Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB inicia novas etapas de consultas públicas online do PDI 2019-2030

19 de Novembro de 2018, 13:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inicia nesta segunda-feira, 19, o período de consulta pública online para manifestação da comunidade sobre as propostas para a nova redação da Missão, Visão e Valores, etapa da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos doze anos (2019-2030).

A Missão define o propósito, a razão de ser de uma instituição. Já a Visão define onde a UFRB quer estar no futuro, o que pretende ser. Os Valores são um conjunto de princípios que guiam a atuação da instituição e a conduta de seus membros.

A partir do dia 21, quarta-feira, a comunidade poder opinar sobre as linhas de ação produzidas pelas quatro Comissões Temáticas do PDI: Perfil Institucional, Objetivos Estratégicos Administrativos, Objetivos Estratégicos Acadêmicos e Monitoramento e Controle. Estas comissões são formadas por membros de todos os Centros de Ensino e da Administração Central da UFRB.

As linhas de ação são desdobramentos dos 43 objetivos estratégicos, já definidos em consulta pública nos meses de setembro e outubro deste ano. Elas irão compor os planos de gestão para até quatro anos.

Para finalizar as consultas públicas, a partir do dia 23, sexta-feira, a comunidade pode avaliar as propostas para as políticas de gestão, servidores, ensino, pesquisa, extensão e atendimento ao estudante.

Para participar, a comunidade deve acessar os formulários online disponibilizados no site do PDI e avaliar cada proposta. Todas as consultas terminam concomitantemente no dia 02 de dezembro.

Sobre o PDI – Em elaboração desde maio de 2018, o PDI é um instrumento de gestão que norteia os objetivos e princípios da Universidade no que diz respeito à filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas em 12 anos.

Mais informações em ufrb.edu.br/pdi.



CAPES aprova Mestrado em Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios da UFRB

16 de Novembro de 2018, 15:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a proposta de criação do Mestrado em Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos de Pós-Graduação para calendários 2017 e 2018 foi divulgado pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES no dia 26 de outubro e está disponível no site da coordenação.

O curso de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico será ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB situado nas cidades de Cachoeira e São Félix. Com 10 vagas autorizadas, o Mestrado em Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios tem como área de concentração “Serviço Social” e linhas de pesquisa “Políticas Sociais e Territórios” e “Trabalho, Direitos e Serviço Social”.

O programa tem como objetivo geral formar recursos humanos qualificados para o ensino superior, a pesquisa, a produção de conhecimento, o planejamento, a gestão, a análise e execução de políticas sociais, fomentando a produção e difusão de conhecimento sobre questões referentes às políticas sociais em âmbito nacional, regional e local, em uma perspectiva totalizante, histórica e culturalmente referenciada.

“O Mestrado em Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios protagonizará na Bahia importante passo no fortalecimento da profissão no estado, que conta com mais de sete mil profissionais inscritos, com maior concentração na capital do estado”, afirma a coordenadora do curso, professora Heleni Ávila. Ela destaca que a proposta emerge do primeiro curso de Serviço Social em uma universidade pública da Bahia e, portanto, vislumbra a consolidação do ensino público, gratuito e de qualidade.

“Pretende-se como proposta ousar na produção de saberes capazes de garantir no interior o acesso à universidade, contemplando o lócus da pós-graduação, garantindo acesso a uma demanda reprimida na Bahia”, diz Heleni. O curso terá a participação de nove docentes permanentes e dois colaboradores, resultado de uma confluência de disposições e trajetórias individuais e coletivas na produção de conhecimento sobre políticas sociais, territórios e direitos na área de Serviço Social.

Serviço Social no CAHL - O Bacharelado em Serviço Social da UFRB completou dez anos no mês de agosto de 2018. Foi o primeiro curso público de graduação em Serviço Social criado na Bahia e, atualmente, tem conceito 04 pelo Ministério da Educação (MEC). O curso funciona no CAHL, com oferta de 100 vagas anuais e duração de oito semestres.

Mais informações sobre o processo de avaliação no site da CAPES.



UFRB inscreve para testes do TOEFL ITP no Campus Cruz das Almas

16 de Novembro de 2018, 15:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre inscrição para testes do TOEFL ITP para o Campus Cruz das Almas. Os testes são destinados a professores, técnicos administrativos e alunos.

O teste do TOEFL ITP  será realizado no próximo dia 23 de novembro, às 09h, no Campus Cruz das Almas, para 88 vagas.

O TOEFL ITP visa a avaliar a proficiência de falantes não nativos da língua inglesa em diversas situações, como teste de nivelamento em programas institucionais ou como processo de entrada para instituições e universidades.

As inscrições para o teste deverão ser efetuadas pelo endereço eletrônico http://isfaluno.mec.gov.br/, seção TESTES.

A prioridade de inscrições será definida pela ordem de recebimento dos formulários. O candidato que não comparecer a um teste TOEFL ITP em que estiver inscrito ficará impedido de se inscrever para um novo teste no prazo de cento e oitenta dias.

As inscrições serão processadas automaticamente no momento em que o candidato completar sua inscrição, por ordem de envio e enquanto houver vagas disponíveis.

Após a ocupação das vagas disponíveis em uma dada oferta, o sistema apresenta aos candidatos outro lote de vagas, em dias e horários distintos, até que todas as vagas ofertadas pela IES sejam ocupadas ou até que se encerrem os prazos de inscrição.

As inscrições para uma dada oferta são encerradas três dias antes da data agendada para a aplicação do teste ou após a ocupação total das vagas ofertadas para aquela data, o que ocorrer primeiro.

O candidato é responsável por acompanhar o andamento da sua inscrição em seu e-mail, incluída a caixa spam. O resultado da seleção será também divulgado no endereço eletrônico http://isfaluno.mec.gov.br.

O resultado do exame é válido por 2 (dois) anos, contados da data de realização do teste.

Para mais informações, envie a sua pergunta para o e-mail [email protected]ou [email protected].



UFRB seleciona alunos para graduação sanduíche em universidade portuguesa

14 de Novembro de 2018, 19:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) divulga processo seletivo para alunos que queiram ser bolsistas de graduação-sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, em convênio com a UFRB, em 2019.

São oferecidas três vagas para seleção de estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES), que desejem continuar seus estudos na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e participar do projeto de pesquisa e Cooperação Internacional para Desenvolvimento Acadêmico, intitulado “A formação na Área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na UFRB: Sistematizando percurso e consolidando propostas”.

A inscrição dos interessados acontece até o próximo dia 19 de novembro, na Divisão de Apoio à Pesquisa e Extensão (Sala do NUGTEAC), Campus Feira de Santana, com entrega presencial dos documentos. O resultado do processo seletivo será conhecido no dia 26.

Os alunos selecionados farão parte do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento de Mobilidade Docente e Discente Internacional, vinculado ao Ministério da Educação, aprovado no Edital SECADI/CAPES Nº. 02/2014.

Critérios para seleção

A seleção acontece em três etapas: A primeira se dará por análise da argumentação apresentada na Carta de Intenção do Aluno com ênfase no interesse pela área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; a segunda, pela Análise do Currículo Lattes, conforme barema (Anexo 3 do edital); e por último, a Análise do desempenho do candidato na entrevista, com ênfase na capacidade de relacionar sua trajetória acadêmica com a área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Conheça o Edital - CETENS/UFRB.



Projeto do Centro Multiusuário e Interdisciplinar da UFRB é aprovado pela FINEP

14 de Novembro de 2018, 19:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), teve sua proposta do Centro Multiusuário e Interdisciplinar de Pesquisa e Tecnologias em Desigualdades e Educação (CMDE) aprovada pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tendo concorrido com propostas de todo o país, o CMDE foi um dos 13 projetos institucionais de infraestrutura científica, sendo apenas dois no Nordeste, selecionados na Chamada Pública MCTIC/FINEP/CT-INFRA 04/2018, na linha temática Ciências Sociais. O resultado oficial foi divulgado no último dia 30 de outubro no site da FINEP.

Como explica o vice-diretor do CAHL e um dos autores da proposta, professor Gabriel Ávila, “o objetivo é implantar um complexo de laboratórios integrados para o desenvolvimento interdisciplinar de pesquisas e ações voltadas às temáticas das desigualdades sociais e da educação, a partir do eixo produção do conhecimento e tecnologia”. O Centro terá funcionamento no Prédio Dois de Julho, antiga sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adquirida pela UFRB na cidade de São Félix.

“A implementação e modernização de laboratórios de pesquisa em desigualdades e educação proporcionará o impulso de pesquisas e atividades que integram o potencial da relação entre Ciências Humanas e Tecnologias, objeto já de trabalhos de pesquisa, extensão e formação dos cursos de graduação e pós-graduação do CAHL”, diz o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da UFRB, professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho.

Convergência de pesquisa

Atualmente, o CAHL abriga três licenciaturas, oito bacharelados e cinco cursos de pós-graduação, além de 39 grupos de pesquisa e 11 laboratórios em atividade. “A proposta é reorganizar e modernizar os laboratórios de modo a permitir seu funcionamento mais integrado”, diz o diretor Jorge Cardoso Filho. Para ele, o centro multiusuário potencializará uma atuação que já tem sido marcante junto à comunidade externa no que toca a ações de educação e aos problemas de produção e conhecimento na relação com as novas tecnologias.

O diretor também acredita que a convergência com os variados interesses de pesquisa do CAHL, operacionalizada pela melhor estruturação dos laboratórios multiusuários, permitirá o avanço da proposta levantada e aprovada em reunião do Conselho de Centro no ano de 2017 visando à construção de um doutorado multidisciplinar a partir dessa temática transversal.

Proposta coletiva

Fruto de um trabalho um trabalho coletivo e cooperativo, a proposta submetida à FINEP contou com a colaboração de docentes de diferentes departamentos, entre eles os professores Salete Nery, Jarbas Jácome, Juciara Nogueira, Adriano Oliveira, Sérgio Guerra Filho, Gabriel Ávila e Diogo Valença, e dos servidores técnicos administrativos Leonardo Freitas e Idelvandro Junior.

A direção do CAHL informa que a comunidade acadêmica será convocada para participar das etapas subsequentes do projeto.

Mais informações sobre a chamada pública no site da FINEP.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog