Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrições para seleção do Programa Tutoria por Pares; vagas para todos os campi

23 de Novembro de 2023, 11:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O edital que regulamenta a seleção de novos integrantes do Programa Tutoria por Pares, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), já está disponível para consulta. Serão selecionados(as) estudantes de graduação para atuarem como tutores(as) no semestre letivo 2024.1, nas categorias remunerada e voluntária. Há oferta de vagas para todos os campi da Universidade. 

As inscrições seguem abertas até 5/12 e devem ser feitas no endereço ufrb.edu.br/prograd/prog-acad/tutoria-por-pares, com preenchimento de formulário eletrônico e envio de certificados de atuação em programas, como o de Educação Tutorial (PET), o de Extensão (PIBEX) e o de Residência pedagógica, entre outros.

Para participar da seleção, é necessário que o(a) estudante esteja regularmente matriculado(a) em um curso de ciclo único ou primeiro ciclo. Para as vagas de tutoria remunerada, o(a) candidato(a) deve dispor de 12 horas semanais, enquanto o(a) tutor(a) voluntário(a) precisa de quatro horas semanais para atuação no programa. Também é exigido ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0 e, no momento da inscrição, estar cursando a partir do segundo semestre e não estar na condição de concluinte. Outra condição é que o(a) interessado(a) disponha, em seu domicílio, de aparelhos eletrônicos compatíveis (desktop, notebook ou tablet, entre outros) e acesso à internet com velocidade e qualidade necessárias para o desempenho adequado das suas atribuições. 

O processo seletivo será constituído por duas etapas: a nota de IRA (de caráter eliminatório e classificatório) e o somatório das pontuações referentes aos certificados apresentados. A divulgação do resultado final está prevista para 22/12.

De acordo com o edital, os(as) tutores(as) remunerados(as) receberão uma bolsa de R$ 700. A atuação dos(as) selecionados(as) compreenderá os dois primeiros meses do semestre letivo 2024.1.

Programa Tutoria por Pares

O Programa Tutoria por Pares, instituído pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tem como objetivos auxiliar os(as) ingressantes na adaptação à vida universitária; promover a integração entre ingressantes e veteranos(as); e possibilitar maior conhecimento sobre as rotinas acadêmicas, o funcionamento, as normas e as estruturas da Universidade.

Entre as atribuições dos(as) tutores(as) estão: realizar sua apresentação como Tutor(a) do Programa Tutoria por Pares para a(s) turma(s) de calouros(as) do curso na primeira semana de aulas; elaborar Plano de Atividades Bimestral contendo as propostas de ações a serem desenvolvidas junto aos(às) calouros(as) do curso; criar um grupo de WhatsApp ou similar para promover a integração com os(as) calouros(as); auxiliar os(as) calouros(as) do curso durante o período de vigência da Tutoria por Pares, por meio de plataformas digitais (como grupo de WhatsApp, por exemplo); criar conteúdo sobre o seu curso e sobre as rotinas acadêmicas para ser disponibilizado nas plataformas digitais, tendo como público-alvo os(as) calouros(as); e promover semanal ou quinzenalmente encontros presenciais ou em formato remoto com os(as) calouros(as) para discutir temas pertinentes e dificuldades na afiliação universitária, entre outros.

Para mais detalhes, visite a página do Programa Tutoria por Pares.



Chirley Pankará abre Fórum 2023 em Amargosa e defende diversidade indígena

22 de Novembro de 2023, 17:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na tarde de terça (21), no Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Amargosa, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início à 17ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. A solenidade teve tradução em Libras e transmissão pela TV UFRB. 

Estiveram na mesa de abertura, a reitora da Universidade, Georgina Gonçalves; a diretora do CFP, Creuza Souza Silva; a pró-reitora de Políticas de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis, Denize de Almeida Ribeiro; a pró-reitora de Graduação, Carolina Fialho; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Simone Alves Silva; o coordenador de políticas afirmativas, Iure Santos Souza; a representante da comissão local dos professores, Yérsia Assis; a representante dos estudantes, Ludymila Sena; o representante do Conselho de Igualdade Racial de Amargosa, Babá Alício d'Oya; e o professor Esras Oliveira de Souza, representante do Núcleo Territorial de Educação (NTE 09) de Amargosa.

A coordenadora de cultura do Ministério dos Povos Indígenas, Chirley Pankará, fez a primeira conferência de abertura, intitulada "Perspectivas afroindígenas: Diásporas, identidades e caminhos antirracistas". Antes de começar a falar, ela, de pé, entoou um canto indígena e explicou sua origem, a aldeia Pankará, localizada entre os atuais municípios de Floresta e Carnaubeira da Penha, em Pernambuco.

A indígena Chirley Pankará é pedagoga, mestra em Educação e faz doutorado em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP). Ela falou sobre o Programa Federal de Ações Afirmativas lançado no Palácio do Planalto no último Dia da Consciência Negra, que, entre as várias ações, institui a língua indígena de sinais (diferente de Libras) para todos os povos indígenas. Ressaltou que os indígenas foram silenciados desde o ano de 1.500, com a invasão dos colonizadores europeus em solo brasileiro, e que, agora, com a criação do Ministério dos Povos Indígenas, passaram a ter, oficialmente, voz; especialmente ela, por ser mulher, nordestina e indígena.

Afirmou também que ela rompe com a academia ao citar autores indígenas em trabalhos acadêmicos e estudá-los, sempre que possível, na discussão teórica de temas, sob a perspectiva de conhecimentos dos indígenas. Disse rebater críticas preconceituosas de colegas que a julgam por ser cotista e indígena. Para Chirley, há uma resistência com relação ao entendimento de que existem conhecimentos milenares fora dos ambientes escolares. Ela sugeriu que a USP faça, periodicamente, seminários sobre a etnologia dos povos indígenas do Nordeste, para mostrar a riqueza de conhecimento e saberes provindos desses povos, sobre os mais variados temas.

Sobre questões de preservação de memória e ancestralidades indígenas, Chirley Pankará citou que sua pasta no Ministério dos Povos Indígenas está trabalhando para localizar vestimentas e objetos indígenas que, durante o processo de colonização brasileira, foram levados para o exterior e se encontram em museus e coleções particulares. Segundo ela, "a vestimenta é sagrada" e objeto "material e imaterial", carregado de ancestralidade e espiritualidade.

A diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, socióloga e doutora em Educação, Dyane Brito, fez a segunda conferência de abertura, falando sobre relações raciais, políticas afirmativas e permanência no ensino superior, tema que a professora pesquisa há duas décadas.

A programação deste primeiro dia de Fórum no CFP seguiu com apresentações artísticas, de Hip Hop, de Ras Elias e Banda e, por fim, do espetáculo Medéia Negra.

O Fórum é uma ação de forte apelo popular para realizar discussões, reflexões e encaminhamentos na direção de uma sociedade mais justa, igualitária e que se propõe a combater o encarceramento do povo negro, a intolerância religiosa, o racismo e o preconceito em todas as suas instâncias: sociais, raciais, étnicas e de gêneros.

Presenças - Estiveram presentes na abertura do Fórum 2023, a diretora do CAHL, Dyane Brito; a diretora e a vice-diretora, respectivamente, do CECULT, Rita de Cássia Dias e Viviane de Freitas; o diretor do CETEC, Adson Mota Rocha; o vice-diretor e o gerente técnico do CFP, respectivamente, Fernando Henrique Tisque e Josevando Santos Pereira; além de professores, pesquisadores e estudantes da UFRB dos diferentes campi, estudantes do ensino médio de Amargosa e pessoas da comunidade.

Mais sobre o Fórum 2023 em ufrb.edu.br/forum2023.

Álbum de fotos:

{lightgallery type=local path=images/noticias2023/forum2023 previewWidth=200}{/lightgallery}



UFRB inscreve para 99 vagas de aluno especial de graduação para o semestre 2024.1

21 de Novembro de 2023, 19:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o processo seletivo para aluno especial dos cursos de graduação da Instituição, para ingresso no semestre 2024.1. As aulas do semestre 2024.1 estão previstas para iniciarem dia 4 de março.

As inscrições podem ser feitas até 27 de novembro, pelo site de Processos Seletivos da UFRB, anexando a documentação exigida no Edital Nº 33/2023

Estão sendo oferecidas 99 vagas para componentes curriculares de 12 cursos de graduação da UFRB. Os cursos com vagas para alunos especiais são: Agroecologia, Biologia, Gestão Ambiental e Zootecnia, no Campus Cruz das Almas; Artes do Espetáculo, Interdisciplinar em Artes e Produção Musical, no Campus Santo Amaro; Letras (Libras/Língua Estrangeira) e Pedagogia, no Campus Amargosa; e Cinema e Audiovisual, História e Museologia, no Campus Cachoeira/São Félix.

O aluno especial é aquele vinculado exclusivamente a um ou mais componentes curriculares e não a um determinado curso de graduação da Instituição.

Confira o Edital Nº 33/2023.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

 Quadro de Vagas



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento da estudante Tânia Clessia Oliveira dos Santos

21 de Novembro de 2023, 18:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta profundo pesar pelo falecimento da estudante Tânia Clessia Oliveira dos Santos, da Licenciatura em Educação do Campo, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Campus Feira de Santana.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB vai regularizar pagamentos de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC)

21 de Novembro de 2023, 15:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em um esforço conjunto da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), regularizará todos os processos de pagamentos pendentes de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC). O valor total a ser pago é de, aproximadamente, R$ 500 mil.

Para regularização da pendência, a PROPLAN articulou a viabilização de recursos por meio emenda parlamentar. Já a PROGEP é responsável pelo levantamento dos credores e lançamento dos pagamentos.

Serão cerca de 200 servidores(as) contemplados(as) com a regularização. Os valores estão sendo lançados na folha de pagamento referente a dezembro de 2023 e serão creditados nas contas dos(as) servidores(as) no mês de janeiro de 2024. 

As gratificações que serão pagas referem-se a serviços prestados nos anos de 2019, 2021, 2022 e 2023.

GECC

A GECC consiste numa gratificação devida ao(à) servidor(a) que desempenhar, eventualmente, atividades relacionadas a cursos e concursos. Está prevista no art. 76-A da Lei nº 8.112/90 e foi regulamentada pelo Decreto nº 11.069/2022, o qual elenca as atividades que fazem jus ao pagamento da referida gratificação.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog