Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota da Reitoria da UFRB sobre a interrupção das atividades letivas

29 de Maio de 2024, 17:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dirige-se a comunidade acadêmica para explicitar a sua posição relativa aos impactos da greve docente na interrupção das atividades letivas, assegurando a manutenção dos serviços considerados essenciais, no intuito de evitar eventuais prejuízos, em especial, aos estudantes.

Neste momento, em que o cenário exige de todos nós um espirito de união, diálogo e compreensão mútua, a Reitoria da UFRB manifesta-se nos seguintes termos:

1. Reconhecer a justeza das pautas e respeitar a decisão das categorias dos docentes e servidores técnicos administrativos que em assembleias representativas decidiram aderir ao movimento nacional de greve, reivindicando a recomposição orçamentária das universidades, reajuste salarial, revisão de normativos, além de reestruturação em suas carreiras;

2. Garantir que os nossos discentes não recebam faltas durante o período de paralisação;

3. Assegurar, como historicamente é realizada ao término da greve, a reposição das atividades garantindo que todos os conteúdos programáticos sejam integralmente ministrados, relativos ao semestre em curso, conforme previsto no projeto pedagógico de cada curso, seguindo a modalidade de ensino por este estabelecido;

4. Por fim, comunicamos que o ajuste no calendário acadêmico será apreciado e deliberado pelo Conselho Acadêmico (CONAC), de modo a garantir o cumprimento dos dias letivos exigidos no parágrafo 1o do artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases Nacional, Lei no 9.394/1996, e nas normas internas que regem o tema.

Pedimos a compreensão de todos(as) e ressaltamos nosso compromisso com a educação pública de qualidade e socialmente referendada.

Cruz das Almas, 28 de maio de 2024.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia



UFRB seleciona 52 professores(as) formadores(as) para cursos de licenciaturas EaD

28 de Maio de 2024, 16:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga as inscrições para o processo seletivo de contratação de professores(as) para atuar nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira e Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância (EaD). São oferecidas 52 vagas. As atividades estão previstas para iniciarem no mês de agosto de 2024.

Podem participar do processo seletivo docentes concursados do quadro de professores(as) efetivos(as) da UFRB. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de junho, no endereço ufrb.edu.br/ead.

O processo seletivo tem como objeto a seleção interna de Professor(a) Formador(a), em caráter temporário e na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para atuar nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes (CECULT), Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira (CECULT) e Licenciatura em Matemática (CETEC), desenvolvidos na modalidade a distância pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) com o suporte da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O (A) candidato(a) selecionado(a) receberá a título de bolsa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para Professor(a) Formador(a) I: valor de R$ 1.850,00, concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida formação mínima em nível superior e experiência mínima de três anos no magistério superior; e Professor(a) Formador(a) II: valor de R$ 1.550,00, concedido para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior

Confira o Edital.

Mais informações no site: ufrb.edu.br/ead.

E-mail: [email protected].



Semana da Gestão - 20 a 25/5/24

27 de Maio de 2024, 17:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

10 editora 

20/05/2024

A Editora da UFRB (EDUFRB) marcou presença na 36ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias e no 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária, que aconteceram no campus da PUC-Rio entre os dias 20 e 24 de maio. A partir do tema “O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação”, a superintendente Rosineide Mubarack reuniu-se com lideranças de outras editoras universitárias para debater, trocar experiências e refletir sobre como o conhecimento produzido nas universidades brasileiras pode ser impulsionado com o apoio das atuais inovações tecnológicas.

 

10 progep 

21/05/2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizou uma reunião com a Reitoria e o Fórum das Direções dos Centros de Ensino. Com a presença de representantes dos 7 Centros de Ensino da UFRB e da reitora Georgina Gonçalves. A pró-reitora Flávia Sabina tratou de pautas trazidas pelos dirigentes e suas equipes acerca da gestão de pessoas nas unidades acadêmicas, respondendo a dúvidas e questionamentos.

 

10 substitutos

22/05/2024

A reitora Georgina Gonçalves recebeu integrantes do Coletivo de Professores Substitutos e da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) para dirimir dúvidas quanto às relações contratuais durante as greves de técnicos(as) administrativos(as) e docentes. Na ocasião, a Magnífica afirmou que os(as) professores(as) terão todos os seus direitos preservados enquanto as greves perdurarem e os contratos serão cumpridos conforme já estabelecidos.

 

10 feira saude 23/05/2024

A Feira Saúde Mais Perto superou as expectativas e atendeu mais de 7 mil pessoas no campus da UFRB em Cruz das Almas, nos dias 23 e 24 de maio. A ação do Governo da Bahia, realizada por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, proporcionou consultas em diversas especialidades, exames e emissões de documentos. Docentes e estudantes da UFRB também estiveram envolvidos na oferta de serviços gratuitos para a população.

 

10 cadu 23/05/2024

O primeiro episódio da série “Em Torno do Barro” teve como protagonista a mestra da cultura popular, Dona Cadu. Gravado em 24 de abril deste ano, o episódio traz a Doutora Honoris Causa da UFRB contando memórias da vida com leveza e afetividade. A equipe envolvida na produção do documentário já tinha anunciado a data de lançamento do vídeo, quando recebeu a notícia do falecimento da ceramista, sambadeira e rezadeira Dona Cadu. A UFRB manifestou condolências e declarou luto de três dias.

 

10 energia 23/05/2024

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM), liderou um projeto de eficiência energética para troca de luminárias e refletores em 499 pontos dos campi de Amargosa, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. O projeto de mais de um milhão de reais foi financiado pela COELBA e vai gerar uma economia anual de aproximadamente 280 mil reais para a UFRB.

 

10 bike 23/05/2024

A reitora Georgina Gonçalves recebeu os coordenadores do grupo Cruz Bike, que reafirmaram a parceria iniciada em 2017 com a UFRB. Para o ano de 2024, o grupo confirma a realização de dois eventos: o XCO Cruz Bike, que acontecerá dias 06 e 07 de julho, e a Maratona Cruz Bike, marcada para 1º de dezembro, ambos no Campus Cruz das Almas.

 

10 espanha 25/05/2024

A reitora Georgina Gonçalves embarcou com uma comitiva em direção à Espanha. A Magnífica está acompanhada do diretor do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Jacson Machado, do professor Jesus Delgado e de outras autoridades de variados órgãos, e juntos vão em busca de firmar parcerias de cooperação internacional para expansão e fortalecimento de políticas públicas em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Brasil.



UFRB lamenta falecimento do funcionário terceirizado Ricardo Moreira de Souza

27 de Maio de 2024, 17:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do funcionário terceirizado Ricardo Moreira de Souza, ocorrido hoje, 27 de maio. Ricardo fazia parte da equipe da vigilância no Campus Cruz das Almas.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB participa da Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu e lança programa para agentes leitores

24 de Maio de 2024, 17:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Fazer acontecer iniciativas que podem mudar a realidade educacional, cultural e literária da Bahia é o propósito do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (DIVERSIFICA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Universidade Livre do Brasil (Unilivre-BR), que apresenta sua proposta de promoção da leitura, da literatura e da cultura do livro. No próximo sábado, 25 de maio, às 9h, a Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu, será palco do lançamento do Programa de Formação de Agentes Leitores, o FALei, com sua proposta de trazer a tecnologia como mola propulsora para tornar a leitura uma atividade atraente e estimulante para os estudantes do recôncavo baiano.

O FALei consiste em formar professores (Agentes Leitores) como agentes formadores de jovens leitores autônomos e competentes, integrando-os aos maiores eventos literários do Estado da Bahia. Em parceria com os municípios, o foco inicial estará nos alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes o projeto, conhecer o site oficial (www.falei.net.br) e entender como o Movimento JOLEI (Jovens Leitores) vai multiplicar a atuação dos agentes leitores no universo virtual para todas as comunidades. O Movimento JOLEI se destaca por sua abordagem interativa e participativa, que incentiva os jovens a serem multiplicadores da leitura entre amigos, familiares e em suas redes sociais.

"A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação social. Com o FALEI, queremos criar uma geração de leitores apaixonados, que vejam nos livros uma fonte inesgotável de conhecimento e prazer," afirma o professor Paulo Gabriel Nacif, coordenador do DIVERSIFICA, que convida todos para conhecer o Programa de Formação de Agentes Leitores e participar do movimento. “Seja um Jovem Leitor, seja um JOLei!”.

O lançamento contará com a presença de autoridades locais, educadores e amantes da literatura, que participarão de uma série de atividades e palestras da Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu.

O FALei: Tecnologia e Inovação como Pilar

A primeira etapa do FALEI consiste na formação dos professores, que serão capacitados para se tornarem agentes leitores. Os educadores participarão de workshops, seminários e atividades práticas focadas no uso de ferramentas digitais, plataformas on-line e recursos multimídia para tornar o ensino da leitura mais dinâmico e envolvente. Após a formação, os professores implementarão as novas práticas pedagógicas nas escolas, incentivando a integração de atividades literárias no currículo escolar. As tecnologias introduzidas durante a formação permitirão aos professores desenvolver projetos de leitura personalizados, adaptados às necessidades e interesses dos alunos.

Uma das grandes inovações do FALEI é o uso integrado de tecnologias digitais no processo de ensino, de criação e produção literária e de leitura. Ferramentas interativas, plataformas on-line e recursos multimídia são incorporados à formação dos professores, permitindo que eles implementem novas estratégias pedagógicas em sala de aula. "Nosso objetivo é tornar a leitura mais acessível e interessante para os jovens, usando a tecnologia para captar sua atenção e estimular seu interesse”, explica Amanda Almeida, coordenadora do projeto.

A culminância do projeto acontecerá nos eventos literários dos municípios participantes, quando serão apresentados pelos alunos os trabalhos desenvolvidos na implementação do FALei, promovendo a interação entre estudantes, professores e a comunidade.

Movimento Virtual JOLEI

Outro destaque é o Movimento JOLEI (Jovens Leitores): uma comunidade virtual que visa dinamizar a promoção da leitura entre os internautas. O JOLEI incentiva professores e estudantes a serem multiplicadores da leitura, compartilhando suas experiências literárias com amigos, familiares e através da plataforma www.falei.net.br criando uma rede de apoio e motivação, onde os jovens leitores podem trocar recomendações de livros e participar de desafios literários online, por exemplo. Para Amanda, essa iniciativa não apenas fortalece o hábito da leitura, mas também cria uma rede de apoio e motivação entre os jovens. Com o JOLEI, queremos que a paixão pela leitura se espalhe, impactando positivamente toda a comunidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog