Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota sobre realização das matrículas dos estudantes de graduação da UFRB

5 de Junho de 2014, 15:54, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A greve dos servidores técnico-administrativos da UFRB, deflagrada em 17 de março de 2014, alcançou o calendário acadêmico em um momento crucial da vida universitária: o período de transição entre os semestres. As suas consequências atingiram tanto o encerramento do semestre 2013.2 como o início do semestre 2014.1.

Esta Administração criou alternativas para que se mantivessem, apesar da greve vigente, as atividades referentes às antecipações de Colação de Grau dos estudantes, mesmo quando os processos não obedeceram aos prazos determinados pelo CONAC, mas os formandos apresentavam necessidade de colação iminente em virtude de aprovação em Concurso Público ou Programa de Pós-Graduação, inclusive Residências.

A Administração Central desta Universidade, ainda no intuito de reduzir as repercussões da greve dos técnicos no calendário acadêmico, realizou reuniões com o Comando Local de Greve, Coordenadores de Colegiados e Dirigentes dos Centros, o que possibilitou a definição consensual de novos prazos para colação de grau dos formandos 2013.2 e realização da matrícula dos calouros 2014.1.

Quanto à matrícula de todos os estudantes de graduação no semestre 2014.1, realizou-se uma análise de cenário que considerou os elementos necessários para sua realização. Esta atividade envolve um conjunto de procedimentos e atores que de forma articulada permitem que o estudante efetive seu registro no semestre, são eles: planejamento acadêmico dos Centros de Ensino, o lançamento de notas no SAGRES do semestre 2013.2, além da definição do script de matrícula (preparação do portal para ser acessado pelos estudantes).

Deste modo, percebeu-se que em virtude da greve, naquele momento, alguns Centros de Ensino não tinham registrado o planejamento acadêmico no SAGRES; setores cruciais para o desenvolvimento da matrícula como a SURRAC, COTEC e NUAC estavam parados em função da greve dos servidores técnico-administrativos e algumas disciplinas estavam em aberto no sistema por falta de lançamento de notas. De posse destas informações, o Presidente do CONAC resolveu suspender “ad referendum” o calendário acadêmico nos seus pontos referentes à matrícula e início das atividades de ensino em 2014.1. Registra-se a impossibilidade de convocação do Conselho Acadêmico haja vista que os dados registravam naquele momento 60% dos coordenadores de cursos em férias.    

Toda decisão "ad referendum" precisa ser restituída ao seu órgão de referência para ser analisada. No dia 23 de maio de 2014, o Presidente do CONSUNI realizou uma reunião, na qual o debate sobre o assunto resultou num pedido para que os Centros realizassem um esforço para a realização das matrículas, bem como, ratificou o apoio daquele Conselho às reivindicações dos servidores técnico-administrativos. No dia 30 de maio de 2014, foi convocada uma reunião do CONAC. Nessa reunião, com muitos debates, houve apenas um questionamento sobre a forma como o Presidente encaminhou a decisão (ad referendum), o que foi explicado.

No que diz respeito ao mérito da decisão “ad referendum”, registre-se que o CONAC deliberou, por unanimidade, sobre a inviabilidade de iniciar as atividades, em função da greve dos técnicos. Dentre os motivos elencados pelos Conselheiros estão: falta de apoio para as atividades de aulas práticas; dificuldades de apoio logístico diversos, alta dependência da nossa comunidade estudantil dos programas de assistência.

Ainda, nessa última reunião, o Presidente foi autorizado a negociar com o Comando Local de Greve a matrícula imediata de estudantes em situação especial (estágio e programas especiais) e articular estratégia para realização da matrícula dos demais estudantes de graduação da Universidade, para que, ao final do movimento grevista, a definição de novas datas para o calendário acadêmico possa ocorrer com a maior celeridade.

A reunião com o Comando Local de Greve foi realizada no dia 04 de junho de 2014. Hoje, o Reitor foi procurado por representantes dos servidores técnico-administrativos em greve, para informar que o coletivo atendeu a solicitação do Presidente do CONAC. Os servidores dos setores da SURRAC, COTEC e NUAC irão atuar no sentido de realizar a matrícula online dos estudantes da Universidade. Divulgaremos amanhã o calendário de matrícula.   

Cruz das Almas, 05 de junho de 2014.

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor 



Pesquisadores da UFRB se reúnem com equipe técnica da CAPES

5 de Junho de 2014, 14:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Docentes e pesquisadores de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam, desde o dia 04 de junho, uma série de reuniões com a equipe técnica da Coordenadoria Geral de Execução Orçamentária e de Contabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no campus de Cruz das Almas. O intuito é discutir a gestão e prestação de contas dos recursos financeiros destinados à pesquisa na pós-graduação strito sensu (mestrado e doutorado).

“A presença da CAPES na UFRB é para dialogar diretamente com nossos pesquisadores sobre como os recursos, disponibilizados anualmente para todos os programas de pós-graduações da UFRB, devem ser utilizados, qual a melhor forma de geri-los e quais rubricas são permitidas para que possamos trabalhar melhor com o setor de compras nas licitações”, esclareceu a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino.

“Já realizamos esse trabalho em outras universidades e foi satisfatório, o que buscamos com essas visitas é discutir a melhor forma de gerenciar os recursos da CAPES na universidade, dentro de tudo que a legislação permite para evitar devoluções. Não queremos superávit primário, queremos que os recursos retornem através do bom andamento das pesquisas no Brasil”, elucidou Hieda Costa, coordenadora substituta de prestação de contas da CAPES.

A série de reuniões segue até sexta-feira, 06 de junho, com a presença dos coordenadores e membros dos colegiados dos programas de Pós-graduação e a participação da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Auditória Interna da UFRB.

{gallery}noticias2014/encontro-capes-ufrb{/gallery}



Pesquisa da UFRB desenvolve materiais de construção a partir de resíduos

5 de Junho de 2014, 11:36, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Uma pesquisa que busca desenvolver materiais de construção a partir de resíduos gerados em indústrias é objeto de estudo de três professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os docentes Renê Medeiros, José Humberto Santos e Francisco Gabriel Silva são os responsáveis pela pesquisa.

São utilizados materiais como cascas de cacau, amendoim e bagaço de cana-de-açúcar. “Em certos casos os materiais são utilizados in-natura, mas são aproveitadas também as suas cinzas”, explica Renê Medeiros. Até o momento foram testadas cinzas produzidas em fornos de padarias de Cruz das Almas e Governador Mangabeira. Serão testadas também cascas de arroz e resíduos de indústrias de calçados. Pretende-se ainda, catalogar resíduos de empresas da região para ver a possibilidade de sua utilização. De acordo com o professor, trata-se de uma pesquisa inédita no recôncavo baiano.

Pesquisa utiliza materiais como cascas de amendoim e cinzas

Renê Medeiros conta que produções de energia em indústrias produzem muitas vezes queima de materiais e as cinzas, a depender de sua composição química, podem ser utilizadas - desde que este venha a ser uma pozolana, em substituição parcial ou total do cimento. A pozolana é uma propriedade existente em alguns materiais, capaz de reagir ou se combinar com o hidróxido de cálcio, formando compostos estáveis e de poder aglomerante. “Estas adições minerais em substituição ao cimento conferem além da redução de custos, melhoria na trabalhabilidade do concreto fresco”, completa o professor Francisco Gabriel.

José Humberto Santos também ressalta a importância da destinação adequada destes tipos de resíduos. “Apesar de grande parte dos materiais serem orgânicos, eles tendem a incorporar sempre os mesmos micro ou macronutrientes naquele determinado espaço e em larga escala, eles tendem a causar uma desordem no solo”, aponta.

O projeto que teve início em 2013 pretende realizar estudos por mais ainda dois ou três anos com seus resultados apresentados em artigos científicos e também como parte de trabalhos de conclusão de curso dos alunos do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e do curso de Engenharia Civil.



Estudantes de História do CAHL lançam nova edição do periódico eletrônico

5 de Junho de 2014, 9:15, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Discentes do curso de História do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) lançam nova edição da revista eletrônica história.com. Com periodicidade semestral, a revista tem como objetivo principal a publicação e divulgação de trabalhos científicos produzidos por estudantes de cursos de História de todo o país.

Em homenagem a um dos escritores de grande destaque no Brasil, a nova edição tem na capa uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, falecido em 2001, e aborda o tema "Literatura e Memória". “Escolhemos como imagem de capa o escritor Jorge Amado devido à afinidade dos textos publicados nas seções do periódico da revista história.com com as temáticas que ele abordava em seus romances”, explica o Conselho Editorial da revista.

A atual edição do periódico tem dez artigos, que abordam temas diversos, entre eles: "A memória traumática da tortura: Contribuições do debate acadêmico para as possibilidades de reabilitação e esquecimento" e  "A crise política do proletariado: O crescimento de popularidade da Frente Nacional Francesa entre os trabalhadores". 

Confira a nova edição da revista eletrônica História.com. 

 



Equoterapia é tema de encontro na UFRB

3 de Junho de 2014, 12:09, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Entre os dias 30 e 31 de maio foi realizado no auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o I Encontro sobre Equoterapia. O evento contou com auxilio do edital de apoio a eventos da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e reuniu profissionais de diversas áreas para discutir a utilização do cavalo na promoção de melhorias da condição física e psicológica das pessoas.

Participaram da mesa de abertura o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), professor Josival Santos; a professora do CCAAB e diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto; a vice-coordenadora do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CSS), Josineide Vieira; Maria Cristina Guimarães, presidente da Associação Baiana de Equoterapia (ABAE); Jordana Almeida, capitã do Esquadrão de Polícia Montada da Bahia, e Yuri Guimarães, praticante de Equoterapia.

Maria Cristina Guimarães disse que o projeto de Equoterapia na UFRB promove o crescimento do serviço na Bahia, agora presente nas universidades: “isso mostra aos estudantes de Medicina Veterinária a importância da equoterapia e seu espaço no mercado de trabalho”, pontuou a presidente da ABAE. Segundo Ana Paula Peixoto, o projeto da UFRB também contribui para auxiliar a descentralização do serviço. “Existe uma fila de espera de mais de 600 pessoas, muitas oriundas de municípios do interior do Estado, incluindo a região do Recôncavo”, informou.

A palestra da psicóloga e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vanessa Breia, que atua no Centro de Equoterapia Conviver, em Niterói-RJ, teve como tema a utilização do cavalo em intervenções terapêuticas. Segundo a professora, o animal é o primeiro aliado na equoterapia, que auxilia a reabilitação físico-motora e também na dimensão emocional. “Devemos reconhecer o potencial terapêutico do cavalo em toda sua amplitude, mas considerar como aliado nesse processo, pois muitas vezes ele é secundarizado”, lembrou.

Em sua palestra, a presidente da ABAE contou a história da associação, pioneira da equoterapia na Bahia e surgida a partir da necessidade do seu filho que teve paralisia cerebral. Com 20 anos de existência, o centro criado em Salvador funciona em parceria com diversas instituições como a Polícia Militar e Governo do Estado da Bahia. “É um trabalho de responsabilidade que envolve todos os segmentos, com a preocupação da sustentabilidade, acessibilidade, e de promover a saúde como também educação”, disse.

O projeto

Em parceria com o serviço de Psicologia do CCS, o projeto de extensão “Equoterapia com Ciência” da UFRB vai atender inicialmente crianças assistidas pela Associação Pestalozzi de Cruz das Almas. Conta com a participação de veterinários, psicólogos, fisioterapeutas e  pedagogos autônomos, além de cerca de 60 alunos dos cursos de Psicologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Biologia.

Está em fase de implantação uma área especifica de aproximadamente 2 mil m² para as atividades, com a construção de piquetes individuais e coletivos e redondel. “Dois cavalos já estão sendo treinados e preparados para as sessões. O próximo passo será colocar os praticantes e toda a equipe em contato com os cavalos, formando a equipe interdisciplinar necessária ao trabalho em Equoterapia”, informou Ana Paula Peixoto, coordenadora do projeto.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2014/encontro-equoterapia{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog