Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB recebe a visita do diretor da Fapesb durante a Reconcitec 2023 em Cruz das Almas

18 de Outubro de 2023, 19:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Handerson Jorge Dourado Leite, esteve nesta quarta-feira (18), participando da programação da  IX Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2023), promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Durante a visita, Handerson Leite conheceu os trabalhos expostos na sessão de pôsteres, no ginásio de esportes, e esteve na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e na Feira de Saúde, em  frente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), todos no Campus de Cruz das Almas.

A presença do diretor-geral da agência demonstra a sólida relação entre as duas instituições, como explica a pró-reitora da PPGCI, Simone Alves Silva. “A parceria da UFRB com a Fapesb é de muito tempo. Sempre parceiros nos fomentos, na pesquisa, principalmente, de iniciação científica, pós-graduação, e agora inovação tecnológica. A visita da Fapesb para acompanhar a Reconcitec de perto é importante. A gente estabelece contato e permite esse retorno dos nossos trabalhos, uma devolução do que eles vêm investindo, do fomento que eles têm nos dados”, afirmou.

O vice-reitor da UFRB, Fábio Josué Souza dos Santos, ratifica o papel da Fapesb na produção científica da universidade e sobre a participação do diretor-geral da agência afirma que “é importante tê-lo aqui enquanto representação de uma instituição de fomento à pesquisa  que tem sido fundamental para impulsionar o desenvolvimento científico no estado da Bahia”. O professor Fábio Josué também relembra que, durante o período de corte de recursos de financiamento da pesquisa por parte de agências nacionais de fomento, a Fapesb ampliou o número de bolsas da universidade. 

Para Handerson Leite, a visita à IX Reconcitec foi uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito pela universidade. De acordo com ele, o evento é importante para dar visibilidade às novas perspectivas da produção do pensamento e, assim, promover o fortalecimento do estado. “Mostra os nossos cérebros que estão começando, que estão entrando na ciência, que são extremamente importantes para o nosso estado lá na frente porque vão trazer competitividade, vão gerir esse estado. Cérebros que vão gerir a Bahia. É fundamental que a gente cada vez mais amplie o conhecimento, amplie a capacidade de pesquisa, de extensão. Que a gente avance para que tenhamos um estado cada vez mais forte, cada vez mais competitivo”, disse.

Números

Anualmente, a Fapesb fomenta 90 pesquisas de iniciação científica para estudantes da graduação da UFRB. Também disponibiliza 19 bolsas de mestrado e seis de doutorado. As bolsas contemplam estudos das mais diversas áreas de conhecimento. De acordo com Simone Alves Silva, o impulsionamento da pesquisa, por meio de editais de seleção de bolsas, é fundamental para a pluralidade do conhecimento produzido na universidade. “É um apoio que permite que o estudante se dedique mais à pesquisa. Então, ele consegue conciliar o ensino, a pesquisa e a extensão com muito mais amplitude de conhecimento”, afirmou.

Bolsista Fapesb no período de 2022 e 2023, Flávio Santos Costa relata que foi a bolsa que permitiu mantê-lo na cidade de Amargosa para cursar Pedagogia no Centro de Formação de Professores (CFP), já que o estudante é oriundo da cidade de Conde, na Bahia. “Com a bolsa da Fapesb eu pude pesquisar sobre livros infanto juvenis e especialmente a temática da homossexualidade dentro desses livros”, explicou. 

Além da pesquisa de Flávio Santos, outros 1313 trabalhos também estão na programação para serem apresentados, em formato de pôster, nesta quarta (18) e quinta-feira (19). Confira aqui o cronograma de apresentação.



UFRB abre seleção para 21 vagas no Mestrado Profissional em Filosofia PROF-FILO

18 de Outubro de 2023, 17:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital de seleção para o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) 2024-2026, no Campus Amargosa. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro.

São oferecidas 21 vagas e as inscrições acontecem por meio do site PROF-FILO. No ato da inscrição, o interessado deverá submeter os documentos solicitados. A taxa do processo seletivo é de R$60,00. 

O mestrado tem como público alvo professores e professoras da Educação Básica que estejam em exercício da docência em sala de aula em escola da rede pública de ensino (preferencialmente) e que satisfaçam uma dessas condições: tenham licenciatura em qualquer área, desde que estejam dando aula de Filosofia; ou se estiverem dando aula de outras disciplinas que não Filosofia, que possuam licenciatura em Filosofia.

Sobre o PROF-FILO 

O PROF-FILO é um programa de pós-graduação stricto sensu, destinado a ofertar curso de mestrado profissional em Filosofia em rede e tem como público-alvo professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente os que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.

O Programa integra as políticas de formação de professores da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e é resultado de uma iniciativa apoiada pela ANPOF (Associação Nacional de Filosofia) tendo sua Coordenação Geral vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira o Edital.

Mais informações em site do PROF-FILO.

Dúvidas: [email protected]



Reconcitec 2023: Integração com a natureza é assunto da conferência de abertura

18 de Outubro de 2023, 17:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com uma conferência que convidou o público a discutir construção de uma nova sociedade fundada na abundância e na reintegração do homem à natureza, teve início a  IX Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2023) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A  conferência foi conduzida por Nelson Araújo Filho e aconteceu na tarde de terça-feira (17), no auditório da Biblioteca Central do Campus de Cruz das Almas.

Em sua fala, Araújo Filho discorreu sobre a importância de debater as causas dos problemas sociais contemporâneos e argumentou que a dispersão de energia é o que caracteriza a sociedade. Nessa perspectiva, ele defende que “precisamos caminhar para uma sociedade que deve ser construída, que tem como fundamento a cooperação e a integração do homem com a natureza. porque enquanto não existir essa integração não conseguiremos resolver nosso problema de existência”, explicou. 

A temática da conferência tocou o calouro de Engenharia Agronômica Rosan Barbosa de Matos e reforçou seu propósito com o curso. “Foi um resgate para mim porque eu apoio essa iniciativa de uma cultura mais orgânica, mais voltada aos nossos hábitos alimentares. Acredito que, antes de mais nada, é resgatar nossas origens. Isso a gente só consegue voltando para nossa roça, voltando para nossa família. Estou com 61 anos, quero voltar para Itabuna, reconstruir a roça dos meus pais e tentar resgatar um cacau mais orgânico. Fiquei feliz em ver essa palestra. A natureza precisa ser preservada, mas a gente é natureza e como natureza, a gente precisa se autopreservar, se adaptando”, ponderou.

Institucional

Antes da conferência, a abertura oficial da IX Reconcitec começou com um momento artístico-cultural com a apresentação do Canto Coral da UFRB. O grupo é formado por estudantes e servidores da instituição, sob a   regência do maestro José Alípio Martins, apresentou um pot- pourri de músicas do compositor Vital Farias, além das canções ‘Filhos da mãe’, do cruzalmense Marcelo Machado, e ‘Recônvexo’, de Caetano Veloso. 

Após apresentação cultural, aconteceu a formação da mesa institucional com gestores da instituição. Participaram Fábio Josué Souza dos Santos, vice-reitor da UFRB; Simone Alves Silva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI); Carolina Fialho Silva, pró-reitora de Graduação (PROGRAD); Denize de Almeida Ribeiro, pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE); e Danilo Silva Barata, pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEXC).

De forma remota, a reitora da UFRB, professora Georgina Gonçalves dos Santos abriu a cerimônia. A reitora, que está em Brasília para assinatura da parceria da UFRB com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para instalação da TV e rádio universitários, ressaltou como esse acordo dialoga com a temática do evento, pois “representa um passo significativo na promoção da ciência, tecnologia, cultura e inovação em nossa região. Esse é mais um exemplo de como a colaboração entre instituições acadêmicas do setor público pode impulsionar o progresso e o desenvolvimento local”.  

A reitora Georgina Gonçalves, ainda, agradeceu às pessoas envolvidas na organização da Reconcitec, à comunidade acadêmica e à sociedade do recôncavo por estarem presentes no encontro. Desejando um bom evento, a gestora disse acreditar no potencial dos debates que acontecerão nos quatro dias de programação do evento. “Tenho certeza de que as discussões abrirão novas perspectivas e servirão de inspiração para colaborações interdisciplinares que moldarão o nosso futuro. A diversidade e abordagem das disciplinas e as perspectivas de conhecimento são o que tornam a ciência tão dinâmica e capaz de enfrentar os desafios complexos em nossos tempos atuais”, afirmou.

A pluralidade do conhecimento produzido na universidade foi ressaltada na fala do vice-reitor  da UFRB Fábio Josué Souza dos Santos, que destacou ser essa uma característica presente desde a origem da instituição. “A UFRB, ao longo de sua trajetória de 18 anos, já tem dado exemplos inequívocos, seja no início com a criação de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação que são muito singulares, mas também a ação muito potente dessa universidade de se abrir para uma conexão muito vigorosa com o território, dialogando com os saberes populares, com os movimentos sociais, com a sociedade como um todo, encharcando a universidade da pujança cultural e de todos os saberes e conhecimentos que caracterizam essa região”. 

Nesse sentido, Simone Alves Silva, pró-reitora da PPGCI, discursou sobre como a Reconcitec tem se tornado um espaço importante para a difusão do conhecimento produzido na UFRB e ultrapassa os limites da instituição. “A nona edição da Reconcitec  ampliará as discussões no âmbito do ensino médio, da graduação e da pós-graduação, com inter-relações nas atividades científicas, extensionistas, tecnológicas de  internacionalização, permanência qualificada, com as temáticas diversas, como  política de expansão, interiorização e internacionalização do ensino superior, na incorporação dos estudos da população negra, indígena e quilombola, difundindo a ciência como estratégia para o desenvolvimento do Recôncavo, da Bahia e do Brasil”, afirmou.  

A difusão do conhecimento na Reconcitec já começa na organização do evento, que conta com a participação de estudantes atuando como monitores. Taíse Maria Almeida Magalhães, do 6º semestre de Biologia, é um deles e busca aprender para além de sua área de formação. Como uma das monitoras do Reconcitec, a estudante irá auxiliar na organização, tirar dúvidas do público sobre a programação, entre outras funções. Para ela, a atividade de monitoria também é uma forma de enriquecer seus conhecimentos por meio da interação com outros estudantes e pelo contato mais direto com a diversidade da programação. “Eu espero aprender, espero também esse conhecimento com essas novas coisas que a gente vai ver.  É importante ter contato com a diversidade de coisas que estão acontecendo na universidade. Por exemplo, os minicursos que estão sendo ofertados e que, por mais que não sejam do meu curso, tem coisas que tem me chamado atenção”, afirmou.

Programação

A IX edição do evento agrupa o XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVII SEPIP); o VIII Simpósio de Extensão; o IV Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a XI Feira Acadêmica de Economia Solidária (XI FAESOL) e o V Simpósio de Graduação da UFRB, SIMBAZOO - Simpósio Baiano de Zootecnia.

A programação completa da IX Reconcitec pode ser acessada aqui.

{lightgallery type=local path=images/noticias2023/reconcitec-abertura previewWidth=200}{/lightgallery}



Reconcitec 2023 na UFRB começa hoje (17) em formato híbrido; confira as atividades

17 de Outubro de 2023, 12:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Vai começar o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e cultura do Recôncavo da Bahia, a Reconcitec 2023. A partir de hoje (17) até a próxima sexta-feira (20), os inscritos poderão participar de palestras, mesas redondas, minicursos e outras atividades de forma híbrida (presenciais e virtuais), transmitidas pela TV UFRB.

Realizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a nona edição do evento agrupa o XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVII SEPIP); o VIII Simpósio de Extensão; o IV Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a XI Feira Acadêmica de Economia Solidária (XI FAESOL) e o V Simpósio de Graduação da UFRB, SIMBAZOO - Simpósio Baiano de Zootecnia.

Confira a programação completa da Reconcitec 2023.

Inscrição

As inscrições para participantes podem ser feitas até hoje (17) no sistema on-line UFRB Eventos.

Inscrição em minicursos

As inscrições em minicursos podem ser feitas até hoje (17) no sistema on-line UFRB EventosConfira instruções.

Abertura oficial

A abertura oficial do evento será realizada no auditório da Biblioteca Central do Campus Cruz das Almas, às 15h. Haverá apresentação artística, composição da mesa de honra e conferência de abertura. 

Nelson Araújo Filho conduzirá a conferência de abertura com tema “Ciências no Plural”. Araújo Filho tem experiência com agricultura florestal e na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas utilizando princípios da dinâmica hídrica e do funcionamento da floresta. Ele também trabalha com a difusão de conceitos e práticas para implantação da agricultura florestal junto a agricultores e criadores de animais e entidades.

Apresentação de trabalhos (pôster)

A apresentação de trabalhos (pôster) será realizada no dia 18 de outubro, presencialmente, no Ginásio de Esportes do Campus Cruz das Almas. Os participantes com trabalhos aprovados devem acessar o site do evento e conferir o horário da apresentação do trabalho. São quatro faixas de horários: 8h às 10h; 10h30 às 12h30; 13h30 às 15h30; e 16h às 18h.

Festival Insubmissões Culturais: a arte de reXistir

A quarta edição do Festival Insubmissões Culturais: a arte de reXistir traz produções e intervenções de arte e cultura da comunidade interna e externa comprometidas com as reflexões sobre as nossas diversas formas de existências, resistências e subjetividades. São obras visuais, sonoras ou audiovisuais, que serão transmitidas ou estão disponibilizadas em galeria no site do evento. Confira as produções no site do Festival Insubmissões Culturais: a arte de reXistir.

Feira Acadêmica de Economia Solidária

A XI Feira Acadêmica de Economia Solidária (FAESOL) terá expositores da agricultura familiar, artesanato e plantas, além de apresentações culturais, rodas de capoeira, samba de roda e outras atividades. A  FAESOL acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no gramado em frente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Campus Cruz das Almas.

Mais informações no site ufrb.edu.br/reconcitec.

Dúvidas: [email protected].



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do estudante Yago Porto Santos

16 de Outubro de 2023, 13:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do estudante Yago Porto Santos, do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, do Centro Ciência e Tecnlogia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Campus Feira de Santana.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog