Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Seminário sobre Dupla Titulação acadêmica é realizado pela SUPAI

5 de Maio de 2016, 20:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou um seminário sobre Dupla Titulação acadêmica na última terça-feira, 03 de maio. Informações sobre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), localizado em Portugal, foi o foco do evento. 

 “A dupla diplomação possibilita mais do que a mobilidade de estudantes, promove uma cooperação mais profunda entre as instituições parceiras, não apenas da área acadêmica, mas também na pesquisa e possibilita a partilha de boas-práticas na internacionalização, no reconhecimento e impacto das suas formações”, falou o vice-presidente do IPB, Luís Pais. Sua palestra foi a primeira do seminário e abordou também a bolsa Erasmus Mundus, programa de cooperação internacional, que permite a mobilidade de estudantes que estejam no ensino superior. Criado em 2004, é financiado pela Comissão Européia.

Também do IPB, o diretor Albino Bento falou sobre a Escola Superior de Agrárias do IPB, currículo de Agronomia, mudanças e tendências nos currículos do curso e possibilidades de internacionalização. Em seguida, o professor Eden Netto da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR) abordou a dupla titulação por meio da experiência na UTFPR, juntamente com Adriano Romero falando também sobre a experiência de dupla titulação no campus de Campo Mourão da UTFPR.

Com 33 anos, 7 mil estudantes e 30 mil diplomados, o IPB oferta 34 cursos técnicos superiores profissionais, 42 graduações, 35 mestrado, além de orientação de estudantes de doutoramento e pós-doutoramento em cooperação com Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras. Possui cinco escolas: agrária, educação, tecnologia e gestão, saúde, comunicação, administração e turismo. São cerca de 900 estudantes do IPB em mobilidade todos os anos. Já discentes e colaboradores somam 300. O Instituto apresenta indicadores de internacionalização maiores que o objetivo para a Europa até 2020, de 20%. Atualmente, cerca de 25% dos professores fazem mobilidade.

Pela manhã, os representantes do IPB e da UTFPR foram recebidos pelo reitor Silvio Soglia, pela vice-reitora Georgina Gonçalves e pela superintendente de Assuntos Internacional (SUPAI), Ana Fermino. Já no evento, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima, representou a UFRB ao lado de Ana Fermino.

Convênio UFRB e IPB: firmado em 2008, viabiliza a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em atividade de intercâmbio. Cada instituição pode enviar para a universidade parceira até dois estudantes por semestre, para cursos correlatos. As universidades se comprometem, pelo acordo, a garantir alojamento e alimentação em restaurante universitário durante o período de funcionamento dos mesmos, nas respectivas instituições.

Confira fotos do evento e da recepção aos professores IFP:

{gallery}noticias2016/dupla-titulacao{/gallery}



UFRB empossa novos professores do Centro de Ciências da Saúde

5 de Maio de 2016, 19:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) empossou nesta quinta-feira, dia 05 de maio, sete novos servidores docentes que irão atuar no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus. Participaram da cerimônia de posse coletiva a vice-reitora Georgina Gonçalves, o pró-reitor de Gestão de Pessoal (PROGEP), Wagner Tavares, e a diretora do CCS, Flávia Henrique.

O pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares, recepcionou os novos professores e desejou boas-vindas a todos. Para ele, o acolhimento é um diferencial na vida de quem adentra a instituição, pois oportuniza conhecer os colegas e o centro onde dedicará o seu trabalho. “Saiba que esta passa a ser a casa de vocês. Contem com a UFRB em todas as suas instâncias, principalmente com as chefias e toda a estrutura que passarão a ter contato. A PROGEP também está de portas abertas para dirimir qualquer dúvida e orientá-los no que for necessário”, disse.

“Vivemos aqui diariamente o desafio de consolidar uma universidade pública, um centro de ciências da saúde; o desafio da interiorização do ensino superior e da garantira e ampliação de direitos sociais. Por certo, vocês esperam muito da UFRB e do CCS, mas sublinho que nós, o povo do Recôncavo, também esperamos muito de vocês”, destacou a diretora Flávia Henrique. “Esperamos poder somar em confiança e cooperação para realizarmos esse projeto CCS/UFRB, que é muito maior que a busca de formação profissional, mas aponta para um projeto de formação e emancipação de sujeitos”, afirmou.

A vice-reitora Georgina Gonçalves reforçou as palavras da direção do centro de ensino e falou da alegria em receber mais sete atores da história de consolidação da primeira universidade pública do Recôncavo. “Somente nos anos 2000 pudemos protagonizar a experiência de construir essa instituição, cuja reivindicação remonta à luta pela independência da Bahia. Portanto, essa é uma instituição que tem um compromisso de antes, desejo de um povo anterior a nós. E essa é uma instituição que permanecerá e prevalecerá depois de nós”, assegurou.

Empossados - Nomeados pelo concurso público regido pelo edital Nº 14/2015, tomaram posse os docentes Carla de Magalhães Cunha, João Cláudio Barreto Neiva, Joseneide Santos Queiroz, Luciana Barberino Rocha Ximenes, Mateus Santana do Rosário, Rafael Coelho Rodrigues e Renan Carvalho Castello Branco. Os novos professores irão atuar nos cursos de Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Medicina e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Outros nove professores já nomeados são esperados para tomar posse nos próximos dias. 

{gallery}noticias2016/posse-professores-ccs{/gallery}



Nota da Reitoria sobre as medidas administrativas de ajustes e adequações orçamentárias

4 de Maio de 2016, 21:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da UFRB torna público à comunidade acadêmica as medidas administrativas de ajustes e adequações orçamentárias que serão encaminhadas em nossa universidade, a partir do mês de maio de 2016, atendendo às exigências normativas da União quanto à redução de gastos e investimentos nas instituições federais de ensino superior – Decreto Nº 8.540 de 09 de outubro de 2015Decreto Nº 8.541 de 13 de outubro de 2015 e Portaria Nº 67/2016 MPOG de 01 de março de 2016.

A conjuntura mundial evidencia uma crise econômica e financeira que vem afetando a estabilidade de todos os países. No Brasil, os impactos causados por esta conjuntura se ampliaram devido à crise política que se instalou desde a última eleição presidencial em 2014. Uma alimenta a outra. O Estado se paralisa e uma conjuntura econômica deteriorada intensifica o cenário de recessão e desemprego. No plano social direitos históricos são retirados, programas e políticas sociais conquistadas são ameaçadas. No plano político  o estado democrático é atacado. No plano administrativo o Estado promove medidas de contenção no orçamento dos órgãos públicos.

Em 2015, este cenário político e econômico se traduziu na UFRB em um contingenciamento orçamentário na ordem de 10% na rubrica de Custeio (pessoal terceirizado, água, luz, telefone, etc.) e 50% na rubrica de Investimentos (obras, aquisição de máquinas, equipamentos, etc.), transferindo obrigações já pactuadas para o exercício fiscal seguinte. Em 2016, as dificuldades se agravam com um novo contingenciamento na ordem de 20% do Custeio e 60% de Investimento.

Essa realidade vem sendo apresentada pela reitoria ao Conselho Superior Universitário (CONSUNI), ao Fórum de Pró-reitores (as) e Superintendentes, em Seminários da equipe gestora da administração central e aos Diretores (as) dos Centros de Ensino com o objetivo de discutir e gerar subsídios para  adoção das medidas necessárias ao enfrentamento da atual conjuntura, com o firme propósito de garantir a continuidade de nossas atividades acadêmicas  e atender aos limites estabelecidos pelo Estado. Para este fim, a Reitoria aposta na adequação dos recursos e das ações, a partir de uma gestão integrada, realizando parcerias com setores públicos, privados e os movimentos sociais, investindo na captação e gestão arrojada de recursos.

A Reitoria, consciente do papel social que a UFRB desempenha na região e ancorada nos princípios de responsabilidade social e gestão da instituição pública, apresenta um conjunto de medidas que garantirão a continuidade de sua missão institucional, confiada pela comunidade acadêmica e pelo Estado brasileiro. O teor das medidas apresentadas terá abrangência em todos os contratos de prestação de serviços (energia, água, telefonia, mão de obra terceirizada, etc.), diária e passagens, otimização do uso de transporte e estrutura para realização de eventos.

Confira a apresentação das medidas administrativas de ajustes e adequações orçamentárias.



Revista Acadêmica GUETO abre chamada de trabalhos para 7ª edição

4 de Maio de 2016, 12:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Acadêmica do Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação (GUETO), vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), divulga chamada para submissão de trabalhos a serem publicados em sua 7º edição. O prazo para enviar artigos para a publicação segue até o dia 31 de maio.

Com periodicidade semestral, a Revista Acadêmica GUETO tem o objetivo de publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas e resenhas inéditas em diversas línguas sobre temas que contribuam para o desenvolvimento do debate educacional. A publicação também serve como um instrumento de divulgação do conhecimento produzido na área, considerando as perspectivas da Inclusão e Cultura Corporal.

A revista é dirigida a pesquisadores, profissionais e alunos da Educação e áreas afins. Ela está estruturada em seções, o que permite a publicação de conteúdo sob diferentes formatos. Os artigos podem ser redigidos numa das seguintes línguas: Português, Espanhol, Francês ou Inglês. Outras normas para submissão dos textos estão disponíveis no site da publicação.

Confira a 6º edição da Revista GUETO.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto



CFP divulga reabertura da seleção do programa de monitoria voluntária

4 de Maio de 2016, 12:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a reabertura do processo seletivo para o programa de monitoria voluntária. As inscrições têm início nesta quarta-feira, 04 de maio, e seguem abertas até 06 de maio. Estão sendo ofertadas nove vagas.

A sala da Divisão de Apoio à Coordenação Acadêmica/Gestão de Ensino é o local para realização das inscrições nos dias úteis, de 08h às 12h e das 14h às 17h. Estudantes regularmente matriculados no período letivo 2015.2, que comprovem aprovação igual ou superior a 7,0 no componente curricular/módulo almejado ou no componente que guarde similitude em sua ementa em mais de 70 % com o componente por ele cursado podem se candidatar.

A seleção constará de análise do Histórico Escolar, Entrevista e Prova de Conhecimentos Básicos sobre o componente curricular pleiteado. As provas e as entrevistas ocorrerão no dia 11 de maio, às 14h, no CFP. A divulgação do resultado final será feita até o dia 13 de maio, no mural da Gestão de Ensino/Direção e no site do CFP.

De acordo com o documento de seleção, são atribuições do monitor: acompanhar e auxiliar o docente em atividades relacionadas com o componente curricular; realizar leituras suplementares visando seu aperfeiçoamento técnico-científico; colaborar na organização do laboratório – quando for o caso e acompanhado de servidor responsável, seja técnico ou docente; elaborar relatório semestral conforme orientação contida na Resolução Nº 036/2010.

A carga horária do monitor voluntário será de oito horas semanais, distribuídas de acordo com a disponibilidade de horário do aluno, obedecendo à programação elaborada pelo professor orientador, contida no Plano de Trabalho.

Confira o Edital CFP Nº 02/2015.2 – Programa de Monitoria Voluntária.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cfp



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog