Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Ouvidoria Geral da UFRB lança trabalho itinerante

6 de Fevereiro de 2015, 14:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança em 2015 seu trabalho itinerante a partir de 26 de fevereiro. O setor irá atender todas as quintas-feiras nos Centros de Ensino localizados nos campi de Cachoeira, Feira de Santana, Amargosa, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. Em Cruz das Almas, o atendimento será feito na sala da Ouvidoria, situada no prédio da Administração Central, as segundas, quartas e sextas, de 9h30 às 11h30 e de 14h30 às 16h30.

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, será o primeiro Centro atendido pela Ouvidoria Itinerante, em 26 de fevereiro, de 9h às 16h. "O atendimento presencial é mais uma forma de comunicação com a Ouvidoria, que se soma ao e-mail [email protected] e ao formulário na página da Ouvidoria www.ufrb.edu.br/ouvidoriageral", informa a ouvidora geral, a técnica-administrativa Andréia Correia.

 “Em breve será possível o registro de manifestações para a nossa Ouvidoria através do sistema de Ouvidorias do Governo Federal, criado pela Ouvidoria Geral da União, para facilitar o registro e acompanhamento das manifestações pelos usuários-cidadãos. Já estamos fazendo treinamento e já foi solicitada a adesão ao Ouvidor Geral da União”, declara a ouvidora geral.

De acordo com a ouvidora, o trabalho do setor consiste em acolher, provocar os responsáveis para resolver possíveis problemas, propor as mudanças que a comunidade aponte como necessárias e transformar em estatísticas, através dos seus relatórios, as demandas que, antes da ouvidoria, poderiam parecer isoladas. “É um espaço que visa à construção de uma Universidade melhor”, destaca Andréia.

Toda manifestação recebida na Ouvidoria será tratada como sigilosa. Somente a ouvidora terá acesso aos nomes. Aos setores serão encaminhadas apenas as demandas. No prazo de sete dias, a Ouvidoria encaminhará ao manifestante um posicionamento quanto a demanda proposta.



Termina nesta sexta, dia 06, prazo de inscrição na Lista de Espera do Sisu 2015.1

4 de Fevereiro de 2015, 18:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os candidatos que não foram convocados na primeira opção da Chamada Única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação ainda podem garantir uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Termina nesta sexta-feira, dia 06 de fevereiro, o prazo de inscrição na Lista de Espera do Sisu para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015. As inscrições devem ser realizadas na página do Sisu na internet.

Podem participar da Lista de Espera os candidatos inscritos no Sisu 2015.1, mas ainda não convocados para o curso declarado como primeira opção. A inscrição na Lista independe de o candidato já ter sido convocado na segunda opção e efetuado matrícula em qualquer instituição pública de ensino superior.

No dia 11 de fevereiro, será divulgada, no site do Processo Seletivo da UFRB, a lista dos candidatos inscritos na Lista de Espera do Sisu e o período para confirmar a intenção de ocupar uma vaga na instituição. Os candidatos devem comparecer pessoalmente para confirmar a sua participação no cadastro seletivo da UFRB. Aqueles que não comparecerem nas datas indicadas perderão o direito à vaga.

Cadastro Seletivo – As vagas remanescentes da UFRB após a chamada única do processo seletivo serão preenchidas pelos candidatos que constarem da Lista de Espera do Sisu e que manifestarem interesse na instituição durante o cadastro seletivo. Os candidatos devem ficar atentos às possíveis convocações para estas vagas, mesmo após o início do semestre letivo 2015.1, previsto para 15 de junho.

A relação dos aprovados nas chamadas do cadastro seletivo e o boletim de desempenho dos candidatos serão divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) no site do PROSEL. A entrega da documentação será feita, conforme escalonamento a ser divulgado no edital de matrícula, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas.

Inscrições para Lista de Espera no site do Sisu.

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).  



FAPESB lança edital de apoio a Mestrados Profissionais

4 de Fevereiro de 2015, 18:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), vinculada a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), lançou edital de apoio a Programas de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrados Profissionais de instituições baianas de ensino superior, pesquisa e/ou inovação, públicas ou particulares, sem fins lucrativos. 

A iniciativa objetiva estimular a formação dos mestres profissionais qualificados, habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público, nas áreas diretamente vinculadas ao mercado de trabalho.

Para concorrer, os coordenadores de programas devem preencher o formulário disponível no site da Fapesb até o dia 5 de março. É necessário ainda enviar toda a documentação exigida no edital em duas vias pelos Correios (via Sedex) até o dia 6 de março. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado a partir do dia 24 de abril, no site da Fapesb. 

Recursos Financeiros - Para apoio às propostas aprovadas no Edital serão destinados recursos financeiros não-reembolsáveis, limitados ao valor total de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), definidos na Programação Orçamentária e Financeira da FAPESB para os exercícios de 2015 e anos posteriores.

Deste valor, 20 mil reais serão destinados aos custos operacionais com a avaliação das propostas encaminhadas em resposta ao Edital. Cada proposta poderá pleitear o valor máximo de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) em despesas correntes.

Informações da Fapesb



Núcleo de Estudos de Mineração da UFRB recebe espaço cedido pela SECULT

2 de Fevereiro de 2015, 21:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Foto: SecultA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contará com mais um espaço na cidade de Santo Amaro da Purificação. Trata-se do Solar Biju que sediará o Núcleo Tecnológico de Estudos de Impactos da Mineração (NEIM). O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, assinou na tarde da última sexta-feira (30) o termo de cessão de uso do Solar Biju, localizado na cidade de Santo Amaro.

Segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; o NEIM representa uma amplitude de fronteiras no Ensino, na Pesquisa e na Extensão no Recôncavo. “Estudos e pesquisas na área da mineração abordando suas potencialidades, exploração sustentável e seus impactos ambientais serão implementados pelo NEIM através do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais com duas terminalidades: Geografia e Geologia, assim como cursos de pós-graduação que futuramente serão criados”, ressalta.

Para o vice-reitor Silvio Soglia, o novo espaço consolida a instituição no município. “A cessão do espaço do Solar Biju será de fundamental relevância para a concretização do NEIM e a consolidação da UFRB em Santo Amaro. Outra boa notícia que tivemos para o campus de Santo Amaro é a conclusão do processo licitatório para restauração da antiga fábrica Trzan que será destinada a implantação do campus da UFRB. A obra é resultante do edital pala seleção de intervenções no âmbito do PAC das Cidades Históricas e os recursos disponibilizados serão oriundos do Orçamento Geral da União previstos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2”, destaca.

O ato contou com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – que utilizava o imóvel antes e é instituição parceira do Núcleo-, José Carlos Barreto; a diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – entidade vinculada à SecultBA e proprietária do Solar -, Elisabete Gándara, acompanhada ainda pelo arquiteto do IPHAN/MinC, João Carlos de Oliveira.

O Solar Biju é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edifício é um casarão do século XIX, construído em 1804 e situado na Praça de Nossa Senhora da Purificação. Nele nasceu uma das personalidades históricas santamarenses, o Barão de Sergy.

NEIM - O Núcleo de Estudos de Impactos da Mineração (NEIM) terá como missão: desenvolver tecnologias ambientais visando identificar, prevenir e recuperar danos ambientais nos territórios de mineração no Estado da Bahia. Pretende ainda pesquisar de forma multidisciplinar e em grande escala espacial e temporal os impactos no ambiente e na saúde da população, oriundos de atividades da mineração; além de capacitar profissionais em nível de graduação e pós-graduação na área ambiental.

O Professor Oldair Vinhas, membro da comissão organizadora do NEIM, ressalta que a Bahia é um importante polo de mineração do Brasil e terá investimentos nos próximos anos de bilhões de reais nesta área. “Com a implementação do NEIM em Santo Amaro, a cidade poderá se tornar uma referência nacional no estudo e proposição de medidas mitigatórias para os problemas ambientais associados às atividades de mineração, que já possuímos e possuiremos com a ampliação da exploração mineral no Estado”, explica.

 



Núcleo de Estudo de Mineração da UFRB recebe espaço cedido pela SECULT

2 de Fevereiro de 2015, 21:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 

Foto: SecultA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contará com mais um espaço na cidade de Santo Amaro da Purificação. Trata-se do Solar Biju que sediará o Núcleo Tecnológico de Estudo de Impactos da Mineração (NEIM).O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, assinou na tarde da última sexta-feira (30) o termo de cessão de uso do Solar Biju, localizado na cidade de Santo Amaro da Purificação. O ato contou com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – que utilizava o imóvel antes e é instituição parceira do Núcleo-, José Carlos Barreto; a diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – entidade vinculada à SecultBA e proprietária do Solar -, Elisabete Gándara, acompanhada ainda pelo arquiteto do IPHAN/MinC, João Carlos de Oliveira.

Segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; o NEIM representa uma amplitude de fronteiras no Ensino, na Pesquisa e na Extensão no Recôncavo. “Estudos e pesquisas na área da mineração abordando suas potencialidades, exploração sustentável e seus impactos ambientais serão implementados pelo NEIM através do Curso de Bacharelado em Ciências Ambeintais com duas terminalidades: geografia e geologia, assim como Cursos de Pós-graduação que futuramente serão criados”, ressalta.

Para o vice-reitor Silvio Soglia, o novo espaço consolida a instituição no município. “A cessão do espaço do Solar Biju será de fundamental relevância para a concretização do NEIM e a consolidação da UFRB em Santo Amaro. Outra boa notícia que tivemos para o campus de Santo Amaro é a conclusão do processo licitatório para restauração da antiga fábrica Trzan que será destinada a implantação do Campus da UFRB. A obra é resultante do edital pala seleção de intervenções no âmbito do PAC das Cidades Históricas e os recursos disponibilizados serão oriundos do Orçamento Geral da União previstos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2”, destaca.

O Solar Biju é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edifício é um casarão do século XIX, construído em 1804 e situado na Praça de Nossa Senhora da Purificação. Nele nasceu uma das personalidades históricas santamarenses, o Barão de Sergy.


NEIM - O Núcleo de Estudos de Impactos da Mineração (NEIM), terá como missão: desenvolver tecnologias ambientais visando identificar, prevenir e recuperar danos ambientais nos territórios de mineração no Estado da Bahia. Pretende ainda, pesquisar de forma multidisciplinar e em grande escala espacial e temporal os impactos no ambiente e na saúde da população, oriundos de atividades da mineração; além de capacitar profissionais em nível de graduação e pós-graduação na área ambiental.

O Professor Oldair Vinhas, membro da comissão organizadora do NEIM, ressalta que a Bahia é um importante polo de mineração do Brasil e terá investimentos nos próximos anos de bilhões de reais nesta área. “Com a implementação do NEIM em Santo Amaro a cidade poderá se tornar uma referência nacional no estudo e proposição de medidas mitigatórias para os problemas ambientais associados às atividades de mineração, que já possuímos e possuiremos com a ampliação da exploração mineral no Estado”, explica.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog