Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga 2ª chamada da seleção para curso de Tecnólogo em Agroecologia, matrícula dia 11 de maio.

9 de Maio de 2016, 12:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o resultado da 2ª Chamada do processo seletivo especial para o preenchimento de vagas remanescentes no curso de Tecnólogo em Agroecologia, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A relação dos aprovados está disponível online no site do Processo Seletivo: www.ufrb.edu.br/prosel.

As vagas foram destinadas a pessoas de comunidades rurais e beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), do Crédito Fundiário; dos projetos de assentamentos realizados por outros órgãos, desde que reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); professores e educadores que não possuem formação específica, com vínculo com as secretarias municipais e/ou estaduais de educação, que exerçam atividades em atendimento direto aos assentados; técnicos de ATES e ATER das áreas de Reforma Agrária e comunidades quilombolas.

Os candidatos aprovados nesta fase deverão efetuar matrícula no dia 11 de maio, das 8:00 às 11:30 e 13:30 às 16:30 na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) campus de Cruz das Almas - BA, munidos da documentação especificada no item 12 e seus subitens do Edital 010/2016.

Confira o resultado.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB abre Chamada Pública para locação de imóvel em Santo Amaro

6 de Maio de 2016, 13:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), torna público o Edital de Chamamento Público para locação de imóvel com toda infraestrutura pronta em situação de operação, para abrigar a estrutura administrativa do CECULT no  município de Santo Amaro.

As ofertas devem atender aos requisitos indispensáveis ao funcionamento da unidade e ao interesse público, estando necessariamente os valores adequados aos preços de mercado, por meio de laudo de avaliação a ser realizado ou homologado pela UFRB. Dentre os requisitos, o imóvel deve dispor de área útil total em torno de 250m2, com capacidade para 08 salas administrativas, 02 salas para reunião, copa/cozinha, banheiro feminino, banheiro masculino e área de convivência.

Os interessados devem encaminhar proposta, conforme as especificações, endereçada ao CECULT, localizado na Rua do Imperador, N. 09, Cais de Araújo Pinho – Santo Amaro, BA, ou pessoalmente, na Gerência Técnica Administrativa do Centro, até às 17 horas do dia 20 de maio de 2016.

 Chamamento Público

Caderno de Especificações do Chamamento Público



Revista Alquimia abre chamada de trabalhos para seu primeiro número

6 de Maio de 2016, 12:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A revista eletrônica Alquimia está com chamada de trabalhos aberta para a sua edição de estreia. Os artigos podem ser submetidos até o dia 31 de maio, em formato pdf, para o endereço eletrônico do editor da publicação, professor Jorge Fernando ([email protected]). A previsão para lançamento da revista é até o dia 30 de junho.

Trata-se de uma publicação semestral vinculada ao Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos, liderado por docentes do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo geral da revista é contribuir com a produção, sistematização e disseminação de pesquisas, articulando os debates de Química e Educação, em âmbito regional, nacional e internacional.

“A revista Alquimia apresenta-se como mais um meio de divulgação de produções acadêmicas no campo de estudo da Química, um espaço de interlocução e diálogos entre a UFRB, outras universidades, os equipamentos de difusão cultural e a sociedade em geral”, explica o editor Jorge Fernando.

A revista atenderá a todas as Normas Técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), segundo as Normas Brasileiras (NBRs). Serão observadas as Normas de Editoração, de Publicação de Artigos, de Referências Bibliográficas, de Citações e demais itens necessários à confecção e publicação de uma revista científica.

Os artigos a serem enviados podem ser originais ou de divulgação – apresentam temas ou abordagens originais e podem ser relatos de caso, comunicações ou notas prévias, ou revisões ou sobre o estado da arte – os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. Eles devem conter, no mínimo, 05 páginas ou próximo de 2.300 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/gmf



Reitora da UFRB apresenta medidas administrativas referentes ao orçamento 2016

5 de Maio de 2016, 22:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentou as medidas administrativas de ajustes e adequações orçamentárias para o exercício de 2016, no anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas. As medidas já entram em vigor no mês de maio.  Docentes, técnico-administrativos, terceirizados e estudantes estiveram no local.

O reitor agradeceu a presença da comunidade acadêmica em atendimento ao chamado feito em 02 de maio, na página da UFRB. Ele apontou o encontro como importante momento para efetuar o compromisso de diálogo e acesso à informação sobre a UFRB e o orçamento institucional. “Desde o ano passado, assim que assumimos a reitoria, mesmo antes de ser eleito, já em maio, eu convoquei o nosso conselho universitário para mostrar a situação orçamentário-financeira do ano de 2015. Naquele momento, já tinha uma definição que teríamos um contingenciamento de recursos na ordem de 10% do custeio e de 50% do investimento. Ao final, tivemos um agravante a mais porque não ocorreu a liberação de todo o limite orçamentário dos 90% do custeio que teríamos (...). Entra 2016 e a esperança se renova porque você tinha um ano que apontava a diminuição desse cenário de dificuldades da economia brasileira, havia a expectativa da amenização da crise política, iniciamos um ano em que não tivemos um atraso na aprovação orçamentária, nós tivemos uma liberação de 80% do limite que estava na LOA, 40% do limite de custeio e 40% do limite de investimento, que nos dava certa tranqüilidade. Mas o tempo passou e o cenário político se agravou profundamente. As projeções de queda do PIB aumentaram, a arrecadação do tesouro nacional caiu e as duas crises se agravaram. Este ano de 2016 se apresenta então como o ano mais difícil, começamos a trabalhar conforme em 2015, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) com o objetivo de construir uma proposta de ações que dê conta do enfrentamento desse cenário”, falou Silvio Soglia que ainda afirmou que o orçamento de custeio da UFRB passa por uma diminuição desde 2014.  

O pró-reitor de planejamento, José Mascarenhas, apresentou o orçamento para o ano de 2016 e as ações de enfretamento em redução de despesas. Explicou o cenário nacional pautado no produto interno bruto negativo, queda de arrecadação do governo federal. Falou sobre o decreto Nº 8540/2015 que trata da racionalização das contratações de bem e prestação de serviço; sobre o decreto Nº 8541/2015 de racionalização do uso de veículos e compras de passagens aéreas e Portaria Nº 67/2016, que trata sobre diárias e passagens. Confira as medidas na nota publicada nesta quarta-feira.

“É preciso que a gente acredite e reafirme o lugar da UFRB. Estamos extremamente tocados com a decisão que tomamos agora, mas estamos extremamente firmes que essa posição reafirma nossa disposição de luta e a disposição dessa universidade é lutar por uma sociedade de outro jeito, é fazer uma universidade de outro jeito, é construir um país de outro jeito”, destacou a vice-reitora Georgina Gonçalves.

Confira fotos:

{gallery}noticias2016/orcamento-2016{/gallery}



PIBID da UFRB premia alunos da rede estadual em concurso de fotos sobre Aedes

5 de Maio de 2016, 21:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – Biologia (PIBID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou nesta quarta-feira, dia 04 de maio, a premiação dos alunos do Colégio Estadual Dr. Lauro Passos que participaram do concurso de fotografias com o tema “Aedes aegypti e sua relação com os humanos”. O objetivo do concurso foi revelar através de fotografias os possíveis focos do mosquito na cidade de Cruz das Almas.

Os oito melhores trabalhos foram premiados. Os vencedores foram os alunos Beatriz Pereira (1º lugar) e Danielle Almeida (2º lugar), com fotos tiradas no fundo da rodoviária municipal, e Miriana Almeida (3º lugar), com registro do lixo ao lado do Centro Social Urbano de Cruz das Almas. As fotografias foram avaliadas por uma Comissão julgadora, composta por uma fotógrafa profissional, representantes da Secretaria de Saúde do município, membros da Diretoria do colégio e estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB.

De acordo com a coordenadora do PIDIB, professora Jacqueline Braga, para a escolha dos vencedores foram analisados critérios técnicos e a adequação da foto ao tema do concurso. Ela aproveitou a presença da representante da Vigilância Epidemiológica do município, Mariana Lopes, para informar que as fotos comporão um relatório que será entregue à unidade para ajudar no combate aos focos do Aedes aegypti. E anunciou uma nova edição do concurso em 2017. “Espero que até lá essa epidemia já esteja controlada e possamos abordar novos temas, mas essa é uma luta de todos nós”, afirmou Jacqueline.

A coordenadora do Grupo de Trabalho da UFRB contra o mosquito, professora Silvia Arantes, reforçou a importância da participação da comunidade para impedir que o mosquito nasça. “O principal trabalho tem que ser o da prevenção e ele deve que ser assumido por todos. As vacinas para as doenças causadas pelo Aedes ainda estão em estudo e nesse meio tempo a gente tem que fazer tudo que estiver ao nosso alcance para evitar a proliferação do mosquito”, disse. Ela informou que a Universidade está engajada junto com os órgãos municipais no trabalho de prevenção e educação para mobilizar os moradores das cidades do Recôncavo.

Para o diretor do colégio, Jaasiel Joaquim, a mobilização deve acontecer a todo o momento. “O combate ao Aedes depende, em muitos aspectos, muito mais da gente. Temos visto que muitas pessoas ficam doentes por negligência na participação nesse processo. Se fizermos a nossa parte, a possibilidade de eliminar o mosquito é muito maior”, argumentou. Em sua opinião, o combate vai além da escola. “É preciso estar mobilizado não apenas aqui neste ambiente, mas também em nossas casas para proteger nossos familiares”, disse.

Veja as fotos da premiação:

{gallery}noticias2016/concurso-foto-zika{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog