Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Cartilha “Bem-Vindos à UFRB” apresenta instituição para servidores recém-ingressos

13 de Outubro de 2020, 19:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Ingressar em nova instituição e conhecer toda a sua estrutura e funcionamento logo nos primeiros dias nem sempre é uma tarefa fácil. Para recepcionar e auxiliar os servidores recém-ingressos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), por meio de seu Núcleo de Gestão de Avaliação e Capacitação (NUGAC), criou a Cartilha “Bem-Vindos à UFRB”.

“A elaboração do material visa oferecer informações que possam ser úteis, com o objetivo de situar os novos servidores em relação à estrutura da Universidade e atribuições das Unidades Administrativas e Centros de Ensino”, diz a chefe do NUGAC, Carine Santana. “Além disso, foi pensada de forma a permitir ao ingresso o primeiro contato com a instituição através de um tour virtual”, complementa, destacando que o documento será ainda mais importante enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais na Universidade, definida pela Portaria nº 322/2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Neste novo cenário, o NUGAC continua a oferecer as atividades de capacitação voltadas aos servidores no formato remoto. Todos os ingressantes passam pelo “Treinamento Introdutório para Servidores Recém-Ingressos”. O material produzido será utilizado no curso e a ideia foi atualizar as informações sobre a instituição, uma vez que o volume das ações e a extensão da UFRB cresceram nos últimos anos. A criação gráfica da Cartilha ficou por conta da Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Acesse a cartilha e seja bem-vindo à UFRB!

Mais informações: ufrb.edu.br/progep.



Professor da UFRB tem tese reconhecida com premiação pela CAPES

13 de Outubro de 2020, 10:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2020, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil, no ano anterior. Entre as teses premiada com menção honrosa está a do pesquisador e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Nuno Damácio de Carvalho Félix, lotado no Centro de Ciências da Saúde.

A tese “Subconjunto Terminológico da CIPE® para pessoas com síndrome metabólica: base conceitual ara a Teoria de Médio Alcance do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular” foi defendida por Nuno Félix no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação da professora doutora Maria Miriam Lima da Nóbrega.

Nuno Félix é vice-coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRB,  enfermeiro, mestre e doutor em Enfermagem é autor da Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC).

Professora Maria Miriam Lima da Nóbrega e professor Nuno Damácio de Carvalho Félix (Arquivo pessoal).Professora Maria Miriam Lima da Nóbrega e professor Nuno Damácio de Carvalho Félix (Arquivo pessoal).

Em sua tese, Nuno Félix defende as contribuições e aspectos relevantes para a Enfermagem, como a estruturação de terminologia de enfermagem, validada quanto ao conteúdo e aplicada na clínica, utilizando a CIPE®; construção de uma teoria de médio alcance de enfermagem, a TEORISC, para contribuir com o avanço no conhecimento e consolidação da ciência Enfermagem, por meio da visão holística das pessoas sob cuidado ao considerar os fatores de risco e os fenômenos associados ao contexto de risco cardiovascular para implementação de cuidados específicos e alinhados as demandas vitais do indivíduo e coletividade, não limitados aos aspectos biológicos, tecnicistas e desvinculados ao fator humano.

A professora Miriam Nóbrega, diretora do Centro CIPE® do PPGENF/UFPB, ressalta a importância do desenvolvimento de estudos que tenham o intuito de consolidar a prática clínica do enfermeiro de forma a sistematizá-la e difundi-la nos serviços de saúde, assim como desenvolver e testar a teorias com vistas a fundamentar o cuidado de enfermagem.

Pesquisas e artigos

As atividades de pesquisa realizadas por Nuno Félix ao longo do período de doutoramento resultaram em 4 artigos científicos (Qualis A1 e Qualis B1 e B2 na área de avaliação Enfermagem).



UFRB disponibiliza e-mail institucional a estudantes de graduação e pós-graduação

9 de Outubro de 2020, 15:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) coloca à disposição dos seus estudantes de graduação e pós-graduação o acesso ao serviço de e-mail institucional. O objetivo é facilitar a execução das atividades acadêmicas realizadas remotamente pelos discentes.

O serviço é ofertado sobre a plataforma G Suite Education fornecido a instituições de ensino pela Google e foi disponibilizado após aprovação do Comitê de Governança Digital da UFRB.

Os estudantes passam a ter passam a ter acesso ilimitado aos recursos de e-mail institucional (@aluno.ufrb.edu.br), drive, webconferência (meet), hangout, agenda sincronizada e docs.

Para criar o seu e-mail, o estudante deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, no Portal do Discente, clicar na opção “criar e-mail institucional”, escolher um login e cadastrar. O e-mail é criado na hora utilizando a mesma senha de acesso ao SIGAA como senha inicial.

Perguntas Frequentes  - FAQ

O que é o G Suíte?

É um serviço proporcionado pela adesão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ao programa G Suite for Education, um conjunto de recursos oferecidos sem ônus financeiro pela Google Inc, que proporcionará a estudantes com vínculo ativo com a UFRB obterem um endereço institucional, podendo ser utilizado em aplicações específicas que o exijam como comprovação de relação.

Como criar a conta institucional no G Suite - Discentes ?

Discentes podem criar suas contas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Quem pode solicitar o e-mail institucional G suite ?

Discentes com vínculo ativo no SIGAA.

Como pode ser feita a solicitação?

Apenas pelo SIGAA. Não há outro meio disponível para a realização deste serviço.

Não consigo criar minha conta. O que fazer?

Caso tenha problemas com a criação da conta, o discente deve gravar um vídeo mostrando os passos executados na tentativa de cadastro  do e-mail e solicitar à coordenação de seu curso que abra um chamado com a TI, informando o nome, matrícula e anexando o vídeo. Toda a interação entre o aluno e a TI se dará por intermédio do servidor que fizer a abertura deste chamado.

O serviço pode ser descontinuado?

Sim. Como não há contrapartida financeira por parte da UFRB, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFRB também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do discente pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.

O que pode ser considerado como uso abusivo da conta?

Qualquer uso deste recurso ligado a ações que, direta ou indiretamente, infrinjam a Legislação, assim como o Estatuto da UFRB e as demais normas da Instituição, incluindo, mas não se limitando ao armazenamento ou transferência de pedofilia ou pirataria, ameaças, tráfico de drogas, injúrias, crimes eleitorais ou a qualquer outro ilícito.

Posso usar esse serviço para sempre?

Não. Trata-se de serviço disponibilizado sob infraestrutura de parceria entre UFRB e o Google, e existe o risco de descontinuidade pelos motivos supracitados.

Posso usar esse endereço como um e-mail normal?

Essa iniciativa visa propiciar a estudantes comprovação de vínculo com a UFRB (Ex: cadastros em portais de pesquisas, uso de serviços do Google, programas de gratuidade ou descontos para universitários, etc). Tecnicamente, é um endereço eletrônico como qualquer outro. Entretanto, pode ser desativado se identificado mau uso.

E se eu passar a ter outro vínculo com a instituição? Posso permanecer com esse endereço?

Sim. O e-mail está vinculado a pessoa.

Posso transformar esse endereço em um redirecionamento para outro e-mail?

Não. O uso deste endereço está restrito à finalidade original.

Uma vez apagado, o endereço que eu usava pode vir a ser utilizado por outra pessoa?

Sim. Não há garantias de que o endereço deletado não possa estar entre as opções para a criação da conta de outro discente.

Posso guardar informações confidenciais (incluindo dados de pesquisas) no Google Drive ou no Gmail?

O usuário deve procurar saber se existe restrição legal sobre o armazenamento das informações fora da Instituição e do país. Embora o decreto 8.135/13 tenha sido revogado, é da inteira responsabilidade do discente saber sobre eventuais restrições sobre dados guardados e/ou enviados.

O Gmail e o Google Drive associados a este serviço podem ser o único repositório dos meus arquivos?

Não se recomenda ter apenas uma cópia de arquivos importantes. O discente pode guardar cópias também em computadores, mídias removíveis (pendrives, HDs externos, dentre outros) ou em outros serviços online (OneDrive, Dropbox, etc).

Eu posso ter suporte quanto a problemas de uso em algum desses serviços?

Uma vez criada a conta, todos os serviços serão providos pelo Google, sem nenhuma interação técnica por parte da UFRB. O Google, por sua vez, não dá suporte aos usuários desse serviço, exceto quando há contratação de tal recurso, o que não se aplica nesse caso. Também não há um canal aberto de diálogo entre o Google e as instituições parceiras. Portanto, o usuário deve consultar os tutoriais do próprio Google e/ou materiais na Internet para tirar dúvidas sobre o funcionamento, assim como sobre eventuais falhas encontradas no uso de tais ferramentas.

Outras pessoas podem saber minha senha e/ou ter acesso à minha conta?

Não. A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o discente será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.

Que cuidados devo ter com minha conta?

Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:

Não compartilhe sua credencial;

Não reutilize senhas (atuais ou antigas);

Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;

Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);

Não use sua conta em computadores públicos;

Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;

Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;

Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;

Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;

Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.



UFRB ofertará mais de 200 vagas na pós-graduação em 2021; seleção será virtual

7 de Outubro de 2020, 18:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo regular das residências na área da saúde e dos cursos de pós-graduação stricto sensu para ingresso no semestre 2021.1. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas que seguirão os protocolos sanitários e as orientações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19. O processo seletivo será, pela primeira vez, totalmente virtual, exigindo mudança nos procedimentos internos.

O professor Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Criação (PPGCI), falou sobre a iniciativa. “Não podemos, neste momento, deixar de atentar aos protocolos de segurança indicados pelo comitê interno da UFRB. Precisamos atuar para a ampliação e consolidação de nossos programas de pós-graduação sem perder de vista os cuidados necessários à segurança dos envolvidos: candidatos, servidores técnicos e docentes. Estamos preparando os protocolos internos para que o processo seletivo transcorra a contento e tenhamos condições de iniciar 2021.1 da melhor maneira neste contexto de distanciamento social”, afirma.

No âmbito das residências as vagas serão distribuídas para os programas de Nutrição e Enfermagem. No caso dos stricto sensu as vagas estão distribuídas nos cursos de Arqueologia e Patrimônio Cultural; Ciências Sociais; Ciência Animal; Comunicação; Defesa Agropecuária; Educação do Campo; Educação Científica, Inclusão e Diversidade; Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social; Política Social e Territórios; Recursos Genéticos Vegetais; Saúde da População Negra e Indígena; Solos e Qualidade de Ecossistemas; Microbiologia; e Ciências Agrárias.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para os cursos de mestrado e R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para os cursos de doutorado. Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e nos sites dos respectivos programas.

Confira os editais abertos e realize a inscrição no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).



UFRB seleciona bolsista de extensão de Medicina Veterinária

7 de Outubro de 2020, 17:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), seleciona estudante para atuar na promoção de ações educativas sobre a guarda responsável de animais de produção e de estimação, para contribuir com a redução dos índices de abandono, dos prejuízos ao patrimônio público e à saúde pública no campus de Cruz das Almas.

Podem se inscrever no Edital Nº 08/2020 estudantes de Medicina Veterinária da UFRB matriculados no Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3. As inscrições serão realizadas por meio de formulário online até o dia 18 de outubro de 2020. A bolsa mensal é de R$ 400,00, com duração prevista de quatro meses. 

Todas as etapas de seleção do edital devem ser acompanhadas no menu "Seleções" da página da PROEXT. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (75) 99978-1101.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil