Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB aprova Calendários Acadêmicos de Graduação 2020.1, 2020.2 e 2021.1

27 de Novembro de 2020, 16:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CONAC/UFRB) apreciou e aprovou a Resolução que estabelece o Calendário Acadêmico de atividades de ensino para a graduação correspondente aos semestres 2020.1, 2020.2 e 2021.1.

A reunião online, ocorrida na última segunda, dia 23 de novembro, teve a participação de 77 conselheiros, e foi presidida pelo reitor, professor Fábio Josué dos Santos.

A minuta da Resolução do Calendário Acadêmico apresentada na reunião do CONAC foi inicialmente discutida entre a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Procuradoria Educacional Institucional (PEI/UFRB), a Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), os centros de ensino e os representantes de classes (estudantes e professores), para dar continuidade ao ensino remoto enquanto perdurar a vigência da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

A Resolução CONAC Nº 033/2020 regulamenta, em caráter excepcional e temporário, a oferta de componentes curriculares e de atividades de ensino e de aprendizagem não presenciais durante o Calendário Acadêmico 2020.1; destacando-se que em situações excepcionais, sob protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19 da UFRB e pelo CONSUNI, poderão ser ofertadas atividades presenciais.

A oferta de componentes curriculares e de atividades de ensino e aprendizagem não  presenciais, no Calendário  Acadêmico 2020.1,  será coordenada  e  aprovada pelo Colegiado, assessorado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), Áreas de Conhecimento, Núcleos de Gestão de Atividades de Ensino dos Centros, e aprovada pelo Conselho Diretor do Centro de Ensino.

Destaques

Os conselheiro aprovaram destaques, incorporados ao texto da Resolução do calendário acadêmico apresentado ao CONAC. Os destaques foram aprovados por 61 votos favoráveis; um voto contra e sete abstenções.

Um dos pontos de discussão da minuta, a carga horária mínima dos professores, semanalmente, entre as opções de 4 horas, 5 horas, 6 horas e 8 horas ou que cada colegiado dos cursos de graduação decidir, unitariamente, os conselheiros votaram e se dividiram nas alternativas. Por maioria, 28% dos conselheiros aprovaram a carga horária mínima de oito horas semanais para os professores

Semestre 2020.1

A matrícula e ajuste dos alunos acontecem em duas etapas:  

1ª Etapa - Matrícula WEB - Inscrição semestral em componentes curriculares 2020.1 no período de 01/02 a 05/02/2021; e na 2ª Etapa - Matrícula WEB - Inscrição/Exclusão semestral em componentes curriculares pela WEB 2020.1, no período de 10/02 a 11/02/2021.  Os Ajuste/extraordinária de inscrição em componentes curriculares em 2020.1 acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro de 21.

O semestre letivo 2020.1 será iniciado em 22 de fevereiro de 2021 com término do semestre letivo previsto em 29 de maio de 2021.

Confira na íntegra a Resolução CONAC 033/2020.



Nota de repúdio do CONAC ao crime de racismo contra João Alberto

25 de Novembro de 2020, 21:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CONAC/UFRB) vem a público manifestar o seu veemente repúdio ao assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas, nas dependências do supermercado Carrefour, na cidade de Porto Alegre, no dia 19 de novembro do corrente ano.

Após o violento episódio, surgiram narrativas que buscaram descaracterizá-lo como crime de racismo e, como em outras ocasiões, tornar a vítima culpada. Infelizmente, para o povo negro, construções como estas não tem sido novidade, vez que uma das marcas do racismo estrutural é a sua capacidade de tratar a violência contra os corpos negros como natural e socialmente aceita. Assim, como nos tempos da escravidão, a presença negra nos espaços públicos e privados ainda parece ser um crime de cor e, por isso, banalizam-se às vidas negras.

A UFRB, majoritariamente negra, situada numa das regiões mais afrodescendentes do país, como instituição socialmente referenciada e politicamente comprometida, reafirma seu compromisso institucional na luta contra o racismo e todas as formas de discriminação, e na construção de uma sociedade plural, inclusiva e efetivamente democrática. Desse modo, a UFRB se coloca na trincheira da luta antirracista.

Cruz das Almas, 25 de novembro de 2020.

Fábio Josué Souza dos Santos
Presidente do CONAC/UFRB



EDUFRB lança edital de apoio a publicações em homenagem às ações e políticas afirmativas

24 de Novembro de 2020, 16:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), em parceria com a Pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), lançou neste 20 de novembro, durante a cerimônia do Dia da Consciência Negra e em Memória a Zumbi dos Palmares, o edital de apoio à publicação de livros impressos e eletrônicos (e-books) em homenagem aos 15 anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB. O período para a inscrição das propostas será de 1º a 30 de abril de 2021, pelo e-mail [email protected].

Como se trata de uma edição comemorativa, o apoio previsto neste edital refere-se a propostas de trabalhos resultantes de pesquisas científicas, inovações tecnológicas, experiências de extensão, inovações pedagógicas, políticas e ações afirmativas, dentre outros trabalhos acadêmicos que tenham as ações e políticas afirmativas da UFRB como ponto fulcral da pesquisa. A proposta de livro deverá ser encaminhada vinculada a um dos cinco eixos:

1) Raça, corpo, gênero, sexualidades e interseccionalidades: relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual; branquitude e relações étnico-raciais; feminismos negros; ações afirmativas e pessoas com deficiência; masculinidades negras e seus processos de subjetivação; negritude e africanidades; juventudes negras.

2) Educação e antirracismo: educação para as relações étnico-raciais; políticas públicas, ações afirmativas e a presença negra no ensino superior; infâncias, relações étnico-raciais, educação e cultura; violência epistêmica; o papel da ciência na desconstrução do racismo.

3) Racismo Ambiental: povos e comunidades tradicionais; direitos e políticas públicas; religiosidades, ancestralidades e identidades negras; universidade e comunidades tradicionais; população negra e o espaço urbano: ocupações, conquistas e resistências; raça, poder e desenvolvimento; população negra e inserção do mercado de trabalho.

4) Direito, Racismo e Saúde/Saúde da população negra: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; racismo institucional; políticas sociais, violências e direitos humanos; justiça, cidadania e controle social; movimentos negros e movimentos sociais.

5) História, Arte e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: literaturas e linguagens decoloniais; comunicações, expressões artísticas africanas/afro-brasileiras; intelectuais africanas(os) e da diáspora; filosofia africana e pensamento da afrodiáspora; história da África e das diásporas africanas; memórias, territorialidade, patrimônio negro e ancestralidades.

Os trabalhos encaminhados devem ser de autoria de docentes efetivos, de servidores técnico-administrativos e/ou de discentes vinculados aos cursos de graduação ou pós-graduação da UFRB, podendo ser discentes egressos, bem como envolver nos trabalhos colaboradores de outras universidades ou instituições de pesquisa. A obra deve ter, no mínimo, de 80 e, no máximo, de 250 páginas.

Todas as propostas devem obedecer às normativas definidas pela EDUFRB, disponíveis no site ufrb.edu.br/editora.

Confira na íntegra o Edital EDUFRB Nº 004/2020 - Ações e Políticas Afirmativas da UFRB



UFRB seleciona coordenadores para cursos EaD em Artes e Música Popular Brasileira

24 de Novembro de 2020, 12:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o processo seletivo interno com vistas à contratação de coordenadores para os cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira, ambos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As inscrições estarão abertas no período de 27 a 30 de novembro, exclusivamente pela internet, no endereço ufrb.edu.br/ead.

Podem concorrer professores da UFRB que tenham experiência mínima de um ano como docente do magistério superior; possuam titulação mínima de doutorado na área dos cursos ou áreas afins; não tenham vínculo com outro programa de fomento em que haja sobreposição de bolsas, inclusive quando vinculados a programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), e tenham disponibilidade de 10 horas semanais para desenvolver as atividades a distância.  

A avaliação do candidato será por contagem de títulos, segundo o barema apresentado no edital, e avaliação de carta de intenção. O resultado final da seleção estará disponível no dia 11 de dezembro, no site da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da UFRB. A contratação terá caráter temporário. Os coordenadores atuarão na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Dentre as atribuições dos coordenadores estão: coordenar, planejar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso; acompanhar as atividades desenvolvidas pelos tutores, professores e coordenadores de polo; realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de estudantes, em conjunto com o coordenador UAB; acompanhar e manter atualizados os registros acadêmicos dos estudantes matriculados no curso; elaborar, implementar e avaliar ações e processos formativos para os professores do curso correspondente, no âmbito da EaD.

O início das atividades de coordenação de curso está previsto para janeiro de 2021. Os cursos estão vinculados ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), campus da UFRB de Santo Amaro.

Dúvidas e informações sobre a seleção deverão ser obtidas com a comissão de seleção, exclusivamente pelo e-mail [email protected].

Confira na íntegra o Edital SEAD/CECULT Nº 15/2020.

Mais informações no site ufrb.edu.br/ead.



UFRB realiza cerimônia de entrega de novas unidades no CCAAB

23 de Novembro de 2020, 20:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última quinta-feira, dia 19 de novembro, a cerimônia de inauguração e entrega de novas unidades nas áreas de Pesca; Agroecologia; Avicultura; e Caprinocultura, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). 

Participaram do ato o reitor Fábio Josué Santos, o vice-reitor José Pereira Mascarenhas, a direção do CCAAB representada pelo diretor, Elvis Vieira, e vice-diretor, Josival Santos Souza, o pró-reitor de Planejamento José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN),  o chefe da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM), Joel Santos; além de docentes, técnicos e estudantes vinculados aos respectivos cursos contemplados com os equipamentos. A cerimônia foi realizada de acordo com os cuidados orientados pelas autoridades de saúde (número reduzido de pessoas, uso de máscaras, álcool em gel e manutenção do distanciamento social).

Na ocasião o CCAAB recebeu os equipamentos do Pavilhão de Laboratórios e o Prédio de Sanidade Aquícola para o curso de Engenharia de Pesca, o Pavilhão de Aulas Práticas para o curso de Tecnologia em Agroecologia, a Unidade Zootécnica de Avicultura: prédio administrativo e de criação e postura de aves, para os Cursos de Agronomia, Zootecnia Medicina Veterinária, além da Unidade Zootecnia de Caprinocultura/Ovinocultura, para os cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária.

O diretor Elvis Vieira manifestou a alegria e satisfação da comunidade do CCAAB com os novos equipamentos. “Com estes novos equipamentos, a comunidade acadêmica ganhará melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades de pesquisa, de extensão e de gestão, garantindo uma maior qualificação e aperfeiçoamento dos nossos discentes. Novos projetos poderão ser idealizados e realizados, além de proporcionar condições adequadas para a realização de atividades de extensão como cursos, seminários e dias de campo”, lembrou.

O pró-reitor de Planejamento José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN) destacou o empenho das equipes de trabalho. “Importante destacar que com a entrega dessas obras a UFRB consegue eliminar um passivo remanescente de obras paralisadas que ela havia acumulado. Estamos vencendo alguns dos gargalos de infraestrutura, nós ainda sabemos que temos um desafio enorme nessa nova conjuntura orçamentaria, mas hoje podemos festejar pois avançamos em mais alguns equipamentos disponibilizados à comunidade acadêmica para que os cursos possam ter uma melhor infraestrutura para desempenhar o seu o seu papel na formação dos nossos alunos”, ressalta.

O reitor Fábio Josué falou da necessidade de reafirmar o papel da universidade pública e de qualidade mesmo no contexto da pandemia. “O conjunto de equipamentos entregues potencializa nossa capacidade de formar novos profissionais. São espaços didáticos, atendendo a necessidades dos nossos cursos que favorecem possibilidades de integração, voltadas a uma melhor experiência de ensino-aprendizagem. Para nós, em contexto tão adverso, infraestrutura representa, também, a afirmação do projeto político desta universidade – que se faz cotidianamente para ser inclusiva, diversa, democrática e indutora do desenvolvimento loco-regional”, completou, em referência ao atual momento.

Confira as fotos do evento e das novas unidades:



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog