Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Indígenas e quilombolas podem se inscrever para Bolsa Permanência do MEC 2018

19 de Junho de 2018, 9:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação em instituições federais já podem solicitar a inclusão no Programa Bolsa Permanência (PBP). Os candidatos deverão fazer as inscrições pela página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) na internet, no período de 18 de junho a 31 de agosto. Estão sendo oferecidas 2,5 mil novas vagas para esse público.

“Essa é uma agenda muito importante para a educação quilombola e a educação indígena”, lembrou o ministro da Educação, Rossieli Soares. O Programa de Bolsa Permanência é um auxílio financeiro pago para estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para indígenas e quilombolas.

O valor da bolsa é de R$ 450, mas no caso dos estudantes indígenas e quilombolas, o Ministério da Educação paga um valor diferenciado de no mínimo R$ 900, em razão das especificidades da organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições. O recurso é pago diretamente ao estudante por meio de um cartão de benefício.

Para ter direito ao benefício, o aluno deve possuir uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio, não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar, ter assinado termo de compromisso e ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior que faz parte.

Acesse o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência

Mais informações: permanencia.mec.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC



Interdição da entrada principal do campus Cruz das Almas nesta terça e quarta, 19 e 20

19 de Junho de 2018, 8:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada principal do campus de Cruz das Almas, nesta terça-feira, dia 19 e na quarta-feira, dia 20 de junho, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área na lateral da pista.

O portão da entrada principal será fechado para trânsito a fim de evitar possíveis acidentes aos veículos e transeuntes com os projéteis lançados pelas máquinas.

Os usuários deverão utilizar a portaria do bairro Tabela no dia e horários mencionados.



MEC divulga resultado do Sisu 2018.2; confira relação de aprovados na UFRB

18 de Junho de 2018, 16:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 18, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/). O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ofertou 1.640 vagas pelo Sisu no Processo Seletivo 2018.2, distribuídas dentre 39 cursos.

A matrícula dos convocados será realizada nos dias 26, 27 (pela manhã) e 28 de junho.Já o prazo para participar da lista de espera será de 22 a 27 de junho e a convocação dos candidatos em lista de espera está prevista para o período de 03 de julho a 21 de agosto.

A UFRB divulgará oportunamente, o Edital da Lista de Espera/Cadastro Seletivo contendo os procedimentos para o preenchimento das vagas remanescentes a partir da Lista de Espera disponibilizada pelo SiSU.

Confira o Resultado - SISU 2018.2 Chamada Regular

Acesse também no site do Processo Seletivo - PROSEL: www.ufrb.edu.br/prosel

Mais informações na página do Sisu na internet.



Professor da UFRB recebe título de notável saber na Câmara de Salvador

18 de Junho de 2018, 11:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na última sexta-feira (15), aconteceu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, a segunda edição de entrega dos títulos de notável saber a diversas autoridades da cultura do país.

A premiação do legislativo soteropolitano representa uma estratégia de valorização dos interlocutores culturais que possuem relevância destacada em seus seguimentos.

Um dos homenageados foi o professor Jean Adriano, atual coordenador do Programa de Extensão Balaio de Gato da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Jean recebeu o título pela câmara municipal de Salvador e Federação de Capoeira da Bahia (FECABA), em reconhecimento a trajetória como investigador e ativista popular.

O evento ainda contou com a participação de diversas autoridades da política nacional e personalidades do meio artístico.



UFRB oferta vagas para Mestrado em Saúde Coletiva (ProfSaúde)

15 de Junho de 2018, 11:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com o objetivo de ampliar a formação médica pós-graduada no campo da formação para Atenção Primária em Saúde, o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF) anuncia a chamada de sua segunda seleção. Segundo o edital, são ofertadas seis (06) vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições serão de 02 a 31 de agosto.  

O endereço de entrega dos documentos é o Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antônio de Jesus. De acordo com as Resoluções 017/2018 do CONAC e 02/2009 do CONSUNI da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB):uma vaga (20%) será destinada para candidatos(as) autodeclarados negros e negras, uma vaga (20%) será destinada para candidatos(as) quilombolas, indígenas, pessoas trans e 6 pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico administrativos da UFRB.

O ProfSaúde é é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

Oferecido na modalidade mestrado profissional, o curso tem estrutura semipresencial, aliando ferramentas de ensino a distância (EaD) com a previsão de 09 (nove) encontros presenciais. Entre os objetivos, o ProfSaúde busca formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as vagas são destinadas a graduados em medicina com registro nos conselhos profissionais (CRM/CFM) e que devem atender a no mínimo uma das seguintes situações: ser docente da graduação e/ou residência em medicina, e/ou preceptor e/ou tutor de residências médicas, e/ou do Programa Mais Médicos,e/ou profissional médico com atuação na Atenção Básica.

A seleção conta com três etapas: prova de língua estrangeira (inglês), prova de conhecimentos específicos e prova oral com análise de currículo. A distribuição das vagas atende também a critérios territoriais, com vagas para 22 estados da federação.

Confira o edital.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog