Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre seleção para professor substituto do Centro de Ciências da Saúde

30 de Maio de 2014, 15:04, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de docente por tempo determinado – professor substituto – para atuar no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus. São 07 vagas para as áreas de conhecimento Práticas de Cuidado em Saúde, Saúde Coletiva e Humanidades.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, disponível no endereço www.ufrb.edu.br/concursos, e efetuar a entrega junto com os demais documentos exigidos em edital no protocolo do CCS, até o dia 12 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 60.

Podem se inscrever somente candidatos brasileiros ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses. A titulação exigida é a graduação nas áreas de Enfermagem, Letras ou Comunicação, Nutrição, Filosofia e Psicologia.

O processo seletivo constará de três etapas distintas, incluindo análise de currículo, com peso 02; prova didática, com peso 05, e entrevista, com peso 03. As etapas serão realizadas nos dias 16, 17 e 18 de junho, no CCS. A média final mínima para a aprovação será 7,0 e o candidato que obtiver a maior nota será indicado para assumir a vaga.

O resultado final será divulgado até o dia 20 de junho no âmbito da unidade e no site de Concursos da UFRB. O contrato temporário terá a vigência de 6 meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo.

Confira o Edital Interno Nº 02/2014 – CCS



Mestrado Profissional debate sobre Estudos Negros em ciclo de palestras

30 de Maio de 2014, 10:40, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Conferência de abertura do I Ciclo de Palestras do Mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debateu o surgimento dos estudos negros e a diáspora nos Estados Unidos inter-relacionado ao Brasil, na última segunda-feira, 26 de abril. A Fundação Hansen Bahia, o Conjunto do Carmo e o auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira, foram palcos dos encontros.  

Com o tema “Black Studies e a African Diaspora Studies: História e Perspectiva Crítica”, a conferência apresentou a trajetória dos estudos negros, trançando uma linha do tempo desde o surgimento das teorias nas universidades dentro de uma perspectiva crítica. O diretor do Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin, Edmund T. Gordon, conferencista, frisou que os Estudos Negros são uma disciplina constituída em si mesma. 

"A verdade científica é posicionada do lugar de quem produz o conhecimento. Assim, os Estudos Negros estiveram focados nas experiências negras e com a finalidade de apoiar as comunidades negras, pois é uma questão de identidade política, cultural e social”, disse Gordon, ao se referir ao trabalho desenvolvido na Universidade do Texas como sendo multidisciplinar. “Estamos focados na perspectiva de entender sobre o que pensam sobre nós negros e como isso tem se desdobrado na distribuição do poder no mundo. No departamento não somos todos negros, mas formamos uma comunidade intelectual negra", completou.

O Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin vai desde a graduação à pós-graduação e possui duas linhas de pesquisa ligadas aos estudos no Brasil. “Além, claro, de ter a experiência de debater com Gordon, o objetivo da presença dele aqui no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) é dialogar para estreitar as relações entre as duas Universidades", esclareceu Antonio Liberac, professor membro do Colegiado do Mestrado Profissional em História.

O evento debateu ainda temas ligados às relações entre indígenas e quilombolas, comunidades remanescentes de quilombos e as áfricas contemporâneas. 

Confira fotos do evento: {gallery}noticias2014/ciclo-palestra-historia{/gallery}



Mestrado Profissional de História debate sobre Estudos Negros em ciclo de palestras

30 de Maio de 2014, 10:40, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Conferência de abertura do I Ciclo de Palestras do Mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debateu o surgimento dos estudos negros e a diáspora nos Estados Unidos interrelacionado ao Brasil, na última segunda-feira, 26 de abril. O Fundação Hansen Bahia, o Conjunto do Carmo e o auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira, foram palcos dos encontros.  

Com o tema “Black Studies e a African Diaspora Studies: História e Perspectiva Crítica”, a conferência apresentou a trajetória dos estudos negros, trançando uma linha do tempo desde o surgimento das teorias nas universidades dentro de uma perspectiva crítica. O diretor do Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin, Edmund T. Gordon, conferencista, frisou que os Estudos Negros são uma disciplina constituída em si mesma. 

“A verdade científica é posicionada do lugar de quem produz o conhecimento. Assim, os Estudos Negros estiveram focados nas experiências negras e com a finalidade de apoiar as comunidades negras, pois é uma questão de identidade política, cultural e social”, disse Gordon, ao se referir ao trabalho desenvolvido na Universidade do Texas como sendo multidisciplinar. “Estamos focados na perspectiva de entender sobre o que pensam sobre nós negros e como isso tem se desdobrado na distribuição do poder no mundo. No departamento não somos todos negros, mas formamos uma comunidade intelectual negra", completou.

O Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin vai desde a graduação à pós-graduação e possui duas linhas de pesquisa ligadas aos estudos no Brasil. “Além, claro, de ter a experiência de debater com Gordon, a presença dele aqui no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) é dialogar para estreitar as relações entre as duas Universidades", esclareceu Antonio Liberac, professor membro do Colegiado do Mestrado Profissional em História.

O evento debateu ainda temas ligados as relações entre Indígenas e quilombolas; Comunidades Remanescentes de Quilombos e as Áfricas contemporâneas. 

Confira fotos do evento: {gallery}noticias2014/ciclo-palestra-historia{/gallery}



UFRB divulga inscrições do SISU 2014.2 para 930 vagas

29 de Maio de 2014, 14:34, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo para 930 vagas distribuídas em 14 cursos de graduação. O ingresso é para o segundo semestre de 2014. A seleção ocorre exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no período de 02 a 04 de junho.

Pode fazer a inscrição no Sisu 2014.2 o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual a UFRB realiza o processo seletivo para preenchimento das vagas ofertadas em seus cursos de graduação.

Confira as vagas ofertadas pela UFRB e o Edital Nº 03/2014 - Processo Seletivo da UFRB.

Acesse o site do Sisu para fazer sua inscrição: sisu.mec.gov.br.

Cronograma do Sisu 2014.2:

02/06 a 04/06 - Período de inscrições
06/06 - Resultado da 1ª chamada
09/06 a 13/06 - Matrícula da 1ª chamada
24/06 - Resultado da 2ª chamada
24/06 a 07/07 - Prazo para participar da Lista de Espera
27/06 a 02/07 - Matrícula da 2ª chamada
14/07 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data



Abertas Inscrições do SISU para UFRB

29 de Maio de 2014, 14:34, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com processo seletivo aberto para 930 vagas distribuídas em 14 cursos de graduação. O ingresso é para o segundo semestre de 2014. A seleção ocorre exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no período de 02 a 04 de junho.

Pode fazer a inscrição no Sisu 2º/2014, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual a UFRB realiza o processo seletivo para preenchimento das vagas ofertadas em seus cursos de graduação.

Acesse o site do Sisu para fazer sua inscrição: sisu.mec.gov.br

Cronograma Sisu:
02/06 a 04/06
Período de inscrições
06/06
Resultado da 1ª chamada
09/06 a 13/06
Matrícula da 1ª chamada
24/06
Resultado da 2ª chamada
24/06 a 07/07
Prazo para participar da Lista de Espera
27/06 a 02/07
Matrícula da 2ª chamada
14/07
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres