Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudantes da UFRB têm até o dia 20 de fevereiro para se candidatar à bolsa de extensão

10 de Fevereiro de 2022, 15:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão, seleciona estudantes de graduação da Universidade para atuarem junto ao Programa de Extensão de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19.

As inscrições devem ser realizadas via formulário do Google, de acordo com as regras estabelecidas pelo Edital Nº 01/2022, até o dia 20 de fevereiro. Os estudantes selecionados terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, pelo período de 09 meses.

Possíveis dúvidas sobre o Edital Nº 01/2022 serão esclarecidas pela equipe do Núcleo de Projetos e Programas da Proext, pelo e-mail [email protected].

Todas as etapas da seleção deverão ser acompanhadas no menu seleções da página da Proext.

Confira o Edital Nº 01/2022.



UFRB credencia docentes para o mestrado em Saúde da População Negra e Indígena

10 de Fevereiro de 2022, 12:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para credenciamento docente no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus.

O período de inscrições dos interessados termina no próximo dia 11 de março, com o envio da documentação solicitada no Edital nº 01/2022, disponível no endereço https://ufrb.edu.br/mprofsaudenein/

São disponibilizadas três vagas para credenciamento de professor doutor, que tem como objetivo habilitar docentes a atuarem no campo do ensino, pesquisa, extensão e orientação de discentes, na área de concentração Políticas e Ações de Saúde em duas linhas de pesquisa: Epidemiologia, Planejamento, Gestão em Saúde, Racismo Institucional e Iniquidades em Saúde; e Conhecimentos tradicionais, adoecimento, cuidado, saberes e práticas de saúde e cura.

Edital nº 01/2022.

Dúvidas: e-mail: [email protected]



Revista Extensão da UFRB pauta democracia e políticas públicas na sua 21º edição

9 de Fevereiro de 2022, 22:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Imagens distorcidas, que representam os três poderes da República, compõem a capa da Revista Extensão de número 21, e antecipam o tom desta edição. A publicação reúne entrevista, editorial e trabalhos sobre democracia, políticas públicas e a gestão brasileira da pandemia de Covid-19.

No Brasil, as consequências da pandemia foram ainda mais graves em um contexto de crise sanitária, política e humanitária, que encontrou fertilidade no solo de um país forjado com base nas desigualdades sociais e no racismo estrutural. Os efeitos da Covid-19 foram bem mais severos para grande parcela da população brasileira que se encontra em situação de subalternização e vulnerabilidade social.

Diante dessa conjuntura, a  21ª edição da Revista Extensão apresenta a temática "Democracia e Políticas Públicas". Em parceria com o IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, evento realizado em setembro de 2021, pela ANEPCP, publicou o dossiê "Sociedade, Estado e o Público: formação e ação por caminhos democráticos em contextos de crise".

Na avaliação da Organização das Nações Unidas, a democracia é essencial no contexto da atual crise para garantir o fluxo de informação, a participação da sociedade civil na tomada de decisões e a responsabilização pela resposta à pandemia. Na contramão do que preconiza a avaliação da ONU, os golpes contra a democracia brasileira continuaram na pandemia, por meio de discursos anticonstitucionais e decisões políticas autoritárias.

De acordo com indicadores compilados pelo Index Democracy, classificação da revista The Economist, o Brasil nunca chegou a ser considerado uma democracia plena, na qual liberdades políticas e civis fazem parte da cultura política e o governo funciona de forma satisfatória. A novidade é que, em vez de avançar, nos últimos anos, o país tem perdido posições no ranking que avalia o estado da democracia de 167 países.

Nesse sentido, a ONU alerta para o fato de que a pandemia tem sido usada para restringir os processos democráticos e o espaço cívico, especialmente   em países em que a democracia não se estabeleceu na sua plenitude.

Os artigos publicados nesta edição dialogam com o papel da extensão universitária na contemporaneidade, a partir da curricularização da extensão, do direito à cidade e do estímulo à reflexão crítica. O dossiê é introduzido por uma entrevista com o prof. Edgilson Tavares sobre como a gestão da pandemia tem evidenciado a fragilidade da democracia brasileira. Também aponta caminhos possíveis para o fortalecimento das relações entre Estado, mercado e sociedade, através de políticas públicas democráticas e inclusivas.

Essas preocupações também estão refletidas nos artigos e relatos vindos da Bahia e dos estados de Pernambuco, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os trabalhos apresentam atividades extensionistas que se dedicaram à promoção da saúde de crianças, populações trans e em comunidades quilombolas; às práticas de ensino e aprendizagem sobre sexualidade, gênero e raça, bem como do trabalho e do empreendedorismo. Também se dedicaram aos desafios da educação em tempos de pandemia para estudantes, famílias e  docentes; e às sociabilidades desenvolvidas a partir de práticas culturais, inovações tecnológicas e linguagens artísticas como a literatura, a música, o teatro, o audiovisual, o designer, o artesanato e a cultura tradicional e popular.

Para o comitê editorial, a edição de número 21 reflete a ideia de que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, além de reforçar o papel da universidade, da cultura e da prática extensionista no enfrentamento das crises brasileiras.

O comitê editorial do periódico já está produzindo a 22ª edição. Até o dia 15 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebe artigos e relatos de experiências. Os trabalhos, selecionados a partir da avaliação duplo-cego, um dos princípios fundamentais para se evitar o viés na pesquisa, serão publicados no segundo semestre de 2022.



UFRB oferece curso online "Inglês: a língua global da contemporaneidade"

8 de Fevereiro de 2022, 15:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), anuncia a oferta do curso online sem tutoria “Inglês: a língua global da contemporaneidade”, disponível na plataforma AVA Acadêmico da UFRB.

As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do AVA acadêmico da UFRB pelo link  https://bit.ly/cursos-livres-ingles

Podem se inscrever estudantes, professores e o público em geral interessados em conhecer mais sobre a presença da língua inglesa no cenário mundial.

O curso tem como objetivos refletir sobre a expansão da língua inglesa no mundo, conhecer o conceito de língua global, refletir sobre as razões que levaram o inglês a esse status, além de possibilitar acesso a exemplos da presença da língua inglesa na vida cotidiana e refletir sobre questões identitárias.

O curso, configurado em 4 módulos, tem carga horária total de 25 horas, distribuídas em trilhas de aprendizagem autodirigidas com atividades tais como videoaulas, vídeos, leituras de artigos e avaliação final.

O curso é ministrado pelo Prof. Dr. Flávius Almeida dos Anjos como parte do Programa de Extensão em Língua Inglesa, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da UFRB e não possui tutoria, visto tratar-se de um curso autodirigido, sendo que os participantes possuem até 30 dias após a inscrição para concluir as atividades previstas e obter a certificação como curso de extensão.

 

 



UFRB lança 3º episódio do EgressoCast - podcast de entrevistas com egressos

7 de Fevereiro de 2022, 12:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), lançou o terceiro episódio do podcast EgressoCast, que tem como objetivo conhecer e estreitar laços com os egressos da instituição.

A cada episódio, o técnico administrativo Lucas Lisboa entrevista egressos dos cursos de graduação da UFRB sobre suas experiências enquanto alunos e suas atuações profissionais.

No terceiro episódio, o entrevistado foi Jardel Luís, egresso do curso de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

O EgressoCast está disponível na plataforma Spotify e é produzido pelo Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC), com a parceria do professor Marcello Medeiros, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).

Ouça o terceiro episódio do EgressoCast:

https://anchor.fm/nueiac-prograd-ufrb/episodes/3-CCAAB---Agroecologia-e1dudha

https://open.spotify.com/episode/0pGtQExNUDshR0YxXqjEeq?si=433109d732e64475



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog