Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB lamenta falecimento da professora Kassia Watanabe

21 de Janeiro de 2021, 20:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da professora Kassia Watanabe.

Kassia Watanabe era professora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e atuava nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB retoma cronograma do concurso público para professores efetivos

21 de Janeiro de 2021, 16:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a retomada do cronograma para efetivação do concurso público para professores efetivos de seu quadro de pessoal (Edital Nº 06/2019), a serem lotados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas.

A publicação do ato de retomada saiu no Diário Oficial da União (DOU), edição de 21 de janeiro de 2021. Como é uma retomada de concurso público, não será aberto novo prazo de inscrição para outros candidatos.

Entre as vagas oferecidas no concurso público, a da matéria/área de conhecimento Estágio em Ginecologia Obstetrícia/ Práticas do Cuidado em Saúde, não teve candidatos inscritos.

Nesta quinta-feira, dia 21, a UFRB, por meio do Núcleo de Gestão de Seleções, Concursos, Ingresso e Movimentações, da Pró-Reitoria de Pessoal (PROGEP) homologou a lista com os nomes dos inscritos – e devolveu o valor da taxa de inscrição dos desistentes.

Provas

As provas serão realizadas em Cruz das Almas e em Santo Antônio de Jesus, em datas diferentes.

Os protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus (COVID-19), exigidos durante a realização das provas presenciais, serão divulgados no mesmo dia de publicação do local de provas, no site ufrb.edu.br/concursos.

Cargo

O concurso público, promovido e executado pela UFRB, destina-se ao provimento de cargos de Professor do Magistério Superior, tem por atribuições as atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão que, indissociáveis, visem à aprendizagem, à produção de conhecimento, à ampliação e transmissão do saber e da cultura, às inerentes ao exercício das funções de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria Instituição, além de outras previstas na legislação vigente.

O edital com o novo cronograma e demais informações estão disponíveis na página de concursos da UFRB: ufrb.edu.br/concursos.



Pesquisadores da Bahia estudam vírus em animais que podem infectar humanos

21 de Janeiro de 2021, 11:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com a pandemia de Covid-19 que afeta o mundo inteiro em diversas esferas da sociedade desde 2019, um estudo realizado na Bahia dá continuidade a uma linha de pesquisa que há muito vem sendo estudada: a diversidade de vírus que circulam no reino animal e o potencial que possuem para infectar seres humanos. À frente da pesquisa, que envolve diversas instituições e pesquisadores, o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fernando Vicentini, afirma que a inspiração para o trabalho é antecipar a descoberta de potenciais vírus que possam causar doenças de alta relevância para a espécie humana e animais.

De acordo com o professor, o grande diferencial deste trabalho está na amplitude de hospedeiros do estudo, visto que diversos animais selvagens de diferentes espécies e habitats, foram analisados. “Tivemos acesso desde animais oceânicos até grandes felinos de reservas biológicas, pequenos roedores, morcegos, tartarugas marinhas, aves entre outros. Nosso maior destaque é a diversidade, tendo, inclusive, a adição recente de uma equipe somente para estudar serpentes”, destaca, ressaltando que o projeto já originou mestres e doutores e teve amplitude nacional e internacional, a exemplo da parceria com a Academia Húngara de Ciências, através da Universidade de Veterinária, e outras instituições, onde foi possível identificar e descrever diversos tipos de doenças causadas por vírus.

Recentemente, o grupo de pesquisa articulou uma cooperação institucional entre a UFRB e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), além de terem sido contemplados no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), na busca por vírus com potencial para contagiar humanos em animais selvagens com foco em coronavírus e adenovírus. “Em uma pesquisa como esta, temos diversos benefícios a serem destacados. Se analisarmos o impacto causado na área da saúde dos animais, temos as técnicas de diagnóstico e manejo que podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida dos seres estudados impactando na preservação. Além disso, indicadores de poluição ambiental também são fatores secundários que podem ser extraídos desta pesquisa, e, principalmente, as novas técnicas de diagnóstico que podem surgir com a descrição de doenças descobertas nesses animais”, declarou ao completar que na fase atual do trabalho, é esperado que o grupo consiga descrever a circulação de coronavírus semelhantes ao  SARS-COV-2 infectando animais selvagens.

Para Fernando, o projeto é de suma importância para evitar potenciais crises causadas por epidemias e até pandemias. “Acreditamos que como os adenovírus infectam diversos animais selvagens e humanos, então a vigilância precisa ser constante. Se o que estamos fazendo com o adenovírus tivesse sido feito com o coronavírus, talvez grande parte dos impactos da pandemia atual pudessem ser evitados”. O grupo de pesquisa almeja montar uma grande rede de vigilância molecular e, para isso, está em articulação com todas as universidades da Bahia. “Vale destacar que trabalhamos muito com animais que foram atropelados em rodovias e isso nos ajudou imensamente a aumentar a diversidade das espécies e ampliar ainda mais o estudo”, finalizou.

Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI).



UFRB assina cinco ordens de serviço para realização de obras nos campi

18 de Janeiro de 2021, 18:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}2idpGqFYeTM{/youtube}

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué, assinou cinco ordens de serviço para realização de obras nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Amaro. As assinaturas vão garantir a retomada de construções já iniciadas antes da pandemia do novo coronavírus, além de novos investimentos que beneficiarão toda a comunidade acadêmica no retorno às atividades presenciais.

Na quarta-feira, dia 13, um ato marcou a assinatura de duas ordens de serviço no campus Cruz das Almas para a retomada da obra do Pavilhão de Aulas 3 e reforma de um espaço na antiga Biblioteca para abrigar o Arquivo Central da UFRB. O reitor Fábio Josué ressaltou que o novo Pavilhão irá servir à comunidade do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), possibilitando melhores condições para realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sobre o Arquivo Central, disse se tratar de “um importante equipamento de gestão do conhecimento”.

No campus Cruz das Almas, serão retomadas as obras do Pavilhão 3 e iniciada a construção do Arquivo Central da UFRB.

Estiveram presentes na ocasião o vice-reitor, José Mascarenhas; o pró-reitor de Planejamento (PROPLAN), José Joaquim Ramos; os diretores de Centro, Elvis Vieira (CCAAB) e Adson Mota (CETEC); o chefe da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM), Joel Santos; o chefe do Núcleo de Gestão de Documentos da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Márcio de Almeida, além de docentes e técnicos envolvidos com as obras e representantes das empresas contratadas.

Na manhã seguinte, dia 14, no campus de Santo Amaro, foi assinada nova ordem de serviço, desta vez para a reforma da antiga Inspetoria Fazendária que servirá de sede administrativa para o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). O prédio que pertencia ao Governo do Estado foi cedido à UFRB em 2017. O diretor do Centro de Ensino, Danillo Barata, falou da satisfação para a Universidade em iniciar a reforma do equipamento. “Após um processo de muita luta, hoje temos a oportunidade de assinar essa obra e devolver à cidade uma edificação importante, que fica no coração de Santo Amaro”, disse.

Ordem de serviço autorizou a reforma da antiga Inspetoria Fazendária que será a sede administrativa do CECULT.

Ainda na quinta-feira, dia 14, a comitiva da UFRB seguiu para a cidade de São Félix, onde ocorreu a assinatura da ordem de serviço para reforma do primeiro pavimento do Pavilhão 2 de Julho, que será destinado para as atividades de pesquisa e pós-graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). “Esse prédio tem uma importância fundamental para nós. Somos um Centro de Ensino com cinco cursos de pós-graduação e temos muita expectativa nas funcionalidades destas instalações para a expansão das atividades hoje concentradas em Cachoeira”, destacou a diretora Dyane Brito. “Esperamos que a pós-graduação possa ter o seu espaço, as suas salas de defesa, as suas salas de pesquisa. Esse é um passo importantíssimo que damos”, afirmou.

Investimentos em infraestrutura

O reitor Fábio Josué avaliou que, apesar das restrições orçamentárias, a UFRB tem conseguido avançar no desafio de melhorar a sua infraestrutura, através da definição de prioridades, da captação e remanejamento de recursos e do empenho dos servidores da PROPLAN e CIMAM. “Além das novas ordens de serviço que totalizam o investimento de mais de 6 milhões de reais, temos um conjunto de obras já sendo executado, como a primeira etapa da reforma do Pavilhão 2 de Julho, em São Félix, e a reforma do Quarteirão Leite Alves, em Cachoeira”, exemplificou. Já na quinta-feira, dia 15, ele visitou o campus Santo Antônio de Jesus para conhecer as futuras instalações do laboratório de testagem molecular para o novo coronavírus e, pela tarde, esteve na obra da residência universitária do campus Feira de Santana.

Por fim, também no dia 15, foi assinada a quinta ordem de serviço do novo pacote de investimentos. O ato ocorreu na cidade de Amargosa e autorizou a construção de um sistema de captação de água da chuva utilizando o potencial da cobertura do Complexo Esportivo do Centro de Formação de Professores (CFP). “Essa obra terá um rebatimento positivo economicamente para a Universidade e o CFP. Com a reutilização da água da chuva poderemos diminuir os custos com a manutenção do campus, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, disse o reitor. A diretora Creuza Silva e demais representantes do Centro de Ensino acompanharam a assinatura.

Confira as fotos:

Assinatura da ordem de serviço no CFP, em Amargosa

{gallery}noticias2021/obras-amargosa{/gallery}

Assinatura da ordem de serviço do Arquivo Central, em Cruz das Almas

{gallery}noticias2021/obras-cruz-arquivo-central{/gallery}

Assinatura da ordem de serviço do Pavilhão de Aulas 3, em Cruz das Almas

{gallery}noticias2021/obras-cruz-pavilhao{/gallery}

Visita à obra da Residência Universitária, em Feira de Santana

{gallery}noticias2021/obras-feira{/gallery}

Assinatura da ordem de serviço no CECULT, em Santo Amaro

{gallery}noticias2021/obras-santo-amaro{/gallery}

Visita ao Laboratório de Testagem Molecular, em Santo Antônio de Jesus

{gallery}noticias2021/obras-saj{/gallery}

Assinatura da ordem de serviço no CAHL, em São Félix

{gallery}noticias2021/obras-sao-felix{/gallery}



Diálogos sobre Gestão Cultural recebe resumos expandidos até dia 05 de fevereiro

8 de Janeiro de 2021, 11:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Criado com o propósito de debater a gestão cultural a partir de múltiplas perspectivas e de uma forma crítica, o Ciclo de Debates Diálogos sobre Gestão Cultural promove pela primeira vez uma chamada de trabalhos. Até o dia 5 de fevereiro, os interessados podem submeter propostas de resumos expandidos que serão apresentados na 7ª edição do evento, a ser realizada entre os dias 1º e 3 de março por meio de transmissões ao vivo.

Visando contemplar as questões contemporâneas que têm afetado o campo da cultura, serão aceitos trabalhos que possuam vínculo com os seguintes eixos temáticos: Gestão cultural, identidades e territórios; Gestão de espaços culturais; Gestão cultural e liberdade de criação; Gestão cultural e insurgências contemporâneas e Gestão cultural no contexto da pandemia.

A chamada não se restringe a pesquisas acadêmicas. A inscrição é gratuita e os resumos devem conter de 1.000 a 1.500 palavras. É necessário preencher um formulário e utilizar um template para realizar a submissão. Ambos estão disponíveis no link: bit.ly/ChamadadeResumos. Para que o trabalho completo seja publicado nos anais do evento, o texto deve ser enviado para o email [email protected] até o dia 15 de abril. Mais detalhes sobre a submissão podem ser acessados no site coletivogestaocultural.com.

Nesta edição, o Diálogos amplia seu alcance e reúne profissionais de várias cidades brasileiras para partilhar experiências e pesquisas sobre temas como espaços culturais acessíveis, gestão contracolonial da cultura e das artes, intersecções possíveis na gestão cultural e redes de mulheres gestoras.

O evento é uma realização do Coletivo Gestão Cultural, que reúne docentes e discentes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A sétima edição será realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog