Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB tem cinco cursos avaliados no Enade 2022; Psicologia obteve nota máxima

16 de Novembro de 2023, 13:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu o indicador de nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente à edição de 2022. O resultado foi divulgado no dia 31/10, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cursos avaliados foram o Tecnológico em Gestão Pública e os Bacharelados em Jornalismo, Psicologia, Serviço Social e Publicidade e Propaganda.

Em uma escala de notas de 1 a 5, a graduação em Psicologia da UFRB foi avaliada com nota 5, sendo um dos três cursos de Psicologia do Estado da Bahia a obter a nota máxima na prova. Já o Tecnológico em Gestão Pública e o Bacharelado em Jornalismo receberam nota 3, enquanto Serviço Social e Publicidade e Propaganda, nota 4.

As notas divulgadas referem-se ao Conceito Enade, que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes numa prova escrita. O objetivo é avaliar: o desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A estrutura do Enade também abrange o preenchimento de três questionários: do Estudante, de Percepção de Prova e do Coordenador do Curso.

Indicadores de Qualidade

Além do Conceito Enade, são gerados outros três Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos. A divulgação dos resultados do CPC e do IGC está prevista para ocorrer a partir do dia 15 de dezembro de 2023.



Presidente Lula sanciona PL que atualiza Lei de Cotas; UFRB soma mais de 10 mil cotistas em 18 anos

14 de Novembro de 2023, 18:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi a primeira do país a aplicar integralmente a Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, em 2013. Na sua criação, em 2005, a UFRB já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Ao longo dos seus 18 anos, a Universidade registrou o ingresso de 10.703 estudantes por meio do sistema de cotas.

Na última segunda (13), o presidente Lula sancionou o Projeto de Lei (PL) nº 5.384/2020, que atualiza a Lei de Cotas, ampliando o escopo das cotas em instituições federais. O texto sancionado determina que a lei seja monitorada anualmente e avaliada a cada dez anos.

A nova Lei de Cotas tem como pré-requisito a reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas e apresenta, dentre outras, as seguintes alterações: mudança do mecanismo de ingresso de cotistas ao ensino superior federal; redução da renda familiar para reservas de vagas; e inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas. 

Alterações no Sisu

Os aprimoramentos da Lei de Cotas serão aplicados imediatamente e em obediência ao texto legal, já a partir da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorrerá em janeiro de 2024. Para tanto, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), já está adequando o Sisu para o devido cumprimento das regras da nova Lei de Cotas.

A partir das alterações na Lei de Cotas, as regras de distribuição e ocupação das vagas ofertadas no Sisu também serão aprimoradas. Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); em primeiro lugar, para as vagas ofertadas na modalidade de ampla concorrência, independentemente de atenderem aos critérios exigidos para os cotistas. Dessa forma, os esforços de todos aqueles que alcançam notas altas são valorizados, sem distinção. Já a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino beneficiará, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Com as alterações da Lei, os quilombolas passam a ter cotas específicas, nos moldes do que atualmente é feito para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Outra mudança importante é a diminuição do valor definido para o teto da renda bruta familiar mensal per capita dos candidatos inscritos no Sisu na modalidade Lei de Cotas e subcotas de perfil socioeconômico. O valor exigido até então é de um salário-mínimo e meio, em média, por pessoa da família. De acordo com o novo texto da Lei, o valor passará a ser de um salário-mínimo, ou seja, R$ 1.320,00 (valor atual).

A ideia é que, com a diminuição desse valor, um maior número de estudantes com perfil de vulnerabilidade socioeconômica possa ter mais oportunidades de ingressar no ensino superior. Afinal, na comparação entre dados de renda e nível de escolaridade, constata-se que o corte de renda superior a um salário-mínimo pode dar margem para essa política acabar beneficiando, desproporcionalmente, estudantes que não pertencem a grupos em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A nova legislação mantém a regra geral, que obriga as universidades federais e instituições federais de ensino técnico de nível médio a reservarem 50% das vagas para quem fez todo o ensino médio em escola pública. Parte dessas vagas é reservada para cotas específicas, as chamadas subcotas, destinadas a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Tais candidatos podem disputar tanto as vagas reservadas para quem atende ao critério socioeconômico (teto de renda familiar per capita) quanto as vagas reservadas para os demais cotistas, sem ser preciso atender ao critério de renda mínima familiar. A distribuição das vagas para esses cotistas ocorre conforme os percentuais da presença de cada um desses grupos na população, por unidade da federação da localidade da instituição de ensino, de acordo com dados do Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na foto o estudante quilombola Marcos Moura (Agronomia).

Com informações do MEC.



UFRB é parceira na realização do Festival da Cerâmica Maragogipinho, de 13 a 19 de novembro

7 de Novembro de 2023, 12:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estará presente no Festival da Cerâmica em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, que acontece de 13 a 19 de novembro. A realização do evento é uma iniciativa do Governo da Bahia por meio do Programa Artesanato da Bahia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além da UFRB, Ministério da Cultura (Minc), as Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur) e Prefeitura de Aratuípe também são parceiras na promoção do Festival. 

O festival é um marco para Maragogipinho, conhecido como o maior polo ceramista da América Latina, com cerca de 150 olarias. O evento reunirá artesãos, lojistas, oleiros e autoridades em celebração à produção artesanal, legada por mestres e artesãos locais há séculos. A partir deste ano, o Festival da Cerâmica em Maragogipinho se tornará parte do calendário cultural da Bahia.

O evento terá uma caravana de cadastramento de artesãos, espaços de comercialização e exposição, além de oportunidades de negócios, como rodadas, painéis e oficinas de capacitação. Ainda como parte da programação do evento, acontecerá a Feira Gastronômica, de 17 a 19 de novembro. Como atrações musicais, já estão confirmados os shows de Roberto Mendes e Jau (17/11); e Sued Nunes e Lenine (18/11).

Durante o festival, será apresentado um mapa interativo que fornece informações detalhadas sobre olarias e produção de cerâmica da região, acessível por meio de um QR code. Esse recurso é valioso para divulgar o artesanato local, destacando a diversidade de estilos e técnicas disponíveis.

Os visitantes poderão adquirir peças como louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, com influências indígenas, geométricas e florais, criadas com pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila em vermelho e tabatinga de tom branco.

Para o artesão Adélio Prado, o festival é essencial não apenas para a cerâmica, mas para preservar a herança cultural transmitida de geração em geração. "É uma bênção para nós, oleiros de Maragogipinho, e para a história de nossa amada localidade. Somos guardiões de uma tradição que atravessa séculos, uma herança que aprendemos com nossos antepassados. A cerâmica que produzimos não é apenas argila moldada; é a essência de nossa cultura e identidade".

Juremar Oliveira, secretário em exercício da Setre, destaca o papel do festival em incentivar o trabalho dos mestres e artesãos de Maragogipinho. "Oferecendo destaque para a exposição e venda de suas obras, valorizamos suas habilidades, criatividade e contribuímos para a perpetuação desse patrimônio cultural. Além disso, o festival impulsiona a economia local e reconhece o valor do trabalho desses mestres e artesãos, incentivando-os a aprimorar técnicas e criar peças únicas que encantam a todos".

O objetivo central do festival é apoiar artesãos locais, proporcionando um espaço direto para a venda de suas peças de cerâmica, estimulando a economia local, gerando renda, preservando tradições culturais e reunindo artistas de municípios que integram a Rota Artesanal Boi Bilha.

Nesse sentido, a UFRB atuará para a promoção da patrimonialização e valorização da arte feita no distrito, por entender a produção artesanal da cerâmica de Maragogipinho como traço identitário da comunidade local, bem como importante fonte de renda para as famílias envolvidas. Também terá papel no registro e memória do fazer saber dos mestres e artesãos. Para isso, estudantes e professores da instituição estarão envolvidos em iniciativas de formação e difusão do conhecimento tradicional, possibilitando, assim, um intercâmbio de saberes. 

Danillo Barata, pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEXC) explica que o envolvimento da Universidade em ações como o Festival da Cerâmica em Maragogipinho vai de encontro à missão da UFRB de incluir e valorizar a cultura do Recôncavo. “A Universidade se coloca   como parceira do festival porque compreende o conhecimento produzido, o artesanato feito pelas mãos dos mestres e artesãos como tradições que precisam ser preservadas e terem a visibilidade necessária para que se perpetuem”, afirmou.

Tradição

Localizado a 71 quilômetros de Salvador pela BR-101, Maragogipinho é um distrito famoso por sua tradição ceramista, com a maioria dos habitantes envolvidos na produção artesanal. Dezenas de olarias locais contribuem para uma produção contínua de cerâmica, herança familiar que atravessa gerações. O processo de modelagem manual foi aprimorado com o uso de tornos manuais e elétricos, bem como o emprego de moldes, elevando a técnica ancestral a novos patamares.

{lightgallery type=local path=images/noticias2023/maragogipinho previewWidth=200}{/lightgallery}

Texto de Tácio Santos/GOVBA (com adaptações).



UFRB oferta plantão psicológico on-line para comunidade acadêmica e sociedade

6 de Novembro de 2023, 17:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), divulga a oferta de plantões psicológicos para a comunidade acadêmica e a sociedade. O serviço, que foi criado por professores(as) e estudantes de Psicologia, tem o objetivo de fazer acolhimentos psicológicos em formato remoto.

O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento clínico que, a partir de encontros pontuais, busca acolher pessoas em situação de emergência psicológica. Orientado à escuta das diversas formas de sofrimento e demandas psíquicas da comunidade em geral, o plantão acontece na modalidade on-line e de forma gratuita.

Para ser atendido(a), basta ter 18 anos ou mais e possuir celular/computador com acesso à internet. O atendimento psicológico ofertado será conduzido por um(a) estagiário(a) do curso de graduação em Psicologia da UFRB, sob a supervisão de um docente da Universidade.

Os atendimentos serão realizados nas sextas-feiras, das 8h às 12h.

Agendamentos

Os agendamentos devem ser realizados por meio de formulário on-line.

Mais informações via WhatsApp: (75) 98866-0201.



UFRB abre inscrições para 160 vagas em 13 cursos de graduação para segundo ciclo e similares

6 de Novembro de 2023, 12:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de 160 vagas em 13 cursos para o segundo ciclo dos cursos de graduação, com ingresso no período letivo especial, previsto para iniciar em 21 de novembro de 2023.

A inscrição deve ser realizada no site de Processos Seletivos, até 06 de novembro de 2023.

O processo seletivo é destinado aos candidatos que tenham concluído um dos Bacharelados Interdisciplinares em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET); em Energias e Sustentabilidade (BES); e em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT) nos semestres 2022.1, 2022.2 e 2023.1.

Informe-se

Leia o Edital Nº 31/2023.

Acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Vagas Ofertadas



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog