Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB e Sepromi firmam parceria para integração de políticas de igualdade racial

29 de Novembro de 2016, 17:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou termo de cooperação com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A parceria tem como objetivo a integração de ações e políticas públicas integradas na área étnico-racial, no âmbito da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, no período inicial de dois anos. 

De acordo com o reitor Silvio Soglia, a cooperação será importante para a produção de conhecimento científico multidisciplinar, realização de atividades de planejamento, gestão, e avaliação de programas de Estado, voltados à população negra e comunidades tradicionais. “Este instrumento possibilitará novos projetos e propostas de intervenção nos mais variados campos de atuação da UFRB e da Sepromi. Temos, inclusive, alguns desafios para consolidação de políticas afirmativas na nossa comunidade acadêmica e no Recôncavo. Demos um passo importante para reafirmar e institucionalizar ainda mais essa parceria”, afirmou. 

A secretária da Sepromi, Fabya Reis, ressaltou a importância da parceria, formalizada no calendário de atividades do Novembro Negro, o mês da consciência negra. “Esta medida soma muito ao trabalho de promoção da igualdade racial na Bahia. Teremos um plano de trabalho para viabilizar cada ação conjunta, aproximando ainda mais as políticas públicas, entendendo o papel estratégico da relação institucional entre o Governo do Estado e das universidades no enfrentamento ao racismo institucional e execução de políticas de reparação”.

O evento contou com a presença de discentes da UFRB; das pró-reitoras Rosineide Garcia (Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação); Maria Goretti Fonseca (Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis); Rita Dias (Graduação); da chefe de Gabinete do Reitor, Silvia Arantes; do coordenador de Políticas Afirmativas, Emanoel Soares; dos assessores da Sepromi, Ailton Ferreira e Gabriele Vieira; além do advogado e militante do movimento negro, Sérgio São Bernardo.

Com informações da Ascom/Sepromi.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento da estudante Islane Maia

10 de Novembro de 2016, 13:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da estudante do curso de Agroecologia, Islane da Silva Ventura Maia, ocorrido no dia 09 de novembro.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Nota sobre adiamento da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura

9 de Novembro de 2016, 13:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Devido ao atual cenário de paralisações das atividades acadêmicas e administrativas nas instituições federais de ensino superior, e considerando a intensa mobilização de setores de nossa comunidade acadêmica, a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa o adiamento da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (IV Reconcitec), prevista para ocorrer no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016, para o primeiro semestre de 2017. Esta medida visa garantir a participação do maior número de pessoas no evento.

Cruz das Almas, 09 de novembro de 2016.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres