Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga nova data da IV Reconcitec: 31 de maio a 02 de junho

21 de Fevereiro de 2017, 13:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec) tem nova data confirmada. O maior evento científico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será realizado no período de 31 de maio a 02 de junho, no campus Cruz das Almas. As inscrições para participação e apresentação de trabalhos, já realizadas através do site www.ufrb.edu.br/reconcitec, estão mantidas.

A comissão organizadora espera registrar um público entre 5 a 8 mil pessoas da comunidade acadêmica da UFRB e externa, incluindo servidores e discentes de outras instituições de ensino, pesquisadores de institutos, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais e outros interessados.

O tema desta edição é “Educação, Desenvolvimento e Integração Social”. A programação constará de palestras, minicursos, exposições científicas e apresentações de trabalhos nas formas orais e pôsteres. Também foram incorporados à programação o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o II Simpósio de Extensão, Seminário de Permanência Estudantil, o Seminário de Educação Tutorial e a IV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IV FAESOL).

Realizada pelas pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), de Graduação (PROGRAD) e de Extensão (PROEXT) da UFRB, a IV Reconcitec tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (75) 3621-2002.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/reconcitec.



UFRB oferta curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD

21 de Fevereiro de 2017, 13:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgam a oferta do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a Distância (EaD). O período de inscrições tem início a partir do dia 13 de março e segue até o dia 26 de março, exclusivamente pela internet.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 200 vagas. Deste total, 50% estão reservados aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 20% são destinados a professores em exercício da rede pública, estadual ou municipal e que não possuam o diploma de Licenciatura em Matemática.

Para professores, é exigida a comprovação do vínculo e, no mínimo, um ano de experiência. A seleção será em etapa única, constituída da análise dos documentos apresentados e da Carta de Intenção. Para os demais candidatos, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição de 2014, 2015 ou 2016. A seleção será a média aritmética das notas obtidas no exame.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 12 de abril, no site dos Processos Seletivos da UFRB. A matrícula dos candidatos convocados será no dia 24 de abril, no polo de apoio presencial no qual se inscreveram. Poderá ocorrer segunda chamada no dia 09 de maio, caso haja vagas não ocupadas. A matrícula destes candidatos será no dia 11 de maio, também no polo escolhido.

O curso será ofertado nos polos de apoio presenciais, credenciados ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nas cidades de Jaguarari, Campo Formoso, Capim Grosso e Macaúbas. Vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), a Licenciatura em Matemática é ofertada pela UFRB desde 2014.2, com a realização de atividades presenciais obrigatórias semanais, aos sábados.

Confira o Edital Nº 10/2017 – Licenciatura em Matemática EaD.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB assina cooperação internacional com a Universidade de Louvain

16 de Fevereiro de 2017, 19:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou, no final do ano passado, um termo de cooperação com a Universidade Católica de Louvain (UCL), Bélgica. A formalização da cooperação aconteceu na reitoria na última quinta-feira, 09 de fevereiro.

De acordo com a superintendente de assuntos internacionais, Ana Fermino, o acordo é resultado de uma reunião no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) com a Coordenação do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e o professor Dan Kaminski da UCL, na qual foram discutidas possibilidades de cooperação internacional.

Segundo Fermino, “o termo de cooperação fortalecerá o curso de Mestrado em Ciências Sociais em termos de produção científica internacional e nacional, e possibilita a melhoria na orientação e co-orientação dos discentes e com a oferta de disciplinas condensadas (de curta duração) com a participação dos professores da UCL, para a melhoria do conceito na CAPES e a perspectiva da proposta do doutorado em Ciências Sociais”, comenta.

Já o professor Herbert Toledo, coordenador do PPGCS, considera que as ações entre as universidades poderão contribuir para a realização de intercâmbios e publicações. “Não se trata de um acordo celebrado apenas entre o PPGCS e a Universidade Católica de Louvain, mas que abrange todos os cursos da nossa Universidade. Um passo importante do PPGCS rumo à sua internacionalização, e que contou com a colaboração do professor Riccardo Cappi, cujo trânsito na referida instituição facilitou as negociações entre as reitorias e à professora Ana Cristina Fermino a frente da SUPAI", destaca.

A Superintendência para Assuntos Internacionais (SUPAI) contou com o auxílio do professor do programa, Riccardo Cappi, na tradução do modelo de acordo de cooperação para o Francês e submeteu para análise pelo setor de internacionalização da ULC. Após os ajustes, o acordo de cooperação internacional foi assinado por ambas as instituições nas versões em Francês e em Português. 

Entre as possibilidades que o acordo proporciona estão a de atuação em cursos de graduação e pós-graduação (orientação, co-orientação, participação em bancas, colaboração no ensino, criação de novas linhas de pesquisa, áreas de concentração, ou novos cursos); realização de seminários, conferências, publicações e projetos de pesquisa científica, tecnológica, e de inovação e projetos de extensão. 

Além da cooperação com a UCL, o PPGCS já dispõe de acordos com a Universidade de Bayreuth, Alemanha; acordo com a Universidade Pedagógica de Moçambique e a universidade UniZambeze, também de Moçambique.



UFRB renomeia calendário acadêmico 2016.2 e aprova ajuste como 2017.1

16 de Fevereiro de 2017, 15:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em reunião extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15, decidiu pela renomeação do calendário acadêmico 2016.2 para registro acadêmico como 2017.1. O novo semestre letivo, a ser iniciado em maio de 2017, será registrado no histórico acadêmico dos discentes com a ressalva de sua excepcionalidade, de modo a não comprometer os prazos e procedimentos acadêmicos.

Os discentes matriculados no semestre institucional de 2016.2 serão convocados para o início das aulas em 15 de maio de 2017. Já os discentes recentemente matriculados, que fizeram o processo seletivo do ENEM/SISU referente a 2017.1, terão convocação para início das aulas em 16 de outubro de 2017, seguindo o fluxo de ingressos da instituição. "Outras medidas da gestão acadêmica referentes à regularização dos fluxos institucionais relativos à oferta de cursos serão apreciadas nos Centros de Ensino, com a atuação direta dos Colegiados de Cursos e Pró-Reitoria de Graduação", indica a pró-reitora Rita Dias.

A proposta de ajuste do calendário acadêmico 2016.2, aprovada por maioria pelo CONAC, mantém sem quaisquer alterações a programação semestral da oferta de componentes curriculares, encargo docente, procedimentos de ingresso, procedimentos de colação de grau, e todas as demais atividades da gestão acadêmica ao encargo de Colegiados de Cursos, PROGRAD e Superintendência de Regulação e Registro Acadêmicos (SURRAC).

Dentre os benefícios apresentados para votação do ajuste, a medida torna possível a compatibilização entre o ano civil e o ano acadêmico, a redução do lapso de tempo decorrido entre as chamadas Sisu e o início dos semestres letivos da UFRB e a aproximação entre os calendários da Graduação e Pós-Graduação. “Na projeção de execução dos próximos semestres, será possível iniciar o ano letivo institucional de 2018 em compasso com o ano civil, uma importante meta de ajuste da gestão da UFRB”, afirma o reitor e presidente do CONAC, Silvio Soglia.

Acesse os novos Calendários Acadêmicos 2017.1 e 2017.2.

Confira a Resolução CONAC Nº 003/2017.



UFRB e Secult firmam parceria para formação de gestores culturais

16 de Fevereiro de 2017, 13:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), firmou parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, para atender a formação de gestores e agentes culturais dos territórios de identidade, demanda prioritária das conferências territoriais de cultura. A proposta do curso foi elaborada e será ministrada por professores do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da UFRB integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Motriz. A parceria foi formalizada como atividade de extensão da Universidade.

A primeira edição do projeto, prevista para abril de 2017, vai ofertar 60 vagas para gestores públicos municipais, negociadas com os Consórcios Públicos e Colegiados Territoriais. O curso terá 80 horas presenciais com atividades práticas, através de encontros mensais que deverão ocorrer em Santo Amaro e Feira de Santana.

A reunião que deliberou sobre infraestrutura, formato e projeto pedagógico do curso de formação foi realizada na sede da Secult, em Salvador, no dia 10 de fevereiro. Estiveram presentes a pró-reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Velloso; a coordenadora de Cultura, Valdiria Rocha; o professor Luciano Simões, gestor do Núcleo de Cultura da extensão, e a professora Mirella Pitombo. Pela Secult, o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães; o diretor de Territorialização da Cultura, Wladimir Costa Pinheiro, e o assessor de Sistemas Municipais de Cultura, Hygor Almeida.

A Secult estava em diálogo com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRB desde meados de 2016. Um pleito foi feito diretamente ao reitor Silvio Soglia pela representante da Secult no território do Recôncavo, Saghaly Ferreira, e pelo assessor Hygor Almeida, que apresentou a demanda a PROEXT, na relação com o Colegiado Territorial do Portal do Sertão.

Texto e foto: PROEXT/UFRB.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres