Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga processo seletivo para vagas não preenchidas no segundo ciclo 2020.1

30 de Dezembro de 2020, 12:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o processo seletivo com vistas à ocupação de vagas remanescentes do acesso ao segundo ciclo no semestre 2020.1. No total, são ofertadas 138 vagas para os cursos de graduação que possuem formato de ciclos, não preenchidas em razão da não realização de matrícula, desistências e cancelamentos.

As vagas são para os cursos de Enfermagem (5), Nutrição (15), Psicologia (2), Engenharia Civil (2), Engenharia da Computação (21), Engenharia Elétrica (9), Matemática (5), Física (15), Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (10), Engenharia de Produção (10), Engenharia de Materiais (5), Engenharia de Energias (4), Produção Musical (10), Artes do Espetáculo (8), Política e Gestão Cultural (8), Interdisciplinar em Artes (2) e Música Popular Brasileira (5).

A inscrição será gratuita e deverá ser realizada em etapa única, via internet, no link segundociclo.ufrb.edu.br, no período de 12 a 18 de janeiro. Não haverá reserva de vagas. Esse processo é destinado exclusivamente aos candidatos que tenham concluído um dos Bacharelados Interdisciplinares e similares da UFRB.

O resultado da seleção será divulgado na ordem decrescente do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), por curso, no dia 20 de janeiro, no site de Processos Seletivos da UFRB. Caso haja vagas disponíveis após a matrícula dos candidatos convocados em primeira chamada, poderá ocorrer mais uma convocação.

A matrícula será gratuita e também consistirá em única etapa, via internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no link sistemas.ufrb.edu.br/sigaa, entre os dias 20 e 25 de janeiro. O candidato deverá confirmar o interesse na matrícula do curso que foi aprovado clicando em "SIM" no campo específico no SIGAA. A não confirmação impedirá a realização da matrícula.

O início das aulas do semestre 2020.1 está previsto para o dia 22 de fevereiro.

Dúvidas e informações suplementares quanto ao processo poderão ser respondidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da Coordenadoria de Políticas e Planejamento da Graduação no e-mail: [email protected].

Confira na íntegra o Edital PROGRAD nº 018/2020.

Mais informações: ufrb.edu.br/prosel.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Antônio Eduardo de Oliveira

28 de Dezembro de 2020, 2:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do professor Antônio Eduardo Alves de Oliveira, ocorrido na cidade de Feira de Santana, na noite deste domingo, 27 de dezembro de 2020.

Docente da UFRB desde 2011, com lotação no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), o professor Antônio Eduardo teve grande contribuição na construção da UFRB, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Presidiu e compôs, por várias ocasiões, a Diretoria Executiva da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (Apur Sindicato).

Ao tempo em que registra o seu pesar, a UFRB manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento de Antônio Eduardo de Oliveira

28 de Dezembro de 2020, 2:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do professor Antônio Eduardo Alves de Oliveira, ocorrido na cidade de Feira de Santana, na noite deste domingo, 27 de dezembro de 2020.

Docente da UFRB desde 2011, com lotação no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), o professor Antônio Eduardo teve grande contribuição na construção da UFRB, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Presidiu e compôs, por várias ocasiões, a Diretoria Executiva da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (Apur Sindicato).

Ao tempo em que registra o seu pesar, a UFRB manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



UFRB abre processo seletivo com 49 vagas para professor substituto

22 de Dezembro de 2020, 19:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto. São ofertadas 49 vagas para atuação nos campi de Amargosa (Centro de Formação de Professores), Cachoeira/São Félix (Centro de Artes, Humanidades e Letras) e Cruz das Almas (Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas). Os componentes curriculares, o regime de trabalho e as titulações exigidas estão dispostos no Edital Interno nº 08/2020.

As inscrições estarão abertas até o dia 03 de janeiro 2021, no endereço eletrônico: ufrb.edu.br/portal/concursos. O valor de inscrição é de R$ 60,00. Podem se inscrever somente candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente. Cada candidato pode realizar a inscrição para mais de uma matéria/área de conhecimento, assumindo o risco da impossibilidade de realização de todas as provas em virtude da incompatibilidade, no caso de simultaneidade nas datas e horários de realização das provas de cada vaga.

O processo seletivo ocorrerá exclusivamente por meio remoto e constará de duas etapas distintas de caráter eliminatório e classificatório: análise de currículo e prova didática. O resultado final da análise de currículo será divulgado no dia 16 de janeiro de 2021. A prova didática, realizada remotamente através do aplicativo Google Meet no dia 21 de janeiro de 2021, constará de aula expositiva e será gravada para efeito de registro. O candidato, ao realizar a inscrição declara, para todos os efeitos, que dispõe dos recursos tecnológicos necessários para realização do processo seletivo simplificado remotamente.

O resultado final de cada matéria/área de conhecimento será publicado na página de Concursos da UFRB até o dia 27 de janeiro de 2021, apresentando o e-mail para recebimento da interposição dos recursos. Do total de vagas oferecidas neste edital, 10% serão providas por candidatos com deficiência e 20% serão reservadas a candidatos negros, conforme previsto em lei. A distribuição da reserva de vagas para as cotas das matérias/áreas de conhecimento será definida mediante reclassificação dos candidatos cotistas por Nota Final.

Obedecida à ordem de classificação, os candidatos serão convocados para assinatura do contrato e encaminhados ao Centro de Ensino, podendo lecionar componentes curriculares afins, de acordo com o planejamento e as necessidades da unidade. O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ser inferior a 30 dias e em caso de renovação o mesmo não poderá ultrapassar a vigência de 24 meses.

Confira:

Edital Interno Nº 08/2020.

Extrato DOU – Edital Nº 08/2020.

Mais informações: ufrb.edu.br/portal/concursos



Professor da UFRB participa de Dicionário Online de Filosofia Intercultural

21 de Dezembro de 2020, 23:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O professor Frederik Moreira dos Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, participa como autor de um verbete sobre Naturalismo, em nova edição do Dicionário Online de Filosofia Intercultural (ODIP).

O verbete de Santos discute o Naturalismo (de uma perspectiva intercultural) e aponta que a “natureza é compreendida de forma holística por meio de uma perspectiva que considera contextos psicológicos, sociais e ambientais (incluindo metadisciplinares). Naturalismo é uma mentalidade metateórica relacionada a tipos específicos de atitudes investigativas (isto é, abordagens empíricas), todas as quais estão conectadas a uma cadeia histórica de resultados acumulados de investigações sobre a natureza”.

Para Santos, por cada comunidade ter sua própria maneira de adotar o naturalismo, pode-se “falar sobre diferentes tipos de naturalismo, como naturalismo Yanomami (Viveiros de Castro 1998), naturalismo indiano (Chatterjee 2017), naturalismo budista (Lin 2020; Flanagan 2011; Inada 1970) ou naturalismo Yoruba (Ekanola 2006)”.

O verbete é um dos resultados trazidos pelo projeto de pesquisa coordenado por Santos, no CETENS (Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade) intitulado Formas de Entendimento, Linguagens e Tradições: os conflitos entre as explicações científicas e as explicações alternativas nas escolas do Campo. No verbete, Santos apresenta as referências bibliográficas no final do texto para leitura posterior dos interessados.

Santos destaca que “um olhar mais pluralista e culturalmente descentralizado sobre este conceito se fazia necessário a fim de dar conta de uma dimensão sócio-histórica importante da cultura humana. Muitas vezes, os conhecimentos tradicionais (yanomami, bantu, yoruba, quilombola etc) são colocados erroneamente, pelo olhar colonizador eurocêntrico, no mesmo patamar que sistemas metafísicos religiosos desconectados do campo da experiência com o mundo natural. Assim, esquecemos que existem dimensões centrais e fundantes de cosmopercepções provenientes dos conhecimentos tradicionais, em que possuem um compromisso tão íntimo com a filosofia natural ou com a experiência no plano material quanto a própria ciência, mesmo sendo não científicos. Seguem outros valores e referenciais semióticos”.

Dicionário

O Dicionário internacional, produto virtual, em língua inglesa, está disponível, provisoriamente, em odiphilosophy.com. De acordo com Santos, estão buscando um local em que possa abrigar o projeto permanentemente, dentre eles, a Universidade de São Paulo (USP).

O ODIP, é realizado em cooperação com ALAFI (Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural), e tem como objetivo promover uma mudança de uma perspectiva da filosofia comparada para uma Filosofia Mundial, permitindo uma genuína pluralidade do conhecimento, da prática e da vivência humana.

O dicionário online de filosofia intercultural se propõe a ser um recurso inspirador e estimulante para filósofos que pretendem expandir inter-culturalmente seus horizontes intelectuais.

Baseado no recolhimento de conceitos chaves de diversas regiões, o ODIP os apresenta de uma maneira sucinta. O dicionário oferece breves e compreensíveis definições de termos filosóficos não-ocidentais.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil