Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB avança em avaliação dos cursos de pós-graduação em rede

18 de Janeiro de 2023, 10:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os cursos de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) destacaram-se na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), alcançando, respectivamente, as notas 5 e 4.
 
As notas divulgadas expressam a excelência e desenvolvimento dos cursos de pós-graduação em rede da UFRB. Os conceitos da avaliação da CAPES variam de 3 a 5 para cursos de mestrado, em que 3, 4 e 5 correspondem à avaliação de “regular”, “bom” e “muito bom”.
 
Para Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), a UFRB tem ampliado significativamente sua inserção nas redes de pesquisa que possuem programas profissionais. “São programas que hoje possuem totais condições de reivindicar seus doutorados. Além dos tradicionais PROFNIT, PROFMAT e PROFSAÚDE, estamos iniciando atividades no PROF-FILO, da área de Filosofia e no PROFQUI, da área de Química. Cabe ressaltar que além do conceito 5 do PROFMAT, todos possuem conceito 4, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos(as) pesquisadores(as)”, assegurou.
 
Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)

 
O PROFMAT é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Aderido pela UFRB em 2012, o curso opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto significativo na formação matemática de professoras e professores em todo o território nacional.
 
Para a coordenadora do Curso, Andrêssa Lima, a nota do curso é resultado de esforços e competências coletivas. “Ficamos muito felizes com a notícia da manutenção do conceito 5, pois trabalhamos muito para manter a qualidade do Programa que tem grande relevância no aperfeiçoamento dos professores de Matemática do ensino básico da região do Recôncavo da Bahia. Por isso, é muito gratificante ver o nosso esforço ser ratificado pela CAPES”, afirmou. 
 
Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
 

O PROFNIT é um mestrado em Rede Nacional, resultado de um esforço do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) articulado com instituições de ensino superior. Criado em resposta às dificuldades da interação universidade-empresa, o curso propõe formar mestres que atuem na interface entre as ações indisciplinares e os ambientes de inovação.
 
“A nota 4 vem com esforço da PPGCI, da UFRB e do próprio curso em conjunto com o PROFNIT nacional. O PROFNIT está presente em outros vinte e sete estados brasileiros e só aqui na Bahia são quatro cursos, mais especificamente o da UFRB representa a nota quatro, mostrando o esforço da PPGCI que montou um edital de professor visitante, montou o núcleo de periódicos, o registro da produtividade em livros e capítulos de livros que culminou com a nota 4”, ressaltou o coordenador do curso, Júlio César.  
 
O coordenador destacou também a importância do incentivo à produtividade e o desenvolvimento das comunidades. “A nota 4 para o mestrado profissional em Inovação Tecnológica vai representar esse esforço da UFRB para apoiar a produtividade. Cada estudante só faz projetos que resolvam um problema prático do mundo empresarial. A nota 4 também representa o esforço da UFRB para acompanhar o desenvolvimento dos conhecimentos tradicionais nas comunidades indígenas e quilombolas, auxiliando na comercialização dos produtos da comunidade, incentivando o turismo agroecológico, histórico, artístico e cultural”.



UFRB divulga chamada para tradução e revisão de textos científicos

17 de Janeiro de 2023, 13:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga chamada para tradução e revisão de textos científicos.

A chamada visa apoiar a tradução e revisão de textos científicos para língua inglesa e revisão de textos científicos em língua portuguesa, e tem como objetivo estimular a publicação científica, bem como ampliar a divulgação de conhecimento de pesquisas realizadas no âmbito dos grupos de pesquisa da Universidade e contribuir para alavancar os índices de produção intelectual e de avaliação institucional.

Poderão submeter solicitações estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFRB, por meio das Gestões de Pesquisa dos Centros de Ensino, até o dia 05 de março de 2023.

Confira o Edital Interno Simplificado N° 05/2022-PPGCI/UFRB.



UFRB divulga Plano de Logística Sustentável 2023-2024 com 78 ações

17 de Janeiro de 2023, 11:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição para o biênio 2023-2024. O Plano de Logística Sustentável é um instrumento de planejamento, com objetivo e ações que visam permitir no âmbito da UFRB, práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. 

O plano contempla 78 ações, buscando de forma prática e objetiva apresentar todo o programa voltado para a logística sustentável a ser desenvolvida na Instituição, assim como todas as ações de projetos afins.  

“Dessa forma, o PLS se constitui como uma agenda de compromisso institucional que servirá de fio condutor de todas as ações da Universidade”, descreve o documento de 51 páginas, elaborado pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da UFRB. A comissão foi determinada pela Portaria 878, de 31 de agosto de 2022 e formada pelos servidores, os pró-reitores José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN) e Emerson Franco Santa Bárbara (PROAD); Joel Souza dos Santos (CIMAM/PROPLAN), Cláudio Antônio Farias Vargas (CLC/PROAD), Rodrigo de Souza (CCONT/PROAD), Cláudia de Souza Santos (CIMAM/PROPLAN) e José Roberto dos Santos Barbosa (CMP/PROAD). 

O objetivo geral do PLS-UFRB é estabelecer normas e procedimentos na Instituição utilizando a educação ambiental como ferramenta para a implantação de uma política de sustentabilidade em todas as ações e na gestão da UFRB. 

Entre os objetivos específicos do PLS-UFRB, estão o de sugerir práticas ambientalmente corretas para o uso de materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, os processos de compras e contratações nas áreas de obras, equipamentos, serviços de vigilância, limpeza, telefonia, processamento de dados, apoio administrativo e manutenção predial no âmbito da UFRB. 

O plano prevê conscientizar e capacitar todos os atores envolvidos nessas novas ações, demonstrando a necessidade real acerca de práticas sustentáveis nas dependências da Instituição. 

O PLS orienta estruturar o sistema de licitações e obras, a fim de realizar melhores contratações seguindo critérios sustentáveis; e a adoção de critérios de sustentabilidade nas compras públicas, induzindo o mercado a adotar padrões de produção pautados em protocolos ambientais. 

Ações 

O Plano de Logística Sustentável é um instrumento norteador que ajudará no planejamento para a adoção de práticas e métodos que visem a racionalização e sustentabilidade das despesas das Instituições, como também busca apontar ações a serem desenvolvidas pela comunidade acadêmica para criar a cultura da sustentabilidade. 

Entre as práticas a serem adotadas estão listadas a conscientização da comunidade acadêmica UFRB sobre a importância da manutenção dos esforços no sentido de reduzir o consumo dos materiais: copos descartáveis, papel A4 e toner; a importância de otimizar os consumos de energia e de água; a Implantação de um sistema eficiente de separação e destinação dos resíduos sólidos gerados na UFRB, observando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política de Resíduos Sólidos da UFRB, entre outras.

Conheça o PLS-UFRB.



Pesquisadores da UFRB estudam suculenta para produção de biocombustíveis

16 de Janeiro de 2023, 12:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os professores e pesquisadores Carine Tondo Alves e Luciano Hocevar, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, vão participar da coordenação e desenvolvimento do Programa BRAVE, para a formação de uma nova cadeia de produção de agave, uma planta do tipo suculenta, cultivado para produção de fibras de sisal na Bahia, como fonte em biocombustíveis e diversos outros produtos renováveis, como etanol de primeira e segunda gerações e biogás. 

Os pesquisadores da UFRB vão coordenar e desenvolver a caracterização do agave.  A próxima etapa é o desenvolvimento de tecnologias em escala piloto para produção de biogás e outros biocombustíveis, “utilizando esta biomassa abundante no nosso território”, descreve a pesquisadora Carina Tondo. 

Em equipamentos de Laboratório do CETENS, a serem montados até março, serão realizadas análises de caracterização da biomassa e experimentos em escala piloto de produção de biogás. No estágio atual, “os trabalhos já foram iniciados e estamos na primeira etapa do projeto, que prevê reuniões semanais, estudos e orientações”, explica Carina Tondo Alves que está retornando do período de Pós-Doutorado na Inglaterra, no qual fez estudos e pesquisou sobre biomassa e bioenergia. 

Estão previstas para o desenvolvimento do projeto, em cinco anos, a produção de equipamentos para o plantio e colheita de agave, e a criação de plantas-piloto para processamento, validação e refino da biomassa. Isso permitirá que a folha de agave seja convertida em biocombustíveis como etanol, biogás e biohidrogênio e outros produtos renováveis, como fibras e bioplásticos. 

Com investimento na ordem de R$ 30 milhões, em 60 meses, o projeto é financiado pela Shell Brasil, utilizando recursos oriundos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

O sisal é uma fibra produzida pelo beneficiamento da folha da agave, uma planta muito resistente e que se dá muito bem em regiões semiáridas como no nordeste brasileiro e tem aplicações que vão desde a confecção de fios, cordas, tapetes, sacos, vassouras, artesanatos, acessórios e o uso como componente automobilístico. 

O agave possui grande potencial energético visto que sua biomassa pode ser comparada a da cana-de-açúcar, mas com demandas 80% menores de irrigação e fertilizantes, e capacidade de armazenar água e capturar carbono. 

Dos 10 municípios brasileiros que mais produziram agave em 2021, nove estão do estado da Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, o estado produziu 96 mil toneladas de agave. A Paraíba, que ocupa o segundo lugar, produziu 5,3 mil toneladas. 

Projeto 

O projeto BRAVE (Brazilian Agave Developmen é uma parceria com a Shell Brasil, produtores de sisal e cinco instituições públicas, dentre elas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e o Senai Cimatec. É um projeto liderado pelo pesquisador da Unicamp, engenheiro agrônomo Gonçalo Pereira, formado na Escola de Agronomia da UFBA, em Cruz das Almas (esta desmembrada para criação da UFRB, há 17 anos).

De acordo com o professor Gonçalo Pereira, docente titular do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenador do projeto, hoje, apenas 5% da planta é aproveitado. Todo o restante é descartado. 

Ao lado de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a professora Carine vai coordenar dois dos 10 subprojetos no Brave Bio. Uma das ações será a identificação das principais características da planta e dos melhores tipos de tecnologia.  

A professora Carine Tondo será a coordenadora de dois dos dez sub-projetos dentro do projeto macro de 5 anos, juntamente com a professora Sarita Rabelo da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A equipe da UFRB ainda conta com o professor Luciano Hocevar que ajudará a professora Carine a montar uma equipe de trabalho composta por estudantes e professores nos próximos meses.  

“Esse projeto visa revolucionar a produção de energia pelo agave em substituição à cana de açúcar para diminuir os efeitos da produção de CO2 (gás carbônico). Mas também tem um impacto social muito grande, jamais visto, porque aproveita uma planta nativa de uma região pobre”, diz ela, que coordenará o laboratório do projeto na UFRB.  

Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil, afirma que a multinacional  “quer ajudar a criar tecnologia para um novo conceito de produção de bioenergia no país, que pode viabilizar o surgimento de uma nova cadeia industrial colocando o sertão brasileiro como potencial polo produtor de biocombustíveis para o mundo, ao mesmo tempo em que ajudamos a desenvolver uma das áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica do Brasil”. 

Com informações do Portal Shell. 



Reitor da UFRB acompanha agenda de Ministro da Casa Civil e Governador da Bahia

14 de Janeiro de 2023, 20:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué, acompanhou na manhã deste sábado agenda realizada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa e pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em Feira de Santana.

O ministro e o governador realizaram visita técnica para avaliar a situação das casas do condomínio Minha Casa, Minha Vida, tendo em vista a possibilidade de incluí-las na agenda de inauguração que o presidente Lula fará na Bahia, nas próximas semanas.

Na oportunidade, o reitor apresentou ao ministro e ao governador convite para participarem da inauguração de obras da UFRB que estarão sendo entregues à comunidade em breve (o Restaurante Universitário e o Pavilhão de Aulas 3). Também apresententou demandas gerais da UFRB, referente à recomposição do orçamento 2023 para assistência estudantil e custeio e liberação de recursos extraorçamentários para retomada de obras paralisadas, bem como da construção das sedes próprias dos Campus Feira de Santana e Santo Amaro.

Ainda durante o evento, o reitor conversou com o deputado federal Zé Neto, que costumeiramente tem apoiado a UFRB com a disponibilidade de emenda parlamentar individual. Entre 2020 e 2022, Zé Neto já destinou 2,7 milhões de reais para a UFRB, Campus Feira de Santana.

Fábio Josué também dialogou com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, o deputado estadual licenciado Ângelo Almeida, que sinalizou desejo de estreitamento de parceria da SDE com a UFRB. Em fevereiro, o reitor deverá realizar reuniões específicas com estas autoridades para estreitar os diálogos.

Para o reitor, "2023 será o ano da retomada da reconstrução do país e das Universidades e, para efetivar esta retomada, iremos intensificar a nossa articulação política com parlamentares, governo estadual e governo federal, em busca de apoio para a nossa UFRB!".

{gallery}noticias2023/reitor-ministro-governador{/gallery}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog