Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga lista de aprovados na 1ª chamada do Cadastro Seletivo 2013.2

31 de Julho de 2013, 6:40, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou nesta terça-feira, 30, a relação dos aprovados na 1ª chamada do Cadastro Seletivo 2013.2. Os candidatos que se inscreveram para continuar concorrendo às vagas remanescentes do SiSU em cursos de graduação da UFRB devem efetivar o registro (apresentação e entrega de documentos) no campus de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), entre os dias 12 e 16 de agosto, de acordo com o escalonamento do curso.

As informações referentes à documentação e horários de cadastramento estão disponíveis no Edital 012/2013. De acordo com o documento, "o candidato classificado em Processo Seletivo perderá o direito à vaga se não apresentar a documentação completa, exigida neste Edital no dia e horário citados". Completa que "a matrícula poderá ser realizada por Procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos".

As aulas do segundo semestre letivo de 2013 têm previsão de início em 11 de novembro. Mais informações, através do site do Processo Seletivo (Prosel) ou através dos endereços eletrônicos vestibular@ufrb.edu.br, surrac@ufrb.edu.br.

Confira a Lista de Aprovados 1ª Chamada, Boletim de Desempenho e o Edital de Matrícula da 1ª Chamada.

 



CFP é palco do I Simpósio de Extensão e Pesquisa em Educação Física do Recôncavo da Bahia

30 de Julho de 2013, 16:01, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O I Simpósio de Extensão e Pesquisa em Educação Física do Recôncavo da Bahia (SEPEF), promovido pelos projetos "Caminhando com Saúde", "Construindo pelo Esporte", "Esporte e Lazer: cidadania no campo e na cidade" e PIBID Educação Física/2011, foi realizado no Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, campus de Amargosa, de 24 a 26 de julho.

Convidados de dez Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior (UFRB, UFBA, UFV, UFES, UFSC, UNEB, UESC, UNESP, USP, UEPG) falaram sobre vários aspectos relacionados a temas emergentes da educação, do esporte e da saúde, todos discutidos por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Já na mesa de abertura, o professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor Marcius Gomes, palestrou sobre um dos temas centrais do encontro: a democratização da atividade física e do esporte em espaços formais e não formais.

Para os professores do CFP, Alex Gordia e Teresa Quadros, eventos semelhantes permitem aos estudantes acesso a conhecimentos diversificados e amplificados. "O ponto mais importante para os alunos da UFRB é o diálogo com professores de outras instituições, cujas realidades são diferentes, mas que, mesmo assim, compreendem a dinâmica de uma cidade do interior da Bahia, do Recôncavo", apontou a professora Teresa. Já Gordia destacou: "o simpósio viabiliza aos discentes do CFP, especialmente de educação física e profissionais da área, vivências que sem a presença da UFRB não seriam possíveis no interior da Bahia".

Além de palestras, o evento contou ainda com mesas-redonas e minicursos. Destaque para a abertura oficial do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde Amargosa, na sexta, 26. Para encerrar, a professora Suraya Darido da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho falou sobre o tema "Educação Física escolar: Desafios e possibilidades".

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2013/i-simposio-de-extensao-pesquisa-ed-fisica{/gallery}

 



UFRB abre seleção docente para a disciplina Psicologia das Relações Humanas

30 de Julho de 2013, 15:05, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o processo seletivo visando à contratação de professor substituto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). A vaga é para lecionar a disciplina Psicologia das Relações Humanas, na área de Ciências Sociais Aplicadas ao Meio Rural.

O candidato deve requerer sua inscrição até o dia 09 de agosto junto à Gerência Técnica-administrativa na Sede do CCAAB, campus Cruz das Almas. No ato da inscrição é preciso apresentar a ficha devidamente preenchida e assinada, bem como o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

O processo seletivo constará de prova de títulos, com peso 3, e prova didática, com peso 7, e ocorrerá no período de 12 e 13 de agosto. A prova didática, realizada em sessão pública, constará de aula expositiva ou de natureza teórico-prática, sobre um tema a ser sorteado entre os pontos previstos no edital. Na prova de títulos, os mesmos serão classificados em Acadêmicos; Científicos, artísticos e literários; Didáticos e administrativos, e Profissionais.

O resultado final da seleção será divulgado no site do CCAAB e no site de Concursos UFRB, tendo como prazo máximo o dia 14 de agosto. Não poderão ser contratados servidores que ocupem cargos efetivos, integrantes das carreiras de magistério de que trata a Lei n. 7.596/1987 e aqueles com regime de dedicação exclusiva.

A aprovação e homologação no processo seletivo não asseguram ao candidato o direito de contratação. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Confira o Edital Interno Nº 07/2013 - CCAAB.



Estudantes do CCS colam grau em solenidade de formatura 2012.2

26 de Julho de 2013, 7:01, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus, foi palco das cerimônias de colação de grau da formatura 2012.2. Na última sexta-feira, 19, o local recebeu as formandas de Nutrição. Já no sábado, foi a vez dos formandos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Em ambas, as emoções de anos de aprendizagem, agradecimentos a pais, professores e amigos.

A necessidade constante de aperfeiçoamento foi destacada pelo vice-diretor do CCS, Djanilson Santos, durante a formatura. Ao seu lado na mesa de honra do ato, a coordenadora do curso de Nutrição, Bárbara Martins, o paraninfo da turma e representante dos pais, Joselito Santos, e a patronesse da turma, Micheli Soares. Já no sábado, a mesa foi composta pelo diretor do CCS, Luias Fávero, a coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Aline Lima, o paraninfo da turma, Roberval Oliveira, e a patronesse da turma, Luciana Alaíde.

"É possível fazer a diferença qualquer que seja a profissão, pois a coragem, a determinação e a vontade de fazer diferente estão dentro de nós, antes mesmo de qualquer escolha profissional". Com estas palavras, Joeli Souza encerrou o discurso de Formatura 2012.2 do curso de nutrição, marco do início de uma nova etapa na vida dos formandos.

A solenidade de formatura de colação de grau 2012.2 continua. Neste domingo, estudantes de Gestão Pública e Museologia do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) participam da cerimônia. No dia 03 de agosto acontece a última solenidade do semestre letivo com discentes do curso de História.

Confira fotos da formatura, sexta-feira, 19 de julho:

{gallery}noticias2013/formatura-ccs-2012-2-19-07{/gallery}

Confira fotos da formatura, sábado, 20 de julho: (Créditos : i9crie Produção Visual)

{gallery}noticias2013/formatura-ccs-2012-2-20-07{/gallery}



UFRB convoca servidores que trabalham com agentes químicos para realizar cadastro

25 de Julho de 2013, 3:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) convoca os técnicos-administrativos e professores que desenvolvem atividades práticas com agentes químicos para preenchimento de Formulário para Avaliação Quantitativa dos Agentes Químicos. Os servidores têm até 09 de agosto para efetuar o cadastro.

"Esta é uma etapa fundamental para o servidor fazer jus ao direito de adicional de insalubridade por risco químico, pois será por meio deste formulário que um cronograma de avaliação do ambiente de trabalho será definido", destaca a chefe do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST), Evaneyde Souza. De acordo com ela, as medições e consequente atualização do Laudo Ambiental da UFRB dependem dos dados fornecidos pelos servidores através dos referidos formulários. Com eles, a empresa PMS Consultoria Ambiental e Treinamentos e Emergências, contratada por meio de Edital de Licitação em fevereiro de 2013, tem o prazo de um ano para fornecer relatório com a identificação dos agentes químicos e medição dos limites de tolerância. Desta forma, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) terá subsídios para melhor instruir as solicitações de adicional de insalubridade por risco químico.

Trata-se de um trabalho ainda pioneiro na esfera das Universidades Públicas Federais. Segundo os servidores do NUGASST, isso ocorre em função da legislação ter sofrido alterações ao longo dos últimos três anos. Atualmente, a Orientação Normativa Nº 6, de 18 de março de 2013, busca uniformizar entendimentos no tocante à concessão dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas.

Para o técnico em segurança do trabalho, Elias Libório, identificar a real situação dos ambientes de trabalho na UFRB em relação aos agentes químicos se faz necessário não só para proporcionar o adicional a quem deve recebê-lo por direito, mas também por proporcionar ações preventivas relacionadas à promoção da saúde. "Com essa avaliação, vamos buscar ações para reduzir e, em alguns casos, até eliminar o risco existente naquele ambiente para o servidor", aponta Libório.

Confira:

Perguntas e respostas freqüentes;

Formulário para Avaliação Quantitativa dos Agentes Químicos;

Relação dos produtos químicos utilizados com freqüência, de modo habitual e/ou permanente nos laboratórios, conforme Norma Regulamentar Nº 15, anexo 11 da Portaria 3.214/78.

Dúvidas: saude@progep.ufrb.edu.br.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres