Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB prorroga convocação do cancelamento de matrícula em 2017.2

13 de Outubro de 2017, 15:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2 para que regularizarem sua situação acadêmica.

A convocação diz respeito aos alunos atingidos pelo art. 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação.

O estudante interessado em permanecer no curso deverá instruir processo de permanência de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser. O prazo final para envio dos processos à SURRAC foi prorrogado para o dia 23 de outubro.

A Surrac comunica ainda que com a mudança de sistema acadêmico no último semestre, ocorrências como integralização curricular, falecimento, permanência concedida, não foram considerados quando da geração automática da lista de estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula. Os estudantes indevidamente relacionados devem desconsiderar a notificação. Aos demais estudantes convocados é necessária a abertura de processo no Centro de Ensino.

Confira o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2017.2.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac.



UFRB recebe inscrições para seleção regular 2018.1 dos cursos de pós-graduação

11 de Outubro de 2017, 14:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna pública a abertura das inscrições nos processos seletivos para ingresso no semestre 2018.1 nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Comunicação (10 vagas), Ciências Sociais (16 vagas), Ciência Animal (15 vagas), Defesa Agropecuária (09 vagas), Recursos Genéticos Vegetais (10 vagas) e História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (20 vagas).

As inscrições estarão abertas no período de 16 de outubro a 16 de novembro. Para o Programa de Ciências Sociais, o período de inscrições termina dia 10 de novembro. Para os Programas de Ciência Animal e Comunicação, o período de inscrições segue aberto até o dia 24 de novembro. As inscrições serão realizadas pessoalmente, nos locais indicados nos respectivos editais, ou exclusivamente via postal (SEDEX), sendo que a data de postagem não pode exceder o prazo final das inscrições. A taxa é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).

Novos cursos - Também estão abertas as inscrições dos processos seletivos para ingresso nos novos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela UFRB. São ofertadas 40 vagas no curso de Educação e Interdisciplinaridade, vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, e 30 vagas no curso de Políticas e Gestão Cultural, vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), campus de Santo Amaro. Os prazos para inscrição se encerram nos dias 03 de novembro e 24 de novembro, respectivamente.

Confira os editais:

Edital Nº 03/2017 – Pós-Graduação em Comunicação

Edital Nº 04/2017 – Pós-Graduação em Ciências Sociais

Edital Nº 01/2018 – Pós-Graduação em Ciência Animal

Edital Nº 03/2017 – Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais

Edital Nº 02/2017 – Pós-Graduação em Defesa Agropecuária

Edital Nº 03/2017 – Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas

Edital Nº 01/2017 – Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade

Edital Nº 02/2017 – Pós-Graduação em Políticas e Gestão Cultural

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ppgci.



UFRB divulga seleção para curso de pós-graduação em Políticas e Gestão Cultural

11 de Outubro de 2017, 9:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação lato sensu em Políticas e Gestão Cultural, referente ao semestre 2018.1. O curso é vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), campus de Santo Amaro.

As inscrições estarão abertas no período de 16 de outubro a 24 de novembro. Os interessados devem enviar a documentação exigida em edital para o CECULT, via postal (SEDEX), ou entregar presencialmente, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 55,00. Serão ofertadas 30 (trinta) vagas.

O processo de seleção incluirá as seguintes etapas: análise de currículo, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 4; análise da carta de intenções, de caráter classificatório, com peso 3; e entrevista, de caráter classificatório, com peso 3. O local de realização das avaliações será em salas de aula do CECULT, oportunamente informadas no site do Centro. Será considerado aprovado o candidato que obtiver pontuação final, igual ou superior a 7,0.

O preenchimento das vagas disponíveis seguirá a ordem de classificação dos candidatos aprovados. O resultado da seleção dos candidatos será divulgado a partir do dia 07 de dezembro no site do CECULT. Do total, 10% das vagas serão reservadas para Servidores Técnico-Administrativos da UFRB e 10% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O curso será semipresencial e terá duração de 18 meses, contabilizando uma carga horária total de 374 horas. O objetivo é formar e capacitar profissionais, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, para atuar no campo da organização da cultura de modo a habilitá-los para a prática profissional em setores que envolvam formulação, análise e execução de políticas culturais e a gestão de grupos, projetos culturais, instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

Confira o Edital Nº 02/2017 – Pós-Graduação em Políticas e Gestão Cultural.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cecult.



UFRB convoca estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2

11 de Outubro de 2017, 9:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2 para que regularizarem sua situação acadêmica.

A convocação diz respeito aos alunos atingidos pelo art. 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação.

O estudante interessado em permanecer no curso deverá instruir processo de permanência de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser. O prazo final para envio dos processos à SURRAC é dia 16 de outubro.

Conforme o lançamento de notas finais do período 2017.1, outros estudantes, que não constam nesta convocação, podem se sujeitar ao cancelamento, sendo devidamente notificados através da matrícula web ou presencial.

Confira o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2017.2.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac.



Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas é instalado

10 de Outubro de 2017, 18:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na manhã desta terça-feira, 10, o ato de instalação do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC), regido através da Resolução nº 004/2017.

O evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e foi aberto pelo reitor Silvio Soglia que deu as boas vindas aos integrantes do Comitê e destacou que o debate “contribui com o fortalecimento das políticas de ações afirmativas na garantia dos direitos da comunidade negra, da inclusão, da expansão da democratização do processo de implementação de ensino superior no Brasil". Em seguida, a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Maria Goretti da Fonseca e a pró-reitora de Graduação, Rita Dias, apresentaram os nomes dos integrantes do Comitê. Posteriormente, foi realizado o sorteio para as comissões de Aferição de Autodeclaração  (CAAD) e a Comissão Especial de Averiguação (CEA). O COPARC é presidido por Maria Goretti e composto por segmentos dos técnicos administrativos, docentes, discentes, além de convidados da sociedade civil com reconhecida atuação referente à implementação de políticas em prol da equidade racial. 

Os representantes da CAAD iniciaram os trabalhos já nesta terça-feira e estão responsáveis por analisar a documentação de autodeclaração prestada pelos candidatos. Já os membros da CEA serão os responsáveis por analisar as suspeitas de fraudes nas cotas.

Histórico - A UFRB instalou em 2016 o Grupo de Trabalho (GT) constituído para elaborar a resolução   e propor dispositivos de acompanhamento e controle da aplicação da Lei Nº 12.711/2012 - conhecida como Lei das Cotas, do Decreto Nº 7.824/2012 - que regulamenta o ingresso nas IFES, e da Política de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis na UFRB.  No último dia 22 de setembro, a comunidade acadêmica da UFRB participou de audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) para discussão do preenchimento de vagas reservadas a estudantes cotistas na instituição

Das vagas disponibilizadas pela UFRB, 50% são para alunos de escola pública. Destas, metade é destinada a alunos com renda familiar igual ou menor que 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade para rendas superiores a este patamar. Cada uma destas metades ainda é dividida entre cotistas pretos, pardos, indígenas e ou deficientes, seguindo índices definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (em torno de 50%). No processo seletivo 2017.1, 78,5% se autodeclaram negros. Do total de estudantes, a renda per capita média informada é de R$486,38. No processo seletivo 2017.1, 78,5% se autodeclaram negros. 

 Confira fotos do encontro

{gallery}noticias2017/comitecotas{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog