Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

PROPAAE divulga Edital de Permanência Qualificada 2015.1

16 de Novembro de 2015, 13:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital de seleção do Programa de Permanência Qualificada 2015.1. São ofertadas 109 vagas distribuídas entre os campi da UFRB e as modalidades: alimentação, transporte, moradia e pecuniário a moradia. As inscrições são realizadas, até o dia 21 de novembro, pelo site da PROPAAE.  

Os interessados devem preencher o formulário online e entregar junto aos documentos listados no edital nas salas da PROPAAE do respectivo Centro de Ensino nos dias e horários indicados. O candidato que não entregar a documentação completa dentro do prazo previsto não terá sua inscrição efetivada.  

Após a fase inicial de inscrição, as próximas etapas serão a análise documental e avaliação dos critérios socioeconômicos e institucionais, convocação dos selecionados para entrevistas, entrevista social, resultado final. A última fase processo, efetivação do auxílio, está prevista para 18 de dezembro.  

 Programa de Permanência Qualificada (PPQ): É uma das ações constituintes do conjunto de políticas que têm o propósito de articular, formular e implementar políticas e práticas de democratização relativas ao ingresso, permanência e pós-permanência estudantil no ensino superior, de forma dialógica e articulada com os vários segmentos contemplados por estas políticas, põe em prática uma ação de co-responsabilidade e mutualidade no trato com as demandas da comunidade acadêmica.

Confira o Edital 018/2015 - Seleção PPQ 2015.1

Mais informações: www.ufrb.edu.br/propaae/



UFRB realiza consulta para escolha de Diretor e Vice-Diretor do CETEC

13 de Novembro de 2015, 19:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia torna público o Edital de consulta para escolha de Diretor e Vice-Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), para o quadriênio 2016-2020. A consulta prévia relativa à indicação de candidatos será feita sob a direção da Comissão Especial composta por representantes dos três segmentos da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e discentes).

Podem ser candidatos à indicação para Diretor e Vice-Diretor do CETEC os docentes com o título de Doutor, ativos integrantes da carreira do Magistério Superior da UFRB. As inscrições estarão abertas nos dias 16 (das 8h às 17h) e 17 de novembro (das 8h às 16h), por meio de ofício dirigido à Comissão Especial, acompanhado de resumo do Curriculum Lattes e síntese da proposta de trabalho. Toda a documentação deverá ser entregue e protocolada na recepção do CETEC em envelope lacrado e identificado apenas com o nome da chapa, respeitando sempre os horários previstos no cronograma.

As candidaturas admitidas deverão ser constituídas através da formalização de Chapas. Está reservado o período de 19 novembro a 01 de dezembro para a campanha dos candidatos. Nos dias 25 de novembro e 01 de dezembro serão promovidos debates entre eles para que apresentem suas propostas de trabalho. A realização da consulta ocorrerá em dois dias, 02 e 03 de dezembro. O voto é secreto e não pode ser efetuado por correspondência ou procuração. O resultado desta consulta será encaminhada para o Conselho Diretor do centro, que dará prosseguimento ao pleito elaborando a lista tríplice para ser enviada à Reitoria.

Para mais informações sobre o processo de consulta, acesse o site do CETEC. 



Estudantes de enfermagem da UFRB iniciam estágio no HRSAJ

11 de Novembro de 2015, 18:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

“O acolhimento realizado pela equipe do Hospital Regional (HRSAJ) nos faz sentir motivados para contribuir na rotina hospitalar, através do nosso conhecimento teórico adquirido na Universidade”, relata a estudante de enfermagem do 8° semestre, Isadora Reis, em apresentação realizada na manhã desta terça-feira (10), no auditório do HRSAJ, para recebimento dos estudantes dos cursos de Nutrição, Psicologia e Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Na oportunidade, foram apresentadas as coordenações médica e administrativa do Hospital, sendo ressaltadas as normas, rotinas e os protocolos de cada setor para os estudantes, momento este, “de maior integração entre a instituição e a universidade para assegurar o comprometimento de todos: equipes, professores, coordenadores, instituições e principalmente alunos, na oferta de um trabalho de qualidade”, afirma Edna Aquino, gerente de Enfermagem do HRSAJ. 

Sobre a importância do estágio na vida profissional de um estudante, a coordenadora de práticas do curso de Enfermagem da UFRB, Ana Paula Santos, explica que o aluno consegue visualizar a teoria quando tem acesso ao estágio: “A atividade prática é importante para o aluno, pois este é o momento em que alia a teoria, vista em sala de aula, com as habilidades técnicas conquistadas com a prática, compreendendo assim o processo de saúde-doença, vivenciando esses momentos junto aos pacientes”, afirma a também professora da Instituição.

Os estudantes do curso de medicina iniciarão as aulas práticas a partir do dia 17 de novembro devido ao calendário acadêmico da Universidade.

PARCERIA

Diretoria e professores do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, além do Conselho Comunitário e representante da Comissão em Saúde da Câmara de Vereadores do município de Santo Antonio de Jesus, estiveram presentes com a nova diretoria gerencial e médica do Hospital, no mês de novembro, para discutir os campos de estágio ofertados pelo HRSAJ aos cursos de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Medicina. 

Na ocasião, o presidente do Instituto Fernando Filgueiras (IFF) diz estar motivado com a possibilidade de participar do crescimento educacional desses estudantes: “Acredito no comprometimento de todos que estão à frente deste projeto, para o desenvolvimento de grandes profissionais na área da saúde”, evidencia José Antônio Andrade. 

A reunião teve o objetivo de firmar a parceria entre as instituições, elaborar um calendário de atividades, além de avaliar os campos de estágio para cada curso.

Fonte: ASCOM HRSAJ



Abertas inscrições de propostas para Projeto Rondon 2016

11 de Novembro de 2015, 18:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o recebimento de propostas que visam à participação da comunidade acadêmica nas operações do Projeto Rondon 2016. As propostas de trabalho devem ser elaboradas de acordo com o que determina o Edital Nº 8/2015 - Ministério da Defesa e encaminhadas à PROEXT antes do dia 30 de novembro.

No dia 13 deste mês, a PROEXT realiza uma reunião para orientação e articulação dos interessados em participar do projeto. A reunião acontece na Sala Multiuso, a partir das 14h. As propostas recebidas e encaminhadas pela PROEXT representarão a UFRB no Rondon. Na edição deste ano, as operações são destinadas a atender comunidades dos Estados do Rio Grande do Norte (Operação Forte dos Reis Magos) e do Espírito Santo (Operação Itapemirim).

É possível submeter propostas em três conjuntos de áreas de atuação: Conjunto A – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; Conjunto B – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho; Conjunto C – Comunicação Social. As Instituições de Ensino Superior podem submeter propostas nas duas operações no Conjunto A ou B e no Conjunto C. Este último, que atende a área de Comunicação Social, pode ser contemplado independente caso a proposta se destine a divulgar as ações dos demais conjuntos.

Desta forma, cada IES pode encaminhar até quatro propostas e conciliar aprovação nas duas operações. As propostas devem conter um diagnóstico com os problemas da região, ligados ao conjunto de ações escolhido, e descrever em detalhes como a IES pretende desenvolver cada uma das ações. As IES devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Sobre o projeto - O Rondon, criado em 1967 e reestruturado em 2005, após período de inatividade, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Veja o Edital Convite no site do Projeto Rondon



UFRB disponibiliza serviços gratuitos de TI para comunidade acadêmica

11 de Novembro de 2015, 16:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão disponíveis serviços gratuitos de Tecnologia da Informação para apoiar a comunidade acadêmica no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os serviços são oferecidos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) da UFRB, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Entre as opções disponíveis estão serviços que permitem a conectividade em múltiplas instituições sem precisar ter que fazer cadastro em cada uma delas e ferramentas que permitem que apresentações e aulas possam ser assistidas quando necessário. Segundo o coordenador, Anderson Lago, as vantagens no uso dessas ferramentas são a redução nos custos de deslocamento de servidores e de ligações telefônicas convencionais, que são frequentes numa universidade multicampi.

“Através do serviço de videoconferência, reuniões rápidas podem acontecer online e atender as mesmas expectativas de uma reunião presencial. Já o serviço de telefonia IP permite a comunicação de usuários que trabalham em locais desprovidos de ramal da telefonia convencional”, cita o chefe do Núcleo de Segurança da Informação da UFRB, Tcherrison Diniz. Neste último caso, outra vantagem é a mobilidade. Os usuários podem levar o ramal VoIP para qualquer lugar, até mesmo fora da universidade.

Todos os serviços são gratuitos e podem ser acessados por usuários conectados à rede da UFRB. Os interessados podem utilizar os serviços da própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações participantes da rede acadêmica nacional. Atualmente, fazem parte do catálogo de serviços: Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Conferência Web, Eduroam, FileSender@RNP, Fone@RNP, Videoaula@RNP, Videoconferência e Video sob Demanda.

Para saber mais sobre cada um dos serviços oferecidos, acesse: www.rnp.br/serviços/serviços-avancados

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1991, a RNP é a provedora da rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra-estrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog