Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Reconcitec 2022 tem números surpreendentes de trabalhos e participação acadêmica

24 de Outubro de 2022, 18:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}-fE476o38pg{/youtube}

A 8ª Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2022), encerrada na tarde da última sexta-feira, dia 21, no auditório da PPGCI, campus Cruz das Almas, apresentou números surpreendentes em trabalhos acadêmicos aprovados e na ampla participação de professores, técnicos, terceirizados e estudantes; e da comunidade externa. Realizado em formatos presencial e remoto, esta edição teve como tema central “Ciências, Independências e Territórios”. 

Vinte e oito mil pessoas assistiram as transmissões da TV UFRB, ao vivo, entre os dias 18 e 21 de outubro. O evento teve 4.119 inscritos; 964 trabalhos aprovados e apresentados no Ginásio de Esportes do Campus Cruz das Almas. Ao longo da programação aconteceram 91 atividades propostas, 24 minicursos, 15 palestras; e 42 mesas-redondas, além de 10 outras atividades na 10ª Feira Acadêmica de Economia Solidária.

Feira Acadêmica de Economia Solidária. Feira Acadêmica de Economia Solidária.

A programação do último dia do evento teve apresentação musical do Canto Coral da UFRB, a composição da mesa de honra e a solenidade de reconhecimento da UFRB aos pesquisadores envolvidos em patentes, programas de computador e desenhos industriais, com a entrega do Prêmio Inventor 2022, pela UFRB.

Dos treze prêmios entregues, sete estão relacionadas a patentes de invenções; quatro são de programas de computador e dois para invenções relacionadas a Desenhos Industriais. Em comparativo institucional, seis inventos estão ligados a pesquisadores do Centro de Ciências Extas e Tecnológicas (CETEC), seis do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e um invento vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP).  

Para este ano, estão previstos, a entrega do pedido de registro de patentes de quatro inventos vinculados ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e três do Centro de Ciências da Saúde (CCS), segundo informações do coordenador Edilson Araújo, da Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).

Prêmio Inventor 2022. Prêmio Inventor 2022.

O pró-reitor Maurício Ferreira (PPGCI) disse que eventos como a Reconcitec farão com que o Brasil e o mundo saibam que no interior da Bahia se faz ciência e se discute tecnologia de ponta com mentes forjadas no processo histórico nacional que estão atuando dentro da UFRB. A Reconcitec 2022 serviu de vitrines nacional e internacional: “Estamos mostrando que esse povo produz ciência”.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, agradeceu a FABESB por editais de fomento em pesquisas e na realização de eventos desenvolvidas nas distintas universidades baianas, dentre elas, a UFRB. Fábio Josué parabenizou os organizadores da Reconcitec “pelo maior evento da UFRB, da educação superior do Recôncavo, do Vale do Jiquiriçá e do Portal do Sertão”. 

Fábio Josué disse que os resultados do evento mostram a ciência produzida pela UFRB, a partir do compromisso, inclusão e responsabilidade social da comunidade acadêmica. “A UFRB tem dado um exemplo de resistência, diferente de setores negacionistas nacionais, e aqui dizemos sim a ciência, com muita coragem e dedicação de nossa comunidade acadêmica”, disse Fábio Josué. Para ele, a asfixia orçamentária federal ocorrida nos últimos tempos têm impedido o ritmo de crescimento e desenvolvimento institucional que “a nossa UFRB deseja e merece”. 

Coral da UFRB – O maestro Alípio Martins comandou a apresentação musical do Canto Coral da UFRB, na programação de encerramento da Reconcitec 2022. O coral apresentou músicas de raízes culturais e de identidades brasileiras.  

Mesa de honra no encerramento – Estiveram presentes na mesa de honra na solenidade de encerramento, o reitor, Fábio Josué; o pró-reitor Maurício Ferreira da Silva (PPGCI); o diretor geral Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Luiz Antonio Queiroz de Araújo; Carlos Alberto Santos de Paulo (Pró-Reitor PROPAAE; Janete dos Santos, coordenadora de Políticas e Planejamento de Graduação (COPEG/PROGRAD); e a professora Soraia Barreto Aguiar Fonteles, coordenadora de Pesquisa (CPESQ/PPGCI).  

Mais de 80 atividades - A 8ª edição do evento contou com mais de 80 atividades, em paralelo com o XVI Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVI SEPIP); o VII Simpósio de Extensão; o III Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a X Feira Acadêmica de Economia Solidária (X FAESOL) e o IV Simpósio de Graduação da UFRB.  

Confira fotos do evento.



UFRB lamenta falecimento do professor aposentado Jorge Fernando Guerreiro

24 de Outubro de 2022, 16:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do professor aposentado Jorge Fernando Guerreiro, ocorrido no dia 24 de outubro de 2022.

Professor Guerreiro ingressou na antiga Escola de Agronomia da UFBA em 01 de março de 1978 e posteriormente na UFRB, onde lecionava a disciplina Química e Fertilidade do Solo. Se aposentou em 13 de abril de 2022.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos nosso apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Fórum 2022 na UFRB confirma primeiras atrações; Jornalista Flávia Oliveira abre o evento

24 de Outubro de 2022, 15:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A jornalista Flávia Oliveira, a socióloga Cristina Roldão, a cantora Sued Nunes e o pesquisador Kabengele Munanga, são os primeiros convidados confirmados para a 16ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, o Fórum 2022. O evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e ocorre de forma híbrida (atividades presenciais e virtuais) entre os dias 8 e 11 de novembro.

Com o tema "Juventude Negra e Democracia: Viver, Esperançar e Transformar", o Fórum 2022 celebrará o protagonismo da juventude negra no processo de reconstrução do país por meio de apresentações artísticas, sessões temáticas, oficinas, minicursos e lançamento de livros.

Durante o evento ocorrerá a sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI) para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao educador, ativista da luta antirracista, intelectual e pesquisador negro, Kabengele Munanga. A cerimônia será realizada no primeiro dia do Fórum 2022, 8 de novembro, às 14h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

Flávia Oliveira

Flávia Oliveira é jornalista carioca, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), começou como repórter no Jornal do Comercio, em 1992, e trabalha no Globo desde 1994. Foi interina da coluna Panorama Econômico, de Míriam Leitão, de 2001 a 2005; e titular da coluna Negócios & Cia, de 2006 a 2014. Hoje, assina artigos às quartas e aos domingos na editoria Sociedade. É comentarista de economia do Estúdio i (GloboNews). Ganhou o Prêmio Jornalismo para Tolerância 2003, da Federação Internacional de Jornalistas, pela coedição do suplemento A Cor do Brasil; e o Prêmio Elizabeth Neuffer da Associação dos Correspondentes da ONU por reportagens sobre desenvolvimento humano.

Cristina Roldão

Cristina Roldão é socióloga, professora convidada da ESE-IPS e investigadora no CIES-IUL. As desigualdades sociais perante a escola são o seu principal domínio de pesquisa, com particular enfoque nos processos de exclusão e racismo institucional que tocam os afrodescendentes na sociedade portuguesa, sendo essas as questões abordadas na sua tese de doutoramento e em pesquisas recentes de que fez parte, como “Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior” (2015). Foi membro da coordenação da secção temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da APS. Para além do espaço académico em stricto sensu, tem participado na avaliação externa de programas como o Programa Escolhas (2006/07) e os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (2010/11); em estudos prospetivos como o projeto “Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma” (2017); foi membro da equipa de missão do Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (2006/09); e tem participado no debate público alargado sobre o racismo  e desigualdades étnico-raciais na sociedade portuguesa.

Sued Nunes

Sued Nunes é um grande fenômeno e revelação da música baiana. Filha do Recôncavo baiano, natural da cidade de Sapeaçu, a jovem compositora e cantora de 22 anos, começou sua carreira cantando na igreja, depois passou a cantar em bares. Em 2018, ingressou na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Serviço Social e, posteriormente, migrou para a licenciatura em História. Mesmo sendo estudante, a música sempre foi seu foco e maior sonho. O trabalho da cantora traz referências de suas experiências e trajetória enquanto mulher, negra, baiana e de candomblé. Suas músicas falam sobre ancestralidade, representatividade e pertencimento. 

Kabengele Munanga

Educador, brasileiro-congolês, pesquisador de estudos negros e afro-brasileiros, nas áreas de antropologia, direito, artes, sociologia, filosofia e das relações étnico-raciais no Brasil, Kabengele foi um dos protagonistas intelectuais no debate nacional em defesa das cotas e tem contribuição direta na consolidação das políticas públicas de promoção da equidade racial para o povo negro brasileiro, tendo atuação direta nos movimentos que desembocaram na conquista coletiva da aprovação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura Afro-Brasileira na educação básica, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O professor é reconhecido pelo trabalho desempenhado em inúmeras instituições, desenvolvido ao longo de seis décadas de labor, dedicação e docência, somando mais de 150 publicações de livros, capítulos e artigos científicos, que se tornaram referência em todo o mundo, como exemplo a obra "Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra".

Inscrições

As inscrições para o Fórum 2022 estão abertas até o dia 08 de novembro e podem ser realizadas no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira o tutorial em vídeo da inscrição em eventos no SIGAA.

Mais informações sobre o Fórum 2022 no site ufrb.edu.br/forum.

Com informações da Revista Auge, Instituto Universitário de Lisboa e Portal dos Jornalistas.



UFRB abre inscrições para o curso básico de francês até o próximo dia 27/10

24 de Outubro de 2022, 13:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para o curso on-line de Francês Básico II. As inscrições dos interessados vão até o próximo dia 27 de outubro. 

Por se tratar de uma atividade sequencial, iniciada com o curso de Básico Iestão disponíveis 15 novas vagas. Todos os aprovados no curso Básico I terão a vaga garantida e receberão as instruções em seus e-mails para assegurar a participação no curso.

Para se inscrever é necessário acessar o SIGAA, conforme tutorial em vídeo. Em seguida, clicar no item "Cursos e Eventos"  e se registrar no curso Francês Básico II. É necessário comprovar conhecimento básico no idioma Francês, realizando o teste de nivelamento disponível no formulário on-line.

Os aprovados no teste de nivelamento serão convocados e receberão, por e-mail, as instruções para acessar o curso até o próximo dia 31.

Poderão ser convocados pessoas do cadastro de reserva, caso haja desistência constatada na primeira aula. Quando não houver apresentação de justificativa para desistência, estes participantes ficarão impossibilitados de ingressar nos cursos de idiomas promovidos pela Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) por um período de um ano.

Para receber os certificados da atividade é necessário, no mínimo, 75% de presença no curso e média 6,0.

Curso - O curso de Francês Básico II tem carga horária de 30h, ofertado pela docente da UFBA, professora doutora Cintia Voos Kaspary, a ser realizado no período de 01 de novembro a 13 de dezembro.

E-mail para contato: [email protected].



UFRB abre inscrições para Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade

24 de Outubro de 2022, 11:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições do processo seletivo para o ingresso de alunos regulares no Curso Medicina Geral de Família e Comunidade do Programa de Pós-Graduação de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMMGFC), no primeiro semestre acadêmico de 2023. 

As inscrições online podem ser feitas até 18 de novembro, via plataforma do SIGAA.  

O candidato, ao inscrever-se, deve ter concluído o curso de graduação em Medicina ou que irá concluí-lo até a data de matrícula no programa pretendido, ou que, tendo realizado o curso de Medicina em instituição estrangeira, obteve revalidação do seu diploma por uma Universidade Pública Brasileira, segundo as leis vigentes no país. 

Das cinco vagas oferecidas, de acordo com a política de cotas da UFRB, uma vaga poderá ser ocupada por Servidores Técnico-Administrativos da UFRB, desde que atendam aos quesitos de mérito; uma vaga será destinada a candidatos autodeclarados negros e uma vaga para candidato que seja Indígena, Quilombola e Pessoa Trans. 

O curso tem por objetivo formar médicos generalistas com foco nas necessidades e demandas das cidades de médio e pequeno porte do Recôncavo e Baixo Sul da Bahia, qualificando a assistência à saúde prestada às populações urbanas, do campo, da floresta e das águas desta região. 

Será assegurada pelo Ministério da Educação uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos), aos residentes matriculados no respectivo Programa, referente ao regime especial de treinamento em serviço de até 60 (sessenta) horas semanais, durante os 24 meses do curso, a contar da data de início de suas atividades, conforme normatização federal. 

Os médicos-residentes que ingressarem no PRMMGFC da UFRB em 2023 receberão ainda uma bolsa complementar específica (como forma de auxiliar em gastos com moradia e alimentação para a manutenção do profissional na Atenção Básica local) no valor de até R$ 6.000,00 (seis mil reais) a qual estará atrelada a contrapartida municipal instituída pela Lei Municipal no 514 de 06 de setembro de 2019 de Santo Antônio de Jesus, e sua manutenção estará sujeita ao sistema de avaliação do residente. 

Os candidatos serão submetidos ao processo seletivo em duas etapas: a primeira com Prova Objetiva de caráter eliminatório e a segunda etapa com Prova oral de caráter classificatório. 

Sobre a Residência em Medicina - O Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMMGFC), da UFRB, foi credenciado junto ao Ministério da Educação, por meio da Comissão Nacional de Residência Médica, no ano de 2016. O programa tem a maioria das atividades didático-pedagógicas realizadas sob a forma de treinamento em serviço, a serem desenvolvidas nos municípios da região do Recôncavo e Baixo Sul da Bahia, conforme adesão ao programa. Parte das vagas são oferecidas com ênfase na Saúde do Campo, em Equipes de Saúde da Família cujas áreas adscritas comtemplam comunidades quilombolas, assentamentos e zona rural. 

Confira o Edital de seleção Nº 01/2022.

Mais em ufrb.edu.br/ccs/residencia-em-medicina-de-familia-e-comunidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog