Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nova instrução garante mais acessibilidade e inclusão de pessoas surdas usuárias de Libras e Indígenas à pós-graduação da UFRB

14 de Dezembro de 2023, 14:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com a finalidade de promover acessibilidade e inclusão nos cursos de pós-graduação stricto sensu, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publica Instrução Normativa (IN) que regulamenta exames de proficiência para pessoas surdas usuárias da  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Indígenas. A  IN nº 06 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) está disponível aqui.

De acordo com o documento, as pessoas surdas usuárias de Libras poderão usar a Língua de Sinais como a primeira língua e o Português como a segunda. Já os indígenas, que falam ou guardam a memória de uma língua indígena ou de uma língua indígena em processo de retomada, poderão usar uma delas como idioma estrangeiro para fins de proficiência.

A elaboração da nova instrução partiu da demanda apresentada por um programa de pós-graduação stricto sensu à Coordenação de Ensino de Pós-graduação (CEPG). Docentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) contribuíram na construção da normativa. De acordo com Lucas Cerqueira, coordenador do CEPG, “esse envolvimento é fundamental para a construção de um ambiente participativo e colaborativo para a construção de soluções coletivas para o atendimento das demandas da comunidade acadêmica da pós-graduação da UFRB”.

Ainda segundo Lucas, a nova instrução é uma ação que busca contribuir para a garantia das condições necessárias e a eliminação de barreiras que dificultam o acesso à educação em todos os níveis para a pessoa com deficiência. Além disso, a normativa reconhece as línguas indígenas como importante patrimônio cultural e imaterial do país, bem como valoriza a sua riqueza e diversidade.

Saiba mais

A IN detalha como deverá ser a comprovação da fluência na língua indígena: o estudante deve apresentar declaração, assinada por uma liderança reconhecida de sua comunidade, sobre a sua condição de fluente em alguma língua indígena, para efeitos de aproveitamento da proficiência.

Nos dois casos — de estudantes indígenas e surdos usuários de Libras— a comprovação de proficiência ou requerimento de aproveitamento deve ser entregue ao Colegiado, na forma e no prazo estabelecidos no regimento do Programa.

Importante destacar que as alterações trazidas pela mudança têm efeito imediato e valem para ingressantes e estudantes já ativos nos  programas de pós-graduação.

Mais inclusão

Além da IN nº 06, a PPGCI também dispõe da Resolução CONAC/UFRB nº 033, de 02 de outubro de 2018, que trata sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negras(os), quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência nos  cursos dos progamas de pós-graduação da UFRB.



Conselho Universitário da UFRB aprova título Honoris Causa ao Mestre Felipe Santiago

14 de Dezembro de 2023, 12:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O mais recente homenageado com o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é o mestre de capoeira Felipe Santiago. A proposta de concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião ordinária realizada na sexta-feira (8), no prédio da Reitoria. 

A proposta da homenagem é de autoria dos professores Carolina Gusmão Magalhães, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e do professor Jean Adriano Barros da Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP). Segundo Carolina, a propositura do título Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe vem da  importância dele para a cultura afro-brasileira. “A capoeira está em 170 países hoje e o mestre é reconhecido como o mais antigo capoeirista em atividade no mundo. E ele está em um município sediado pela UFRB. Então a gente disse, será a UFRB a entregar esse título honorífico”. 

Carolina também ressalta o cuidado na tramitação do processo da outorga que, de acordo com ela, “foi feito para que a comunidade reconheça como é um processo legítimo de uma outorga de título dessa magnitude, feito através de comissões legítimas e compostas por pesquisadores do maior gabarito”.

Nesse sentido, a professora Dyane Brito — no parecer que apresenta a avaliação da proposição do Mestre Felipe ao título — destaca a história da capoeira enquanto prática social que integra o rol dos patrimônios culturais imateriais do Brasil e de patrimônio imaterial da humanidade e afirma que “reconhecer essa história e esse personagem é trazer à tona questões como identidade, resistência, pertencimento e memória, não sem razão, conceitos extremamente imbricados com a Capoeira”.

Mestre Felipe

Angoleiro mais velho em atividade em Santo Amaro, Mestre Felipe foi aluno da Escola de Mestre Pastinha e é um dos maiores compositores de música de capoeira do Recôncavo. Já participou nas gravações de CD’s de capoeira, a exemplo dos discos “Salve Deus e Salve a Pátria”, em 2001, e “Vamos Vencer Camará”, de 2003. Confecciona artesanatos e participa de inúmeras rodas de samba. 

Título Doutor Honoris Causa

A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. A UFRB já concedeu o título doutor Honoris Causa a seis personalidades: Kabengele Munanga, Mateus Aleluia, Ricardina Pereira da Silva (Dona Cadu), Marcio Meirelles, Paulo Klinger Tito Jacomine e Dalva Damiana de Freitas (Dona Dalva).

Veja mais na Galeria de Doutores Honoris Causa da UFRB.



UFRB lamenta morte de Luiz Alberto, ex-deputado federal e liderança do movimento negro baiano

13 de Dezembro de 2023, 17:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

É com grande pesar que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto da Silva, ocorrido nesta quarta-feira (13), em consequência de infarto, na cidade de Lauro de Freitas.

Luiz Alberto faz parte da história da Universidade. Ele participou ativamente das mobilizações populares e articulações políticas para a implantação da UFRB e foi o relator do projeto de criação da Universidade na Câmara dos Deputados, em 2005. "A UFRB caminha para ser o centro da excelência de ensino para o povo preto. Ela nasce com esse compromisso”, disse.

Luiz Alberto sempre esteve presente ativamente em eventos e atividades acadêmicas promovidas pela Universidade; em particular, nos debates e nas lutas pelas ações afirmativas e pelas políticas de reparação no Brasil. Nesse processo, ele sempre destacou o papel da UFRB.

Em 2012, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro, realizado pela Instituição, Luiz Alberto recebeu o Troféu Mário Gusmão, oferecido a personalidades negras que contribuem com a promoção da igualdade racial e inclusão social.

Deputado Luiz alberto recebe Troféu Mário Gusmão na UFRB, em 2012. Ex-deputado Luiz Alberto recebe Troféu Mário Gusmão na UFRB, em 2012.

Histórico

Quilombola da Baixa do Guaíba, em Maragogipe-BA, Luiz Alberto tem uma trajetória marcada pela luta. Na década de 1970, participou da organização de associações de moradores, movimentos populares e sindicatos. Foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), organização na qual era militante. Também teve participação ativa na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1997, Luiz Alberto elegeu-se deputado federal, sendo o primeiro negro eleito para o cargo pela Bahia. Nos quatro mandatos que teve na Câmara Federal, o parlamentar fez da pauta racial sua bandeira. No parlamento, atuou na defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas. Foi autor do Fundo Nacional para o Desenvolvimento de Ações Afirmativas, projeto que integra o texto do Estatuto da Igualdade Racial, e criou o Núcleo de Parlamentares Negros do PT. Em sua trajetória pública, também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia.

Mais recentemente, o político também integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula. Atualmente, ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

Deputado Luiz Alberto participa do ciclo de debates acadêmicos sobre democracia e a atual conjuntura política brasileira na UFRB, em 2016. Ex-deputado Luiz Alberto participa do ciclo de debates acadêmicos sobre democracia e a atual conjuntura política brasileira na UFRB ao lado de Emiliano José, em 2016.

UFRB publica edital para seleção de 43 professores substitutos; vagas para todos os campi

13 de Dezembro de 2023, 13:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o Edital Interno nº 04/2023, do processo seletivo para contratação de professores por tempo determinado. São 43 vagas distribuídas nos seis campi da Instituição e em diversas áreas de conhecimento. O contrato temporário terá a vigência de um semestre letivo para um regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

O período de inscrições tem início no dia 14 e segue até 28/12. Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento, disponível no endereço ufrb.edu.br/portal/concursos, observando as instruções do edital. A taxa de inscrição é no valor de R$100, e aqueles que atenderem aos critérios para isenção podem solicitá-la de 14 a 17/12.

Do total de oportunidades oferecidas no edital, independente da matéria/área de conhecimento, cinco vagas serão reservadas para os candidatos(as) com deficiência e nove para candidatos(as) negros(as). 

O processo seletivo ocorrerá exclusivamente por meio remoto e constará de duas etapas distintas, ambas de caráter eliminatório e classificatório: análise de currículo e prova didática. De acordo com o edital, o resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 4/3/2024.   

A remuneração do pessoal contratado como professor substituto será equivalente ao padrão inicial da classe da carreira de Professor do Magistério Superior, incluído o pagamento da Retribuição por Titulação - RT, conforme titulação do contratado. 

Confira a distribuição de vagas entre os Centros de Ensino da UFRB: 

Centro de Ensino

Campus

Vagas

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB)

Cruz das Almas/BA

7

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) 

Cruz das Almas/BA

 10 

Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Cachoeira/São Félix/BA

4

Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT)

Santo Amaro/BA

6

Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS)

Feira de Santana/BA

7

Centro de Formação de Professores (CFP)

Amargosa/BA

3

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Santo Antônio de Jesus/BA  

6

Acompanhe todas as etapas do processo seletivo na página de concursos.



Reitora da UFRB é recebida pela ministra da Cultura, Margareth Menezes

12 de Dezembro de 2023, 19:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Danillo Barata, foram recebidos no Ministério da Cultura, em Brasília, no dia 4 de dezembro, pela ministra Margareth Menezes, para um diálogo em relação ao desenvolvimento de projeto dos ciclos de saberes dos mestres e mestras da tradição popular do Recôncavo.

Também participaram do encontro o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, e o presidente do Iphan, Leandro Grass.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog