Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza Fórum 20 de Novembro no campus de Cruz das Almas

25 de Novembro de 2019, 18:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última segunda-feira, 25, as atividades da programação local do XIII Fórum 20 de Novembro Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo no campus de Cruz das Almas. O evento deu sequência a extensa programação do Fórum realizado neste mês, com atividades em todos os campi da UFRB.

Compuseram a mesa de abertura o vice-reitor da UFRB, José Mascarenhas, o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Carlos Alberto; o secretário de Políticas Especiais de Cruz das Almas, Pablo Rezende da Silva; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira, e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), José Valentim Filho; além dos representantes das categorias na comissão organizadora, a estudante Lindinês Golçalves dos Santos Machado; a docente Girlene Santos de Souza; e a técnica Luana Sena Ferreira.

O diretor Elvis Vieira agradeceu em nome do CCAAB a toda a comissão organizadora do evento e ressaltou que o Fórum reafirma os valores morais e éticos de nossa sociedade. Já o diretor do CETEC destacou que o Fórum 20 de novembro já está consolidado como um dos eventos mais importantes da UFRB. “Esse evento traz fortalece a discussão sobre as questões etnicorraciais no País, uma vez que o debate atual parece estar dominado pela intolerância e por um obscurantismo crescente”, afirmou José Valentim.

O secretário Pablo Rezende, saudou os convidados e parabenizou a UFRB pela organização do evento. “Esse é o momento de refletir, discutir, fomentar e reafirmar as nossas políticas afirmativas. Viva o povo negro de nossa terra! Somos gratos a todos e todas os que contribuíram para a realização desse importante evento que é o Novembro Negro.”, disse.

Em seguida foi realizada a Intervenção temática com uma apresentação dos jovens do projeto de extensão Educa Rap e mesas temáticas mediadas pelo servidor Elielson Aquino abordando os seguintes assuntos: “Raça, Tecnologia, Sociedade e Dinheiro”, ministrada pelo professor Igor Dantas; Interiorização da Educação e Desenvolvimento Regional; pela discente de Agronomia Aila Pereira Santos; Impactos do Racismo em Relação ao Ensino da Ciência e Tecnologia, pela discente de Engenharia Química da UFBA, Valeria Nogueira da Silva Barbosa; e Racismo Institucional no Ambiente Acadêmico e no Mercado de Trabalho, proferida pela Engenheira de Pesca pela UFRB, Luciana Oliveira.

Veja fotos do evento:

{gallery}noticias2019/IIminera/forumcruz{/gallery}



Andifes promove concurso audiovisual para universitários do ensino federal

21 de Novembro de 2019, 14:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A partir desta quinta, dia 21, os estudantes das instituições federais de ensino superior associadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) podem fazer suas inscrições no primeiro Concurso Audiovisual da Andifes.

As inscrições são individuais, ainda que tenham orientação ou construção coletiva, e só poderão ser feitas pelo formulário disponibilizado pela ANDIFES, por meio do site http://www.andifes.org.br/concurso-audiovisual-da-andifes/ As inscrições se encerram até as 23h59 do dia 31 de janeiro. 

Com o tema “Universidade pública, gratuita e de qualidade: patrimônio do povo brasileiro”, o objetivo do concurso é o estímulo a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo a valorização das universidades federais brasileiras por meio de perspectivas diferentes e criativas.

Os vídeos devem ter cerca de um minuto e podem ser enviados vídeos por estudantes de qualquer estado da Federação e do Distrito Federal. A técnica para criação do vídeo é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros.

Somente vídeos digitais poderão participar do concurso, no formato MP4 ou MOV, com tamanho máximo de 500mb.Os materiais finais devem ser encaminhados via “WeTransfer” para o email [email protected]

Como premiação, a entidade vai entregar aos três primeiros colocados, prêmios entre R$ 1.500,00 e R$ 5.000,00.

Essa primeira edição do concurso será coordenada pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom).

Etapas

Os vídeos dos estudantes serão submetidos aos critérios de avaliação: aderência ao tema, qualidade do roteiro, qualidade de vídeo e qualidade de áudio.

A primeira etapa de avaliação dos vídeos será feita por meio do Canal da ANDIFES no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/user/Andifes.

Todos os vídeos serão postados no canal do Youtube da ANDIFES, pelos organizadores do concurso, e ficarão duas semanas, de 12 de fevereiro a 26 de fevereiro, disponíveis para visualizações dos internautas.

Os dez vídeos mais visualizados durante este período de duas semanas serão automaticamente classificados para a próxima etapa de avaliação.

Um júri indicado pela ANDIFES vai avaliar os dez vídeos com maiores visualizações no referido canal do Youtube e premiar os três melhores.

O resultado do concurso, elaborado a partir da avaliação do júri será anunciado no dia 16 de março de 2020, na página da ANDIFES, a partir das 17h, sendo que somente os vencedores e classificados para exposição serão comunicados por telefone ou e-mail.


Confira o edital.



UFRB realiza abertura do XIII Fórum Pró-Igualdade Racial em Santo Amaro

20 de Novembro de 2019, 13:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com a presença de pesquisadores, estudantes e ativistas pró-igualdade racial e inclusão social, teve início na última quarta-feira, 20, o XIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. O evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra. Formada por 83,4% de estudantes autodeclarados negros, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) transformou a data em um dos principais marcos do seu calendário.

O ato de abertura foi realizado pela professora Rita Dias, idealizadora do Fórum, que na ocasião deu as boas vindas ao participantes e em seguida foi composta a mesa que contou com as presença do reitor Fábio Josué; do pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Carlos Alberto Santos de Paula; do diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Danillo Barata; e do representante estudantil, Fernando Porfírio.

O diretor anfitrião abordou o panorama nacional de políticas públicas e criticou a redução dos repasses para assistência estudantil e políticas afirmativas. "Nos orgulhamos de ser a Universidade mais negra em um território historicamente esquecido e de população extremamente vulnerável.  A Universidade se faz dessas pessoas e para essas pessoas. Sem elas não há sentido da nossa existência", disse.

Já o reitor Fábio Josué destacou o papel da universidade no combate ás desigualdades e comprometida com a população local. "O Fórum reafirma o nosso projeto de universidade inclusiva. Temos orgulho de ser uma universidade popular caracterizada pela marca da inclusão na constituição da nossa identidade. Estamos empenhados e dispostos para preservar essa marca que foi uma construção histórica", afirmou.

Nicea Quintino Amauro, presidente da ABPN, realiza conferência de abertura.Nicea Quintino Amauro, presidente da ABPN, realiza conferência de abertura.

Em seguida foi realizada uma conferência ministrada pela professora Nicea Quintino Amauro, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negras (ABPN). De acordo com Niceia, o Fórum é espaço de reflexão para apontar políticas afirmativas. "Em 2022 teremos uma análise da Lei de Cotas, até lá é importante que nossos pesquisadores negros ou não negros que trabalham nessa pauta de combate ao racismo produzam dados, façam pesquisa para susbtanciar a manutenção desse instrumento de inclusão social e de reparação dessa dívida histórica", disse a professora que apresentou um extenso panorama dos indicadores de acesso da população negra ao ensino superior.

As atividades do Fórum seguem até o próximo dia 27 de novembro, com programação em todos os campi. No dia 21 as atividades acontecem no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; no dia 22 no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; no dia 25 no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas, e no dia 26 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. A programação de cada campi de ensino está disponível no site oficial do evento.

O encerramento será no dia 27, a partir das 8h, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. O tema central do evento é “(Re)cortes do Sertão Preto: Diferentes Formas de Resistir”, que também será tema da primeira mesa redonda do dia. A programação contará ainda com a mesa redonda “Diferentes Espaços de Resistência: Futuros Possíveis para o Povo Negro” e apresentações culturais do estudantes da Educação do Campo, Roda de Capoeira e Banda PsiCORDÉLicos.

Sobre o Fórum - O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.

Mais informações no site do evento: ufrb.edu.br/forum2019.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2019/abertura-forum-20-novembro{/gallery}



Simpósio da UFRB debate empreendedorismo e inovação no Recôncavo

14 de Novembro de 2019, 23:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Mesa de abertura do SEIRECON.Mesa de abertura do Simpósio de Empreendedorismo e Inovaçao do Recôncavo.

Nos dias 12 e 13 de novembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o SEIRECON 2019, simpósio que teve como objetivo debater e incentivar o fortalecimento do sistema local de empreendedorismo e inovação do Recôncavo, por meio do estímulo e desenvolvimento do ensino empreendedor. Em sua primeira edição, o evento teve como tema os “Desafios e estratégias para aliar empreendedorismo criativo e desenvolvimento tecnológico ao ensino superior”.

A programação contou com conferências e oficinas ministradas por profissionais e especialistas da área que abordaram assuntos como educação empreendedora, desenvolvimento tecnológico, inovação e os desafios para aliar o ensino superior a estas temáticas. O objetivo foi aproximar a comunidade universitária e a comunidade externa que compõe os espaços de atuação da UFRB no Recôncavo na busca de parcerias estratégicas e soluções inovadoras para a concretização dos objetivos institucionais.

A abertura oficial aconteceu no dia 13, na Biblioteca do Campus de Cruz das Almas, e reuniu o vice-reitor da UFRB, José Mascarenhas; o coordenador de Criação e Inovação (CINOVA), Edilson Pires, e a coordenadora de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), Ana Cristina Loyola, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI); e o secretário municipal de Políticas Especiais, Pablo Rezende, representando a Prefeitura de Cruz das Almas.

Durante o evento, ocorreu a 4ª edição da Cerimônia de Entrega do Prêmio Inventor UFRB, que reconhece as contribuições dos inventores no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no âmbito da instituição, e do Prêmio Talentos da Pesquisa e Inovação UFRB, que reconhece as pesquisas realizadas no âmbito dos programas de iniciação científica da Universidade Ao todo, foram premiadas sete invenções, uma patente e sete pesquisas.

Os responsáveis pelas invenções e pesquisas premiadas foram chamados à frente do auditório para receber a placa de homenagem das mãos do coordenador da CINOVA e também coordenador do evento, Edilson Pires. “Falar de empreendedorismo e inovação no espaço das universidades é um grande desafio. Precisamos estimular cada vez mais o pensamento empreendedor entre professores, alunos e técnicos, a fim de gerar negócios inovadores”, disse, destacando o exemplo da Maratona de Empreendedorismo Universitário, incluída na programação.

Em seguida, o vice-reitor José Mascarenhas abriu as falas da mesa institucional e defendeu a importância da temática para a atuação estratégica da UFRB. “Que a gente consiga, por meio dessa e de outras iniciativas, fortalecer o sistema regional de inovação do Recôncavo, um sistema que requer a aproximação entre atores do Governo, das universidades e do setor empresarial”, afirmou. Durante o evento, ele anunciou o lançamento da Incubadora de Base Tecnológica da UFRB e garantiu a presença da instituição no Parque Tecnológico de Salvador.

Conferência de abertura – Com o tema “Empreendedorismo e Inovação: estratégias para transformar ideias em negócios de impacto”, a conferência de abertura foi ministrada pelo gerente executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI Bahia, Flávio Marinho. Ele agradeceu o convite para o debate e defendeu, logo no início de sua exposição, o conceito de empreendedor como aquele que inova e não apenas aquele que abre uma empresa. “Existem inúmeros casos de empresários que não empreendem, no sentido de implementar aquilo que faz a diferença. Por outro lado, temos inúmeros casos de empreendedores que não são empresários, mas são microempreendedores ou empreendedores comunitários”, citou.

Após sua explanação, o evento seguiu com mesas redondas temáticas e a apresentação final da Maratona. O SEIRECON 2019 evento contou com a parceria do Núcleo de Empresas Juniores e do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos da UFRB, com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cruz das Almas, além da Empresa Agroambi Bahia Serviços de Engenharia.

{gallery}noticias2019/seirecon{/gallery}



UFRB realiza XIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

12 de Novembro de 2019, 13:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), realiza o XIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, entre os dias 14 e 27 de novembro, com atividades em todos os campi da instituição. O evento, que já faz parte do calendário acadêmico da UFRB, celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra.

A programação tem início no dia 14 com o II Forinho 20 de novembro, a ser realizado no Ginásio de Esportes, no campus de Cruz das Almas. O evento é voltado para crianças do Ensino Fundamental das escolas da região. A proposta é trabalhar a temática do respeito à diversidade étnico-racial a partir de atividades lúdicas, tais como música, capoeira, contação de histórias e oficina de artes. As atividades também irão estimular a autoestima e a autoconfiança da criança negra e a valorização da herança cultural, reforçando traços artísticos da cultura africana.

A abertura oficial acontece no dia 20 de novembro, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro. No dia 21 as atividades acontecem no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; no dia 22 no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; no dia 25 no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas, e no dia 26 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. A programação de cada centro de ensino está disponível no site oficial do evento.

O encerramento será no dia 27, a partir das 8h, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. O tema central do evento é “(Re)cortes do Sertão Preto: Diferentes Formas de Resistir”, que também será tema da primeira mesa redonda do dia. A programação contará ainda com a mesa redonda “Diferentes Espaços de Resistência: Futuros Possíveis para o Povo Negro” e apresentações culturais do estudantes da Educação do Campo, Roda de Capoeira e Banda PsiCORDÉLicos.

Sobre o Fórum - O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.

Mais informações no site do evento: www.ufrb.edu.br/forum2019



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog