Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferta 504 bolsas para estudantes e professores na Residência Pedagógica

5 de Outubro de 2022, 18:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições dos editais para seleção de professores preceptores e de estudantes-residentes do Programa Residência Pedagógica na UFRB. Serão contemplados pelo Programa Residência Pedagógica doze subprojetos que envolvem catorze cursos de licenciatura da instituição. 

Em sua terceira edição, a ser efetiva entre novembro de 2022 e abril de 2024, com a proposta institucional intitulado “Programa Residência Pedagógica na UFRB: relação teoria e prática e inserção orientada e acompanhada na Educação Básica na Bahia”, o Programa na UFRB irá disponibilizar 420 vagas para estudantes-residentes e 84 vagas para professores preceptores. 

Os editais estão publicados em acordo com as duas modalidades de participação no Programa – estudantes-residentes e professores preceptores – e estão vinculados aos 12 Subprojetos: de Educação Física, de Biologia, de Educação do Campo, de Matemática, de Química, de História, de Sociologia, de Língua Portuguesa, de Pedagogia, de Filosofia, de Física e de Arte vinculados a 14 cursos de graduação em licenciatura ofertados pela UFRB.

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e aperfeiçoamento profissional.

O Coordenador Institucional do Residência Pedagógica, professor Alex Verdério disse que em sua terceira edição, a UFRB amplia e reafirma a relação da Universidade com as escolas de Educação Básica, qualificando ainda mais a inserção nos territórios de atuação.

Alex Verdério afirma que para a efetividade do Programa “vale destacar a expertise do corpo docente da UFRB e do coletivo constituído em torno do Programa RP, o envolvimento dos/as estudantes das licenciaturas e as parcerias estabelecidas com as redes públicas de educação, em especial as escolas de Educação Básica na Bahia. Tais elementos colocam-se como fundamentos dessa conquista e nos apontam para a possibilidade da implementação da terceira edição do Programa RP na UFRB”.

Confira os editais em ufrb.edu.br/residenciapedagogica/editais.



UFRB abre inscrições para turmas de inglês para fins acadêmicos até 20/10

5 de Outubro de 2022, 11:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para novas turmas de Inglês para Fins Acadêmicos até o dia 20 de outubro de 2022.

Os cursos, focados em diferentes habilidades como escuta, fala, leitura e escrita, serão oferecidos na forma remota (Plataforma do Google Meet), para docentes, discentes e  técnicos da UFRB. Para se inscrever, basta o candidato acessar a plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e proceder com a inscrição no curso de seu interesse. 

Confira o tutorial a seguir para acessar o SIGAA nos cursos e eventos.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

OFERTA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2022 

Período de aulas: 24 de outubro a 15 de dezembro de 2022

Cursos

Níveis

HORÁRIOS DAS AULAS

Professor(a) Bolsista

CH

1

Compreensão Escrita: Estratégias em Língua Inglesa A2 (Turma 01)

BÁSICO

SEG E QUA – 16H ÀS 18H

SOL

32

2

Compreensão Escrita: Estratégias em Língua Inglesa A2 (Turma 02)

BÁSICO

SEG E QUA – 19H ÀS 21H

SOL

32

3

Interações Cotidianas em Língua Inglesa A1 – (Turma 01)

BÁSICO

SEG E QUA – 09h ÀS 11H

REBECA

32

4

Interações Cotidianas em Língua Inglesa A1 – (Turma 02)

BÁSICO

TER E QUI – 07H ÀS 09H

REBECA

32

5

Interações Cotidianas em Língua Inglesa A1 – (Turma 03)

BÁSICO

SEG E QUA – 10H ÀS 11H

MARLOS

32

6

Interações Cotidianas em Língua Inglesa A1 – (Turma 04)

BÁSICO

TER E QUI – 08H ÀS 10H

MARLOS

32

7

Interações Cotidianas em Língua Inglesa A1 – (Turma 05)

BÁSICO

SEG E QUA – 09H ÀS 11H

MYLENE

32

8

Interações Cotidianas em Língua Inglesa A1 – (Turma 06)

BÁSICO

TER E QUI – 09H ÀS 11H

MYLENE

32

9

Compreensão Oral: Estratégias em Língua Inglesa A2

BÁSICO

TER E QUI – 09H ÀS 11H

REBECA

16

10

Produção Oral: Interações Acadêmicas em Língua Inglesa B1

PRÉ-INTERMEDIÁRIO

TER E QUI – 10H ÀS 12H

MARLOS

32



Editora da UFRB prorroga prazo de submissão da Coleção Bicentenário e concurso de selo

5 de Outubro de 2022, 11:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) prorrogou o prazo de submissão de livros digitais (e-books) para a Coleção Bicentenário da Independência do Brasil em homenagem os 200 anos da Independência do Brasil. O edital, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), prevê que parte dos títulos da coleção poderá ser publicada em formato impresso. 

O novo prazo para inscrição é até o dia 15 de dezembro de 2022. As propostas devem estar vinculadas a um dos eixos: 1) Monografias, dissertações e teses; ou 2) Experiências da Educação Básica. 

Como se trata de uma edição comemorativa, o edital pretende receber, para esta chamada, propostas de trabalho resultantes de pesquisas científicas e experiências da Educação Básica, dentre outras produções científicas e culturais que tenham relação com a história do Bicentenário Independência do Brasil. 

Os trabalhos encaminhados devem ser de autoria de membros da comunidade acadêmica vinculados aos cursos de graduação ou pós-graduação de Universidades públicas, membros da comunidade escolar vinculados à Educação Básica, bem como podem envolver colaboradores de outras universidades, instituições de pesquisa e movimentos sociais. 

Confira o Edital Nº 001/2022 – EDUFRB e o adidamento

Selo Comemorativo do Bicentenário 

A EDUFRB prorrogou o prazo do edital do concurso para a escolha da identidade visual/selo comemorativo em homenagem aos 200 anos da independência do Brasil, que será utilizado nos livros da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil.  

O novo prazo para os interessados no concurso é dia 15 de dezembro próximo. O material visual deve ser encaminhado pelo e-mail [email protected], anexando o formulário de inscrição, o termo de cessão dos direitos autorais, a justificativa conceitual e o histórico do processo de criação. 

A proposta deverá expressar e representar a missão, resultar numa marca objetiva, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade externa e interna da UFRB. 

Podem participar do concurso, individualmente ou em dupla, docentes, discentes e técnicos-administrativos vinculados às universidades públicas ou à educação básica, bem como, podem envolver colaboradores de outras universidades, instituições de pesquisa, movimentos sociais e outros setores da sociedade. 

As propostas de trabalho de identidade visual devem atender aos seguintes requisitos: ser inédita e não ter participado de nenhum outro concurso ou evento similar; incluir obrigatoriamente no selo a expressão “200 anos da Independência do Brasil”; apresentar pregnância, com clareza necessária, facilidade de compreensão e simplicidade dos elementos gráficos; e ser capaz de gerar impacto por meio de aspectos como diferenciação, criatividade e originalidade. 

Após a escolha de três propostas por uma comissão julgadora, será realizada uma votação pública de 21 a 25 de novembro 2022, no site da Editora. Toda a comunidade interna e externa poderá participar da votação. 

Os três trabalhos selecionados pela comissão julgadora serão premiados com um pacote de livros da EDUFRB. O vencedor da votação pública será premiado com R$ 2.000,00. 

Confira o Edital Selo da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil e o aditamento.



UFRB prorroga prazo para submissão de propostas de atividades para o Fórum 2022

4 de Outubro de 2022, 14:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) prorrogou até o dia 24 de outubro a submissão de propostas de minicursos, oficinas e lançamento de livros para a 16ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, o Fórum 2022. O evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e ocorre de forma híbrida (atividades presenciais e virtuais) de 8 a 11 de novembro.

Com o tema "Juventude Negra e Democracia: Viver, Esperançar e Transformar", o Fórum 2022 celebrará o protagonismo da juventude negra no processo de reconstrução do país por meio de apresentações artísticas, sessões temáticas, oficinas, minicursos e lançamento de livros.

Propostas de Minicursos e Oficinas

As submissões de minicursos e oficinas devem ser feitas por meio de formulário on-line. As atividades deverão ter 02 horas de duração e serão aceitos até três ministrantes por submissão.

Confira o Edital de Submissão de Minicursos e Oficinas.

Chamada para Lançamento de Livros

Autores que tiveram livros publicados entre 2020 e 2022 com temáticas voltadas às políticas de ações afirmativas, relações étnico-raciais, África e africanidades, literatura, juventudes, artes e culturas negras, democracia, inclusão social e afins podem realizar o lançamento das obras durante o Fórum 2022.

As submissões dos livros devem ser feitas por meio de formulário on-line. O lançamento dos livros ocorrerá nos dias 09 e 10 de novembro.

Confira o Edital de Lançamento de Livros.

Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos deve ser feita por meio de formulário on-line, nas modalidades de comunicação oral ou apresentação artístico-cultural, até o dia 24 de outubro. 

Confira o Edital de Submissão de Trabalhos.

Inscrições

As inscrições para o Fórum 2022 estão abertas até o dia 08 de novembro e podem ser realizadas no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira o tutorial em vídeo da inscrição em eventos no SIGAA.

Mais informações sobre o Fórum 2022 no site ufrb.edu.br/forum.



Cursos de mestrado em rede da UFRB evoluem no conceito CAPES

3 de Outubro de 2022, 14:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os cursos de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e Filosofia (Prof-Filo) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) evoluem na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ambos obtiveram nota 4.

Os conceitos da Avaliação Quadrienal variam de 3 a 5 para cursos de mestrado e somente os programas que possuem doutorado podem aspirar às notas 6 e 7. Os conceitos 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, à avaliação de “regular”, “bom” e “muito bom”, segundo a definição da CAPES.

Esse resultado mostra um avanço significativo na qualidade dos programas de pós-graduação da UFRB, atestando o comprometimento da instituição e êxito nos investimentos feitos para ampliação e consolidação, como afirma Maurício Ferreira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). “Além dos resultados positivos em torno dos programas próprios, recebemos com enorme satisfação as avaliações dos programas em rede. Tanto o Prof-Filo quanto o ProfSaúde ampliaram seus conceitos, demonstrando a consolidação qualificada da UFRB também neste segmento. Importante ressaltar que outros dois programas qualificados que integramos, o Profmat e o Profnit, em breve terão seus conceitos divulgados, com boas expectativas neste sentido”.

Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde)

O ProfSaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída  de 26 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz, dentre elas, a UFRB.

"Com muita alegria anunciamos à comunidade da UFRB que o Mestrado Profissional em Saúde da Família obteve nota 4 na avaliação CAPES. Esse resultado é para toda nossa comunidade um motivo de celebração", afirma a coordenadora do curso, Paula Pinho, e complementa assegurando que "vamos continuar trabalhando arduamente para alcançamos nota máxima, vez que acreditamos que desenvolver um trabalho de excelência, em nossa universidade, é uma importante forma de resistência. Vamos à luta".

O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e é financiado pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.

Mestrado profissional em Filosofia (Prof-Filo)

O Prof-Filo é um programa de pós-graduação stricto sensu destinado a ofertar curso de mestrado profissional em Filosofia em rede e tem como público-alvo professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente os que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.

A coordenadora do Prof-Filo na UFRB, Giovana Temple, comemora essa conquista, mas relembra as dificuldades que o curso vem enfrentando nos últimos anos. "Esta nota expressa a qualidade do Prof-Filo e o compromisso da comunidade filosófica brasileira com a defesa do ensino de filosofia que sofre hoje, com a reforma do “novo ensino médio, um retrocesso histórico, político e educacional que atinge diretamente o ensino de filosofia". O vice-coordenador, Rafael Ferreira, complementa afirmando que essa nota é um esforço coletivo de professores que se empenham na construção e consolidação desse programa. "Neste ano recebemos a nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES. Destaco que esta nota coloca um desafio para nós da UFRB, que acabamos ingressar no Prof-Filo, que é o de contribuir para a manutenção e o aumento desta nota nas próximas avaliações da CAPES".

O programa integra as políticas de formação de professores da CAPES e é resultado de uma iniciativa apoiada pela ANPOF (Associação Nacional de Filosofia) tendo sua Coordenação Geral vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para o coordenador geral do Prof-Filo, Eduardo Barra (UFPR), "a obtenção da nota 4 determina o encerramento de um ciclo de ações que vai desde a criação do nosso programa em 2017 até a sua recente expansão que possibilitou a associação da UFRB, neste ano. O ciclo que se inicia cujas perspectivas para o seu encerramento incluem a criação do doutorado profissional e recebe esse duplo reforço: a associação de mais nove universidades (além das 16 anteriores) e a obtenção da nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES. Ambos os fatores são resultado do trabalho dedicado e inovador que o Prof-filo tem realizado em cada uma das universidades onde está presente. Uma forte inserção nas escolas e redes de ensino locais é o que confere relevância ao programa, é o de onde vem o principal insumo para a nossa expansão qualitativa e quantitativa".



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog