Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza abertura da III Reconcitec no campus de Cruz das Almas

22 de Outubro de 2014, 15:04, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite desta terça-feira, dia 21 de outubro, a abertura oficial da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - Reconcitec, no campus de Cruz das Almas. O maior evento acadêmico da região segue até quinta-feira, dia 23, com uma extensa programação que inclui conferências, minicursos, painéis, exposições, feira de ciências e apresentações científicas e culturais.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 17h com a apresentação do Coral da UFRB, que entoou músicas regionais da Bahia, além de canções de maculelê e zulu. Em seguida, servidores da UFRB fizeram uma apresentação de músicas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, resultado da capacitação oferecida pela universidade. Na sequência, a mesa de abertura contou com as presenças do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino, e da coordenadora de Pesquisa, Franceli da Silva.

A coordenadora deu as boas vindas aos participantes do evento e convidou a todos a prestigiar a pesquisa na UFRB. “Trata-se de uma reunião com o cunho acadêmico, na qual teremos nos próximos dias apresentações de mais de 450 trabalhos no formato pôster e 350 no formato comunicação oral”, disse Franceli. Já a pró-reitora da PPGCI agradeceu o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do evento e a ampla adesão que resultou em cerca de 3 mil inscritos. “Esse é um evento de todos, construído pelos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFRB”, afirmou Ana Cristina. Ao destacar o tema deste ano “Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais”, ela explicou que a intenção foi trazer questões atuais e mais amplas para o debate. “Construímos um evento para proporcionar a reflexão sobre o que estamos ensinando e aprendendo e o que podemos contribuir na UFRB e no Recôncavo da Bahia”, concluiu.

O reitor encerrou a solenidade e aproveitou o momento para ressaltar a evolução da UFRB e a sua expansão no sentido da excelência e da inclusão. “A primeira universidade do interior da Bahia só tem sentido se a gente enfrentar todos os desafios, em especial o desafio de construir a excelência, que é a base de qualquer universidade, mas com inclusão, com debate acadêmico e com territorialidade”, disse Nacif. Com a sua fala, o reitor adentrou ao tema da conferência de abertura do evento intitulada “Desafios na educação superior no Brasil”. O conferencista convidado foi o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Zeferino Milioni.

Milioni apresentou um panorama do Ensino Superior no Brasil a partir de dados de 2005, ano de implantação do REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. De acordo com o secretário, na primeira década do século XXI, a capacidade instalada do ensino superior brasileiro oscilava em torno de 9 milhões de vagas, número que comparado aos 4,5 milhões de matrículas resultava numa taxa de ociosidade da ordem de 50%. “Isso pode ser explicado porque, ao contrário dos países desenvolvidos, o ensino superior no Brasil ainda é majoritariamente privado. Portanto, grande parte dessas vagas é paga”, disse Milioni. Num comparativo com a Europa e América do Norte, ele defendeu a necessidade de expansão da rede pública da educação superior brasileira. “As ausências do ensino superior público brasileiro são muito sentidas por nossa nação. É ele que terá que suprir os nossos gargalos, especialmente nas áreas técnicas”, defendeu.

Após a conferência, foi aberto o espaço para debate. A programação da III Reconcitec segue nesta quarta, dia 22. Estarão em debate a interdisciplinaridade na graduação e pós-graduação, os programas de iniciação científica, a experiência estudantil e questões relacionadas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar. Na quinta-feira, dia 23, a abertura fica por conta da conferência “Educação e Responsabilidade Social”, com o professor da Universidade Católica de Brasília, Jorge Hamilton Sampaio. Em seguida, painéis, minicursos e atrações culturais fecham as atividades do dia.

Sobre a Reconcitec: é uma realização da UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Petrobras é a patrocinadora do evento.  

Veja fotos do primeiro dia do evento:

{gallery}noticias2014/iii-reconcitec-abertura{/gallery}



Revista Olhares Sociais da UFRB lança nova edição

21 de Outubro de 2014, 12:57, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Produto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Revista Olhares Sociais publica o seu segundo volume. O novo número apresenta uma estrutura de seções que objetiva refletir o dinamismo da pesquisa acadêmica em Ciências Sociais, preservando o diálogo com os temas fundamentais do Programa.

“A revista do PPGCS é um elemento fundamental na consolidação do espaço de produção e discussão acadêmica que o programa busca ser”, declara o coordenador da “Olhares Sociais”, o professor Osmundo Pinho. De acordo com ele, a Pós-Graduação enfrenta o desafio de encontrar sua própria identidade entre as duas linhas de pesquisa que abriga: Identidade e Diversidade Cultural e Desenvolvimento e Desigualdade. “A revista é instrumento privilegiado na busca dessa identidade, assim como na definição de parâmetros cada vez mais rigorosos de produção acadêmica”, complementa.

A revista Olhares Sociais foi lançada em fevereiro de 2012 com o objetivo de apresentar trabalhos resultantes da pesquisa acadêmica em Ciências Sociais, baseados em investigação empírica, de natureza quantitativa e qualitativa, privilegiando o entorno sociocultural, ao tempo em que se conecta a outros espaços.  As relações entre o Bumba Meu Boi maranhense e a presença de mulheres na história do Hip-Hop baiano são destaque na seção de Artigos do exemplar, que traz ao debate a complexidade das interseções nos espaços culturais.

O leitor encontra na sessão de Ensaios discussões sobre novas metodologias de extração afro-brasileira como mecanismo de inclusão e tensionamento de uma posicionalidade feminina e negra no ensino da dança.  Na seção Conferência é exposta a intervenção de Mary Garcia Castro no II Seminário da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB em 2013, na qual ela discute os impasses das Ciências Sociais diante de um cenário de crise do sistema capitalista.                     

A nova edição está disponível em versão digital.

Confira mais informações no site da Revista Olhares Sociais



Inscrições para aulas gratuitas de Inglês na UFRB encerram hoje, dia 20

20 de Outubro de 2014, 18:30, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Termina hoje, dia 20, o prazo de inscrições do Núcleo de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para  novas turmas do curso de Inglês presencial. As aulas são destinadas a alunos de graduação e pós-graduação dos campi de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

A iniciativa, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), irá ofertar 40 vagas. Apenas candidatos matriculados na plataforma de Educação a Distância do My English Online (MEO), nível 2, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podem participar. As inscrições são realizadas pela internet, no portal do Inglês em Fronteiras.

O MEC disponibiliza uma equipe para auxiliar os candidatos às vagas ofertadas pelo programa IsF. Os alunos devem encaminhar eventuais dúvidas ao Fale Conosco específico do IsF, no site isf.mec.gov.br. Caso ainda haja problemas, o aluno pode enviar um e-mail para a coordenadora do IsF na UFRB, Sibele Tozetto: [email protected], informando o seu número do CPF.

Confira documento com orientações para inscrição nos cursos de língua inglesa.



UFRB abre inscrições para Programas de Pós-Graduação com ingresso em 2015.1

20 de Outubro de 2014, 12:54, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo referente ao ingresso em 2015.1 nos Programas de Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado.

Os prazos de inscrição e o número de vagas estabelecidos para cada curso estão discriminados na tabela abaixo:

Programas

Vagas

Inscrição

 

Mestrado

Doutorado

Ciências Agrárias
http://www.ufrb.edu.br/pgcienciasagrarias

15

10

13/10 a 14/11/2014

Ciência Animal
http://www.ufrb.edu.br/pgcienciaanimal

22

 

Engenharia Agrícola
http://www.ufrb.edu.br/pgea

15

08

Ciências Sociais
http://www.ufrb.edu.br/pgcienciassociais

18

 

13/10 a 21/11/2014

Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
http://www.ufrb.edu.br/mpgestaoppss

20

 

Microbiologia Agrícola
http://www.ufrb.edu.br/pgmicrobiologia

12

 

Recursos Genéticos Vegetais
http://www.ufrb.edu.br/pgrecvegetais

11

 

Solos e Qualidade de Ecossistemas
http://www.ufrb.edu.br/pgsolos

14

 

Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária
http://www.ufrb.edu.br/mpdefesaagropecuaria

15

 

20/10 a 20/11/2014

As inscrições estão sendo efetuadas nas Secretarias dos Programas ou via Correios (apenas SEDEX) com a data limite de postagem até último dia de inscrição que consta na tabela acima. A taxa de inscrição é de R$ 30.

Confira a relação dos documentos exigidos e as etapas da seleção nos editais disponibilizados nos respectivos sítios eletrônicos dos Programas. Os interessados podem obter mais informações sobre o processo seletivo nestes sítios ou na página da PPGCI



UFRB realiza mais de 700 capacitações no ano de 2014

17 de Outubro de 2014, 10:42, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), realizou mais de 700 capacitações aos servidores técnico-administrativos e docentes em 2014. Cerca de 20 cursos internos e mais de 100 externos já foram ofertados.

Para Paulo Santana, chefe do Núcleo de Gestão de Avaliação e Capacitação (NUGAC), “as capacitações servem para aprimorar as técnicas do servidor e desenvolver novas habilidades”. Ele ainda completa: “o grande objetivo é conseguir a ampliação de competências institucionais, através do desenvolvimento de competências individuais. Os servidores, desta forma, melhoraram a efetividade e a qualidade dos serviços prestados ao usuário”.

Noções de compras e contratações públicas, construção e instrução processual, gestão e fiscalização de contratos na UFRB, relacionamento interpessoal, segurança da informação, gestão e organização de arquivos fotográficos, Sistemas Integrados de Gestão (SIG), tratamento de documentos oficiais são alguns exemplos de cursos internos ofertados. Até novembro, mais 18 cursos serão disponibilizados pela PROGEP.    

No momento, a terceira etapa do Plano Anual de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Técnico-Administrativos (PACAP) 2014 está com inscrições abertas.  Os cursos são voltados para a área de laboratórios e as inscrições encerram na próxima segunda-feira, 20 de outubro. 

Para participar das ações de capacitação, os servidores podem ser convocados institucionalmente ou efetuar a inscrição na página eletrônica da Progep. É importante observar os pré-requisitos de cada ação e o seu público-alvo.

Confira o PACAP e a Política de Capacitação Docente.

Mais informações: PROGEP.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog