Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga editais PIBIC, PIBIC AF e PIBITI 2017-2018: Propostas até 03 de abril

6 de Março de 2017, 19:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna públicos os editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC AF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2017-2018. As propostas podem ser apresentadas até 03 de abril, por meio do sistema online.

A submissão dos projetos deve ser realizada pelo orientador. Os documentos exigidos estão listados nos editais, conforme os modelos disponíveis no endereço www.ufrb.edu.br/pibic. Os programas concederão bolsas com duração de 12 meses, podendo se candidatar os discentes regulares dos cursos de graduação da UFRB.  Estas bolsas terão início em 1º de agosto de 2017 e término em 31 de julho de 2018.

As bolsas serão distribuídas por Centro de Ensino, em função do número de projetos apresentados e aprovados.

O resultado do julgamento das propostas será divulgado até o dia 10 de maio no site do PIBIC da UFRB.

Sobre o PIBIC - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas.

Sobre o PIBITI - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Confira:

Edital PIBIC/PIBIC AF 2017-2018

Edital PIBITI 2017-2018



Interdição da entrada principal do campus Cruz das Almas dias 07 e 08 de março

6 de Março de 2017, 17:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMAM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada principal do campus Cruz das Almas, nesta terça e quarta-feira, dias 07 e 08 de março, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área lateral da pista.

Neste período, o portão será fechado para trânsito a fim de evitar possíveis acidentes aos veículos e transeuntes com os projeteis lançados pelas máquinas. Os usuários deverão utilizar a segunda entrada do campus, localizada no bairro da Tabela.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/sipef ou pelo telefone (75) 3621-6027.



UFRB seleciona professor com especialização em inclusão da pessoa com deficiência

6 de Março de 2017, 17:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto para o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana. A titulação exigida é a graduação em Ciências Humanas ou Ciências da Saúde, com especialização na área da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

As inscrições estarão abertas entre os dias 06 e 17 de março, nos dias úteis deste período, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na Gerência Técnica Administrativa do CETENS. O valor total da taxa de inscrição é de R$ 60,00. A vaga é para o regime de trabalho de 20 horas semanais.

Podem se inscrever somente candidatos brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas a partir do dia 22 de março, no CETENS, conforme cronograma a ser divulgado. A média final mínima para a aprovação será 7 e o candidato que obtiver a maior nota para aprovação será indicado para assumir a vaga para docente por tempo determinado.

O resultado será divulgado internamente até o dia 29 de março, fixado no mural da direção do CETENS, tendo posterior publicação no Diário Oficial da União. O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo. O prazo de validade da seleção será de um ano, podendo a validade ser prorrogada por igual período.

Confira o Edital Interno Nº 06/2017 – CETEC.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



Editora da UFRB disponibiliza 16 obras em Braile transcritas pela SEAD

3 de Março de 2017, 20:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou na sua página eletrônica 16 livros em formato braile (sistema utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas) para download gratuito. As obras contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e foram  transcritas para o sistema braile através da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).  

Para o superintendente da EDUFRB, professor Sérgio Mattos, as obras disponibilizadas em formato especial demonstram o compromisso de desenvolvimento da cidadania adotado pela editora. “A editora está engajada na promoção de políticas de acessibilidade que atendam públicos diversos”, afirmou. Segundo Mattos, as instituições como Universidades e Bibliotecas que dispõem das impressoras especiais para Braile poderão agora fazer a impressão das obras, caso tenham interesse nos temas.

O superintendente da SEAD, Ariston Cardoso, comentou a iniciativa. “ A estratégia da SEAD em conjunto com a Editora foi de promover uma maior acessibilidade aos livros produzidos. Esse é o conceito que nós trabalhamos já algum tempo de modo que todos nossos materiais produzidos, mídias, ambientes virtuais,  tenham essa perspectiva da inclusão. A própria estratégia de sinalização da universidade também contempla esse conceito, então nosso segmento da área das tecnologias assistivas tem se atentado a essas questões”, explica. Audiobooks de diversas obras também estão na fase de produção e de testes.

A Editora da UFRB disponibilizou ainda seu primeiro e-book . O título “Foia dos rocêro: crítica política e humor na imprensa baiana do século XIX”,  de autoria de Neuma Augusta Dantas e Silva, analisa o jornal semanário Foia dos Rocêro  durante o seu primeiro ano de circulação (1899-1900).

EDUFRB  -  A Editora está em atividade desde 2010.  Os livros podem ser adquiridos na própria editora mediante apresentação do comprovante de pagamento de uma Guia de Recolhimento da União simples (GRU). Para gerar a GRU é necessário acessar o site do Ministério da Fazenda e preencher os dados da UFRB listados na página eletrônica da EDUFRB. A editora está localizada no prédio da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, campus Universitário.   

Confira as obras disponíveis no site da EDUFRB. 



Servidores da UFRB realizam primeiras defesas no Doutorado em Ciências da Educação

3 de Março de 2017, 12:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Servidores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam, a partir do dia 14 de março, as primeiras defesas de tese no Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências da Educação da Universidade do Minho (UMinho). O curso é resultado do acordo de cooperação internacional firmado no âmbito da política de capacitação e qualificação de professores e técnicos-administrativos da UFRB.

A primeira defesa será feita pelo servidor docente Antônio Pedro Moura de Oliveira com a tese que versa sobre “A Formação do Homem: a relação entre educação e política no pensamento filosófico-educacional de Jean-Jacques Rousseau”. A banca examinadora será composta pelo presidente do Instituto de Educação da UMinho, professor José Pacheco; pela coordenadora institucional do Termo Aditivo (TA) na UMinho, professora Custódia Martins; pela coordenadora institucional do TA na UFRB e pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, professora Rosineide Mubarack, dentre outros professores avaliadores.

Dos 28 servidores que participam da formação, 12 defendem entre os dias 14 e 24 de março. As outras 16 teses serão defendidas entre julho e agosto. Essa é a última etapa do programa de formação que envolveu 21 docentes e sete técnicos-administrativos dos cinco Centros de Ensino da UFRB existentes à época da assinatura do termo aditivo: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Centro de Formação de Professores (CFP), Centro de Ciências Sociais (CCS) e Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL).

De acordo com o reitor da UFRB, Silvio Soglia, “essa é uma das ações prioritárias de valorização do quadro de servidores da UFRB e uma oportunidade de fortalecimento da internacionalização e desenvolvimentos de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”. No dia 13 de março, ele ministrará a conferência de abertura das atividades do semestre intitulada “A expansão e interiorização do Ensino Superior no Brasil: o caso UFRB”. O evento, a ser realizado na Universidade do Minho, campus de Gualtar/Braga, terá a presença do reitor da UMinho, professor António Cunha.

Na oportunidade, será assinado novo Termo Aditivo ao Protocolo de Cooperação entre a UFRB e a UMinho, que amplia a realização e projetos de investigação, intercâmbio de discentes e docentes, colaboração em programas de graduação e pós-graduação.

Protocolo de Cooperação

Desde 2010, a UFRB e a UMinho celebraram Protocolo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural visando à formação de professores e técnicos-administrativos da UFRB. Em 14 de setembro de 2012, foi assinado o Termo Aditivo ao Protocolo. Por meio deste documento, as instituições celebraram um programa de formação de doutoramento e pós-doutoramento, a concretizar-se no âmbito das especialidades do Doutoramento em Ciências da Educação do Instituto da Educação da UMinho. Os cursos de doutoramento e pós-doutoramento são realizados no Brasil, com sede na UFRB, e certificação com diploma final da UMinho. A primeira turma teve início em 2013.

Para viabilizar a capacitação dos servidores e garantir a efetividade da Cooperação, a Administração Central da UFRB mobilizou diversas ações neste período, dentre elas: a possibilidade de afastamento de até nove meses do servidor para a conclusão da tese; alocação de professores substitutos; a realização das disciplinas no campus da UFRB com os professores da UMinho, indicados pelos departamentos do Instituto de Educação; apoio financeiro e administrativo para participaram da disciplina Seminários em Braga/Portugal, com duração de duas semanas, possibilitando os encontros presenciais para as orientações/acompanhamento dos professores orientadores da UMinho no desenvolvimento das pesquisas e apoio aos doutorandos para participarem das defesas de tese.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog