Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB e Governo divulgam material didático-pedagógico sobre Doença Falciforme

15 de Fevereiro de 2018, 15:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), estão divulgando a cartilha “Doença Falciforme – O papel da escola”. O material foi desenvolvido no ano de 2017 e é um instrumento didático-pedagógico que vem sendo trabalhado em sala de aula das escolas em todo o Estado.

A cartilha está disponível para download no Portal da UFRB e no site da Secretaria da Educação. Ela apresenta detalhes importantes sobre a Doença Falciforme, como os sintomas, a origem da mutação, a fisiopatologia, o papel do psicólogo, o papel da escola, a epidemiologia e a importância do autocuidado.

“Ações que difundem a saúde do estudante são sempre bem-vindas e estas devem continuar sendo ações de transversalidade. Além disso, iniciativas assim contribuem, fundamentalmente, para a formação cidadã dos nossos educandos, na medida em que eles saibam lidar com as limitações impostas pela doença falciforme, acolhendo e auxiliando seus colegas”, destaca o subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo.

O professor da UFRB, Fábio Couto, acredita que o material pode contribuir para reduzir o preconceito. “A doença falciforme é a doença genética de maior prevalência no país. O preconceito motivado pela falta de conhecimento é, hoje, o principal adversário dos educandos que vivem com a DF e está relacionado com as distorções idade-série e o aumento da evasão escolar. Muitas vezes, o estudante não consegue se manter assíduo no colégio por conta dos eventos clínicos e morbidades associadas a DF, nesse momento o professor e a escola têm papel fundamental para reverter este cenário”, aponta.

Com informações da SEC.



UFRB divulga inscritos na Lista de Espera e edital do Cadastro Seletivo 2018.1

9 de Fevereiro de 2018, 16:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a relação de inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018.1. A convocação desses candidatos será feita no dia 20 de fevereiro, segundo a ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, por curso e modalidade de concorrência.

Os candidatos inscritos na Lista de Espera e não convocados nesta chamada única deverão participar do Cadastro Seletivo para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br/. O candidato concorrerá ao curso declarado como sua primeira opção na modalidade escolhida no SISU 2018.1.

O Cadastro Seletivo prevê a realização de três chamadas, condicionadas à existência de vagas, e também obedecerá a ordem de classificação e modalidade de vaga. A primeira chamada está prevista para o dia 06 de março, a segunda para o dia 28 de março e a terceira para o dia 03 de maio. Será considerado apto ao preenchimento da vaga o candidato que estiver incluído no sistema até o limite de vagas ofertadas, sendo utilizados os mesmos critérios de desempate estipulados pelo SISU 2018.1.

O candidato que não confirmar seu interesse em participar deste processo seletivo, por meio da sua inscrição no Cadastro, será considerado formalmente desistente e não será convocado pela UFRB. Os recursos deverão ser protocolados utilizando o Formulário de Interposição de Recurso, nos prazos e locais informados no edital.

Verificação da Reserva de Vagas - Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas nas modalidades L2, L2D, L4 e L4D deverão, obrigatoriamente, comparecer à verificação de autodeclaração de cotas dos candidatos mediante a análise de aspectos fenotípicos, considerando o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos convocados nas modalidades L1D, L2D, L3D e L4D também deverão obrigatoriamente comparecer para aferição do Laudo Médico assinado por médico especialista na área, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência. Os candidatos poderão ser avaliados por médicos designados pela UFRB.

Efetivação da Matrícula – A matrícula dos candidatos convocados na Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2018.1 compreende duas etapas. A pré-matrícula poderá ser realizada por procurador e consiste no registro dos convocados mediante apresentação e entrega dos documentos na Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas.

Já confirmação da matrícula será realizada somente pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino no qual o ingressante fará o curso. Esta etapa ocorre após o início das aulas, previsto para o dia 23 de abril, de acordo com o Calendário Acadêmico. Todos os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis online.

Confira o cronograma:

Chamada Única da Lista de Espera – 20 de fevereiro
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 27 e 28 de fevereiro
Pré-matrícula da Lista de Espera – 27 e 28 de fevereiro e 1º de março

1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 06 de março
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 20 de março
Pré-matrícula da 1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 20 e 21 de março

2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 28 de março
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 10 de abril
Pré-matrícula da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 10 e 11 de abril

3ª Chamada do Cadastro Seletivo – 03 de maio
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 04 de maio
Matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo –  04 de maio

Confira a relação de inscritos na Lista de Espera 2018.1.

Confira Edital PROGRAD Nº 02/2018 – Cadastro Seletivo 2018.1.

Dúvidas: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB divulga inscrição para Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander

9 de Fevereiro de 2018, 12:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna pública a abertura das inscrições de discentes para concorrerem à bolsa de Mobilidade Acadêmica (Convênio Andifes e o Banco Santander-Brasil) para o semestre letivo 2018.1.

As inscrições serão realizadas no Núcleo de Gestão de Programas e Projetos da PROGRAD, no prédio da Reitoria, sala 04, nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro. No ato da inscrição, o discente deverá entregar os documentos exigidos em edital, Carta de Exposição de Motivos e Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado do Curso. A inscrição poderá ser feita por representante, mediante procuração.

As condições para participar são: estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFRB, ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem, ter no máximo uma reprovação por período letivo, não estar em semestre de colação de grau no ato da inscrição e ter um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado do Curso.

O processo seletivo será conduzido por banca examinadora, composta por três membros, designados pela PROGRAD. A seleção constará da avaliação do histórico escolar e dos comprovantes de atividades acadêmicas e da Carta de Exposição de Motivos. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro no site da PROGRAD.

O valor de cada bolsa para a Mobilidade é de R$ 3.000,00 a ser pago pelo Banco Santander diretamente aos estudantes selecionados, em cinco parcelas de R$ 600,00, equivalendo a um semestre letivo.

A mobilidade deve ser realizada em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) participante do programa. O aceite do estudante selecionado ficará a critério exclusivo da instituição anfitriã, dependendo da disponibilidade de vaga e da disponibilidade de matrícula nas atividades de ensino pretendidas. O aceite deverá ser recebido pela UFRB até o dia 28 de fevereiro.

O discente participante terá vínculo temporário com a instituição anfitriã, não implicando na transferência de vínculo entre as IFES envolvidas.

Confira o Edital PROGRAD Nº 08/2018 – Programa de Mobilidade e a Ficha de Inscrição.

Dúvidas: (75) 3621-9214 ou [email protected].

Mais informações: www.andifes.org.br/mob-academica.



Reunião discute resolução sobre curricularização da extensão na UFRB

8 de Fevereiro de 2018, 15:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na última quarta-feira, 07, aconteceu a 3ª reunião da Comissão responsável pela minuta da Resolução da curricularização da Extensão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A Curricularização da Extensão está definida no Plano Nacional de Educação – 2014/2024 (PNE - Lei 13.005), e tem como um dos seus objetivos, elevar a taxa bruta e líquida de matrícula na educação superior, a partir da estratégia de garantir que, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação sejam a partir de projetos e programas de extensão universitária, com prioridade para aquelas áreas de pertinência social.

Como encaminhamento da reunião ocorrida na sala dos Conselhos, foi definido que a Comissão irá apresentar e discutir nos Centros de Ensino e nas Câmaras de Extensão e de Graduação, o texto da resolução para contribuições da comunidade acadêmica para a versão que será submetida ao Conselho Acadêmico (CONAC).

Segundo a presidente da Comissão, a Pró-Reitora de Extensão Tatiana Velloso; a curricularização da extensão tem o desafio de repensar as concepções e as práticas extensionistas, vinculadas à formação no ensino superior, com o princípio educativo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária, na relação estruturante de construção de possibilidades emancipatórias e transformadoras. “ A curricularização possibilitará que todos os discentes tenham oportunidade de vivenciar a extensão universitária no espaço de sua formação, ao mesmo tempo de contribuir para atualização e inovação das práticas pedagógicas nos cursos de graduação, a partir das especificidades das suas áreas de conhecimento”, complementa.

Composição - A comissão da UFRB é presidida pela Pró-Reitora de Extensão, Tatiana Velloso; com a representação do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias, Sérgio Boss (CFP) e Técnica de Assuntos Educacionais Tábata Figueiredo; Câmara de Extensão, Maria Conceição de Menezes (CCAAB); Câmara de Graduação, Elga Lessa (CECULT); PROPAAE, Maria Goretti da Fonseca; Isabella Mendes (PPGCI); Rita Dias (PROGRAD); Mariana Simões (SURRAC); Lia da Rocha (CECULT); Daniela Abreu (CAHL); Nilton Cardoso (CETEC); Vânia Sampaio (CCS); e Andréia Barbosa (CFP).

 



Saberes Abertos aborda Química Ambiental, Sonoquímica e Potenciometria

7 de Fevereiro de 2018, 16:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou mais um vídeo do projeto “Saberes Abertos”.  A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

O docente Sivanildo da Silva Borges foi o entrevistado da edição.  Ele  possui graduação em Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-1998), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2001) e doutorado em Química também pela UFBA (2005). É pós-doutor em Química Analítica pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP-2006). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sonoquímica, Analises por Injeção em Fluxo (FIA), Análise por injeção Sequencial (SIA), Métodos Óticos de Análise, Análise Química Ambiental e Potenciometria.  

No vídeo, Sivanildo aborda os estudos Química Ambiental, Sonoquímica e Potenciometria que desenvolve como  professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB.

Assista:



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog