Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2020.1

17 de Fevereiro de 2020, 18:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2020.1.

A matrícula dos convocados compreenderá duas etapas. A pré-matrícula consiste no registro dos estudantes mediante apresentação e entrega dos documentos no Campus Cruz das Almas, Pavilhão de Aulas II, nos dias 19, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. A Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) é o órgão que recebe e confere os documentos entregues pelos candidatos.

Esta etapa pode ser realizada pelo aluno ou por procurador (ver modelo de procuração) para os casos de ampla concorrência. Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas deverão, obrigatoriamente, apresentar documentação específica de acordo com a modalidade escolhida e comparecer pessoalmente à verificação étnico-racial e/ou aferição do laudo médico e/ou renda familiar, neste mesmo período e local.

Na segunda etapa, a confirmação da matrícula será realizada pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino, no período de 26 de fevereiro a 02 de março.

Segunda chamada – Uma nova chamada do Cadastro Seletivo 2020.1 está prevista para o dia 05 de março, condicionada à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos.

Confira o Resultado da 1ª Chamada - Cadastro Seletivo 2020.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected]

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



Inscrições para Cadastro Seletivo 2020.1 da UFRB seguem até dia 16 de fevereiro

13 de Fevereiro de 2020, 16:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os candidatos não convocados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a partir da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.1 ainda podem se inscrever para participar do Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação.

O prazo de inscrição no Cadastro Seletivo da UFRB segue até o dia 16 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso disponível em http://processoseletivo.ufrb.edu.br/ConfirmaInscricaoSISU.aspx. Para ter acesso ao sistema, o candidato deverá inserir seu número de CPF e o número de inscrição no ENEM 2019.

O Cadastro Seletivo 2020.1 poderá ter até duas chamadas, condicionadas à existência de vagas disponíveis. A primeira chamada dos convocados está prevista para o dia 17 de fevereiro e a segunda para o dia 05 de março. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar os procedimentos quanto à ocupação destas vagas.

A pré-matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada ocorre nos dias 19, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro, no campus Cruz das Almas, mediante apresentação dos documentos exigidos no edital e, quando for o caso, verificação da condição de reserva de vaga. Já a confirmação da matrícula deve ser realizada no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino, no período de 26 de fevereiro a 02 de março.

Os candidatos convocados na segunda chamada do Cadastro Seletivo realizam a pré-matrícula e, quando for o caso, a verificação da condição de reserva de vaga, no período de 09 a 11 de março, no campus Cruz das Almas. A confirmação será no período de 11 a 13 de março, no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino. 

O início das aulas está previsto para o dia 02 de março, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Confira Edital do Cadastro Seletivo 2020.1 e a relação de documentos para matrícula.

Mais informações www.ufrb.edu.br/prosel.



Professor da UFRB assina roteiro de série documental Milton e o Clube da Esquina

12 de Fevereiro de 2020, 14:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O professor Marcelo Dantas, vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assina, junto a Danilo Gullane e Vitor Mafra, o roteiro da série documental Milton e o Clube da Esquina, em exibição no Canal Brasil. A produção, de seis episódios, é baseada na obra “Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, e conta a história da formação do grupo na voz dos próprios protagonistas.

O Clube da Esquina é o nome do disco duplo de Milton Nascimento e Lô Borges, que dividiu a crítica na época de seu lançamento no início dos anos 70, mas em poucos meses conquistou o Brasil e se tornou uma espécie de clássico instantâneo da MPB. A história da obra se confunde com a história de uma amizade: a de Milton Nascimento e Márcio Borges, primeiro parceiro da sua vida, com quem fez dezenas de músicas, mas também de Lô Borges e Beto Guedes, que iniciaram a carreira juntos, ainda crianças.

Essa amizade foi o mote do encontro que rendeu grandes composições. Quando decide gravar o disco, Milton Nascimento reúne o grupo de amigos por várias semanas, em uma casa alugada em Niterói, vivendo literalmente de música, com visitantes quase diários: Ronaldo Bastos, Márcio Borges e Fernando Brandt. Mergulhados na criação, todos os formatos de parceria foram experimentos, em duplas e trios dentro do mesmo grupo. Nasce aí a obra mítica, cuja parceria completa 50 anos em 2020.

A série para TV marca uma das homenagens ao grupo este ano e relembra as histórias e canções. Numa espécie de fidelidade aos fatos históricos, as filmagens aconteceram num estúdio isolado nas montanhas de Minas, perto de Belo Horizonte, onde Milton Nascimento e seus amigos do Clube da Esquina (Marcio Borges, Lô Borges e Ronaldo Bastos) se encontram e passam uma semana falando do que viveram e criaram no passado e trocando ideias com outros artistas/amigos, entre os novos e os antigos.

Como convidados especiais, a produção traz a participação de Gal Gosta e Ney Matogrosso, que os mineiros conheceram nos anos 70, assim como as novas amizades e afinidades artísticas, com Samuel Rosa, Seu Jorge, Criolo, Maria Gadu e Isa. “O resultado é a beleza revivida dessas canções clássicas nas vozes originais, mas também em duetos nunca antes realizados, em releituras das músicas com arranjos novos, mas que claramente reverenciam a beleza única das versões originais”, diz Marcelo Dantas.

A série, que tem produção da Gullane e direção de Vitor Mafra, estreou seu primeiro episódio no Canal Brasil no dia 31 de janeiro e prossegue sua exibição sempre às sextas-feiras, às 22h30, com duas reprises no sábado e domingo. Os seis episódios também estão disponíveis, na íntegra, no Canal Brasil Play, com acesso liberado a todos os públicos.



UFRB utilizará o G Suite e contará com novo serviço de e-mail

11 de Fevereiro de 2020, 21:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que passará a utilizar o G Suite for Education, da Google em seu serviço de e-mail. A iniciativa é da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), após a discussão e aprovação da disponibilidade do serviço, em novembro de 2019, pelo Comitê de Governança Digital.

O coordenador da COTEC, Anderson Lago, explica que a modernização da infraestrutura dos serviços de e-mail era necessária e está alinhada às práticas de outras instituições de ensino e a legislação vigente. “A migração do serviço de e-mail objetiva ampliar a capacidade de armazenamento e disponibilidade do serviço. Nosso serviço atualmente não consegue competir com o de grandes provedores que oferecem capacidade de armazenamento muito superior a nossa”, conta.

De acordo com Lago, a previsão é que no mês de março já esteja disponível o novo serviço. “Estamos capacitando os técnicos dos Centros para orientar os usuários nas unidades sobre o uso do Gmail e na primeira semana do mês de março todos já devem estar usando o Gmail. Qualquer dificuldade que eventualmente ocorra daremos o suporte ao usuário”, explica.  Outra vantagem, de acordo com Lago, é o bloqueio de sites maliciosos incluso no serviço sem nenhum custo para a instituição.

Segundo a COTEC, durante o processo de migração, as caixas de entradas dos usuários serão migradas para o G Suite, possibilitando uma mudança sem perdas para os usuários que continuarão acessando o serviço com o mesmo login e senha. Mesmo após a migração, os usuários poderão nos primeiros meses continuar acessando para fins de consulta suas mensagens pelo endereço do webmail antigo, email.ufrb.edu.br. Após o término da migração, será definido por quanto tempo o serviço antigo ficará disponível para consulta.

O pró-reitor de Planejamento (PROPLAN) da UFRB, José Joaquim Ramos, destaca que a medida propiciará uma economia substancial nos custos de aquisição e manutenção de equipamentos de armazenamento, além de ofertar ferramentas que facilitam a organização, comunicação e armazenamento de informações.

Facilidades

Além de oferecer armazenamento de e-mail ilimitado, o G Suite disponibilizará outras facilidades como Google Sala de Aula, serviço em que estudantes e professores poderão se conectar, comunicar e distribuir tarefas. Estarão disponíveis ainda o Google Formulários, utilizado para pesquisas quantitativas, o Google Agenda para marcar reuniões e o Google Drive para armazenamento de arquivos.



Mestrado em Solos e Qualidade de Ecossistemas da UFRB abre seleção para Aluno Especial

11 de Fevereiro de 2020, 14:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (PPGSQE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para a seleção de alunos especiais, para o primeiro semestre de 2020.

São ofertadas 16 vagas em componentes curriculares do curso de Mestrado Acadêmico. O período de inscrição vai de 11 a 15 de fevereiro.

Os documentos exigidos para a inscrição deverão ser encaminhados somente via internet em e-mail do PPGSQE: [email protected] e [email protected]

O valor da inscrição é de R$ 55,00.

O público-alvo da seleção são candidatos portadores de diploma do ensino superior em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas ou em áreas afins, bem como graduandos cursando o último semestre dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Agroecologia.

A admissão do Aluno Especial terá validade máxima de dois semestres letivos consecutivos, podendo o aluno cursar até duas disciplinas, por semestre.

As disciplinas ofertadas são: Química do Solo (02 vagas); Física do Solo (02 vagas); Nutrição Mineral de Plantas (02 vagas); Matéria Orgânica do Solo (02 vagas); Agroecologia (02 vagas); Tópicos Especiais em Ciência do Solo I (02 vagas); Gênese e Morfologia do Solo (02 vagas); e Sistema de Informação Geográfica Aplicada ao Planejamento Ambiental-SIG (02 vagas).

A seleção será com base nos seguintes critérios: experiência profissional e titulação; produção técnico-científica dos últimos 5 anos nas linhas de pesquisa do PPGSQE; e a produção acadêmica dos últimos 5 anos, conforme barema disponível no site do programa.

O resultado da seleção será divulgado até às 18h do dia 19 de fevereiro, no mesmo site.

A matrícula ocorrerá no período de 20 e 21 de fevereiro, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas, Campus Cruz das Almas.

Confira o Edital da Seleção para Aluno Especial. https://www.ufrb.edu.br/pgsolos/noticias/290-selecao-de-alunos-especiais

Mais informações: https://www.ufrb.edu.br/pgsolos/



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil