Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB recebe visita de estudantes de São Felipe

24 de Março de 2016, 14:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na última quinta-feira, 23, a visita de um grupo de aproximadamente 15 alunos do Centro Educacional Irineu Barbosa, localizada no município de São Felipe, Recôncavo baiano. A turma do 1º ano do Ensino Médio foi recebida pela chefe do Núcleo de Relações Públicas da UFRB, Karina Souza, como parte das atividades do Projeto Visita Social, que oferece visitas monitoradas à Universidade.

No início da programação, os alunos assistiram a uma aula sobre equipamentos, vidrarias e segurança em laboratório. A aula foi ministrada e acompanhada pelos professores de química e biologia da escola, sob responsabilidade do professor Cristiano Dias Conceição e da diretora do colégio, Mônica Barbosa. Na ocasião, o Técnico em Física da UFRB, Roberto Castro, apresentou os equipamentos do Laboratório de Física aos estudantes.

A última parada foi no Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) onde os alunos circularam pela área externa e conheceram o curral e as baias usadas para triagem dos animais. O técnico-administrativo Geremias Fiúza apresentou aos alunos as áreas internas, como os gatis e canis de internamento, sala de necropsia, bloco cirúrgico, farmácia, sala de esterilização e bloco dos laboratórios.

Visitas agendadas - As escolas e outras instituições interessadas em conhecer a UFRB podem entrar em contato com o Núcleo de Relações Públicas para agendamento através do formulário disponível online no link www.ufrb.edu.br/ascom/visita-social. As solicitações para o Projeto Visita Social devem ser efetuadas em até 15 dias antes da visita.

Confira Fotos:

 {gallery}noticias2016/visitasocial-saofelipe{/gallery}



SIPEF realiza plantio em comemoração ao Dia Mundial da Água

23 de Março de 2016, 19:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF) da UFRB, em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizou o plantio de árvores no entorno da nascente Pinica Dendê, localizada no campus Cruz das Almas, na última terça-feira, 22 de março. O evento contou com caminhada até a nascente e apresentação da área. O local fica a 150m da margem direita da entrada principal.

“É simbólico e embrionário este primeiro evento dentro da UFRB”, apontou Pedro Silva, engenheiro agrônomo da SIPEF. Em sua opinião, o trabalho da superintendência só tem a somar com o de muitos professores que têm projetos relacionados às nascentes. “Muitos docentes têm projetos importantes nesta área e que virão, sem dúvida, com todo nível de consciência que eles têm, contribuir e apoiar nosso trabalho. Da mesma forma, abraçaremos o projeto de cada um”, destacou Pedro Silva, engenheiro agrônomo da SIPEF.

Também engenheira agrônoma, Cláudia Almeida, chefe do Núcleo de Meio Ambiente da SIPEF, acredita que a universidade tem muitos recursos naturais que estão sendo explorados, tanto pela comunidade acadêmica como pela comunidade da região, e que precisam ser preservados. “É a primeira de muitas ações que iremos fazer, em outros momentos vamos estar com novas ações. Professores e discentes estão convidados a participar e nos ajudar nessa mobilização. Como fruto da primeira escola de agronomia do Brasil, nós temos que dar o exemplo e preservar onde iniciou toda nossa história”, declarou.

Crianças que fazem parte do Centro de Referência Esportista do Recôncavo da Bahia, instalada na UFRB, também participaram do ato ecológico. “Nosso futuro está na mão dessas crianças, por isso é importante elas vivenciarem um dia como esse para compreender que a água é fonte de vida”, falou João Guilherme Silva, engenheiro florestal do Grupo Ambientalista Nascentes (Gana). O grupo que faz trabalhos relacionados à recuperação de nascente no recôncavo fez doações de plantas adaptáveis à água, a exemplo de aroeira, jenipapo, ipê e cedro-rosa.

A nascente do Barricão, também no campus de Cruz das Almas, foi apresentada ao público do evento. Além da SIPEF, GANA e Centro de Referência Esportista do Recôncavo da Bahia, o evento contou com o apoio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Associação Ecológica Buriti (AEB)

Confira fotos: {gallery}noticias2016/dia_agua{/gallery}



Coletânea GPTAE divulga seleção de Equipe Técnica para 3º volume

23 de Março de 2016, 18:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Equipe Organizadora “Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais” torna pública a seleção de membros para a Equipe Técnica que auxiliará a composição do terceiro volume da coletânea. São 20 vagas, assim distribuídas: 11 vagas para avaliadores de texto e 09 vagas para revisores de normas da ABNT.

O período de inscrição é de 24 de março a 05 de abril. Podem se candidatar servidores públicos da carreira técnico-administrativa em Educação das Universidades Públicas e/ou Institutos Federais, graduados em quaisquer áreas do conhecimento. Os interessados devem encaminhar o link do Currículo Lattes para o endereço eletrônico [email protected], junto com a declaração de voluntariedade e a tabela de pontuação devidamente preenchidas com seus dados.

Serão convocados os servidores com maior pontuação de acordo com os critérios exigidos. A seleção levará em conta a atuação profissional e/ou a formação acadêmica do candidato, dando maior relevância àqueles que possuem ligação direta com as áreas abrangidas pelas diretrizes do projeto e/ou com as atribuições específicas de cada tipo de membro das equipes técnicas.

O resultado final tem previsão de publicação até 20 de abril. Cada instituição poderá ter, no máximo, 3 profissionais para uma mesma categoria. Os selecionados participarão da produção e publicação do 3º volume da coletânea. Todas as atividades serão exercidas de forma voluntária.

Confira o Comunicado nº 01, de 21 de março de 2016.

Mais informações: https://taepublicaartigoselivros.wordpress.com



Andifes demonstra preocupação com cenário político das instituições e com a democracia

22 de Março de 2016, 19:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Nota Pública

O Conselho Pleno da ANDIFES, reunido no dia 17 de março de 2016, manifesta preocupação com o agravamento da crise política e econômica no país e suas ameaças à ordem constitucional e aos direitos civis, políticos e sociais do povo brasileiro.

Os reitores e as reitoras das Universidades Federais repudiam argumentos pseudo-jurídicos utilizados para encobrir interesses político-partidários, com a divulgação seletiva de elementos processuais antes da conclusão dos processos, ignorando o princípio da presunção de inocência.

Igualmente, reprovam o uso de interpretações políticas parciais em substituição aos preceitos constitucionais que, necessariamente, devem fundamentar qualquer processo de impedimento de mandato legitimamente conquistado.

As universidades, pautadas pelo rigor científico, a criatividade acadêmica, a liberdade de pensamento e a pluralidade de ideias, estão comprometidas com o fortalecimento das instituições públicas em defesa da democracia, da justiça social e da paz.

A ANDIFES expressa sua expectativa de rigorosa apuração de todas as denúncias de corrupção e defende, intransigentemente, os princípios republicanos presentes na Constituição Federal.

Fonte: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). 



UFRB desenvolve mais uma ação contra o Aedes aegypti em Cruz das Almas

22 de Março de 2016, 18:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}iLHGGxznAS0{/youtube}A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve mais uma ação de combate ao Aedes aegypti no último sábado, 19 de março. A quarta etapa da mobilização ocorreu no campus Cruz das Almas. Outros campi realizam atividades durante a semana. 

Em Cruz das Almas, o combate reuniu a comunidade acadêmica e a Secretaria de Saúde da cidade. “É uma parceria fundamental porque a secretaria de saúde sozinha não consegue dar conta dessa situação, precisamos dessa união”, afirmou Rose Oliveira, coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cruz das Almas. “A maioria dos casos de focos são intradomiciliares, uma tampinha de garrafa, uma casca de ovo ou de coco, uma latinha de leite, qualquer recipiente que pode acumular água é um possível criadouro”. Ela explica que o mosquito precisa do ambiente com água, pois, por cerca de 400 dias, o ovo fica viável dentro de um ambiente, quando colocados em contato com a água ocorre a sua eclosão. Após isso, ela esclarece que “para virar mosquito são de cinco a sete dias, se eu interromper esse ciclo, o mosquito não vai nascer”, destaca Rose, que aponta a faxina semanal como importante momento para interrupção deste ciclo de vida do Aedes aegypt.

Para Alessandro Almeida, supervisor geral de endemias de Cruz das Almas, educação e saúde andam juntas. “Estudantes são multiplicadores de informação, através de uma mensagem que nós levamos aos alunos na escola, ele pode transmitir essas informações pra outras pessoas”. E reforça que é por meio de medidas simples e permanentes que se elimina o Aedes aegypt: “se interrompermos o ciclo do Aedes ao menos uma vez por semana, não vai ter mosquito adulto e não vai ter doença”.

Ao lembrar da participação da UFRB nas mobilizações nacionais, Tábata Dourado, pedagoga UFRB, destaca o resultado positivo das ações e fala sobre a atuação de conscientização da UFRB em escolas. Já Ivonete de Jesus, técnica de enfermagem da UFRB, convoca a comunidade acadêmica a contribuir para o combate ao mosquito: “acho que em 80% dos casos nós conseguimos evitar. Isso é uma obrigação de todos, de todos os servidores, de toda a comunidade acadêmica”.

Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22 de março, a mobilização contra o Aedes aconteceu em Feira de Santana. Hoje também Santo Antônio de Jesus mobilizou seu campus na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.

Mais informações: https://www2.ufrb.edu.br/combateaedes/



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog