Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Com apoio da UFRB, Sociedade Filarmônica Cruzalmense grava especial de 110 anos

28 de Janeiro de 2021, 17:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

euterpe

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apoia a Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense no processo de formação e operacionalização do Programa Aldir Blanc Bahia, que culminou na gravação de um especial de 110 anos de existência da instituição – "Euterpe in Live. DOC" – filmado em parte, em frente ao prédio da Reitoria da UFRB, Campus Cruz das Almas, seguindo todos os protocolos sanitários, sem a presença de público.

O Projeto “Euterpe in Live.Doc” reúne ainda depoimentos sobre a história e o papel social da Filarmônica Euterpe Cruzalmense, durante seus 110 anos de existência. O produto será lançado no próximo dia 25 de fevereiro, quinta-feira, às 20 horas, no canal do YouTube da Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense, de acordo com a roteirista Taliane Oliveira. No momento, a produtora está “em fase de edição e finalização das imagens”.

O projeto "Euterpe in Live. DOC" foi contemplada por parte do edital do Programa Aldir Blanc Bahia, dentro da Categoria VI, de Música - ações em formatos livres de formação ou criação/produção ou difusão ou memória ou pesquisa desenvolvidas por bandas filarmônicas. Por isso recebeu o apoio financeiro do Programa Aldir Blanc Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Para ser possível a gravação do especial, a Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmente contou com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFRB.

“A UFRB contribuiu com processos formativos para os gestores na operacionalização da Lei Aldir Blanc no Recôncavo Baiano neste momento de enfrentamento do novo coronavírus que atingiu a renda de trabalhadores da cultura”, descreve a pró-reitora de Extensão, professora Tatiana Velloso.

110 anos de fundação

A Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense é a primeira filarmônica de Cruz das Almas, cuja fundação data de 08 de setembro de 1910. Seu nome foi dado por Silvestre Mendes que lembrara do nome Euterpe, fazendo menção à Musa da Música.

Músico clarinetista e regente, Silvestre Mendes foi nomeado o primeiro presidente da Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense.

A Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense, foi fundada em 08 de setembro de 1910 por Silvestre Mendes, Júlia Eloy Passos, Victor Mendes, Nô Mendes, Antônio Pereira, Avelino Leal, Thiago Celestino de Souza, Cosme José Pereira, Protestado José dos Santos, Martiniano Correia, Roque Maia, Sizino Cintra, Deolindo Souza, Ignácio Gabino, Firmino C. dos Santos e Serafim B. dos Santos, sediada na cidade de Cruz das Almas, à rua J.B. da Fonseca, Nº 104, é reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

A monografia “A Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense: Sua Função Social Enquanto Espaço Educacional”, de autoria do estudante Rodolfo Ferreira Assunção, do Curso de Graduação em Museologia, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) descreve o ensino da arte musical aos jovens Cruzalmenses e das cidades circunvizinhas, de forma inteiramente gratuita contribuindo de maneira especial, afastando os jovens de vícios como drogas e bebidas e dando a estes garotos uma autoestima e um senso de responsabilidade que promoveram a mudança da sua realidade social

“Ao longo de sua existência, inúmeros foram, os jovens que passaram pela sua Escolinha Musical e que hoje, como forma de homenagear o primeiro professor e Maestro denominamos de Escolinha Silvestre Mendes, os quais saíram formados, totalmente prontos para ingressarem no cenário musical. Dentre os quais, podemos destacar a figura do saudoso Maestro Norberto de Aquino (Xaxá) que, sob sua Regência elevou o nome da Banda de Irará a um lugar de destaque; o Tenente Carlos da Silva, ex-regente da Banda da Polícia Militar do 1º Batalhão, em Feira de Santana, BA, o Sr. Davi Santana, ex músico da Banda Sinfônica da UFBA e atual músico do Grupo Olodum, o Saudoso Sub tenente Everaldo Elias de Jesus, ex. regente da Filarmônica Euterpe, entre outros. Sem contar os 10 membros da instituição que integram as bandas musicais militares”, informa a monografia.

Nos últimos anos, passou a Filarmônica passou a abrir a Festa do São João de Cruz das Almas, fazendo uma apresentação de uma hora no palco principal do evento, tocando forró. Hoje a filarmônica ficou conhecida como a “Sinfonia do Forró”, a aceitação tem sido tão boa que já se apresenta também em outras cidades.



UFRB seleciona instrutores internos para programa de capacitação

27 de Janeiro de 2021, 13:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre o Edital N° 01/2021, voltado para a seleção interna de servidores professores e técnicos administrativos, do seu quadro permanente, que possam ser instrutores em 14 áreas de capacitação, nas modalidades presencial, online síncronas e Ensino à Distância (EaD), que serão desenvolvidas durante este ano.

O objetivo do edital também é efetivar a seleção de servidores da UFRB, para integrarem o Banco de Talentos da PROGEP com a finalidade de atuar como instrutores nos eventos de capacitação ofertados no Plano Anual de Capacitação dos Servidores

A publicação do edital aconteceu no Boletim de Pessoal desta segunda-feira, dia 1 de fevereiro.

Segundo a PROGEP, a seleção visa dar maior transparência e democratização na escolha de instrutores internos que comprovem afinidade com os temas previstos para as capacitações.

Os servidores serão selecionados exclusivamente, pelo critério de análise curricular de caráter eliminatório/classificatório. O valor da hora/aula será pago aos instrutores por meio da Gratificação de Encargos de Cursos e Concursos, conforme disposto em legislação vigente.

O valor da hora/aula será pago e obedecerá os seguintes percentuais a critério da atividade desenvolvida: Instrutoria em curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento: 0,3667% (aproximadamente R$ 100,12/hora); Elaboração de material didático: 0,2417% (aproximadamente R$ 65,99/hora).

Cada servidor poderá perceber anualmente pela gratificação de Encargos de Cursos e Concursos o equivalente a até 120 horas de trabalho, incluindo as horas destinadas à elaboração de material didático, conforme disposto no Decreto nº 6.114/2007.

A PROGEP designará, por meio de portaria, comissão composta por 3 (três) servidores da própria Pró-Reitoria, para realizar o processo seletivo simplificado.

Como se inscrever

As inscrições para a seleção de instrutor interno poderão ser realizadas no período de 04 a 19 de fevereiro, exclusivamente pela internet por meio do sistema SIGRH (sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/login.jsf), conforme orientações contidas no edital. 

Qualquer alteração no cronograma será divulgada no portal da PROGEP: ufrb.edu.br/progep.

Confira o Edital N° 01/2021.



Programa Universidade para Todos da UFRB abre inscrições para alunos do ensino médio

27 de Janeiro de 2021, 13:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Programa Universidade para Todos (UPT), no qual integra a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), continua com inscrições abertas para alunos do 2° e 3° anos do ensino médio da rede pública, assim como pessoas que já concluíram o ensino médio que desejam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021, Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou vestibulares de instituições públicas e privadas.

As inscrições para o UPT acontecem até o próximo dia 31 de janeiro, por meio do preenchimento do formulário disponível no link cutt.ly/Yj0oJYo.

As inscrições contemplam ainda os alunos que fizeram o ENEM 2020 e não obtiveram o desempenho esperado para os cursos superiores em que queriam ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada(SISU). O SISU é o principal meio de acesso aos cursos de graduação da UFRB.

O programa UPT disponibiliza aulas virtuais, dicas de estudos e outras ferramentas de preparação para os alunos do ensino médio ingressarem no ensino superior.

Em atendimento às recomendações dos órgãos de saúde para enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, o funcionamento do UPT, no formato de curso presencial preparatório para o ingresso na universidade, não poderá ser realizado nos próximos meses.
Como alternativa, enquanto não se iniciam as atividades regulares presenciais do Universidade Para Todos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia disponibiliza as atividades regulares na modalidade remota.

Acesso ao ensino superior

O Projeto Universidade para Todos (UPT) foi criado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria da Educação (SEC-BA) e é executado por meio de uma parceria entre as universidades públicas baianas (UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB). Trata-se de uma iniciativa voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio das redes públicas municipais e estadual.



UFRB libera acesso ao Campus Cruz das Almas para práticas desportivas e de lazer

25 de Janeiro de 2021, 17:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) liberou o acesso e a circulação de pessoas ao Campus Cruz das Almas para a prática de atividades individuais de esportes e de lazer, desde que as pessoas façam uso de máscaras e seguindo as medidas recomendadas de distanciamento social entre os praticantes.

A publicação da Portaria nº 011/2021, de 22 de Janeiro de 2021, libera as áreas livres da UFRB para práticas desportivas e de lazer, como caminhadas, corridas, esqueitismo, patinação, passeios e similares.

Os serviços de vigilância e portaria poderão restringir o acesso a qualquer tempo e sem prévia comunicação, quando detectada aglomeração ou aumento excessivo do número de pessoas ao mesmo tempo no campus.

Na mesma portaria, ficou definido que continuam proibidos a prática de atividades esportivas coletivas, tais como, futebol, voleibol, basquetebol e similares; e de atividades de lazer coletivo, tais como visitas e piqueniques.

Autorização

A realização de eventos culturais, tais como lives, apresentações, filmagens, ensaios fotográficos e similares, deverão ser solicitadas previamente à Pró-Reitoria de Administração, com apresentação das garantias sanitárias necessárias a realização do evento.

Confira na íntegra a Portaria Nº 011/2021.



UFRB lamenta falecimento da professora do CCAAB Kassia Watanabe

21 de Janeiro de 2021, 21:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da professora Kassia Watanabe.

Kassia Watanabe era professora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e atuava nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil