Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Reitor da UFRB participa de posse de Lula, Ministros e Secretários de Estado

5 de Janeiro de 2023, 13:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué dos Santos, participou entre os dias 1º e 3 de janeiro, de um conjunto de cerimônias de posse dos Governos Federal e Estadual.

No dia 1º de janeiro, o reitor participou da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Mais especificamente, no turno da tarde, o reitor acompanhou a programação realizada no Palácio do Planalto e, à noite, participou da recepção ocorrida no Palácio do Itamarati.

Lula assumiu como o 39° presidente da República o terceiro mandato, 12 anos após deixar o poder e após cerca de 6 anos do Golpe de 2016.

No dia seguinte à posse do presidente Lula, segunda-feira (2/1), o reitor participou, ainda em Brasília, de uma agenda intensa, acompanhando a posse de quatro ministros.

Pela manhã, Fábio Josué esteve na cerimônia de posse do novo ministro da Educação, ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC).

Em trecho de seu discurso, Camilo afirmou que já pediu um levantamento “de todas as obras que estão paralisadas, sejam creches, escolas, universidades, campi, para garantir a retomada imediata dessas obras tão importantes para os jovens e as crianças desse país”. Afirmou ainda que fará um plano para recuperar a “qualidade da merenda escolar” e a “a credibilidade do ENEM”, além de medidas para a “retomada do FIES e Prouni".

Santos destacou ainda que o ministro defendeu a necessidade de avançar na construção de um Sistema Nacional de Educação, da Educação Infantil à Pós-graduação; anunciou a retomada de construção de canais de participação com toda a sociedade, inclusive para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação; e sinalizou para a necessidade de recomposição do orçamento da pasta, com aumento de recursos para as Universidades.

À tarde do dia 2, Fábio Josué participou da cerimônia de posse da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na sede do MCTI. Em seu discurso, a ministra elencou como prioridades da nova gestão a recomposição do orçamento da área e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq; políticas para o acesso de jovens à universidade e o apoio a projetos estruturantes em parcerias com outros ministérios e instituições de fomento.

Anteriormente, na mesma tarde, o reitor participou da posse do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que ocorreu no Palácio do Planalto.

À noite, Santos participou da posse da nova ministra da Cultura, a cantora e ativista cultural baiana, Margareth Menezes, que ocorreu no Museu Nacional da República, evento que marcou a recriação da pasta, extinta no governo de Jair Bolsonaro.

Na manhã da terça-feira, 3/2, em Salvador, Fábio Josué participou da posse do secretariado do Governo Estadual, em cerimônia ocorrida uma tenda instalada na área verde em frente à Assembleia Legislativa da Bahia no CAB (Centro Administrativo da Bahia).

posses1

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu posse a 25 secretários estaduais, bem como chefe de Gabinete, que tem status de subsecretaria, e a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI).

Em virtude da incompatibilidade de agenda, o reitor não pode participar da posse do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sendo representado pela diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), professora Dyane Brito Reis Santos.

A participação do reitor nos eventos políticos busca ampliar o networking, ou seja, a rede de relacionamentos e de contatos, conhecer e conversar com os futuros gestores públicos estaduais e federais. As ocasiões foram oportunas para cumprimentar os novos gestores, apresentar-nos e abrir perspectivas de conversas futuras para tratar das pautas da UFRB. Segundo o reitor, em vários diálogos com parlamentares, sobretudo da bancada federal, foi apresentada a pauta da recomposição do orçamento das Universidades com ênfase especial para as demandas da UFRB. Também, foram apresentados pedidos de audiência para tratar de assuntos relativos à UFRB.

Confira fotos:

{gallery}noticias2023/posses{/gallery}

Assista aqui solenidade de posse de Camilo:

{youtube}5DlYiC7NFFE{/youtube}

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.



Estudantes da UFRB ganham Prêmio Jovem Quilombola Inovador

2 de Janeiro de 2023, 15:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os estudantes Alaine dos Santos Gama e João Paulo dos Anjos dos Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campi Amargosa e Cachoeira, respectivamente, venceram o Prêmio Jovem Quilombola Inovador, da Fundação Cultural Palmares. Os dois estão na categoria de estudante e egresso de graduação, respectivamente, beneficiários do Programa Bolsa Permanência, matriculados no período de 1° de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021, conforme exigência do Edital. O resultado final dos ganhadores foi publicado no dia 22 de dezembro de 2022 no Diário Oficial da União (DOU). Foram selecionadas 25 iniciativas criativas.

Alaine ficou em segundo lugar; e João Paulo em sexto lugar, na premiação do Nordeste. O prêmio é no valor bruto de R$ 18 mil reais para cada estudante. O objetivo do concurso foi impulsionar a criatividade de alunos quilombolas, em suas atividades acadêmica de graduação de discentes de comunidades remanescentes de quilombos, certificadas pela Fundação Cultural Palmares. 

Além disso o prêmio busca incentivar a criação e gerenciamento coletivo de produtos a partir de potencialidades ambientais e culturais; melhorias na produção da agricultura tradicional para soluções com uso de tecnologias sustentáveis na produção e armazenamento de alimentos com respeito às tradições. 

Projetos

Alaíne Gama é estudante do curso de Licenciatura da Educação do Campo - Ciências Agrárias. Ela é orientada no projeto Transição Agroecológica no Quilombo Bebedouro, Lage dos Negros (Ba): formação para a permanência no território quilombola, pelo professor Tiago Rodrigues Santos (PPGEDUCAMPO/LEDOC). 

Segundo Alaine, um dos objetivos cruciais do projeto é incentivar a juventude de Bebedouro, Lages dos Negros e região a ocupar a universidade, com destaque, principalmente, para o curso de licenciatura em Educação do Campo. "Mostrar que é possível, sim, adentrar e ocupar os espaços e continuar na comunidade dando assistência à sua família sem precisar sair do campo para adquirir mais conhecimento", descreve.

estudante alaine

Segundo Alaine Gama, o projeto está de vento em polpa. "A comunidade ficou muito feliz por estar sendo contemplada pelo projeto, já estamos nos articulando com a Associação Quilombola dos Agricultores Familiares de Bebedouro para estarmos recebendo a universidade e às pessoas que irão desenvolver o projeto junto comigo e com o professor Tiago Santos".

O projeto Transição Agroecológica no Quilombo Bebedouro é direcionado à juventude da comunidade. O projeto vai ter ações realizadas a partir de fevereiro até novembro de 2023. Serão realizadas várias oficinas. A primeira dela será a oficina com o tema "Construindo a trajetória no campo,quilombo e na educação do campo". "Essa oficina tem por objetivo, conhecer a trajetória de vida dos jovens e a sua relação com as famílias da escola e da comunidade", explica Alaine.

Para ela, essas ações vão possibilitar os jovens a pensar a permanência no campo, a partir da realidade da comunidade e das suas famílias. O projeto prevê o
Estágio de Vivência, entre os meses de outubro e novembro. O Estágio de Vivência visa promover o intercâmbio entre jovens quilombolas, professores da UFRB e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo. 

Alaine integra o Comitê Permanente de enfrentamento da evasão e retenção dos discentes do Centro de Formação de Professores (CFP).

O estudante João Paulo dos Anjos dos Santos, egresso do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, foi vencedor do Prêmio Jovem Quilombola Inovador com seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Alene da Silva Lins. O TCC foi endossado pela PROEXC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) da UFRB, que publicou exemplares impressos do catálogo, retratando o exercício laboral de nove mulheres quilombolas empreendedoras.

estudante joao paulo

"Como orientadora fiquei orgulhosa da premiação. Quando a PROEXC entregou o catálogo no Quilombo estivemos lá presentes", disse Alene Lins, coordenadora do Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda (de março a outubro de 2022) e vice-coordenadora de outubro de 2020 a fevereiro de 2022.

João Paulo disse que a premiação é de extrema importância. "Para nós, como alunos da UFRB, para a comunidade e para as mulheres quilombolas empreendedoras, fico feliz do nosso trabalho ser reconhecido dessa forma", disse . Para ele, "a premiação reconhece e valoriza as práticas de mulheres tradicionais quilombolas".

Ele disse que graças ao curso de Publicidade e Propaganda teve acesso a ferramentas e ensino que lhe possibilitou a construção desse trabalho. "A universidade pública tem o poder de ultrapassar os muros da instituição e chegar a lugares que antes era difícil de imaginar", destaca João Paulo.

João Paulo é militante no Núcleo AKOFENA/NNNE, grupo de formação para estudantes negros e negras da UFRB que visam o empoderamento do povo negro e desenvolve atividades em comunidades quilombolas do Recôncavo da Bahia.

Ele milita, também, no Coletivo Chico Véi, que realiza atividades na comunidade Quilombola da Baixa Grande e comunidades circunvizinhas. Como pesquisador participa do grupo de pesquisa Memória, Processos Identitários e Territorialidades(MITO/UFRB) e do grupo de pesquisa, As Novas Cartografias Sociais (UFRB).

Os vencedores podem ser conhecidos em gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/resultado-final-2.



UFRB tem credenciamento aprovado para Mestrado Profissional em Química

2 de Janeiro de 2023, 14:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve a aprovação da proposta de credenciamento ao Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). A proposta, submetida pela coordenação do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, atendeu aos requisitos estabelecidos no Edital nº 696 de 13/10/2022.  

O PROFQUI tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação em Química aprofundada e relevante ao exercício da docência. O funcionamento do curso de pós-graduação será no Campus Amargosa, com previsão de início no primeiro semestre de 2024. O PROFQUI é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e tem avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) com nota 4 - numa escala de 3 a 5. 

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES, e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas, entre elas, a UFRB.

O professor doutor Yuji Nascimento Watanabe disse que o credenciamento do Mestrado Profissional em Química no CFP representa a possibilidade de consolidar a pesquisa em ensino de química, o que é fundamental para um curso de licenciatura, aumentando a influência da UFRB na Bahia e no cenário nacional. "Representa também a possibilidade de conseguir financiamento para o desenvolvimento dos grupos de pesquisa, o que terá impacto não apenas na pós graduação, mas também na formação inicial dos nossos futuros professores", explicou Yuji Watanabe. "Por fim, será mais um campo de formação continuada no interior da Bahia, o que deve incrementar a profissionalização do ensino de química, aumentando a qualidade dos professores que estão atuando na educação básica".

Yuji destacou o engajamento dos professores e o suporte da gestão de pós-graduação do CFP, na pessoa do professor Fernando Tisque e o papel da professora Michele Bortolai nesse processo de credenciamento. "Apesar de eu ser escolhido como coordenador foi ela que presidiu brilhantemente a comissão", destacou.

O PROFQUI tem como foco proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência em educação básica do país.  

O PROFQUI tem quatro linhas de pesquisas: Novas tecnologias e comunicação; Química ambiental e energia; Química da vida; e Novos materiais. 

Ingresso

O PROFQUI realiza seleção anual, regulamentada em edital que descrevem normas, orientações e informações para o processo seletivo de ingresso no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. 

Mais informações em profqui.iq.ufrj.br.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog