Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

III SEPIP é realizado em Cruz das Almas

10 de Dezembro de 2015, 15:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB, em conjunto com o III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), teve início nesta quarta-feira, 09 de dezembro. O evento reúne estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior do estado e, este ano, tem como tema Recursos Hídricos.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do representante do chefe-geral da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura e recém eleito para assumir o cargo, Alberto Vilarinhos; da coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FAMAM, professora Andrea Jaqueira; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI/UFRB), professora Rosineide Mubarack, e do reitor Silvio Soglia da UFRB. Ao agradecer a presença e a parceria dos membros de outras instituições, o reitor ainda destacou a presença no evento da vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, e do superintendente da EDUFRB, Sérgio Mattos. “Precisamos dar corpo e voz a ciência que produzimos, por isso, a importância de eventos como o SEPIP na UFRB”, afirmou. Ele ainda destacou que a pesquisa, o ensino e a extensão devem estar interligadas e completou “ o conhecimento deve gerar melhorias para a qualidade de vida das pessoas, em especial dos moradores do recôncavo”.

A pró-reitoria da PPGCI destacou os expressivos números de participantes e de trabalhos apresentados nas nove edições do SEPIP, ao todo, 41.503 participantes e 4955 trabalhos: “Uma significativa e honrosa trajetória da UFRB”, pontuou. Este ano, o evento conta com 1132 inscritos e 577 trabalhos aprovados.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Áureo Oliveira e teve como tema Recursos Hídricos: desafios e perspectivas. “A água é um elemento de demanda imediata que não pode faltar”, falou. Além da conferência, apresentação de trabalhos, oral e pôster, painel sobre recursos hídricos e prêmio Jovem Inventor fazem parte da programação do SEPIP 2015. O coral da UFRB deu início ao evento que segue até esta quinta-feira, 10 de dezembro. Uma equipe de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Pró-Reitoria de Graduação também marcou presença no evento.

SEPIP: é organizado pela PPGCI da UFRB e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). 

Confira fotos do evento: 
{gallery}noticias2015/sepip-2015{/gallery}



UFRB interdita entrada principal do campus Cruz das Almas nesta quinta, dia 10

9 de Dezembro de 2015, 19:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a sua comunidade acadêmica que a entrada principal que dá acesso ao campus Cruz das Almas - situada ao lado do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP) - será interditada para os veículos automotores nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro das 08h30 às 09h30.

Na ocasião, o Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho da PROGEP realizará a III Caminhada da Saúde. Neste período todos deverão entrar e sair pela segunda entrada do campus situada no bairro da Tabela.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/progep ou pelo telefone (75) 3621-9275.



SEAD disponibiliza novo curso EAD sem tutoria: Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos

9 de Dezembro de 2015, 17:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de seu Núcleo de Educação Continuada, informa que estão abertas as inscrições on-line para os cursos de Educação Continuada EAD sem tutoria. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos é o novo curso disponível, com carga horária de 20h. “O objetivo é ajudar os participantes na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicadas à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos”, destaca o professor Eniel Santo da SEAD/UFRB.

Além do novo curso, outros quatro permanecem com inscrições abertas no site da SEAD:

  1. Introdução a Conferência Web RNP: software da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com salas virtuais para reuniões, disponíveis para uso em computadores, tablets e smartphones. É destinado às pessoas que possuem acesso ao sistema Conferência Web RNP. Após o cadastro do curso, o participante possui até 15 dias para a sua finalização. Carga horária: 20h;
  2. Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: o curso aborda temáticas relacionadas com a leitura, escrita, normas ABNT e formatação dos gêneros acadêmicos mais utilizados: resumo, resenha, artigo e monografia. Após o cadastro no curso, o participante possui até 60 dias para a sua finalização. Carga horária: 68h.
  3.  Moodle para Professores e Tutores EaD, com carga horária de 34h, tem como objetivo habilitar professores e tutores na utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle em cursos ou disciplinas presenciais, semipresenciais ou a distância;
  4.  Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, com carga horária de 51h, que propõe a compreensão dos fundamentos da educação a distância a fim de planejar e introduzir uma prática consistente de avaliação processual nesta modalidade de ensino.

Educação Continuada EAD sem tutoria - os cursos não possuem o acompanhamento de tutores ou professores e o objetivo é promover a educação continuada para interessados em aprofundar-se em um tópico específico, visando aprimorar sua formação. Os cursos disponíveis fornecem certificados aos participantes que concluírem com aproveitamento de 70%. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRB. As vagas são ilimitadas.

Mais de 10 mil pessoas já se inscreveram nos cursos de Educação Continuada SEAD/UFRB.

Mais informações: SEAD/UFRB
Link para inscrições: http://ava.academico.ufrb.edu.br
Contato: [email protected]/ (75) 3621 6922



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil