Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga seleção para especialização em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade

12 de Julho de 2017, 16:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade, com ingresso no semestre acadêmico 2017.2. O curso de especialização é ofertado pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana.

O período de inscrição tem início nesta quarta, 12, e segue até o dia 19 de julho, das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas, no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do CETENS. A inscrição será exclusivamente presencial. Não será cobrada taxa de inscrição e o curso será gratuito.

São ofertadas 30 vagas, sendo 10% destinadas para servidores técnico-administrativos e servidores docentes da UFRB e 10% para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Podem participar do processo seletivo profissionais nas áreas de bacharelados interdisciplinares em ciência e tecnologia e similares, engenharias e demais áreas, que estejam interessados no estudo da sociedade, quanto às questões relativas às práticas interdisciplinares sobre tecnologia, ambiente e sustentabilidade. Só serão admitidos candidatos estrangeiros com diploma devidamente revalidado no Brasil.

O programa possui duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Tecnologia e Sustentabilidade e Linha 2 – Ambiente e Sustentabilidade. O processo de seleção incluirá as seguintes etapas: análise do pré-projeto da monografia, análise de currículo e entrevista. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 28 de julho no site do CETENS.

A previsão de início do curso é 14 de agosto. O curso terá duração de 18 meses, contabilizando uma carga horária total de 442 horas.

Confira o Edital de Seleção Nº 01/2017 – PGIATS.

Informações sobre a seleção podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: [email protected] ou no site: www.ufrb.edu.br.



UFRB divulga resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2017.1

12 de Julho de 2017, 15:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2017.1. A relação dos aprovados está disponível no site dos Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

A entrega da documentação para pré-matrícula deve ser feita entre os dias 18 e 20 de julho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (horário local), na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas (prédio azul).

Nesta edição, foram ofertadas 987 vagas em 32 cursos de graduação da UFRB para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificadas (SiSU). Os estudantes já matriculados em cursos da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula, que poderá ser realizada por procurador.

Os candidatos que não comparecerem nas datas indicadas ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga. Para os selecionados por Reserva de Vagas (Lei. 12.711/2012), é preciso apresentar a documentação complementar também descrita no edital.

A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico entre os dias 10 e 16 de outubro.

O início do primeiro semestre de 2017 será no dia 16 de outubro. Uma segunda chamada está prevista para o dia 15 de agosto, condicionada à existência de vagas não preenchidas.

Confira o Resultado da 1ª Chamada – Cadastro Seletivo 2017.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB pelos telefones (75) 3621-1220/1221 ou email [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL)



UFRB divulga nota sobre Rematrícula, Transferências e Portador de Diploma 2017.2

11 de Julho de 2017, 16:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), informa à comunidade que o período de inscrição para o Edital PROGRAD de Rematrícula, Transferências e Portador de Diploma para ingresso no semestre letivo 2017.2, inicialmente previsto para o período de 11 à 13 de Julho de 2017, será adiado para nova data a ser posteriormente  divulgada, sem prejuízos para o ingresso no semestre letivo subsequente.



Exame Nacional de Desempenho abre inscrições nesta segunda, 10

10 de Julho de 2017, 11:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura que serão avaliados no Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 devem fazer suas inscrições no período compreendido entre esta segunda-feira, 10, e 11 de agosto. Os coordenadores de cursos continuam sendo os responsáveis pelas inscrições, mas, a partir dessa edição do Enade, os estudantes concluintes regulares precisam fazer um cadastro entre 14 de agosto e 26 de novembro.

Devem se inscrever todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior. Também devem fazer inscrições os alunos dos cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso instituição até 25 de agosto, último dia da retificação.

 Em todo o Brasil, o Enade 2017 será realizado em 26 de novembro. O exame, item curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário do estudante. No histórico escolar do aluno, ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

Cursos avaliados – Em 2017, o Enade vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação.

Também serão avaliados alunos dos cursos que oferecem diploma de bacharel e licenciatura em ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia; e, ainda, estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação.

As inscrições devem ser feitas na página do Inep.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 



Kit Pedagógico da UFRB será apresentado em Feira de Soluções para a Saúde

7 de Julho de 2017, 16:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Kit Pedagógico Missão Zika Zero da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será apresentado na primeira edição da Feira de Soluções para Saúde - Zika, que acontecerá em Salvador entre os dias 8 e 10 de agosto, no Senai Cimatec. O evento, inédito no país, reúne comunidade científica, indústria, setor público e sociedade civil para a apresentação de produtos, serviços e ações voltados para o combate, prevenção e diagnóstico de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt, como Zika, Dengue, Chikungunya e a Síndrome Congênita do Zika (SCZ). 

A iniciativa é resultado da parceria entre Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A Bahia foi escolhida para ser sede do evento no Nordeste por concentrar experiências exitosas sobre o tema, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico da Zika, que são produzidos e distribuídos pelo laboratório público do Estado, a Bahiafarma, para todo o Brasil, garantindo o diagnóstico em até 20 minutos.

O kit Pedagógico, produzido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (Mec), é composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes e adesivos. O material pode ser acessado no portal do combate ao Aedes da UFRB. O Kit está disponível para avaliação no site da Feira de Soluções para Saúde.

Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão se prevenir com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos “superamigos da natureza”, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Também ensinam como combater os focos e impedir que o mosquito se prolifere. Ao final, os personagens convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”.

Faça sua avaliação do Kit Pedagógico Missão Zica Zero



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres