Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB inicia Avaliação Institucional; professores e estudantes podem responder on-line até 31/12

5 de Dezembro de 2023, 16:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início ao período de Avaliação Institucional referente ao semestre 2023.1. Como desta vez serão avaliados  componentes curriculares, o questionário deve ser respondido por professores(As) e estudantes da Universidade. O formulário está disponível até o dia 31/12, no SIGAA.

Organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a avaliação é um importante instrumento para o aprimoramento contínuo da UFRB. De forma sistemática, em todo semestre, a comunidade acadêmica é convidada a participar da avaliação de questões acadêmicas, administrativas e de infraestrutura. A participação é voluntária e o sigilo é respeitado. Após essa etapa, os dados são consolidados e ficam no site da Instituição, disponíveis para consulta pública.

O processo de autoavaliação obedece aos princípios legais institucionais, dispostos na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A autoavaliação é uma importante ferramenta de gestão, pois serve como parâmetro para a melhoria da UFRB nas suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, bem como na infraestrutura da Universidade e na sua expansão com qualidade, respeitando a sua identidade e contribuindo para o desenvolvimento local.

Dúvidas sobre a Avaliação Institucional podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Na imagem abaixo, veja o tutorial de como acessar a Avaliação institucional.



Cresce número de pesquisadores da UFRB entre mais influentes em ranking internacional

5 de Dezembro de 2023, 11:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Aumentou o quadro de professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no ranking internacional de cientistas mais produtivos e influentes em suas áreas de atuação. Na edição 2023 do AD Scientific Index, 74 pesquisadores da UFRB foram citados; na lista de 2024, esse número passou para 83. A relação foi divulgada pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

Na publicação, os pesquisadores que se destacam pelo desempenho quanto à produção e ao impacto de seus estudos em suas respectivas áreas de conhecimento são classificados a partir de uma combinação de critérios específicos, como o h-index e o i10. A partir desses quesitos, dados — como, por exemplo, o número de citações recebidas mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores — são contabilizados e avaliados. O AD Scientific Index é a única classificação que se baseia em coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos.

É nessa classificação de produtividade e influência que a UFRB tem crescido. Além do aumento de 12% de pesquisadores ranqueados na lista, destaca-se a variedade das áreas de atuação desses professores. Há representantes de diversas áreas e de todos os centros de ensino da Universidade.

Em outra classificação trazida pela mesma publicação, a UFRB também aumentou o número de representantes. Trata-se da lista “Top 10 mil cientistas da América Latina”, que, nesta edição, trouxe seis pesquisadores da Universidade — no ano anterior, eram três. Estar nessa lista contribui para elevar o prestígio nacional e internacional da instituição a que os pesquisadores estão vinculados.

O professor Carlos Alfredo, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), é o melhor colocado da UFRB, na classificação internacional. Membro do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado) e em Ciências Agrárias (Mestrado e Doutorado), também é líder do Grupo de Pesquisa Insecta. Nos últimos seis anos, o pesquisador publicou 100 trabalhos que abordam temas relacionados à apicultura e foi citado 4225 vezes.

Para ele, a presença no ranking e outros reconhecimentos recentes, como as afiliações à Academia Brasileira de Ciência Agronômica e à Academia de Ciência da Bahia, são estimulantes: “são honrarias que nos estimulam a continuar na saga de ser pesquisador no Brasil”, afirmou. Carlos Alfredo ressalta ainda a parceria com colegas e estudantes de dentro e de fora da UFRB como fator fundamental para driblar as dificuldades inerentes ao fazer pesquisa.

O pesquisador também defende que a pesquisa contribui para uma formação mais qualificada do estudante e conta que a prática sempre esteve presente em sua carreira docente, porque, segundo ele, dá respostas para as curiosidades científicas e retroalimenta as aulas com exemplos práticos e estudos de caso reais. "Mesmo quando chegávamos a algum resultado ou explicação para um determinado fenômeno, uma série de novas perguntas surgia e impulsionava novos ensaios científicos. Despertar a curiosidade e estimular o pensar nos discentes é algo incrivelmente gratificante para um docente pesquisador”, concluiu Carlos Alfredo.

Dez +

No ranking mundial, os primeiros dez mais produtivos e influentes cientistas da UFRB são, pela ordem: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, André Azevedo Neto, Simone Seixas da Cruz, Djanilson Barbosa dos Santos, Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa, Lidyanne Aona, Sérgio Mattos, Rafaela Simão Abrahão Nóbrega e Clóvis Pereira Peixoto (in memoriam).

AD Scientific Index

O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas. O índice é uma classificação que apresenta a produtividade total e os valores dos últimos seis anos, com base em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico, envolvendo quase um milhão de cientistas de 11.940 instituições, em 195 países, classificadas em 11 regiões de interesse, incluindo América Latina e Brics.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento de Antônio Bispo dos Santos

4 de Dezembro de 2023, 12:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) expressa profundo pesar pelo falecimento de Antônio Bispo dos Santos, ocorrido no domingo (3). O piauiense Nego Bispo, como era conhecido, foi filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa da cultura dos quilombos.

Formado pelos ensinamentos de mestras e mestres do quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí, tornou-se importante líder e intelectual quilombola no país. Autor de artigos, poemas e livros, Bispo desperta debates dentro e fora da academia, sobretudo a partir do conceito de “contra-colonização”, que trata da relação entre regimes sociopolíticos e cosmológicos.

A UFRB expressa suas condolências e, neste momento de perda e dor, manifesta apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB divulga seleção para dez vagas no Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural, em Cachoeira

1 de Dezembro de 2023, 12:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o processo seletivo para preenchimento de dez vagas, para estudante regular, no Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), ministrado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, para ingresso no semestre 2024.1.

As inscrições acontecem no período de 2 a 18 de janeiro de 2024, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com autenticação de dados via sistema GovBR.

A taxa de inscrição é de R$ 65, e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção até 6 de janeiro.

Poderão participar do processo seletivo graduados(as) ou graduandos(as) de qualquer área.

Do total de vagas, uma poderá ser ocupada por servidor(a) técnico-administrativo(a) do quadro efetivo da UFRB; atendendo à política de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas, duas vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; duas a indígenas, quilombolas e pessoas trans; e uma a pessoas com deficiência.

As dez vagas ofertadas pelo mestrado contemplam duas áreas de concentração: Arqueologia; e Estudos Antropológicos do Patrimônio Cultural.

O processo seletivo terá quatro etapas: anteprojeto de pesquisa; prova escrita; prova oral; e prova de língua estrangeira.

Sobre o PPGap 

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.

Leia o Edital nº 06/2023.

Mais informações na página do PPGap.

Contato por e-mail: [email protected] e [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog