Pablo Moreno. Anderson Brasil - Foto: Pablo Moreno.

Fabrício Dalla Vecchia, coordenador do curso de Licenciatura em MPB pontua a importância desta parceria para a UFRB. “Ao ouvir a obra “Barqueiro Negro” de Anderson Brasil, recentemente gravada por Guinga e Ilessi, a gente pode imaginar a proporção a que o conceito de autenticidade pode chegar. Guinga, é como uma espécie de ontem e hoje ao mesmo tempo da nossa música, uma espécie de estado da arte em pessoa. Grandes nomes não faltam para enumerar as parcerias dele no cancioneiro brasileiro. A envergadura da obra do professor Anderson Brasil motiva e orgulha discentes e comunidade do CECULT/UFRB”.

De maneira poética o professor Anderson descreve que a música é o mar que o conduziu a lugares inimagináveis. “Me transportei enquanto menino preto de um dos bairros periféricos mais violentos da cidade de Salvador na Bahia para fazer um pós-doutorado em outro continente. Foram as mesmas águas que me presentearam com a gravação de uma de minhas canções por um dos maiores gênios da música mundial”.

Cantor, compositor e instrumentista, ele celebra parcerias em algumas de suas obras com baluartes da música brasileira, como Rosa Marya Colin e Lula Barbosa. Suas canções já foram gravadas por cantores como Fabiana Cozza, Tiganá Santana, Aiace Félix e instrumentistas, tais como Fi Maróstica, Rowney Scott, Ivan Sacerdote, entre outros.

Para a estudante de Licenciatura em MPB, Suzi Jardim, visualizar um acadêmico que também trabalhe seu lado artístico é um processo rico. “ É muito importante ver um educador nesse lugar de criador em  parceria com pessoas tão potentes e importantes para a música popular brasileira, ou seja é como se a gente  pudesse ver a teoria e a pratica caminhando juntos”.

Anderson Brasil reitera que essas conquistas são importantes, pois podem reverberar, alcançando os seus alunos, alargando os seus sonhos e os lançando a enfrentar os desafios impostos a jovens negros que sonham em viver por meio da música.

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira da UFRB em ufrb.edu.br/lmpb.



UFRB divulga processo seletivo complementar para tutor de polo 2022.1

12 de Dezembro de 2022, 13:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para  seleção de cadastro reserva para tutores de polo com carga horária presencial, em caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para atuar nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira e no curso de Licenciatura em Matemática, da UFRB, desenvolvidos na modalidade a distância. As inscrições devem ser realizadas até o dia 1° de janeiro de 2023, por meio do endereço ufrb.edu.br/ead.

Seleção

Para concorrer à vaga, o candidato deve ser portador de diploma de curso de Graduação e/ou Pós-Graduação, possuir experiência mínima de 1 ano no magistério básico ou superior, ter disponibilidade de horário para trabalho com carga horária de 20 (vinte) horas semanais, ter disponibilidade para desenvolver as atividades de tutoria a noite e aos finais de semana e participar das reuniões presenciais e online, para tutores presenciais, apresentar comprovante de residência na cidade do Polo ao qual deseja concorrer ou região circunvizinha e não estar recebendo bolsas CAPES. 

Tutores de polo 

Os tutores selecionados e convocados pelo cadastro de reserva terão carga horária presencial, para atuar nos cursos de licenciatura interdisciplinar em Artes, licenciatura plena em Música Popular Brasileira, e licenciatura em Matemática. As atividades de tutoria terão início conforme cronograma acadêmico a ser divulgado posteriormente pelas Coordenações dos Cursos.

O tutor de polo presencial receberá uma bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de um ano no magistério básico ou superior e não estar recebendo bolsas CAPES. 

O processo seletivo de cadastro reserva busca complementar o processo seletivo de cadastro reserva regido pelo edital SEAD nº 07/2022, de 28 de julho de 2022, e edital SEAD n°12/2022, de 20 de setembro de 2022, e não gera obrigatoriedade de convocação do candidato aprovado e classificado, e, se convocado, a sua contratação não gera qualquer vínculo empregatício com a SEAD/UFRB, seja ele de natureza estatutária ou celetista, sendo de caráter temporário na qualidade de bolsista da UAB/CAPES, podendo ser rompido a qualquer tempo. 

Leia o Edital SEAD Nº 019/2022.

E-mail: [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog