Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB prorroga prazo de inscrições do Programa de Estágios

30 de Maio de 2017, 16:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Gestão de Estágios (NUGEST), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), prorroga o prazo das inscrições do Programa Interno de Estágios Obrigatórios da UFRB 2017.1, conforme cronograma abaixo.

  • Inscrições: 16/05 a 05/06/2017
  • Homologação das Inscrições: 08/06/2017
  • Resultado Final: 13/06/2017

Foram ofertadas inicialmente 139 vagas distribuídas nos Centros de Ensino, localizados nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.  Porém, com a inclusão de um novo quadro suplementar de vagas, passam a ser 146 vagas ofertadas.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário online disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB. Podem se inscrever discentes regularmente matriculados no componente curricular Estágio. O preenchimento das vagas será realizado considerando a matrícula do discente no componente curricular e o seu escore acadêmico, em escala decrescente.

O estágio deverá ser orientado pelo docente indicado pelo Colegiado do Curso no qual o discente está matriculado na UFRB ou pelo docente do componente curricular e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação na área. Para o início do estágio é necessário que haja aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, a ser elaborado colaborativamente pelo supervisor, orientador e estagiário, considerando a compatibilidade com o perfil do discente.

O Núcleo de Gestão de Estágios encaminhará os nomes e os dados dos discentes selecionados para os locais de realização dos estágios na UFRB. A jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais. 

Confira o Edital PROGRAD Nº 019/2017, a Retificação Nº 01 do Edital PROGRAD Nº 019/2017 e a Prorrogação das Inscrições.

Confira o Quadro suplementar de Vagas.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/estagio.



UFRB abre inscrições para curso intermediário de língua inglesa no CCS

29 de Maio de 2017, 15:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o curso de conversação em língua inglesa para estudantes e membros da comunidade externa que já passaram pelos estágios básico e pré-intermediário e desejam aperfeiçoar a expressão oral. São ofertadas 15 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 03 de junho, exclusivamente pela internet.

Para se inscrever, é necessário estar regularmente matriculado em um dos cursos do CCS e/ou ser morador da cidade de Santo Antônio de Jesus. O início do curso está previsto para o dia 05 de junho e o término para o dia 21 de agosto. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 15h às 16h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus.

O Intermediate English Course é promovido pelo Programa de Extensão em Língua Inglesa (ProELI), uma iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) que visa implementar e estimular o ensino-aprendizagem de língua inglesa na UFRB.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/proeli.



UFRB informa sobre atendimento de transporte durante IV RECONCITEC

29 de Maio de 2017, 11:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO), informa à comunidade acadêmica que, durante o período de 30 de maio a 03 de junho, os veículos da frota oficial atenderão, prioritariamente, as demandas de transporte da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec).

Os deslocamentos da comunidade acadêmica para o evento serão atendidos pelos Centros de Ensino. Dessa forma, os estudantes e servidores que desejarem participar da IV Reconcitec devem se dirigir com antecedência aos núcleos responsáveis pela gestão do transporte nos respectivos Centros.

A CSO informa ainda que o Sistema de Transporte Intercampi estará suspenso no mesmo período, retornando no dia 05 de junho.

Mais informações sobre a IV Reconcitec: www.ufrb.edu.br/reconcitec



UFRB divulga não adesão ao Sisu 2017.2; adesão será realizada em 2018

29 de Maio de 2017, 11:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sua sessão ordinária realizada no dia 18 de maio, deliberou por não realizar a adesão à segunda edição do Sisu 2017, para ingresso previsto em abril de 2018. A UFRB fará adesão à primeira edição do Sisu 2018, em dezembro. As chamadas para matrícula ocorrerão entre janeiro e abril de 2018.

A medida visa reduzir o intervalo de tempo entre a matrícula dos candidatos convocados e o efetivo ingresso no semestre letivo, e tem por finalidade fortalecer as políticas de acesso dos estudantes aos seus cursos de graduação na UFRB.

O Sistema Único de Seleção (Sisu) é um processo informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A UFRB aderiu pela primeira vez ao Sisu no ano de 2010 e, desde então, a instituição vem realizando ofertas regulares, respectivamente no primeiro e segundo semestres.

Nas últimas edições, sobretudo em virtude de paralisações das diferentes categorias que integram a comunidade acadêmica, o tempo entre adesão institucional ao Sisu e o ingresso dos estudantes na UFRB foi ampliado, o que levou à necessidade de avaliação. Com o ajuste, espera-se o alinhamento do ano civil com o ano acadêmico, a inserção adequada dos estudantes à vida universitária e o incremento da atratividade da UFRB.

A decisão do CONAC não acarretará em prejuízos ao ingresso de estudantes nos cursos de graduação da UFRB, uma vez que os dois ingressos previstos para o ano de 2017 serão realizados. O ingresso da edição Sisu 2016.2, semestre renomeado 2017.1, ocorreu em maio de 2017. O ingresso da edição Sisu 2017.1, semestre 2017.2, será em outubro de 2017.



UFRB recebe inscrições para seleção 2017.2 dos cursos de pós-graduação

29 de Maio de 2017, 11:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna pública a abertura dos processos seletivos para ingresso no semestre 2017.2 nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Ciência Animal, Comunicação, Defesa Agropecuária, Engenharia Agrícola, Microbiologia Agrícola, Recursos Genéticos Vegetais e Solos e Qualidade dos Ecossistemas. Ao todo, são oferecidas 11 vagas para os cursos de doutorado e 74 vagas para os cursos de mestrado.

Para o Programa de Recursos Genéticos Vegetais, o período de inscrições começa dia 22 de maio e termina dia 23 de junho. Para o Programa de Microbiologia Agrícola, o período de inscrições começa dia 24 de maio e termina dia 23 de junho. Para os demais cursos, as inscrições estão abertas no período de 22 de maio a 30 de junho, nos locais indicados nos respectivos editais. Também são aceitas inscrições por via postal, exclusivamente via SEDEX, sendo que a data de postagem não pode exceder o prazo final das inscrições. A taxa é no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

Novo programa - Este ano, a novidade é abertura da seleção para a primeira turma do Mestrado em Comunicação, ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.  O curso tem área de concentração em Mídia e Formatos Narrativos e duas linhas de pesquisa: Comunicação e Memória e em Mídia e Sensibilidades. O objetivo do programa é promover discussões em torno dos temas da comunicação social em articulação com o patrimônio, a memória e as expressões culturais e artísticas da região.

Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

Confira os editais:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Programa de Pós-Graduação em Defesa Agropecuária

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais

Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ppgci.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres